quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Frango assado à vinagrete


Almoço de hoje foi este prato que a cumadi Maura ensinou estes dias. Lembra muito a frangoada que fiz uns tempos atrás mas o diferencial deste é o toque a mais de limão que deixa o prato bem leve e gostoso! Um arrozinho branco mais uma saladinha verde e fechou a refeição! Outra sugestão para o dia-a-dia mais do que aprovada por aqui! ;)

Frango antes de ir ao forno, super colorido!

1 kg de frango ou partes dele de sua preferência (usei filés de peito)
1 cebola média em fatias
3 dentes de alho amassados
2 tomates sem sementes picados
1/4 de pimentão vermelho e amarelo picado
bastante cheiro verde
2 colheres (sopa) de vinagre (omiti)
2 colheres (sopa) de suco de limão (usei suco de 1 limão grande que deve ter dado umas 4 colheres de sopa)
sal e pimenta do reino a gosto
azeite a gosto
batatas em rodelas a gosto

Preaqueça o forno a 200˚C.
Lave os pedaços de frango e escorra bem. Coloque numa vasilha junto com o alho, cebola, tomates, pimentões, cheiro verde e tempere com vinagre/limão, sal e pimenta do reino. Mexa bem para que o tempero pegue em todo o frango. Unte o fundo de um refratário com azeite e distribua o frango e temperos, intercalando com as rodelas de batata. Regue tudo generosamente com azeite e leve ao forno coberto com papel alumínio por 20 minutos. Tire o alumínio e deixe assando mais 50 minutos a 1 hora ou até dourar levemente. Se usar frango ou partes com pele, vire os pedaços para que dourem dos 2 lados. Sirva em seguida!

Esqueci de colocar as batatas antes de levar ao forno! Acabei cozinhando no microondas e deixei dourar no forno! *ˆ-ˆ* 

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Receita da leitora - Bolo de iogurte da Giulia

A Giulia, que ganhou o segundo kit Mococa lembram?, me escreveu esta semana para dividir conosco um bolo que ela preparou usando o leite condensado que ganhou! A receita ela se inspirou aqui mas ao invés de gelatina de limão usou a de abacaxi e saiu este bolo amarelinho e super fofo! Já a calda ela preparou com suco de limão mesmo e só posso dizer que minha boca se encheu de água só de olhar as fotos! Hummmm, é ou não é um atentado esta calda abundante e escorrendo pelo prato??? Covardia pura! :)

Deu vontade de fazer como eu??? Então anotaí os ingredientes:

4 ovos
1 copo de iogurte natural
a mesma medida do copo de iogurte de óleo
1 caixa de gelatina sabor limão ou outro que tiver
1 caixa de mistura para bolo pronto sabor limão
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
1 lata de leite condensado Mococa
suco de 3 limões

Primeiro, bata no liquidificador os ovos, iogurte e óleo. Depois junte a gelatina, a mistura para bolo e o fermento. Bata bem e despeje numa forma de buraco no meio untada e enfarinhada. Leve para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 35 a 40 minutos. Faca o teste do palito.
Tire do forno e espere amornar para desenformar.
Misture os ingredientes da cobertura e jogue por cima do bolo.

Olha o sorrisão do filhote da Giulia! Mais do que aprovado, mamãe!!!

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Pão rústico que quase não precisa sovar


A receita de hoje peguei na "vizinha" Cristina. O entusiasmo com que ela descreveu este pão foi tanto que não resisti e fiz no mesmo dia. Praticamente não tem quase nenhuma sova, se disser que manipulei a massa uns 10 minutos do começo ao fim foi muito. Acho que o trabalho maior mesmo é lavar as mãos depois de mexer nela já que é bem pegajosa! rsss
Sempre aconselho a sovar muito qualquer massa de pão para obter miolos macios mas este aqui, mesmo sem sovar quase nada, ficou macio e a crosta super crocante! Já tinha feito o pão sem sovar que foi sensação da blogosfera a alguns anos atrás mas tem um longo preparo, 2 ou 3 dias. Já este aqui leva quase o mesmo tempo de um pão comum e tem um resultado surpreendente! Para quem não tem muita prática ou sorte com pães, esta é A RECEITA! Experimentem! ;)

400g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento seco para pão
1 colher (chá) de sal
300ml de água morna (usei cerca de 400ml)


Numa vasilha, coloque a farinha, o fermento e o sal. Junte água morna até formar uma massa esponjosa e grudenta (foto 1). Cubra com pano de prato e deixe descansar 10 minutos. Unte levemente a mesa e as mãos com óleo e despeje a massa. Trabalhe uns 10 segundos e coloque de volta na vasilha, tentando limpar as mãos e a mesa o melhor que puder. Eu tentei sovar, coisa quase impossível ou pegava a massa e batia na mesa algumas vezes. Você vai querer colocar mais farinha de trigo mas resista!!! Cubra com pano e deixe descansar mais 10 minutos. Repita este processo mais duas vezes (foto 2,3 e 4). Depois deixe fermentar 45 minutos.


Polvilhe a mesa com farinha de trigo e despeje a massa. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa também e abra em formato ovalado. Em seguida, enrole bem apertado como um rocambole. Coloque o filão sobre uma assadeira untada e enfarinhada com a emenda por baixo. Cubra com pano e deixe crescer mais 45 minutos.


Preaqueça o forno a 200˚C.
Peneire um pouco de farinha sobre a massa e faça talhos na superfície com uma faca levemente molhada.
Leve para assar por cerca de 40 a 45 minutos ou até ficar bem dourado. Impossível não querer comer na hora com manteiga! rss O que não conseguir consumir, guarde em saco plástico depois de frio. No dia seguinte continua macio mas rende deliciosas torradas também! ;)


Uma semana brilhante para todos nós! :)

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Pamonha assada


Adoro pamonha e achei esta receita bem fácil e prática. Nada de ralar dedo nem embrulhar na palha e o resultado lembra mesmo uma legítima pamonha! Só queria que tivesse ficado mais cremosa, como da Gina mas desconfio que tenha sido o milho bem maduro que usei ou uma colher mais generosa de amido de milho... Mesmo assim, comi uma boa porção dela ainda recém saída do forno. Delícia! Só lamentei não ter colocado alguns cubos de queijo, ficaria perfeito! ;)

* xícara medida 240ml

4 xícaras de milho verde (6 espigas)
2 xícaras de leite
1 colher (sopa) bem cheia de margarina ou manteiga
1½ xícara de açúcar
uma pitada de sal (opcional)
2 ovos
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó

Corte o milho bem rente ao sabugo para ter melhor aproveitamento do amido. Coloque no copo do liquidificador junto com o leite e a margarina. Bata bem e despeje numa vasilha. Incorpore o restante dos ingredientes, deixando o fermento por último. Despeje numa forma ou refratário bem untado e cubra com papel alumínio. Leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por 45 minutos. Retire o alumínio e deixe até dourar um pouco.


Um lindo final de semana para todos! :)

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Panqueca de frango com molho branco fácil

Mais uma receita que peguei no livro que ganhei da Marly e ficou muito bom! Únicas modificações que fiz foi no recheio, preferi usar tomates no lugar do colorau, o molho branco achei pouco e dobrei a receita e no final gratinei no forno. Para quem tem "meda" de fazer o molho branco tradicional com manteiga, farinha e tals este aqui facilita bem a vida, além de ficar mais leve por não levar manteiga ou creme de leite. Mesmo usando colheres rasas de amido de milho o molho ficou bem encorpado. Numa próxima oportunidade, farei com menos amido, talvez umas 6 colheres rasinhas bastem. Abaixo passo a receita como fiz aqui:

Panquecas:

* xícara medida de 240ml

1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
2 ovos grandes
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (chá) de sal

Recheio:

400g de peito de frango cozido e desfiado
3 dentes de alho picadinhos
1 cebola grande picadinha
2 tomates sem pele e sem sementes picados
sal e pimenta do reino a gosto
cheiro verde picado

Molho Branco:

5 xícaras de leite
6 a 8 colheres (sopa) rasas de amido de milho
1 xícara de queijo parmesão do bom ralado (½ xícara no molho e ½ xícara para polvilhar)
uma pitada de noz moscada
sal a gosto

Bata os ingredientes da massa no liquidificador. Aqueça bem uma frigideira pequena teflonada em fogo médio. Unte levemente com óleo com ajuda de um guardanapo de papel e despeje uma porção de massa espalhando bem e rapidamente (para uma frigideira de 20cm, coloquei ½ concha de massa). Quando mais fina conseguir esticar, melhor! Espere a massa secar e soltar as beiradas para virar com cuidado e terminar de dourar do outro lado.
Coloque a massa pronta sobre um prato e continue a preparar as panquecas. Vá empilhando as panquecas uma em cima da outra para que, com o vapor, permaneçam macias. Repita o processo até acabar a massa, sempre passando o guardanapo umedecido com óleo a cada panqueca. Eu consegui 14 panquecas.

Para o recheio, refogue o alho em um bom fio de óleo. Junte a cebola e deixe até ficar transparente. Acrescente o frango e os tomates e tempere levemente com sal. Refogue até os tomates derreterem. Corrija o sal se necessário e tire do fogo. Quando amornar, junte o cheiro verde.

Para o molho branco, coloque tudo numa panela (reservando metade do queijo para gratinar) e leve ao fogo médio/baixo mexendo sempre até engrossar.

Montagem, espalhe uma fina camada de molho branco no fundo de um refratário grande (21x30cm). Coloque cerca de 2 colheres de sopa de recheio no meio da panqueca e enrole bem apertadinho. Vá enfileirando no refratário. Cubra tudo com o restante do molho branco e polvilhe o queijo ralado reservado. Leve para gratinar em forno preaquecido a 230˚C até dourar a superfície. Sirva em seguida.

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Pão de Batata do Rafael Barros

Depois de três desastres culinários em sequência, fiz este pão sem esperar grandes coisas. Quando terminei de bater na batedeira, tirei uma massa bem mais firme do que as demais que levam batata. Estranhei. Já comecei a acreditar que ia jogar mais uma receita no lixo mas fui em frente. Estava tão certa que seria um fracasso que fiz de qualquer jeito, cortei em porções sem pesar, amontoei na assadeira e foi que foi! rsss
Estava tão desligada da receita que comecei a assistir tv e acabei esquecendo de colocar no forno! Eles cresceram horrores mas mesmo depois que tirei do forno não estava sentindo muita firmeza no pão. Marido entrou na cozinha morto de fome e arranquei uma bolota para lhe entregar e nooooossa!!! Sabe quando o pão é tão macio que chega a desfiar? Estava assim e na hora que fui cortar umas fatias para passar margarina, fui com muito cuidado de tão fofo feito algodão que estava! Tive que dar minha mão a palmatória viu! Paguei pra ver e fui surpreendida com um dos pães de batata mais macios que já fiz! Mesmo no dia seguinte continuava macio como um brioche! ;)
Fiz a massa em batedeira com gancho de massas pesadas. Acho que pode ser feita à mão mas vai precisar sovar bastante e é bem pegajosa.

* xícara medida 240ml

500g de farinha de trigo (3½ xícaras)
5 gemas
75g de açúcar (⅓ xícara)
10g de fermento seco para pão (1 colher de sopa)
250g de batata cozida, amassada e fria ( 1 batata bem grande)
25g de manteiga amolecida (1 colher de sopa cheia)
10g de sal (1 colher de sopa rasa)
água gelada se necessário para dar ponto (usei cerca de 1 xícara)

Na vasilha da batedeira, coloque as gemas, açúcar, fermento e batata. Bata inicialmente com a pá em formato folha até tudo ficar misturado. Acrescente o sal e a farinha aos poucos. Quando ficar pesada demais, troque pelo gancho de massas pesadas e continue a juntar a farinha. Se necessário vá pingando um pouco de água gelada. Bata bem por cerca de 10 minutos. Incorpore a manteiga aos poucos e bata mais um pouco até formar uma massa lisa e homogênea. Não deixe a massa dura demais, pegando um pedacinho ela ainda fica pegando nos dedos.
Unte levemente a mesa com óleo de canola ou outro sem cheiro e sove algumas vezes. Modele os pãezinhos e distribua numa assadeira untada e enfarinhada (usei uma de 23x30cm). Eu precisei untar levemente as mãos para conseguir modelar os pãezinhos. Fiz 16 bolinhas bem grandes. Usei uma assadeira menor para que os pães grudassem uns nos outros. Acho que ficam mais macios desta forma, mas é questão de gosto. Se preferir os pãezinhos bem definidos, use uma assadeira maior.
Cubra com filme plástico com folga e por cima um pano de prato. Deixe descansar por mais 30 minutos ou até dobrar de tamanho. Se quiser pincele com gema.
Asse em forno preaquecido a 190˚C por cerca de 25 a 30 minutos ou até que fiquem bem corados. Se dourar rápido, cubra com alumínio e deixe terminar de assar. Para ter certeza que estão assados, dê algumas batidas no pão que deve fazer um som oco.
Espere amornar uns 10 minutos antes de colocar sobre grelha e terminar de esfriar.
Para guardar, espere esfriar totalmente e embale em sacos plásticos. Se demorar para consumir, conserve na geladeira ou congele.

Canja para recuperar as forças

Não, não fui atrás de nenhum trio elétrico nem "sapuquei" mas no domingo resolvemos fazer uma caminhada mais puxada do que o normal. É uma longa história que vou poupar vocês! rss Bom, o resultado foi que chegamos exaustos em casa! Depois do almoço de "yakisobra" capotei e acordei já na hora de jantar. Estava doida para pedir uma pizza pelo telefone mas resolvi fazer uma sopinha, bem mais nutritiva. O estômago e o bolso agradeceram! ;)

1 peito de frango com osso (500g)
água para cozinhar o frango
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola grande ou 2 médias picadas
2 cenouras em cubinhos
2 batatas em cubinhos
1 abobrinha pequena em cubinhos
1 tomate grande sem pele e sem sementes picados
1 xícara de arroz já cozido
sal e pimenta do reino a gosto

Lave o peito de frango e coloque na panela de pressão. Coloque água fria até cobrir inteiramente o peito. Feche a panela e leve ao fogo. Conte 30 minutos depois que começar a chiar.
Depois de tirar a pressão, desfie o frango com dois garfos. Reserve o frango desfiado e despeje o caldo numa outra vasilha. Caso tenha muita gordura na superfície, retire com cuidado com uma concha.
Dê uma lavada na panela de pressão e refogue o alho em um fio de óleo ou azeite. Junte as cebolas e refogue até ficarem tranparentes. Acrescente as cenouras, batatas, abobrinha e tomate. Despeje o caldo (usei cerca de 2 litros) e o frango desfiado. Caso tenha pouco líquido, adicione mais água fervente. Os legumes precisam ficar imersos no caldo mas não muito porque senão a sopa ficará rala ta? Por fim, coloque o arroz e salgue levemente. Tampe a panela novamente e deixe cozinhar mais 15 minutos depois que pegar a pressão.
Depois de tirar a pressão, confira o sal e sirva em seguida! Eu gosto da sopinha bem molinha e cremosa mas caso você prefira sentir a textura dos legumes, cozinhe por menos tempo na pressão, uns 5 a 8 minutos.
Se quiser, coloque um pouco de cheiro verde ou queijo parmesão ralado ou algumas gotihas de tabasco, fica bãooo!!! :)


sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Atenção chocólatras! Vem aí...

Nem sabia que existia esta data mas adorei e achei que seria um bom pretexto para organizar mais uma blogagem coletiva de receitas envolvendo este ingrediente que a maioria ama de paixão! Levante a mão quem nunca fraquejou diante de uma caixa de bombons ou trufas, não salivou ao ver uma cascata de chocolate ou que na TPM não tem vontade de atacar uma barra de 1 kg??? \o/
Para participar, prepare uma receita com chocolate, devidamente fotografada (por você mesmo) e publique no seu blog até o dia 25 de Março de 2012 (domingo) especificando que é para esta blogagem. Se colocar o banner da BC (blogagem coletiva) vou ficar muito feliz mas não é obrigatório, tá? O link para fazer download da foto é este. Deixe o link nos comentários desta postagem ou envie para o email pecadodagula.akemi(arroba)gmail.com.
Se é leitor que não tem blog, envie a foto e receita para o email citado acima, por favor. As fotos precisam ser tiradas pela própria pessoa, não vale foto tirada da net/revista/livro... ok?
Dia 26 de Março de 2012 vou publicar todas as receitas participantes e haverá um sorteio de... surpresa!!! rsss
Blogueiros e leitores de outros países também podem e devem participar mas precisam ter endereço de entrega no Brasil ou presentear alguém que more no país. Infelizmente não tenho recursos para bancar despesas postais para o exterior, sorry! Então corre para preparar um quitute bem chocolático e mande para mim! Desconfio que boas e deliciosas coisas vão pintar por aqui! ;)

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

O kit Mococa da Giulia!

A sortuda Giulia e seu super kit Mococa!

"Oi, Akemi. As fotos estão em anexo. Eu sou a morena. A minha mãe é a branquela que aparece nas outras fotos. Ela aparece na foto pq será a cozinheira que vai preparar os pratos com os produtos da Mococa. 
Era pro meu filhote aparecer tb, mas cheguei em casa hj e ele já estava dormindo... :( 
Fica para a próxima! Resolvi tirar as fotos hj mesmo pq se deixasse pra depois, corria um sério risco de não ter mais produtos para fotografar!! "

Mamãe da Giulia, super simpática, que vai fazer os quitutes com os produtos Mococa!
Este foi o email gracinha que a Giulia, ganhadora do segundo kit Mococa me enviou juntamente com as fotos que ela gentilmente me mandou! Espero que façam muito bom proveito de todos os produtos e ver este sorriso estampado no rosto de outro(a) leitor(a) no próximo sorteio! Aguardem! ;)

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Torta salgada de abobrinha fácil e deliciosa!

Com o calor, ultimamente temos feito refeições bem leves no jantar. A salada não pode faltar e para acompanhar preparei desta vez uma sugestão que peguei no blog da querida Rosana. De tanto ela comentar que fez e refez esta torta fiquei com a pulga atrás da orelha! Precisava fazer para comprovar! rsss
Quando bati o olho na receita pensei que fosse parecida com a torta de liquidificador mas apesar dos mesmos ingredientes, o resultado é diferente. A textura desta torta é surpreendente, lembra um suflê de tão levinho que fica! Comemos um pedaço, depois outro e quando damos conta, lá se foi mais da metade da travessa! Enfim descobri o porquê dos repetecos da Rosana! :)


* xícara de 240ml

3 ovos extra
1 xícara de óleo (usei ½ xícara de leite + ½ xícara de óleo de canola)
1 abobrinha média ralada no ralo grosso
2 tomates sem sementes picados
1 cebola média picada
1 dente de alho amassado (opcional)
cheiro verde picado a gosto (opcional)
8 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo (80g)
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
sal e pimenta do reino a gosto
orégano a gosto

Preaqueça o forno a 190˚C.
Unte e enfarinhe uma forma ou refratário (20x30cm).
No copo do liquidificador, coloque os ovos, o óleo (e leite se usar) e o sal. Bata bem por cerca de 3 minutos.
Numa vasilha, peneire a farinha. Junte o queijo ralado e despeje a mistura do liquidificador. Misture com fouet ou espátula e acrescente o restante dos ingredientes, colocando o fermento por último. Despeje na forma e leve para assar por cerca de 45 a 50 minutos ou até que esteja corado. Sirva em seguida mas frio também é muito gostoso!

Por pouco não sobra para tirar foto! :D
Um ótimo dia para todos! :)

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Quibe de beringela

Outro dia piquei a beringela, deixei de molho e fui conferir a receita que faria com ela na internet quando dei de cara com este quibe da Karen. Ahhh mudei de idéia na hora! rss
Apesar de atrasar o almoço já que teria que deixar o trigo de molho ainda, a demora compensou. O quibe é bem leve e saboroso e bastou uma saladinha verde para completar nosso almoço. Ainda quente ele é bem quebradiço mesmo. Só depois de frio ele fica mais firme ta! ;)

* xícara medida 240ml

300g de trigo para quibe ( 2 xícaras mal cheias)
3 beringelas médias (usei da japonesa que renderam 600g)
1 cebola grande
2 dentes de alho
hortelã a gosto
cheiro verde a gosto
sal a gosto
pimenta síria a gosto (não usei, coloquei um pouco de pimenta do reino)

Recheio:
200g de muçarela (usei 200g de ricota amassada com 100g de gruyere ralado)
1 tomate sem sementes picado
tomate seco picado (opcional)
azeitonas verdes picadas

Misture todos os ingredientes do recheio e reserve.
Lave o trigo e deixe de molho por cerca de 1 hora. Escorra e esprema bem. Reserve.
Fatie e cozinhe as beringelas em água fervente com um pouco de sal até ficarem macias. Escorra e jogue água fria até que seja possível manipulá-las. Esprema bem e bata no processador junto com a cebola e os dentes de alho até formar uma pasta. Despeje na vasilha com trigo e tempere com hortelã, cheiro verde, sal e pimenta. Mexa bem até ficar homogêneo.
Despeje metade do quibe num refratário untado com azeite e aperte com as mãos para assentar. Espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Aperte bem e faça cortes em diagonais na superfície com uma espátula ou faquinha. Regue com mais um fio generoso de azeite e leve para assar em forno preaquicido a 200˚C por cerca de 30 minutos ou até que fique ligeiramente corado nas bordas. Se quiser o quibe mais úmido, asse coberto com papel alumínio.

Uma semana maravilhosa para todos! :)

sábado, fevereiro 11, 2012

Bolo de fubá cremoso

Acho que dos bolos de fubá o único que estava faltando aparecer aqui era esta versão cremosa. Não que eu não goste, adoro! Afinal se tem fubá, tô dentro! \o/
Acontece que nem sempre acerto o danado. Já testei muitas receitas mas infelizmente uma boa quantidade foi parar no lixo! Alguns ficam com uma camada de creme fininha de dar dó, outras nem tem, algumas ficam tão moles que despencam na hora de cortar, outras vezes a parte do fubá vira uma pedra... enfim, existem receitas aos montes mas funcionar mesmo dá pra contar nos dedos. Aos poucos vou trazendo as bem sucedidas aqui! Esta é uma delas e veio daqui!


*xícara medida 240ml

3 ovos extra
3 xícaras de leite
1/2 xícara de leite de coco
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de fubá
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga derretida e morna
50g de queijo parmesão ralado (usei 80g de queijo minas meia cura ralado - 1 xícara bem apertada)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preaqueça o forno a 190˚C.
Unte e enfarinhe uma assadeira n˚2 (23x34cm).
No copo do liquidificador, coloque os ovos, leite, leite de coco, queijo, manteiga e açúcar. Bata bem por alguns minutos. Junte o fubá e a farinha de trigo e bata mais um pouco. Por fim, coloque o fermento e bata rapidamente. Despeje na assadeira e asse por cerca de 50 minutos ou até que fique dourado. Ao fazer o teste do palito, pode vir um pouco do creme grudado. Se estiver líquido, cubra com papel alumínio e deixe assar por mais alguns minutos.
Sirva morno ou em temperatura ambiente com um café fresquinho! ;)

Esse creminho é uma perdição! Hummmm!

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Mousse de manga rápido e delicioso!

Esta semana trouxe novamente mangas maravilhosas para casa da feira do produtor. Essas aí da foto abaixo. Olhando ninguém dá nada por elas, pode pensar até que estão estragadas mas são as mais perfumadas, carnudas e doces que provei até agora! Para quem não conhece, seu Zé da banca precisa abrir uma manga e servir um pedaço pro cliente provar e comprovar da delícia e não tem um que depois que experimenta não leve ao menos uma para casa!
O melhor mesmo é comer a fruta, de preferência uma inteira sozinha para chupar até o caroço (rsss) mas com o calor infernal que tem feito estas semanas decidi usar algumas numa sobremesa geladinha. A sugestão veio daqui, um blog delicioso pilotado por duas primas quituteiras, a Lari e a Jê!
O preparo é ligeiro e somem ligeiro da geladeira também! Ficam uma delícia e os pedaços da manga no meio do creme são uma doce surpresa, bem diferente da maioria das mousses que batem tudo no liquidificador! Aprovadíssimo e com alta probabilidade de ter repetecos durante a temporada de mangas! A receita é tão fácil que nem precisa anotar:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com soro ou 2 caixinhas de creme de leite UHT
suco de 2 limões
2 mangas grandes e maduras (usei Palmer)

Descasque e corte as mangas em pedaços e distribua num refratário ou em tacinhas. Eu reservei cerca de 1/2 xícara da manga picada e bati com o restante dos ingredientes  no liquidificador. Bata bem até ficar liso e homogêneo. Despeje na vasilha ou tacinhas e leve para gelar por algumas horas ou de um dia para outro. Nas tacinhas, dê uma misturada com um palito de churrasco para que o creme chegue até o fundo. Na hora de servir, se quiser, decore com chantilly, cubos de manga e folhas de hortelã! ;)
Um lindo final de semana para todos! :)

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Leites longa vida MOCOCA!!!

Recebi uma amostra dos novos leites longa vida da e de cara a embalagem agradou! Bem atraente, cores chamativas, prática abertura abre-e-fecha que não deixa escapar um pingo para fora! Digo isso porque eu tenho uma raiva danada daquelas embalagens que temos que cortar a pontinha com tesoura e que vivem derramando leite na mesa e na geladeira quando ainda estão recém abertas! Grrrr! Outro ponto positivo é que como a tampa é grudada na embalagem também não tem perigo de perder como aqueles leites com tampa de rosquear! :)
Gostei também da rápida visualização do porcentual de gordura em cada tipo de leite, 0% no desnatado, 1% no semi desnatado e 3% no integral e de suas respectivas cores. Mais claro para o desnatado, médio para o semi e escuro para integral. Para ninguém se enganar!
É, mas o que conta mesmo é o sabor e o preço ne? Gostei de todos, dentro de suas características com menos ou mais gordura. É daqueles leites dos bons que sujam o copo, sabem? :D
Resta saber agora o preço porque aqui na região não encontrei nenhum supermercando revendendo ainda! Alô, Mococa! :)

Nada de tesourinha. Um leve puxão e o leite está pronto para ser servido!

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Bolo Pão de Queijo com Calabresa

Quem já experimentou fazer o bolo pão de queijo sabe que ele fica todo deformado. Feio mas gostoso, segundo o colunista Marcelo Katsuki! rss
Esta semana apareceu uma versão na tv onde o bolo não fica embatumado. Cresce e fica fofinho como um bolo comum. Claro que fiquei curiosa e já corri atrás dos ingredientes para fazer em casa. Só não encontrei o provolone no mercadinho perto de casa e usei muçarela no seu lugar. No final acho que o sabor ficou melhor e mais suave porque já vai a linguiça e o parmesão na massa.
Realmente a massa cresce bem, fica fofinha mas não tem a textura de pão de queijo. É bom mas eu ainda prefiro o feio mas gostoso! rss

2 ovos
100ml de leite
100ml de óleo de canola
100g de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) rasinha de sal
250g de polvilho doce
1 colher (sopa) de fermento em pó
150g de linguiça calabreza defumada picada em cubinhos
150g de queijo provolone em cubos de mais ou menos 1cm (usei muçarela)

Preaqueça o forno a 180˚C.
Unte e enfarinhe uma forma de pudim de 20cm de diâmetro.
No copo do liquidificador coloque os ovos, o leite, o óleo, o parmesão e o sal. Bata bem por alguns minutos. Despeje numa vasilha e acrescente os demais ingredientes. Misture bem (fica uma massa pesada) e despeje na forma. Com uma colher, espalhe e nivele a superfície. Leve para assar por cerca de 40 minutos ou até dourar.
Sirva quentinho com café fresquinho! ;)


terça-feira, fevereiro 07, 2012

Corn Dogs - cachorro quente empanado!

Aproveitando as salsichas que comprei para fazer os enroladinhos, resolvi finalmente experimentar estes empanados. Já estava na minha listinha faz muito tempo, sempre adiando porque é friturinha mas de vez em quando não faz mal ne? ;)
A massa rende bastante e além de salsichas pode muito bem ser usada para empanar legumes ou batatas cozidas ou misturar presunto e queijo picadinhos ou somente a massa frita às colheradas (*). Se quiser experimentar com menos culpa, podem ser assadas também mas a textura vai mudar. Sendo frita a casquinha fica bem crocante, uma perdição, impossível de comer um só!
Sem dúvida um ótimo belisquete para quem aprecia uma cervejinha ou diversão garantida para a garotada se usadas salsichas inteiras e espetadas no palito de churrasco como a versão da Cris!
Tive um pouco de dificuldade para cobrir as salsichas com a massa, ela escorre e ficam alguns pontos sem massa. Creio que se passar um pouco de farinha de trigo nas salsichas antes de mergulhar na massa ajude a segurar mais.
O molho barbecue foi uma surpresa! Sem dúvida a coca-cola é que dá o sabor peculiar deste molho, santa descoberta!!!

* xícara medida 240ml

Massa:
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de milho instantânea tipo kimilho, milharina... (não use fubá)
1 ovo grande
1 xícara de leite
1/4 xícara de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 pacote de salsichas inteiras e espetadas em palitos de churrasco ou cortadas (eu dividi cada salsicha em 3)

Misture todos os ingredientes e passe a massa nas salsichas. Caso faça as salsichas inteiras, coloque a massa numa jarra funda para mergulhar as salsichas por completo. Frite em óleo quente em fogo moderado até dourar dos dois lados. Escorra em papel toalha e sirva quentinhos com molho barbecue ultra-rápido:

1/2 xícara de catchup
3 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de coca-cola

Misture tudo e sirva. Eu fui adicionando o molho inglês e coca aos poucos até chegar ao meu sabor ideal.

(*) com a massa que sobrou acrescentei 1 abobrinha ralada, 1/2 cenoura ralada e bastante cheiro verde picadinho. Misturei tudo e fritei às colheradas. Ficou muito bom tbm! :)


segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Quiche de espinafre e ricota

Começando a semana com esta receita de quiche que já se tornou oficial aqui em casa. Já perdi as contas de quantas vezes já pintou na nossa mesa com recheios variados. Desde vez foi com um maço de espinafre que morou por mais de uma semana na gaveta da geladeira e praticamente inteirona! Descartei apenas algumas folhas que se queimaram mas fiquei surpresa com a durabilidade dela, a danada é valente e brilhou nesta quiche! ;)

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 ovo grande
1/2 xícara de iogurte natural
150g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubos
1/2 colher (café) de sal

Coloque a farinha, o amido e o sal numa vasilha grande ou processador. Misture e junte a manteiga gelada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. No processador, pulse até formar uma farofa. Junte o ovo e o iogurte e amasse até formar uma massa. Não manipule demais a massa. Coloque a massa num saco plástico e deixe descansar por cerca de 1 hora na geladeira. Divida a massa em duas porções e abra cada uma entre 2 plásticos. Forre 2 formas de fundo removível de 20cm de diâmetro com 3cm de altura. Fure o fundo das formas com garfo e reserve na geladeira.

* Se quiser, você pode congelar uma das massas na forma embalada em saco plástico. Depois é só montar o recheio e pôr para assar. Ou congelar a quiche já assada, fria e embalada em filme plástico e dentro de um saco plástico. Descongele por algumas horas na geladeira e depois esquente no forno coberto com papel alumínio.

Creme (suficiente para 1 forma alta de 20cm):

3 ovos grandes
40g de queijo parmesão ralado
3/4 xícara de iogurte natural
3/4 xícara de creme de leite (usei de caixinha)

Coloque os ovos numa vasilha e bata com fouet. Junte os demais ingredientes e misture bem.

** como minhas formas de torta são baixinhas eu faço um creme com 4 ovos, 50g de queijo parmesão ralado, 1 xícara de iogurte natural e 1 xícara de creme de leite. Coloco também uma pitadinha de noz moscada ralada e pimenta do reino e é o suficiente para as 2 formas.

Recheio (para 2 formas de 20cm) :

1 xícara de muçarela ralada
⅔ xícara de ricota esfarelada
1 maço de espinafre limpo

Afervente o espinafre por alguns minutos. Escorra e despeje numa vasilha com água gelada. Esprema bem e pique bem miudinho. Esprema bem mais uma vez.
Divida os ingredientes do recheio para as duas formas. Espalhe a muçarela no fundo da forma forrada com massa crua. Em seguida, espalhe a ricota e o espinafre. Despeje com cuidado o creme e leve para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 40 minutos ou até que a superfície esteja corada.
Se você utilizar formas baixinhas como as minhas, coloque as quiches montadas com uma assadeira por baixo e leve para assar. O creme estufa no forno e pode derramar um pouco para fora.
Eu monto a quiche com a massa crua mesmo mas se preferir, pré-asse a crosta por cerca de 20 minutos só para firmar a massa. Espere amornar alguns minutos para montar e termine de assar.

Uma semana bem produtiva para todos nós! :)

domingo, fevereiro 05, 2012

Sabadão com pizza caseira!

Sou uma tremenda pé-frio em se tratando de sorteios! Nunca ganhei em bingo e nem naquelas rifas escolares e por isso foi com muita surpresa e alegria que recebi a notícia de que havia ganhado um livro da Marly! Maior ainda foi meu espanto ao receber o presente, o Grande Livro de Receitas de Claudia! Um calhamaço com mais de 800 páginas com receitas para todas as ocasiões desde entradas até sobremesas, passando por bebidas, molhos, docinhos, pães e biscoitos. O índice também é dividido pelos nomes dos pratos e pelos ingredientes principais o que achei bem prático naquelas horas que temos alguma coisa na despensa ou geladeira e não sabemos o que fazer, enfim uma bíblia de cabeceira para qualquer apaixonado por cozinha para consultar e se inspirar!

Separei um bom número de receitas para testar mas botar em prática mesmo foi apenas ontem e a escolhida foi esta massa de pizza, afinal sabadão é o dia mundial de pizza, concordam? ;)
A massa é super boa de trabalhar, depois de assada fica leve e macia por dentro e crocante por fora, do jeito que eu gosto! Claro que isso vai depender da espessura que você abrir a massa, quanto mais grossa, mais macia, quanto mais fina, mais crocante. Eu fiz as minhas bem fininhas no centro e as bordas mais gordinhas.
Eu dobrei a receita abaixo e rendeu 3 discos de 35cm. Usei molho de tomate cru e para cobrir presunto, muçarela, tomate, cebola, ovos cozidos e azeitonas. Ficaram ótimas!!!
Claro que não conseguimos comer tudo! É que eu gosto de fazer a mais para congelar as fatias depois. Embalo uma a uma em filme plástico e guardo no freezer. Daí quando bate aquela vontade de comer pizza é só esquentar no forninho elétrico! :)


* xícara medidora 240ml

2½ xícara de farinha de trigo
1 tablete de fermento biológico fresco (15g) - usei 1 colher (chá) cheia de fermento seco para pão (5g)
½ colher (sopa) de açúcar - coloquei por minha conta, a receita não pede
1 colher (chá) de sal
¾ xícara de água morna
¼ xícara de azeite de oliva - usei metade azeite extra-virgem e metade óleo de girassol

Unte e enfarinhe 2 formas de 20cm de diâmetro.
Coloque 2 xícaras da farinha numa vasilha e junte os demais ingredientes. Misture bem até incorporar toda a farinha e despeje na mesa. Vá sovando e adicionando a farinha restante até que solte das mãos e fique uma massa lisa e elástica. Faça uma bola e coloque numa vasilha untada levemente com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume.
Preaqueça o forno a 250˚C.
Depois da massa crescida, dê alguns soquinhos na superfície e tire da vasilha para uma superfície enfarinhada. Divida em 2 porções e abra com rolo até que atinja 20cm. Coloque nas formas preparadas e ajeite até que preencha a forma. Deixe fermentar mais 20 minutos.
Fure toda a massa com garfo e leve para assar por cerca de 20 minutos ou até que fique firme ao toque mas sem corar.
Cubra com molho e recheio de sua preferência e leve para assar a 200˚C por mais 20 ou 30 minutos até que as bordas estejam coradas.

Todas as receitas são bem explicadas ma coisa que estranhei nesta foi pedir para preaquecer o forno bem quente logo no início da receita. Haja gás e calor para aguentar! :D

Molho de tomate cru

4 tomates italianos grandes e maduros
1 dente de alho
um fio de azeite extra virgem
orégano ou manjericão seco ou fresco a gosto

Tire a pele e as sementes dos tomates e bata no liquidificador com o alho e o azeite. Despeje numa vasilha e junte a erva escolhida. Coloque sal somente na hora que for utilizar para que não solte líquido em excesso.
Esta quantidade de molho foi suficiente para cobrir os 3 discos de 35cm.

Querida Marly, mais uma vez obrigada pelo lindo e super útil presente! Muitas outras receitas do livro vão pintar por aqui, com certeza!
E a todos um lindo domingo! ;)

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Bolo de chocolate invertido de caramelo e nozes


Folheando um livrinho só de receitas de bolos de chocolate me deparei com esta aqui e fiquei doida para experimentar. Já fiz muitos bolos invertidos com frutas mas com nozes ainda não e pelos ingredientes a receita prometia!
E não me enganei, o bolo é uma delícia, super macio e sabor intenso de chocolate que lembra um brownie! A cobertura de nozes não fica para trás com uma textura crocante e "puxenta" ao mesmo tempo. Como o Luiz não pode comer, fiz apenas meia receita que rendeu uma forma redonda de 15cm e assou em 40 minutos. Dividi todos os ingredientes pela metade, somente as nozes variadas eu achei que ficaria bem pouquinho e usei a mesma quantidade da receita inteira.
Segue abaixo a receita inteira:

* xícara medida de 250ml

2 colheres (sopa) de nozes tostadas e picadas
2 colheres (sopa) de pistaches tostados e picados
2 colheres (sopa) de macadamias tostadas e picadas
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (8 colheres de sopa)
1 xícara de açúcar mascavo (medir bem prensado na xícara - 220g)
3 ovos extra
1¼ xícara de farinha de trigo (185g)
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
⅓ xícara de cacau em pó (35g)
100g de chocolate meio amargo derretido (picar e medir 1/3 de xícara)
¾ xícara de leite (180ml)

cobertura:
40g de manteiga sem sal (2½ colheres de sopa)
¼ xícara de açucar mascavo (medir bem prensado)
2 colheres (sopa) de creme de leite (usei de caixinha)

Pré-aquecer o forno a 170˚C.
Untar uma forma alta de 20cm com manteiga e forrar o fundo com papel manteiga.
Peneire a farinha de trigo com o fermento, o bicarbonato, o sal e o cacau em pó.
Para a cobertura, coloque tudo numa panelinha e leve ao fogo baixo até dissolver o açúcar. Deixe ferver e despeje na forma preparada.
Por cima, despeje as nozes variadas picadas e reserve.
Bata a manteiga na batedeira até ficar cremosa. Junte o mascavo e bata bem até ficar fofo e claro. Junte os ovos, um por um, batendo bem a cada adição. Acrescente os ingredientes secos, o leite e o chocolate derretido. Bata só até incorporar os ingredientes. Despeje na forma e leve para assar por cerca de 1h10minutos. Faça o teste do palito. Deixe amornar uns 15 minutos antes de desenformar sobre uma grelha. Retire o papel manteiga com cuidado. Com uma faquinha, vá ajudando a soltar o caramelo do papel.

PS: antes de picar as nozes variadas, coloque-as numa assadeira e leve ao forno frio. Só então acenda a 180˚C e deixe por 7 a 8 minutos. Tire do forno, espere esfriar, pique e meça. Você pode utilizar outras nozes que gostar ou tiver disponível. Acho que só com amendoim também deve ficar bom! :)

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

O bife do dia-a-dia

Comemos primeiro com os olhos e às vezes um pequeno detalhe pode fazer toda diferença na hora de grelhar um simples bife! Namorei um bom tempo esta frigideira de grelhar que tem essas ondulações no fundo até finalmente não resistir mais e trazê-la para casa. Na época paguei um preço bem salgadinho (ainda no Japão) mas considero que foi um bom investimento! Legumes e carnes ficam lindamente marcadas e dão uma cara de comida de restaurante!
Para quem tem mão nervosa, é bom se controlar para não querer ficar virando o bife toda hora porque aí nunca que a carne ficará com a marca de queimadinho! ;p
Deixe a frigideira aquecer bem em fogo alto antes de colocar os bifes. Depois de postos, deixe-os quietinhos por alguns minutinhos. Dê uma olhada na parte de baixo do bife, sem virar e se certificar que está com a marca de queimado. Vire e deixe mais alguns minutos até que fique marcado do outro lado também. Se gosta do bife bem passado, baixe o fogo, tampe e deixe abafado por mais alguns minutos.
Todo mundo deve ter seu temperinho para bifes mas deixo aqui o jeito que faço e que aprendi com minha mãe!
Para 1 kg de carne, amasse uns 5 ou 6 dentes grandes de alho, 1 colher (sopa) rasa de sal, pimenta do reino a gosto e vinagre até formar uma pastinha. Se quiser, pode colocar um pouco de cheiro verde picadinho também. Passe este tempero nos dois lados do primeiro bife e depois coloque apenas de um lado do próximo bife e vá empilhando com a parte do bife sem tempero para baixo, em contato com o bife de baixo que está temperado. Continue a empilhar dessa forma e guarde na geladeira em vasilha de vidro com tampa (preferível) ou de plástico forrado com saquinho plástico (novo e limpo) e tampado. O saquinho serve para não deixar o pote impregnado com o cheiro de alho que é difícil de tirar mesmo lavando várias vezes.
O tempero é para passar só um pouquinho em cada bife senão vai ficar bem salgado ok? :)
E para encerrar, é bom deixar os bifes tomando gosto por no mínimo 30 minutos antes de grelhar! Bora almoçar??? :)