quarta-feira, junho 10, 2009

Bolo cítrico com cream cheese


Este bolo veio lá da cozinha da Rose, o Devore-me. Adoro suas receitas e todas que testei sempre deram certo e nunca decepcionaram! Não a visitava há algum tempo e quando entrei, nooooossa, minha lista por fazer aumentou tremendamente. Este bolo foi para o top de imediato, a combinação de laranja e cream cheese me fez salivar na hora!
Ele é muito perfumado e o sabor da laranja predomina. Fica muito fofo e é daqueles bolos perfeitos para o lanche da tarde!
Misturei o cream cheese na massa e ele afundou todo. Creio que é melhor espalhar os pedacinhos sobre a superfície do bolo depois de despejar na forma.

400g de farinha de trigo
1 1/2 colher (cha) de fermento em pó
1/2 colher (cha) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (cha) de sal
casca ralada e suco de 1 laranja
casca ralada e suco de 1 limão
185ml de leite (usei 200ml de leite de coco)
225g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (usei apenas 200g)
300g de açúcar
5 ovos grandes
150g de cream cheese light (menos salgado)

Pré-aqueça o forno a 180oC.
Unte e enfarinhe uma assadeira média.
Peneire a farinha com fermento, bicarbonato e sal.

Bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até esbranquiçar. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Se talhar, não se preocupe, depois que adicionar a farinha, tudo volta a entrar nos eixos novamente.
Acrescente as raspas e vá colocando a farinha peneirada alternando com os sucos e o leite de coco. Bata até ficar uma massa lisa e homogênea. Despeje na forma e espalhe pedacinhos do cream cheese por cima. Leve para assar até dourar, faça o teste do palito.
Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro ou faça uma calda rala com suco de laranja ou limão com açúcar de confeiteiro.

14 comentários:

Andrea Dohashi disse...

Clarice querida, que fofinho esse bolo, e a deve ter ficado delicioso! adoro bolo de laranja e esse tbm me encheu a boca d'agua, rs.
Lindo o visual novo do blog, parabéns!
Beijos

Verena disse...

Akemi, bolo cítrico com cream cheese??? Deve ser divino!!!!
Adorei a idéia!
Beijos!

Abelha Maia disse...

Realmente bela combinação.
Deve ser mesmo uma delicia.
bjs

Mari disse...

Akemi minha flor, eu sou apaixonada por cítricos no geral, e laranja é de longe o meu predileto. A mistura de um cítrico com cream cheese deve ser uma coisa de louco.... seu bolo ficou maravilhoso!!! Mas uma receitinha sua que entrou para minha imensa lista.
Beijo grande,

Mari

ameixa seca disse...

Interessante o cream cheese na massa. Nunca experimentei nada assim. Parece delicioso :)

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi Akemi....Olhando as delícias colocadas em seu blog vejo estas mãozinhas de fada sempre bem ocupadas. Antigamente minha cozinha também tinha muitos projetos assim como muitas pessoas para consumir o que fazia. Na minha casa somos só duas pessoas, eu e minha filha. Sobremesas e bolos só em ocasiões especiais.Parabens pelos seus projetos culináriios. Boa semana para voçe.

Flavinha disse...

Akemi, parece muito, MUITO, MUITO bom este bolo! Hummmm...

Beijocas

Anônimo disse...

Clarice,
Visito o seu blog desde o início, assim como o Trem bom, o kafka e alguns outros. Apesar de nem sempre escrever, já fiz inúmeras receitas suas e venho sempre espreitar, como se de uma rotina obrigatória se tratasse. Foi com muita tristeza, não só pela ausência, mas também por saber que esta se devia a um período difícil da sua vida, que vi a Akemi ausentar-se, não nos podendo presentear com a sua doçura e com as suas maravilhosas iguarias. Estive cerca de 2 meses sem visitar os blogs habituais, também pelas contingências que a vida nos apresenta. Hoje quando retornei e vim espreitar e vi tantas receitas constatei o seu regresso e senti uma alegria comovente e inexplicável.
Espero que esteja tudo a correr bem. Um grande beijinho
Damelum (Portugal)

kaka disse...

OI Akemi..
Assim, como a menina de cima, eu tb visito o kafta, o trem bom, o chucrute.
E o teu blog tb akemi.
É incrivél, vc não me conhece, mas tenho um carinho enorme por vc!
heheheh
Coisas da internet.
Bom, quero desejar muita paz no teu coração lindo!
Bjs
Kaká

Anônimo disse...

Akemi...diga me uma coisa...este cream cheese no bolo da um sabor diferente? O bolo Susy realemtne foi um sucesso...a minha irma disse que eh o melhor bolo de chocolate que ela comeu. Eu tb achei um bolo muito gostoso, com gosto de chocolate messssmo, lembra mais uma sobremesa que um bolo!
Bjs
mari chan

Akemi disse...

Andrea, saudades! Obrigada pela visita! Dei uma pequena reformada na cozinha! rss

Verena, gosto muito desta combinacao!

Abelha Maia, obrigada!

Mari, sei bem como eh! A minha lista tbm eh quilometrica!

Ameixa, da um contraste muito bom!

Teresinha, bem que gostaria de comer doces so em datas especiais mas sou uma formigona incorrigivel! rss

Flavinha, obrigada!

Damelum, que relato gostoso de ler! Fico muito feliz em ter leitores antigos como vc! Muito obrigada pelo carinho e espero ter sempre sua visita por aqui!

Kaka, sei sim como sao estas coisas inexplicaveis da internet! Muito bom ter vc me acompanhando a tanto tempo! Espero te-la sempre na minha cozinha!

Mari-chan, olha so, quer dizer que o bolo abafou!!! Que bom, eh so colocar um bom chocolate que ele nao tem erro!!!

Bjos a todas! ;-)

Patricia Scarpin disse...

A palavra "cítrico" já me faz ficar empolgadíssima com a receita, querida! Parece mesmo muito fofinho, que delícia!

Anônimo disse...

FAREI SUA RECEITA DE NHOQUE AINDA HOJE, DEPOIS TE CONTO O RESULTADO, ESPERO NÃO ENGORDAR,COISAS DA VIDA HIHIIIII.

kappa disse...

gostaria de agradecer,por nao esquecer,de nos que ficamos no Japao,sempre traduzindo para que fique bem entendido,nao costumo comentar,pois como voce sabe ,o tempo e muito curto com fabrica ,marido e filhos,mas como trabalhei a noite e hoje e meu primeiro dia de yasumi,aproveito para te desejar saude e sorte no Brasil.mitie kawabata.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails