Os morangos continuam com preços bem camaradas e tem sido impossível resistir à tentação de trazer algumas bandejas a cada ida ao mercado! E receitas para experimentar com eles não faltam, não é verdade?
Esta receita me chamou a atenção pelo nome. Todas as receitas de marshmallow que vi até agora usam claras, calda de açúcar quente, etc... e esta, não, lembra uma maria-mole bem levinha. Ela é bem simples e rápida de fazer e o melhor, feita com morangos frescos!
Os marshmallows parecem pequenas nuvens que somem na boca, são pouco doces e ao mesmo tempo azedinhos! É preciso se policiar para não acabar com o pote sozinha! rss
Logo que ficam prontos não são muito bons. Aguarde uns 30 minutos no mínimo para começar a consumi-los. Fiz à noite e na manhã seguinte estavam ótimos, com todo o sabor dos morangos! :)
* xícara medida 240ml
1 bandeja de morangos (180g)
½ xícara de açúcar (100g)
1 envelope de gelatina sem sabor incolor ou vermelha (12~15g, eu usei vermelha)
3 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) bem cheia de glucose líquida (40g), à venda em lojas de artigos de confeitaria
amido de milho para polvilhar
Forre uma ou duas assadeiras grandes com filme plástico e polvilhe fartamente com amido de milho. Reserve.
Prepare um saco plástico limpo ou saco de confeitar com bico perlê (redondo) de 1cm.
Hidrate a gelatina nas 3 colheres de sopa de água fria.
Lave e limpe os morangos. Pique bem miudinho em cubos de 5mm. Coloque numa panela junto com o açúcar e leve ao fogo. Os morangos vão soltar bastante líquido e logo que ferver, baixe o fogo e deixe apurando por 5 minutos ou até engrossar levemente.
Tire do fogo e junte a gelatina hidratada e a glucose. Misture até que dissolvam.
Despeje numa tigela refratária grande e bata com batedeira até que a mistura fique bem aerada, clara e forme picos firmes (cerca de 5 a 8 minutos).
A partir daqui é preciso ser ligeiro. Coloque o marshmallow no saco (se usar saco comum, faça um corte numa ponta) e vá espremendo pequenas porções na assadeira polvilhada com amido de milho.
Dependendo da temperatura ambiente, o marshmallow começa a endurecer rapidamente. Fiz numa noite mais fresca e os últimos ficaram com formatos bem estranhos (rss).
Depois, polvilhe mais amido de milho por cima com a ajuda de uma peneirinha.
Se estiver quente e os marshmallows continuarem moles, coloque por alguns minutos na geladeira para firmar.
Em seguida, coloque os marshmallows numa peneira maior e chacoalhe para tirar o excesso de amido de milho. Guarde em um pote bem fechado.
Se preferir, despeje a massa inteira numa assadeira forrada com filme plástico e polvilhada com amido de milho. Nivele e polvilhe amido por cima e espere endurecer. Depois corte em quadradinhos e passe no amido de milho. Tire o excesso e guarde.
Os marshmallows podem ser conservados em temperatura ambiente mas como leva morangos frescos, é sempre bom consumir o mais rápido possível! ;)
Numa próxima vez, vou passar no coco ralado seco ao invés do amido de milho, fica a sugestão!
Para quem nunca trabalhou com glucose líquida, não se espantem com sua textura. Dá um certo desespero ver aquele monte de fiapo sem fim! rss O segredo é pegar uma colherada e ficar girando até cortar os fios! Para quem mora no Japão, a glucose é o "mizuame" (水あめ).