sexta-feira, junho 29, 2012

Pudim de Cream Cheese


Meus Deus, o tempo passa muito rápido e cá estamos nós já no final do primeiro semestre! E cadê a promessa de fazer mais receitas dos livros de culinária este ano, hein??? :(
Para me redimir e como estava querendo uma sobremesa busquei inspiração num livro japonês só de pudins e acabei escolhendo um de cream cheese.  Só que tive que dar uma abrasileirada na receita substituindo parte do leite e açúcar por leite condensado, claro! :D
O resultado foi um cruzamento entre pudim de leite e cheese cake que ficou doce na medida, muito cremooooooso e delicioso!!!

1 lata de leite condensado
1½ xícara de leite
 5 ovos
1 gema
300g de cream cheese
raspas de 1 limão siciliano
2 colheres (sopa) de suco de limão

Caramelize uma forma de pudim (usei uma de 24cm) com 1 xícara de açúcar e reserve.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e passe na peneira (para garantir uma textura aveludada). Despeje na forma de pudim e coloque numa outra assadeira forrada com papel toalha. Se usar uma assadeira de alumínio, adicione a casca/bagaço do limão usado na receita (para evitar que escureça). Despeje 2 dedos de água quente e leve ao forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 1 hora a 1h30min até que o pudim esteja firme. Adicione mais água quente conforme for evaporando. O teste do palito não vai funcionar. Ele vai estar firme nas laterais mas ainda um pouco gelatinoso no meio. Se tocar na superfície e sentir firme, está ok.  Espere esfriar e leve para geladeira de um dia para outro. Passe uma faquinha sem ponta em toda a parte lateral e central e gire a forma pra lá e pra cá para verificar se o pudim está totalmente solto antes de desenformar sobre um prato.


Um excelente final de semana para todos! :)

quinta-feira, junho 28, 2012

Nhoque assado de mandioquinha, ricota e espinafre recheado com muçarela

             

Quando vi estes nhoques que a Marisa postou semanas atrás não tive dúvidas de que eu TINHA que fazer, ainda mais porque estava com quase todos os ingredientes na mão! Adorei a idéia de não precisar cozinhar os nhoques previamente, eles são cozidos no forno junto com o molho! Sensacional! Outra vantagem é que pode ser preparado com certa antecedência e colocado no forno uns 40 minutos antes de servir!
Usei mandioquinha que era o que tinha no momento no lugar da batata e apesar do sabor ter ficado bem suave, gostei da troca. O nhoque ficou bem levinho e foi super aprovado aqui em casa! Com certeza teremos outros repetecos e da próxima vez quero experimentar com mandioca! ;)
Passo a receita do molho que usei mas você pode utilizar o que mais gostar e estiver acostumado desde que seja um pouco mais ralo e menos salgado que o normal!



Massa:

130g de mandioquinha cozida e amassada ainda quente (2 unidades médias)
130g de ricota amassada (1 xícara)
130g de espinafre cozido, bem espremido e picadinho (1/2 maço pequeno)
40g de farinha de trigo (¼ xícara)
1 colher (chá) de margarina culinária
1 ovo grande
sal a gosto

Recheio:

muçarela o quanto baste cortada em cubinhos de 1cm

Molho:

2 dentes de alho picadinhos
1/2 cebola média picadinha
1 lata de tomates pelados
água quente o suficiente
manjericão fresco a gosto
1 colher (chá) de açúcar
sal e pimenta do reino a gosto

Prepare o molho. Refogue o alho em um fio de óleo ou azeite. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Junte os tomates esmagados e açúcar. Acrescente o manjericão e tempere levemente com sal e pimenta do reino. Junte água até formar um molho ralo. Deixe apurar alguns minutos até os tomates desmancharem. O molho precisa ser mais líquido e menos salgado que o normal. Ele vai encorpar no forno. Reserve.

Para os nhoques, coloque tudo numa vasilha e amasse bem até formar uma massa homogênea. A minha massa ainda continuou um pouco pegajosa mas possível de ser modelada.  Faça bolinhas com 1/2 colher de sopa de massa e recheie com um cubinho de muçarela (rendeu umas 18 bolinhas). Vá distribuindo num refratário grande untado com manteiga, deixando espaço entre uma bolinha e outra.

Cubra com o molho de tomate (coloquei o molho quente) e polvilhe bastante queijo parmesão ralado. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 40 a 45 minutos ou até dourar levemente. Se tiver grill, deixe no final uns 5 ou 10 minutos para gratinar.
Eu servi com salada verde e frango grelhado! ;)

* Fiz a receita dobrada de nhoque  e metade congelei em aberto. Depois de congelado guardei em saquinhos plásticos. Na hora de preparar, enquanto o forno esquentava (15 minutos), tirei os nhoques do congelador e distribuí no refratário untado. Joguei molho de tomate quente por cima e pus para assar (40 minutos + 5 minutos no grill). Eles ficaram um pouco achatados mas deu certo também!

               

terça-feira, junho 26, 2012

Pão de batata do shopping



O pão desta semana é outro repeteco mas desta vez assei no forno elétrico e senti uma grande diferença da primeira vez quando fiz no forno a gás. A massa assou mais rápido e ficou bem mais macia e úmida, numa textura bem próxima da loja de batata assada! Creio que o segredo é não assar em excesso, o que pode ressecar a massa.  Mais uma vez fiz sem recheio para comermos no café da manhã ao longo da semana mas da próxima eu recheio com queijo prato e goiabada, meus recheios favoritos que sempre costumava pedir quando ia numa das lojas! :)

                       

500g de batata cozida e amassada ainda quente
1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g)
1 colher (sopa) de açúcar
100ml de leite morno
2 ovos
100g de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de sal
600 a 700g de farinha de trigo

Faça uma esponja com o leite, fermento, açúcar e 1/2 xícara de farinha de trigo. Coloque tudo numa vasilha e misture com fouet. Deixe descansar por 15 minutos em lugar protegido.
Numa bacia grande coloque cerca de 600g de farinha de trigo, a batata morna, ovos, sal, manteiga e a esponja. Misture bem até incorporar a farinha e despeje a massa na mesa enfarinhada. Sove bastante, adicionando um pouco mais de farinha de trigo se necessário. Cuidado para não exagerar e deixar a massar dura. Se tiver uma batedeira tipo planetária com gancho para massas pesadas, recomendo que a use porque a massa pronta ainda é bem pegajosa.  Com as mãos untadas com óleo, modele a massa numa bola e coloque numa vasilha também levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 40 minutos).
Dê alguns soquinhos na superfície da massa e vire na mesa. Divida em porções menores (consegui 16 bolinhas de 65g cada) e modele em bolinhas. Se estiver grudando muito, unte as mãos com um pouco de óleo. Cubra com um pano de prato seco e deixe descansar por 10 minutos.
Depois recheie se quiser e modele em bolinhas novamente. Coloque em assadeira untada e enfarinhada.  Cubra com filme plástico e deixe dobrar de volume novamente (uns 30 minutos). Pincele com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 20 a 30 minutos ou até dourarem.

segunda-feira, junho 25, 2012

As leitoras testaram e aprovaram 2!

As cozinhas das minhas leitoras andaram a todo vapor semana passada! Deem uma olhada nas delícias que elas prepararam inspiradas em algumas sugestões do PG! ;)
 

A Rita Oshiro de Guarulhos/SP preparou Choux Creams, que são as nossas carolinas ou bombas, mas deu uma senhora incrementada no recheio que leva cream cheese e morangos e chocolate na cobertura! Como diria minha amiga Eliana, abalou Paris em chamas! rsss

 

A Sandra Velzi de Bertioga/SP costuma ter sempre um bolo para o café da manhã e neste final de semana o escolhido foi o pão-de-ló de fubá. O bolo foi super aprovado, ainda mais servido nesse capricho!



A Leandra Ishibe do Japão também foi de bolo de fubá mas a versão super fofinha e se encantou com o resultado. Agora não vai deixar de ter fubá na despensa e o próximo escolhido é o bolo de fubá cremoso! Hummm!

Obrigada, meninas, por retornarem para contar o resultado de receitas que encontraram por aqui! Quero aproveitar para agradecer também a todas as blogueiras e blogueiros queridos que também se inspiram aqui e publicam o resultado em vossos cantinhos devidamente creditados! O carinho de vocês me enche de alegria e é um grande incentivo para mim! Desculpem-me se nem sempre estou presente em todos os blogs amigos mas deixo registrado aqui o meu respeito e grande admiração a todos! Tenham uma semana bem produtiva e tranquila! :)

domingo, junho 24, 2012

Torta de limão siciliano


Continuando no tema de produtos da época, hoje é a vez do limão siciliano. Na feira, sempre fico de olho na barraquinha que costuma vendê-los. Uma redinha de 1kg por apenas R$2,00, acreditam??? Não são grandes e bonitos como do mercado mas são orgânicos, frescos e imensamente perfumados!
O inverno pede sobremesas quentinhas como canjica, crumble ou fondues mas já estava de olho nessa receita que vi no blog da Cristina e não sosseguei enquanto não a fiz.
A torta é realmente uma delícia justamente por conta da suavidade e perfume dos limões sicilianos!
A receita do merengue é um pouco diferente das tradicionais mas tanto a Cris como a Laély, autora da receita, têm fotos do passo-a-passo para quem tiver alguma dúvida.


* xícara medida 240ml

Massa:

125g de manteiga gelada cortada em cubinhos
2 xícaras de farinha de trigo
1 ou 2 colheres (sopa) de água gelada
uma pitada de sal
açúcar a gosto (coloquei 2 colheres de sopa)
raspas de 1 limão siciliano

Recheio:

1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite UHT (200g)
suco de 1 limão siciliano peneirado (usei 2 pequenos)

Merengue:

1/2 xícara de açúcar refinado
4 gemas peneiradas
3 claras em neve
1 colher (sopa) de farinha de trigo
suco e raspas de 1 limão siciliano médio

Para a massa, coloque no processador a farinha, sal, acúcar e raspas de limão. Pulse para misturar tudo. Junte a manteiga picada e pulse algumas vezes até formar uma farofa. Junte 1 colher de sopa de água gelada por vez até a massa se juntar numa bola. Modele num disco grosso e embrulhe em filme plástico. Deixe na geladeira por no mínimo 30 minutos.
Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Misture o leite condensado com o suco de limão. Vá acrescentando creme de leite até ficar do seu gosto.
Abra a massa entre 2 plásticos até ser possível forrar uma forma de torta desmontável de 25cm. Proteja as laterais com papel alumínio e fure o fundo com garfo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 15 minutos. Tire o alumínio e deixe assar mais 5 minutos. Tire do forno e deixe esfriar. Depois de frio, despeje o recheio e nivele a superfície.
Para o merengue, numa tigela refratária bata as gemas com açúcar até ficar esbranquiçado. Junte a farinha de trigo peneirada, o suco e as raspas de limão e bata mais um pouco. Leve a tigela para o banho-maria e continue batendo com batedeira até a gemada ficar bem encorpada.
Tire do banho-maria e acrescente as claras em neve. Misture agora delicadamente. Despeje a cobertura sobre o recheio e leve para assar até que a superfície fique bem douradinha.
Espere amornar ou esfriar totalmente para polvilhar açúcar de confeiteiro. Sirva morna, fria ou gelada!


Um ótimo domingão e um início de semana tranquilo para todos! :)

sexta-feira, junho 22, 2012

Rolinhos de acelga



Ao contrário do supermercado onde encontramos frutas e verduras diversas o ano inteiro, na feira do produtor tenho mais percepção da mudança de estação com os vegetais típicos que cada uma nos oferece. Além dos preços serem mais acessíveis, o produto é de melhor qualidade, mais exuberante e atraente!
E foi assim que trouxe um belo e enorme pé de acelga para casa semana passada! Nabo e acelga têm a cara do inverno para mim depois dos anos que passei no Japão. Lá são muito utilizados em cozidos que são servidos fumegantes para aquecer o corpo!
Apesar do tamanho intimidar para uma família de apenas 2 pessoas, ele se conserva bem e dá para preparar muitos pratos diferentes com ele! Costumo fatiar bem fininho para salada, um pouco mais grossa para missoshiru (sopa japonesa à base de pasta de soja fermentada) ou em refogados e, na minha opinião, o melhor jeito é colocar no sukiyaki (cozido japonês com legumes e carne). Uso quase um pé inteiro!!! rss
Só que desta vez resolvi testar uma sugestão dada pela acupunturista que costumava frequentar no Japão. Enquanto ela me espetava agulhas para aliviar as dores nas costas e pescoço, passava também muitas dicas culinárias. Certa vez me contou que preparava rolinhos de acelga ao invés de repolho e fiquei com isso guardado na cabeça até semana passada, quando finalmente matei a curiosidade.
Os rolinhos ficaram muito bons e têm um sabor e cheiro mais suaves do que os de repolho. Procure usar as folhas externas, são maiores e mais verdes!  É, encontrei mais uma opção para fazer com minha amada acelga! :)

8 ou 10 folhas de acelga
2 linguiças calabresas defumadas sem a película externa e cortada em rodelas
300g de carne moída
1 pão francês amanhecido ou 2 fatias de pão de forma
leite o suficiente
1 ovo
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho amassados
cheiro verde a gosto
noz moscada a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
1 lata de tomates pelados passados na peneira
1 cubo de caldo de legumes
1 folha de louro
água quente o suficiente



Lave as folhas de acelga e tire uma parte do talo branco se a folha for muito grande (use para saladas ou refogados), foto 1. Afervente-as numa panela com bastante água por uns 3 minutos, só para amolecer, foto 2.
Escorra e lave em água corrente por alguns instantes para cortar o calor. Escorra novamente e reserve, foto 3.
Para o recheio, refogue 1/2 cebola em 1/2 colher de sopa de óleo até ficar transparente. Transfira num prato e deixe esfriar. Rasgue o pão grosseiramente e junte leite o suficiente para molhar bem. Deixe hidratando por alguns minutos. Coloque a carne moída numa vasilha e junte uma pitada de sal. Amasse a carne até que fique com liga. Junte a cebola refogada, o pão bem espremido (descarte o leite), ovo, cheiro verde e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Amasse bem até tudo ficar incorporado, foto 4.



Pegue uma folha de acelga e abra numa superfície (foto1). Faça um croquete com umas 2 colheres de sopa de recheio e coloque sobre a acelga (foto2). Cubra o recheio com a parte mais branca da folha (foto3). Dobre as folhas para dentro (fotos 4 e 5) e enrole como rocambole (fotos 6 e 7). Prenda com um palito de dente (foto 8).
Numa panela grande e larga onde possam caber todos os rolinhos lado a lado, jogue um fio de óleo e refogue as rodelas de linguiça até dourarem levemente. Junte o alho picadinho e a 1/2 cebola restante e refogue até ficar transparente. Adicione o purê de tomate, o caldo de legumes, folha de louro e cerca de 1/2 xícara de água fervente. Misture bem e espere ferver. Disponha os rolinhos no molho, um do lado do outro, sem que fiquem sobrepostos. O molho precisa quase encobrir os rolinhos. Caso necessário, junte um pouco mais de água quente. Tampe, baixe o fogo e deixe cozinhando por 30 minutos, jogando o molho sobre os rolinhos de vez em quando.

Acerte o sal se necessário e está pronto! Ele fica com bastante caldo e deve ser servido como sopa. Regue com um fio de creme de leite fresco se desejar e acompanhado de pão de alho torrado! Delícia!!!



Se quiser, pode tirar a linguiça e usar fatias de bacon para envolver os rolinhos como aqui .
Um excelente final de semana para todos e mais uma vez obrigada pela preocupação! Finalmente estou bem melhor! :)

quarta-feira, junho 20, 2012

Especial Bolos de Fubá!

Aproveitei os dias de molho para preparar este especial de bolos de fubá e milho que já estava planejando faz um tempinho. Postei alguns outros mais ao longo destes anos mas seguem abaixo os meus preferidos. Se você é um adorador deste quitute, espero que encontre um do seu agrado! Divirtam-se! ;)


O campeão de acessos e elogios pela simplicidade e resultado delicioso, bolo de fubá da mãe do Aldo!



1. Bolo de fubá cremoso
2. Bolo de fubá cozido recheado com goiabada
3. Bolo de fubá fofinho
4. Bolo caipira de milho



1. Cupcakes de fubá com brigadeiro de milho
2. Bolo de milho e leite de coco delicioso
3. Bolo de fubá cozido da vovó Estela
4. Garden Muffins - bolinhos salgados de fubá e legumes


 Pão-de-ló de fubá,  este é "hors concours". Depois que fiz e provei este bolo fiquei um bom tempinho sem procurar outra receita. Simplesmente divino!

terça-feira, junho 19, 2012

Pão de mandioquinha again!


Não sei se é gripe ou resfriado mas me nocauteou de um jeito que estou sem ânimo para nada. Sinto um profundo cansaço além dos sintomas chatos que acompanham essas doenças de inverno e tudo que quero é ficar deitada... :(
Espero que tenham paciência até eu me recuperar totalmente e por hora, deixo um repeteco que fiz antes de ficar ruim. Este pãozinho é um dos meus preferidos, fica muito macio e gostoso e a única coisa diferente que fiz foi passar a mandioquinha no espremedor de batatas duas vezes para que ficasse sem grumos.
A receita você encontra aqui!

quarta-feira, junho 13, 2012

Pannacotta de baunilha e leite de coco com calda morna de caramelo


Esta foi nossa sobremesa de dia dos namorados, uma receita que veio da querida "vizinha" Cristina! Minha última fava de baunilha que trouxe do Japão e estava guardada para uma momento especial foi mais do que bem empregada, esta sobremesa é simplesmente sublime! Leve e cheia de sabores e contrastes, fecha com chave de ouro qualquer refeição! A Cristina disse e eu assino embaixo, façam que não vão se arrepender! ;)

* xícara medida 240ml

Pannacotta:

1 vidro de leite de coco (200ml)
400ml de leite
3 colheres (chá) de gelatina sem sabor incolor (10g)
150ml de creme de leite fresco
1/2 fava de baunilha
1/4 xícara de açúcar

Calda de caramelo:

1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de manteiga (usei sem sal mas com sal também deve ficar bom)
2/3 xícara de creme de leite fresco
 
Para a pannacotta, coloque numa panela o leite de coco, o  leite (350ml), açúcar, creme de leite e a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas com a ponta de uma faca. Leve ao fogo médio e deixe até ferver. Tampe e deixe em infusão por 30 minutos.
Hidrate a gelatina no leite restante (50ml). Leve o leite ao fogo novamente para aquecer sem ferver e tire do fogo. Passe o líquido por uma peneira de malha fina. A fava de baunilha, você lava, deixa secar bem e coloque num potinho junto com açúcar. Sacuda de vez em quando e use para aromatizar bolos, biscoitos, chá...).
Coloque a gelatina hidratada no leite quente e espere dissolver. Daqui você pode distribuir nas tigelas individuais mas vou passar uma dica para que as sementes de baunilha não se depositem no fundo: coloque esta vasilha dentro de outra maior contendo água gelada + gelo. Fique misturando até que o líquido adquira consistência de clara. Outra alternativa é deixar na geladeira mas ficar atento para não deixar endurecer. Caso endureça, e só levar ao microondas por alguns segundos até que chegue a consistência desejada. Distribua o creme nas tigelinhas individuais levemente umedecidas e leve para geladeira (eu usei uma forma de silicone). Espere gelar por no mínimo 3 horas mas é melhor se preparada de véspera.

Para a calda, coloque o açúcar e a água numa panelinha. Misture e leve para o fogo. Não mexa mais na calda e espere que caramelize. Tome cuidado para não deixar queimar!
Não se preocupe se a mistura empedrar num certo momento. Aos poucos vai dissolver e começar a caramelar.
Assim que adquirir cor âmbar, tire do fogo e junte a manteiga e creme de leite. Misture com fouet e leve de volta ao fogo. Deixe até que ferva e a calda fique lise. Sirva a pannacotta com esta calda morna! É de comer ajoelhada! :)
Se quiser, faça a calda com antecedência e antes de servir, aqueça por 30 segundos no microondas.



Ficamos muito felizes com os comentários carinhosos de ontem, meninas! Muito obrigada! Tenham uma ótima quarta-feira! :)

terça-feira, junho 12, 2012

♡ Feliz Dia dos Namorados! ♡

Há 17 anos atrás conheci meu marido através de uma amiga em comum. Segundo ela, assim que viu o Luiz sabia que ele era o "meu número"! rss
Esta amiga combinou um boliche para nos apresentar e até hoje eu me recordo da roupa que ele usava: jeans, camiseta roxa e um casaco de couro marrom. Ele não se lembra e se nega a aceitar que tenha ido tão mal vestido no encontro, ele que é super vaidoso, que gosta de combinar tudo e até os sapatos! rss
Os amigos ficaram apenas para um partida e estrategicamente se mandaram com uma desculpa esfarrapada. Nós continuamos lá conversando, na verdade ele falava e eu apenas ouvia e me divertia com sua conversa e foi assim que começou a nossa estória de amor!
Por incrível que pareça foi ele quem me conquistou pelo estômago ao preparar umas panquecas de carne deliciosas! Depois veio um estrogonoff, um macarrão, um franguinho empanado recheado com queijo e presunto... tudo no capricho!
E a primeira refeição que preparei para ele, atendendo um pedido seu, foi arroz, feijão, maionese e carne a milanesa. Com o nervosismo, o arroz empapou, o feijão ficou sem sal, a maionese seca e a carne dura feito sola de sapato, um desastre total! rsss
Ainda tenho meus dias ruins, que erro a mão mas acho que os dias bons são maioria e este empadão ficou especialmente delicioso! Peguei a receita daqui mas a Iliane também fez e pelo que entendi uma personagem de novela conseguiu fisgar o galã com este quitute! Não é difícil mesmo porque é ótimo! A massa é daquelas de empadinhas de antigamente, que esfarelam e derretem na boca! O meu galã adorou! ;)
   

Empadão da Novela

Massa:
3 xícaras de farinha de trigo
300g de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
1/2 colher (chá) de sal
3 gemas

Recheio:
1 peito de frango com osso
3 dentes de alho picados
2 cebolas picadinhas
5 tomates sem sementes picadinhos
azeitonas verdes picadas a gosto
cheiro verde picado a gosto
sal e molho de pimenta vermelha a gosto
1 copo de requeijão cremoso

Comece com o recheio que precisa estar frio para utilizar.
Coloque o peito de frango na panela de pressão e cubra com água. Eu "temperei" com 1 cebola, 1 cenoura, um amarrado de cheiro verde e 2 dentes de alho com casca. Tampe e leve ao fogo. Conte 20 minutos depois que pegar pressão. Tire do fogo e deixe sair a pressão naturalmente. Depois abra a panela e desfie o frango. Coe o caldo e use para fazer sopa ou risoto!
Aqueça uma panela grande e jogue um bom fio de óleo. Refogue os alhos e a cebola até ficar transparente. Junte os tomates e cozinhe até derreter. Adicione o frango desfiado, azeitonas e tempere levemente com sal e pimenta. Deixe apurando por alguns minutos até quase secar o caldo. Verifique o sal e tire do fogo. Junte o cheiro verde e misture. Deixe esfriar.

Para a massa, peneire a farinha numa vasilha grande e faça um buraco no meio. Coloque aí a manteiga, sal e gemas. Amasse com as pontas dos dedos até formar uma massa maleável. Se estiver quebradiça, junte um pouco mais de manteiga ou água gelada.
Divida a massa e com uma metade, forre o fundo e a lateral de uma forma ou refratário de 26cm.

Espalhe o recheio e jogue pelotas de requeijão cremoso por cima. Abra o restante da massa entre dois plásticos até que seja possível cobrir toda a torta. Tire as rebarbas e aperte bem as emendas, Com a sobra da massa, abra entre 2 plásticos novamente e leve para geladeira, assim como o empadão montado. Deixe gelar por cerca de 40 minutos no mínimo.
Decore com a massa que sobrou usando cortadores e pincele a superfície com gema.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 50 a 60 minutos ou até ficar corado.


Um lindo e romântico dia dos namorados para todos! ♥

domingo, junho 10, 2012

Pão de pizza



Se só um pãozinho caseiro é bom, recheado, então,  é melhor ainda! E se for com esta combinação de ingredientes no recheio que agrada gregos e troianos, não tem como não cometer o pecado da gula! Não contem para ninguém mas um filão deste pão sumiu logo que saiu do forno!  :D
Gostei muito desta massa, ela cresce horrores e fica muito macia!  A receita peguei aqui.

* xícara medida 240ml

Massa:
3 ovos
3 xícaras de leite morno
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) cheia de fermento seco para pão (15g)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sobremesa) de sal
cerca de 1 kg de farinha de trigo

Recheio:
400g de presunto cozido fatiado
400g de queijo muçarela fatiada
3 tomates grandes sem sementes e picados
1 cebola grande picada
azeite extra-virgem a gosto
sal, pimenta do reino e orégano a gosto
cheiro verde picado a gosto
azeitonas verdes picadas a gosto

Finalização:
1 gema para pincelar
gergelim branco para polvilhar

Numa vasilha grande, coloque o leite morno, o fermento, o açúcar e 1 xícara de farinha de trigo (retirado do 1 kg). Misture bem com fouet e deixe descansar por 15 minutos até formar uma esponja.
Junte os demais ingredientes e a farinha aos poucos até ser possível de sovar. Trabalhe a massa na mesa ou na batedeira com gancho de massas pesadas até ficar lisa e elástica.
Modele a massa numa bola e deite numa vasilha grande levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 40 a 50 minutos).
Dê alguns soquinhos na superfície e divida a massa (cortei em 4). Modele em bolas e deixe descansar mais 10 minutos cobertos com pano de prato molhado e bem torcido.

Abra uma bola na mesa levemente enfarinhada num retângulo de 1cm de espessura. Espalhe a muçarela, a mistura de tomate, presunto e enrole como rocambole. Feche bem a emenda e as laterais e coloque numa assadeira grande untada e enfarinhada. Caso faça apenas 2 pães grandes, enrole apenas 2 ou 3 vezes para que não fique muito grosso, caso contrário pode dificultar para assar e acabar encruado.
Cubra com filme plástico e deixe fermentar mais 30 minutos ou até dobrar de volume.
Pincele com gema e espalhe o gergelim. Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 30 a 50 minutos dependendo do tamanho do seu pão.
Deixe esfriar sobre uma grade e depois de frios, embale em sacos plásticos. Conserve na geladeira por causa dos frios.

Recheio:
Numa frigideira, jogue um fiozinho de óleo e refogue a cebola até ficar transparente. Tire numa vasilha e espere esfriar. Depois junte os tomates, azeitona, cheiro verde e tempere com um fio de azeite, sal, pimenta do reino e orégano. Tempere na hora que for usar para que não solte água.



Uma excelente semana para todos! :)

sexta-feira, junho 08, 2012

Bolo de laranja e banana caramelada



Feriado gelado por estas bandas e nada melhor do que acender o forno e preparar alguma coisa bem gostosa! ;)
As bananas madurinhas suplicavam para serem consumidas e decidi fazer um dos nossos bolos preferidos! Ele sempre some do prato num piscar de olhos e a última fatia é sempre disputada no jan-ken-pô! :D
Aproveitei para colocar em prática uma idéia que tive desde que fiz aquele bolo de laranja simples, fofo e maravilhoso que postei AQUI. Tinha certeza que as bananas carameladas iriam se dar muito bem com a massa deste bolo e bingo!  No bolo quente não se sente o sabor da laranja, só depois de frio e como combinou com as bananas! Adorei e vou fazer só assim daqui por diante! ;)

Fiz assim: caramelei uma forma de buraco no meio de 24cm com 1/2 xícara de açúcar.  Espalhei todo o caramelo pelas laterais da forma e esperei endurecer.
Espalhei rodelas de bananas nanicas no fundo e em toda a volta (umas 5 bananas).
Despejei a massa do bolo até 2/3 da capacidade (a massa cresce bem!). O restante despejei numa forma pequena (18cm) untada e enfarinhada (da próxima vez vou fazer numa assadeira maior! rss)
Levei para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 30 minutos (a forma menor) e 45 minutos (a maior).
Tirei do forno e esperei 10 minutos para desenformar.
Se você fizer e caso fique alguma banana na forma, é só recolocar no lugar! ;)

Um ótimo final de semana para todos!

quarta-feira, junho 06, 2012

Sopa cremosa de milho


Com o frio de volta, sopinhas são sempre bem vindas e esta de milho ficou especialmente deliciosa! Eu sei que sou suspeitíssima para falar de milho e afins (rss) mas acreditem, é verdade! :)

6 espigas de milho
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola grande picadinha
2.5 litros de água quente
1 linguiça calabresa defumada sem pele e cortada em cubinhos (200g)
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara de creme de leite fresco ou leite com uma pelotinha de manteiga
cheiro verde a gosto

Aqueça a panela de pressão e jogue um fio de óleo. Despeje os cubinhos de calabresa e frite por alguns minutos até dourar levemente. Tire os cubinhos num prato forrado com papel toalha e reserve. Se tiver pouca gordura na panela, jogue mais um fiozinho de óleo, refogue os alhos e depois junte a cebola. Deixe até ficar transparente para acrescentar os grãos de milho crus. Refogue alguns minutinhos e junte a água fervente. 
Tampe a panela de pressão e depois que começar a chiar, conte 30 minutos. Tire toda a pressão debaixo da água. Espere amornar alguns minutos e bata bem no liquidificador até ficar liso.
Despeje o creme de volta na panela e se estiver muito grosso, acrescente um pouco mais de água quente até ficar na consistência desejada. Leve ao fogo para aquecer junto com o creme de leite e os cubinhos de calabresa (reserve alguns para decorar). Deixe ferver por alguns minutos mexendo sempre. Acrescente a manteiga e mexa até derreter. Verifique o sal e finalize com cheiro verde. 
Distribua nos pratos e espalhe os cubinhos de linguiça reservados e mais cheiro verde por cima. Sirva em seguida!

segunda-feira, junho 04, 2012

Pão de cebola


Bom dia, leitores! Começando a semana com um pãozinho que já fiz várias vezes desde que descobri no blog da querida Rosana. Este da foto acima foi da primeira vez que fiz e a de baixo, a segunda vez. Ele fica muito fofinho, desfiando e com um temperinho suave de cebola muito bom!



* xícara medida de 240ml

2 ovos
¾ xícara de óleo de canola ou milho
1 colher (sobremesa) rasa de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 ½ xícara de água morna
1 cebola grande picada grosseiramente
15g de fermento seco para pão
cerca de 1kg de farinha de trigo
gema para pincelar
orégano para polvilhar

Coloque no copo do liquidificador os ovos, óleo, água, cebola, açúcar, sal e fermento. Bata bem e despeje numa bacia grande. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até que seja possível sovar na mesa ou bata na batedeira com gancho de massas pesadas até ficar uma massa lisa e elástica (cerca de 10 minutos). Modele numa bola e deite numa vasilha untada levemente com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por cerca de 40 minutos ou até dobrar de volume.
Dê alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado e vire a massa na mesa. Corte em porções menores e modele em bolinhas. Deixe tudo coberto com pano de prato molhado e bem torcido por 10 minutos.
Amasse levemente e modele em bolinhas novamente dispondo em assadeira untada e enfarinhada.
Cubra frouxamente com filme plástico e deixe descansar mais 30 minutos.
Pincele com gema e polvilhe orégano e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 30 a 40 minutos dependendo do tamanho dos pãezinhos.
Deixe esfriar sobre uma grade. Assim que esfriar, guarde os pães em saquinhos plásticos e consuma dentro de 3 dias em temperatura ambiente ou mantenha na geladeira por 1 semana.


Fatia tostadinha à espera da dona Margarina! Hummm!
Uma ótima semana para todos! :)

domingo, junho 03, 2012

Resultado do 4° Sorteio do Kit Mococa


Bom dia, pessoal! E aqui está o resultado da Loterial Federal que correu ontem. A ganhadora foi a Eliane Koyama (8)! Parabéns! Daqui a pouco vou escrever para ela pedindo seus dados de entrega. Caso não haja retorno dentro de 24 horas, outro sorteio será realizado. Mais uma vez obrigada a todos os participantes e para a Mococa que através desta parceria proporcionou muita alegria e satisfação! Um super domingão para todos! :)

sexta-feira, junho 01, 2012

Participantes do 4° Sorteio do Kit Mococa

Muito obrigada a todos os participantes que enviaram deliciosas receitas dos mais variados tipos de bolos usando um dos excelentes produtos Mococa!
Infelizmente, apesar de todos os meus chamados de atenção, muitas inscrições foram canceladas por falta de dados ou não corresponder à receita solicitada.
O nome dos inscritos válidos são estes:

1. Patricia Rodrigues Gomes Fidalgo
2. Mario Cereda
3. Daniela Yumi
4. Emilia Tateno
5. Cristina Lunardeli
6. Fernanda Carini
7. Aline Rocha
8. Eliane Koyama
9. Riccardo Piva
10. Andréa
11. Laura Ferreira
12. Antonio Loewenstein
13. Franciele Scaglioni
14. Josy
15. Irene Nagase
16. Camila
17. Juliana Cris
18. Geórgia Macedo
19. Ayanne Catrine
20. Giselle Aoki
21. Rosana Leite
22. Adriana Lanes
23. Maria Cristina
24. Cristina Gullino
25. Marcileia Costa
26. Alice Rodrigues
27. Aparecida Matsumura
28. Neyde Satomi
29. Monica Kondo
30. Karen Cristina
31. Michele Cristiane
32. Yukie Kumaki
33. Raíssa Silva
34. Jemina Portela
35. Cláudia Melo
36. Fernanda Mazotini
37. Marcella
38. Clarice Guimarães
39. Dafne Augusto
40. Elaine Lung
41. Viviani Nascimento
42. Leila Bonecher
43. Paula Hitomi
44. Bianca Ladyhawke
45. Luiza Westphal
46. Rosana Pereira
47. Meli Sato
48. Carolina Matter
49. Josiani Aparecida
50. Kelly Yamashiro
51. Edithe Heinrichs
52. Carola Rodrigues
53. Deborah Oliveira
54. Cristiane de Jesus
55. Isadora Adler
56. Irene Cabral
57. Cristina Mota
58. Layza Silveira
59. Glauce Costa
60. Ana Flavia Ribeiro
61. Mércia Muniz
62. Sabrina Teodoro
63. Daniele Hoffmann
64. Fabiana
65. Emanuele Tourinho
66. Jorgina Santos
67. Juliana Cesco
68. Neri Diniz
69. Angelica Duarte


O resultado será pela extração da Loterial Federal que corre amanhã, 02.06.2012. Venho anunciar o ganhador ou ganhadora no domingo. Depois que enviar o email para o sorteado e este não se manifestar em 24 horas, novo sorteio será realizado até que o ganhador responda.
Boa sorte a todos e um excelente final de semana! :)