Depois de três desastres culinários em sequência, fiz este pão sem esperar grandes coisas. Quando terminei de bater na batedeira, tirei uma massa bem mais firme do que as demais que levam batata. Estranhei. Já comecei a acreditar que ia jogar mais uma receita no lixo mas fui em frente. Estava tão certa que seria um fracasso que fiz de qualquer jeito, cortei em porções sem pesar, amontoei na assadeira e foi que foi! rsss
Estava tão desligada da receita que comecei a assistir tv e acabei esquecendo de colocar no forno! Eles cresceram horrores mas mesmo depois que tirei do forno não estava sentindo muita firmeza no pão. Marido entrou na cozinha morto de fome e arranquei uma bolota para lhe entregar e nooooossa!!! Sabe quando o pão é tão macio que chega a desfiar? Estava assim e na hora que fui cortar umas fatias para passar margarina, fui com muito cuidado de tão fofo feito algodão que estava! Tive que dar minha mão a palmatória viu! Paguei pra ver e fui surpreendida com um dos pães de batata mais macios que já fiz! Mesmo no dia seguinte continuava macio como um brioche! ;)
Fiz a massa em batedeira com gancho de massas pesadas. Acho que pode ser feita à mão mas vai precisar sovar bastante e é bem pegajosa.
* xícara medida 240mlEstava tão desligada da receita que comecei a assistir tv e acabei esquecendo de colocar no forno! Eles cresceram horrores mas mesmo depois que tirei do forno não estava sentindo muita firmeza no pão. Marido entrou na cozinha morto de fome e arranquei uma bolota para lhe entregar e nooooossa!!! Sabe quando o pão é tão macio que chega a desfiar? Estava assim e na hora que fui cortar umas fatias para passar margarina, fui com muito cuidado de tão fofo feito algodão que estava! Tive que dar minha mão a palmatória viu! Paguei pra ver e fui surpreendida com um dos pães de batata mais macios que já fiz! Mesmo no dia seguinte continuava macio como um brioche! ;)
Fiz a massa em batedeira com gancho de massas pesadas. Acho que pode ser feita à mão mas vai precisar sovar bastante e é bem pegajosa.
500g de farinha de trigo (3½ xícaras)
5 gemas
75g de açúcar (⅓ xícara)
10g de fermento seco para pão (1 colher de sopa)
250g de batata cozida, amassada e fria ( 1 batata bem grande)
25g de manteiga amolecida (1 colher de sopa cheia)
10g de sal (1 colher de sopa rasa)
água gelada se necessário para dar ponto (usei cerca de 1 xícara)
Na vasilha da batedeira, coloque as gemas, açúcar, fermento e batata. Bata inicialmente com a pá em formato folha até tudo ficar misturado. Acrescente o sal e a farinha aos poucos. Quando ficar pesada demais, troque pelo gancho de massas pesadas e continue a juntar a farinha. Se necessário vá pingando um pouco de água gelada. Bata bem por cerca de 10 minutos. Incorpore a manteiga aos poucos e bata mais um pouco até formar uma massa lisa e homogênea. Não deixe a massa dura demais, pegando um pedacinho ela ainda fica pegando nos dedos.
Unte levemente a mesa com óleo de canola ou outro sem cheiro e sove algumas vezes. Modele os pãezinhos e distribua numa assadeira untada e enfarinhada (usei uma de 23x30cm). Eu precisei untar levemente as mãos para conseguir modelar os pãezinhos. Fiz 16 bolinhas bem grandes. Usei uma assadeira menor para que os pães grudassem uns nos outros. Acho que ficam mais macios desta forma, mas é questão de gosto. Se preferir os pãezinhos bem definidos, use uma assadeira maior.
Cubra com filme plástico com folga e por cima um pano de prato. Deixe descansar por mais 30 minutos ou até dobrar de tamanho. Se quiser pincele com gema.
Asse em forno preaquecido a 190˚C por cerca de 25 a 30 minutos ou até que fiquem bem corados. Se dourar rápido, cubra com alumínio e deixe terminar de assar. Para ter certeza que estão assados, dê algumas batidas no pão que deve fazer um som oco.
Espere amornar uns 10 minutos antes de colocar sobre grelha e terminar de esfriar.
Para guardar, espere esfriar totalmente e embale em sacos plásticos. Se demorar para consumir, conserve na geladeira ou congele.
Akemi, eu tb to nessa onde de desastres culinários, nada sai como eu planejo ultimamente viu, mas vamos que vamos. Os pãesinhos ficaram indescritiveis. Que textura é essa???? Pão é uma coisa que eu ja me conformei que não sei fazer. Mas Quem sabe com essa receita heein ...
ResponderExcluirOs teus pãezinhos estão mesmo bonitos, os meus parabéns!
ResponderExcluirAugusto, de tempos em tempos acontecem essas catástrofes, mas faz parte! :)
ResponderExcluirEspero que não desista de tentar fazer pão! Não há coisa mais gratificante de preparar e o cheiro que invade a cozinha é enlouquecedor!
Luisa, muito obrigada!
Akemi ficaram lindos e a textura da massa está maravilhosa.Bjus.
ResponderExcluirESSA PÃO TEM MESMO AQUELE ASPECTO FOFO, E FICOU BEM LINDO.
ResponderExcluirBJS
Nossa, babei nos seus pães! Nunca fiz pão de batata, vou experimentar. Esse fermento que vc usou é aquele de saquinho, tipo fermix?
ResponderExcluirE mais uma coisa: sua batedeira é comum ou "especial"?
Akemi querida, realmente pelas fotos ficaram com uma textura ótima. Vc sabe que quando faço pães aqui em casa, as vezes deixo crescendo e saio pra ir a algum lugar, as vezes fica horas crescendo e o resultado fica sempre bom, muito macios. Gostei muito dessa receita. Vou levar ta? Bjos
ResponderExcluirô delícia! eu tenho problemas com pães - adoro-os e ainda não dominei as técnicas de fazê-los, com os inefáveis desastres culinários neste campo. vou criar coragem e fazer estes pãezinhos, prometem. forte abraço!
ResponderExcluirNossa Akemi!!! Esses pães ficaram muito ESPECIAIS!!! Parecem bem fofinhos e DELICIOSOS!!!
ResponderExcluirParabéns!!!
Grande beijo, Irene
Ficaram lindos e claro que já estou levando mais essa receitinha!
ResponderExcluirBj e bom finalzinho de feriado...
Clau, obrigada!
ResponderExcluirSão 33, obrigada!
Karen, o fermento que usei é desse tipo mesmo, granulado. A minha batedeira acho que é especial (kitchen aid) rsss, uma batedeira comum acho que não vai dar conta porque a massa é pesada. Talvez uma planetária da arno ou no muque mesmo!
Josy menina, nunca deixei a massa abandonada assim ainda mais no verão, acho que encontraria um monstro na cozinha! rss Mas muito bom saber que o resultado é bom, obrigada pela dica!
Wair, diferente de bolo ou biscoitos que a quantidade dos ingredientes não se alteram, infelizmente o pão não é algo assim tão certinho. Algumas coisas como umidade, tipo de farinha acabam influenciando bastante na proporção dos ingredientes. Uma dica que posso dar, se me permite, é sovar muuuuuuuuito, de suar mesmo e dar muita pancada na massa que o resultado geralmente são pães bem fofinhos! Mas tenha certeza que quando chegar lá, vai ser muito gratificante! Não desista e experimente esta receita!
Irene, querida, muito obrigada pelo carinho de sempre!
Cristina, obrigada e um boa semana querida!
nossa, e que lindos eles ficaram! O_o
ResponderExcluirtava querendo testar essa receita aqui: http://www.pimentanoreino.com.br/pao-de-batata-recheado/
mas agora vou tentar a sua tbm! :)
Ai ai ai, pra quê vc foi me mostrar esse pão de batata recheado, Rê???? Deu larica, vou ter que fazer! rsss
ResponderExcluirQue pão mais lindo. E só de olhar a foto dá para "sentir" a maciez. Vou experimentar. Bjus
ResponderExcluirQue bom que no final a surpresa foi agradável,
ResponderExcluirOs pães ficaram lindíssimos, super fofos, e verdadeiramente apetitosos
Parabéns!
Akemi, ficou perfeito!!! Da pra ver na foto a maciez desse pãozinho! É, na cozinha é assim, nem sempre as coisas andam do jeito que a gente quer, principalmente depois que temos um blog rsrsrs... mas eis que qdo menos se espera, uma surpresa! Esta não poderia ter sido mais agradável. Parabéns!
ResponderExcluirHumm deu vontade de comer um ( uns)!
ResponderExcluirAs vezes as coisas travam na cozinha mesmo e nada dá certo.
Mas seu pãozinho ficou perfeito! bjs
Noooossa q lindos Akemi!! Me lembrou muito os paes de leite das padarias brasileiras... eram meus preferidos, tao fofinhos!!
ResponderExcluirComo vc faz p/ ficar tao lindo assim por cima, so gema mesmo? Amiga vc tem o dom, adorei os paezinhos!!
Ana
Clarice, que pão macio! Está fofinho demais, que delícia!
ResponderExcluirFaz tempo que não como um pão fofinho, mas muito tempo mesmo rss. Vou guardar a receita, para quando bater a coragem rss!
ResponderExcluirBjos
Noooossa Rafael, ficou muito bom ein! parece que ficaram bem fofinhos! amei! ...vai pro meu caderninho de receitas! bjao!
ResponderExcluirDanielle Almeida
Que fome..!! Eu quero..
ResponderExcluirQue fome..!! Eu quero..
ResponderExcluir250 grade batatas vc considera o peso dela crua ou após cozinhar
ResponderExcluirBatata crua com casca.
ResponderExcluirBatata inglesa ou doce??
ResponderExcluirInglesa.
ResponderExcluirxícara medida 240ml
ResponderExcluirnão entendi essa medida? o que vai nela?
Desconhecido, a xícara utilizada para medir tem capacidade de 240 ml (abreviatura de mililitro).
ResponderExcluirNossa que surpresa ver que vc ainda responde os comentários! Fiquei muito feliz pois amo seu blog e acho uma pena vc ter parado de blogar. Você é incrível parabéns!
ResponderExcluirOi, Kátia! Sempre que possível tento responder as dúvidas dos leitores que ainda aparecem por aqui. Este cantinho pode não estar sendo atualizado mas continuo tendo o mesmo carinho de sempre! Fico feliz em saber que o PG continua sendo fonte de inspiração a você! Obrigada!!!! Beijos!!!!
ResponderExcluirAkemi..ainda em 2020 você continua sendo minha inspiração. Você não tem rede social? Seria um prazer te seguir. Um beijo!
ResponderExcluirEu fiz e ficaram maravilhosos!
ResponderExcluirDesde que peguei essa receita para fazer não troco por outra. Muito simples e os pães ficam realmente deliciosos.
ResponderExcluirParabéns e obrigada por compartilhar conosco.
Receita ótima! Fiz e ficou excelente! Obrigada pela receita.
ResponderExcluir