quarta-feira, agosto 27, 2008
Bebendo tofu
Receitinha fácil e nutritiva que peguei daqui! Não fiz o chá pedido na receita, usei apenas água mas ficou bom! Para quem não gosta do sabor do tofu, o chá talvez mascare um pouco sua presença na bebida. Não fiz seguindo medidas certas, fui colocando à olhômetro no liquidificador mas foi mais ou menos assim:
coloque no copo do liquidificador 1 pacote pequeno de tofu sedoso (tipo kinu - 150g), 100ml de água gelada, algumas uvas (usei kyoho sem sementes), um punhado de mirtilos e cerejas congeladas e um fio de mel. Bata tudo muito bem e sirva em seguida!
sexta-feira, agosto 22, 2008
Últimos dias
Ainda dá tempo para participar deste evento que organizei para homenagear o centenário da imigração japonesa no Brasil! Acho que na época que lancei o evento algumas coisas não ficaram muito claras, então, vou colocar as regrinhas novamente:
- para quem tem blog, envie o link do post com a receita fotografada para o mail pecadodagula.akemi@gmail.com.
- para leitores sem blog, envie receita com foto através de e-mail para o mesmo endereço acima.
- quem enviou mais de uma receita, peço para escolher apenas uma para concorrer à votação. Por favor, envie um mail até o dia 31 de Agosto para mim dizendo com qual receita quer concorrer. Caso não receba nenhum aviso, eu postarei a última receita recebida.
- as receitas precisam ser elaboradas com pelo menos um ingrediente da culinária japonesa. Para dar alguns exemplos:
1) temperos como molho de soja (shoyu), pasta de soja (missô), mirin, raiz forte (wasabi)
2) queijo de soja (tofu)
3) macarrão tipo udon, soba (foto abaixo), somen, ramen
4) raiz de lótus (renkon)
5) cogumelos como shiitake, shimeji
6) algas marinhas como kombu, nori, wakame
7) bardana (alguém descobriu o suflê de bardana que o doidão Augusto César prepara na novela A Favorita??? rss)
8) broto de bambu (takenoko)
9) frutas e hortaliças desenvolvidas no Brasil por descendentes japoneses como ponkan, caqui, abóbora cabotcha, nabo, acelga, pepino, nirá, cebolinha verde, broto de feijão...
10) chá verde
11) doce de feijão (ankô), etc...
- as receitas podem ser de pratos ocidentais com toque japonês ou pratos já conhecidos da culinária japonesa. Alguns exemplos:
1) tempurá - carnes ou frutos do mar com verduras envolvidas em massinha e fritas)
2) donburi - arroz com diversas coberturas como oyakodon (frango com ovo), gyudon (ensopado de carne de vaca), tchukadon (refogado de veduras e frutos do mar ao estilo chinês)...
3) assados na chapa - gyozá (pastéizinhos recheados com carne moída e verduras), takoyaki (bolinhos recheados com polvo, foto abaixo), okonomiyaki (espécie de panqueca japonesa com muito repolho e fatias de carne de porco), yakisoba (macarrão com carne e verduras)
4) cozidos - sukiyaki (carne com verduras em molho de soja), nabes (carne com verduras em caldo de frango ou peixe)
5) sushis - niguirizushi (bolinho de arroz coberto com peixe, foto abaixo), inarizushi (tofu frito recheado com arroz), makizushi (arroz enrolado na algo com legumes e peixe), temakizushi (arroz com nori enrolado como cone)
- após a publicação das receitas aqui, estará aberta a votação. Os votos deverão ser feitos na parte dos comentários do post até a data estipulada no mesmo.
- o vencedor ou vencedora ganhará uma caixinha com alguns mimos. Caso a receita vencedora for do Brasil, estou pensando em colocar cortadores de cookies (gingerboy e gingergirl), forma de madeleines, um vidrinho de favas de baunilha e outras coisinhas. Como nos países europeus estes ítens são mais acessíveis, estou pensando em premiar com coisas típicas japonesas. Por outro lado, se quem ganhar for daqui mesmo, livros de culinária e guloseimas.
Já recebi alguns receitas mas espero que até o final do prazo cheguem muitas outras mais! Seria um sonho comemorar com 100 receitinhas, não acham?!?!?!
Não sei o que houve mas esta semana o mail da Nani estava na caixa de spam.Acho que o filtro deve ter pego alguma palavra que reconheceu com spam. Felizmente consegui salvar mas espero que outras participações não tenham ficado de fora por conta disso. Só para confirmar, vou listar abaixo as pessoas que já enviaram receita. Caso alguém tenha ficado de fora, por favor, peço mil desculpas e a gentileza de enviar novamente o link com a receita:
1- Letícia da Cozinha Magia (3 receitas)
2- Cláudia do Doces encontros
3- Miss Slim
4- Donna Dani da Casa da farinha (2 receitas)
5- Simone do Chocolatria
6- Fernanda do Manga com pimenta
7- Aline do Moqueca com pimenta
8- Dinha do Coisas Simples
9- Paula Amanda
10- Marcia da Casinha doce
11- Marcia do Idéias a la carte
12- Laila do Comidinhas do bem
13- Sabrina do Pannacotta
14- Valéria do Papos de anjo
15- Nani do Cantinho da Nani
É isso aí, pessoal, ficarei aguardando pelas receitas! Participem! ;-)
quinta-feira, agosto 21, 2008
Agradecendo!
Na verdade, não radicalizei cortando tudo e vivendo de água e vento. Tenho muita consciência de que não faz nenhum bem à saúde e que cairia em tentação na primeira oportunidade. O que cortei mesmo foram os doces, salgadinhos e biscoitos industrializados que costumava beliscar nos intervalos do serviço. Parei de tomar sorvete depois do almoço (ultimamente era quase todos os dias! Depois não sabe por que engordou!!! rsss), cortei o arroz e suco durante as refeições. Já tomava leite desnatado antes desta dieta, assim como chá sem açúcar e tomar um bom copo de água em jejum, logo que acordo. Troquei a margarina por cream cheese light, mesmo assim uma camada bem fininha, pão por torrada e o açúcar que tenho consumido é só das frutas. Ainda é cedo para fazer um balanço mas já me sinto mais leve e disposta estes dias!
Por enquanto, por causa do calor, estou investindo em saladas nas refeições. É engraçado como quando não temos interesse em determinada coisa nem prestamos atenção nela. Tenho alguns livros de culinária que têm capítulos só para saladas e pratos leves mas sempre passava voando por eles. Ia sempre direto para doces e sobremesas, bolos, pães, massas... estes dias, em busca de inspiração para elaborar saladas diferentes e atraentes tenho pesquisado nos meus livrinhos e me surpreendi ao descobrir que tem muitas receitas neles!
Tenho feito saladas bem coloridas e com muitas texturas e sabores contrastantes para agradar tanto aos olhos como ao paladar. Fiquei apaixonada por frutas em saladas! Ontem mesmo fiz uma de grão de bico, vagens cozidas, queijo feta e manga, uma delícia! Só não tirei foto, desculpem!
Hoje foi esta salada com batata-doce e molho de iogurte e hortelã. Ficou muito boa também e o toque da hortelã e do salsão fazem a diferença nesta salada!
Para o molho, coloque 100ml de iogurte natural numa vasilha. Junte 1 colher de sopa de maionese (tudo light), 1 colher de chá de mostarda em grão, sal e pimenta do reino moída na hora e suco de limão, Misture tudo muito bem e junte hortelã e salsinha picada a gosto. Mexa bem e deixe o molho na geladeira até a hora de servir.
Faça uma bela cama de folhas verdes num prato bem bonito. Espalhe tomates, rodelas de pepino, cebola e batata-doce cozida no vapor, salsão picado e um pedaço pequeno de frango grelhado desfiado. Regue tudo com molho e sirva-se!
terça-feira, agosto 19, 2008
De volta
Obrigada a todas que passaram por aqui durante os dias em que estivemos ausente. Já estava conformada em ficar por aqui mesmo nos dias de folga mas, no final acabamos indo visitar minha mãe mesmo. Fizemos um pequeno passeio pela região de Hakuba. Os dias passaram voando e já voltamos ao trabalho. Agora teremos que esperar até o final de Dezembro para termos direito a mais uma semaninha de folga!
Agora um pequeno desabafo: já não é de hoje que estou fora do meu peso normal. Ninguém fica impune com tantos pratos e receitas que já desfilaram por aqui, por mais que divida a culpa com minhas cobaias (rss). Estes poucos dias de folga onde predominou o come-dorme fizeram o ponteiro da balança mexer mais um pouco. Todos que me vêem dizem na bucha: "você engordou!". Mas todos mesmo, desde minha mãe até a faxineira da fábrica!!!! Não, não, não!!! Preciso tomar uma providência urgente!!!
Já tentei começar algumas dietas sem sucesso mas desta vez vou tentar ser mais disciplinada. Preciso tomar vergonha na cara já que perdi todas minhas calças e bermudas, um verdadeiro horror!!!
Realmente não estou me sentindo bem com meu corpo no momento e por isso, vou pedir desculpas às amigas que frequentam meu cantinho. Creio que ficarei algum tempo sem postar bolos, doces ou outros pratos engordativos que sempre estiveram presentes no Pecado. Talvez fiquem desapontadas com algumas receitas sem graça no blog, alguns sumiços mas espero que compreendam!
Falar em dieta, logo vem saladinhas na cabeça e aproveitando uma melancia enorme que ganhei da minha mãe fiz esta salada de melancia. Nunca tinha provado antes mas vendo as fotos super caprichadas e chiques da Fabrícia, não pensei duas vezes em fazer um pratinho para o meu jantar. Como já tenho o hábito de comer melancia com sal, a combinação não foi totalmente estranha para mim, aliás, adorei a refrescância da fruta junto com os demais ingredientes!
Faça assim: monte uma caminha de folhas verdes num prato (usei alface americana e espinafre japonês), espalhe rodelas de pepino e tomates, cubinhos de melancia sem sementes e cubra com pedacinhos de queijo feta e nozes levemente tostadas no forno e picadas grosseiramente. Regue com um tempero básico de salada (azeite, suco de limão, sal e pimenta do reino a gosto) e delicie-se! ;-)
terça-feira, agosto 12, 2008
segunda-feira, agosto 11, 2008
Muffins de legumes e linguiça calabreza
Como prometido, agora é a vez dos muffins salgados. Meninas, já assei os dois tipos de muffins, tirei fotos de tudo quanto é jeito, estou a terminar de postar e nada do maridão acordar!!! rss
Não fomos fazer compras no mercado esta semana, sabem como é, folga=comer fora=sem hora para nada. Estou tentando esvaziar também um pouco minha despensa e acabar com as hortaliças que ainda estão rolando na gaveta. Tem um pacote de liguiça calabreza defumada habitando minha geladeira faz um tempão e toda vez que abro a geladeira, ela me olha e eu faço de conta que não a vejo. Com o prazo de validade encurtando, sentei ontem para procurar uma boa receita em que ela pudesse ser usada. Encontrei estes muffins salgados feitos pela Letrícia e seus elogios aos bolinhos não são nem um pouco exagerados. Ficaram deliciosos!!!
Acho que me empolguei na hora de fazer o recheio e exagerei um pouco colocando outras cositas más. Adicionei mais um pouco de leite e tudo se normalizou. Abaixo vai a receita do jeito que eu fiz aqui em casa.
Muffins de legumes e linguiça calabreza
175g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos médios
100 ml de leite
2 colheres (sopa) de azeite
120g de queijo ralado de sua preferência (usei queijo parmesão e mussarela)
1 lingüiça calabresa de 100g picada em pedaços pequenos
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho picadinho
1/2 de cenoura ralada
1 batata média descascada e ralada
5 colheres de sopa de milho verde de lata escorrido
3 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas
Salsinha picada a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
orégano a gosto
Prepare 12 forminhas de muffin untando-as e salpicando-as com farinha (se preferir, use forminhas de papel e poupe-se deste trabalho).
Numa panela, refogue a lingüiça calabresa com o azeite. Quando os cubinhos de lingüiça estiverem douradinhos, acrescente a cebola e o alho e deixe refogar um tempo. Quando eles estiverem macios, acrescente a cenoura e a batata raladas. Junte o milho verde e as azeitonas. Refogue mais uns minutinhos, acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino, desligue o fogo e deixe esfriar.
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Numa tigela pequena, misture o leite, os ovos e a salsinha. Reserve. Em outra maior, peneire a farinha e o fermento, adicione o queijo e o orégano. Misture bem. Em seguida, acrescente o refogadinho de legumes e lingüiça. Mais uma misturada. Por fim, adicione os ingredientes líquidos batidos e misture delicadamente, só para incorporá-los.
Encha 2/3 das forminhas com essa mistura e leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até que fiquem douradinhos. Se quiser, faça uma misturinha de parmesão ralado com pankô e espalhe sobre os bolinhos antes de levá-los ao forno (não é realmente necessário, mas fica bonito e crocante).
Acordando com as galinhas
Sou um terror para acordar de manhã! Em dias de serviço, o despertador toca, desligo e viro para o lado dizendo "mais 5 minutos". Toca de novo, mais 5 minutos.... só sei que quando finalmente resolvo levantar, já se passaram 20 minutos do horário inicial. Quem chia é o maridão que já me perguntou várias vezes, por que não deixo o despertador para a hora que eu realmente vou levantar! rsss
Agora em ritmo de férias, quando poderia aproveitar para dormir até mais tarde, sem despertador para nada, tenho acordado antes das 6, acreditam??? É de chorar de raiva!!! Tento ficar na cama, rolando de um lado para outro para ver se o sono vem de novo e nada!!! Grrrr!!! Tenho aproveitado para colocar os mails em dia, dar uma arrumada no blog, editar as receitas que têm chegado para o evento do centenário...
Hoje resolvi caprichar no café da manhã e fiz dois muffins, um doce e o outro salgado que postarei a seguir.
Estes muffins da Cinara já rodaram meia blogosfera e chegou minha vez de me derreter em elogios à estes bolinhos. Ficam super macios e perfumados e a coberturinha crocante é tuuuuudo de bom!!! Adorei e já tracei 2 logo que saíram do forno. Que draga, meu Deus!!!! Se você ainda não fez, não perca mais tempo, faça já!!!
Muffins de mirtilos da Ci
* xícara de 240ml
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato
1/4 colher (chá) de sal
70g de manteiga ou margarina amolecida (3 1/2 colheres de sopa)
1/2 xícara de açúcar
1 ovo grande
3/4 de xícara de iogurte natural (1 pote de 180g)
1 colher (chá) de casca de limão ralada
1 xícara de blueberries frescas ou congeladas
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo (se for usar blueberries frescas)
Para a cobertura crocante:
1/4 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
3/4 colher (chá) de canela em pó
1. Pré-aqueça a 190°C. Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, e reserve.
2. Na batedeira, bata a margarina e o açúcar até ficar fofo. Acrescente o ovo e bata até incorporar. Acrescente a casca de limão e bata.
3. Acrescente a mistura de farinha alternando com o iogurte, batendo após cada adição, apenas até incorporar. Não bata demais. Com uma colher, misture as blueberries. (Se for usar blueberries frescas, polvilhe-as com a colher de sopa de farinha.)
4. Use uma forma para 12 muffins. Unte cada forminha com margarina ou oil spray, ou use forminhas de papel. Distribua a massa igualmente nas forminhas, nunca enchendo mais que 2/3 da capacidade.
5. Misture os ingredientes da cobertura crocante com um pastry blender ou garfo, e espalhe por cima dos muffins (usei processador).
6. Asse até dourar, por cerca de 20 minutos, e ao enfiar um palito no meio ele saia limpo. Deixe esfriar na forma por 5 minutos antes de remover os muffins. Rende de 10 a 12 muffins (consegui 15).
Manjar branco de leite condensado
Nossa intenção era visitar minha mãe em Nagano neste feriado mas aconteceram alguns contratempos e acabamos cancelando. Tinha até planejado preparar uma gelatina carnaval e manjar branco, as sobremesas favoritas dela. Como já tinha os ingredientes em mãos, resolvi fazer para nós mesmos, mas apenas meia receita deste manjar maravilhoso Eliana. Ficou firme mas bem cremoso e com gostinho de leite condensado. Tanto adoramos que comemos e repetimos (maridão comeu 3 e eu 2)! Ai ai ai, que engorda vai ser este feriado!!! rsss
Já a calda, normalmente, faço apenas usando água, ameixas e açúcar mas gostei muito desta versão da Iliane. Lembra uma calda de pudim e combinou muito bem com o manjar!
Comprei umas formas de silicone que achei lindas na época mas depois de algumas experiências frustrantes com bolos, ficaram esquecidas no fundo do armário. Lembrei-me delas hoje e usei-as para fazer porções individuais da sobremesa. Ficaram ótimas e desenformaram tranquilamente. Ufa!!! Enfim, alguma utilidade para elas! rss
Manjar branco de leite condensado
Para meia receita:
1/2 lata de leite condensado
400ml de leite de vaca
2 colheres de sopa cheias de amido de milho (use do Brasil porque do Japão não endurece)
100ml de leite de coco
Misture tudo numa panela e leve ao fogo numa panelinha. Deixe cozinhando até engrossar. Despeje em forminhas individuais untadas levemente com óleo (as de silicone, só passei uma água e tirei o excesso). Deixe esfriar e guarda na geladeira até a hora de servir.
Calda de ameixas:
1 xícara de açúcar
1 xícara de água
1 pedaço de canela em pau
alguns cravos da índia
100g de ameixas pretas
Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo. Deixe até caramelar, sem queimar. Junte a água de uma só vez e deixe cozinhando até dissolver o açúcar. Cuidado para não se queimar neste momento! Junte as ameixas e as especiarias. Deixe apurando até encorpar levemente. Esfrie e mantenha na geladeira.
Sanduíches enrolados porque eu sou uma enrolada!
Hááá, mal disse que ficaria uns tempos sem postar e óia eu aqui! rss
Estamos de folga nesta semana e o desafio deste mês proposto pela Cris e Leila não poderia ter sido melhor. Tem coisa melhor do que um belo sanduíche para lanchar ou mesmo para substituir alguma refeição nestes dias de preguiça total?
As idéias são infinitas e pensei em várias opções (este é o bom destes eventos, faz a gente botar a caixola para funcionar!). Lembrei-me destes sanduíches enrolados que uma ex-colega de trabalho fez para servir no aniversário do seu filhote há alguns anos atrás.
Podem (e devem) ser feitos com antecedência para garantir que mantenham o formato e deixa você livre para preparar os outros pratos a serem oferecidos aos convivas. Mesmo que você não vá receber ninguém, é só deixar enroladinho na geladeira e quando a fome apertar, já estão lá prontinhos para serem degustados!
Os recheios variados você pode escolher de acordo com a preferência dos convidados ou familiares. Escolhi estes recheios super práticos e rápidos de preparar: patêzinho de cenoura, ovo cozido e atum e salmão defumado com cream cheese.
Pode-se decorar de várias maneiras com fitilhos, adesivos para identificar os recheios, fatias de cenoura ou pepino cortado com cortadores de cookies ou folhas de salsinha que fiquem à mostra no lado de fora do rolinho, enfim o que sua imaginação permitir. A maneira de servir também fica a sua escolha: embrulhadinhos, em espetinhos ou fatiados.
Adorei participar e tenho certeza de muitas idéias ótimas vão pintar nos outros blogs! Fiquem de olho! ;-)
Sanduíches enrolados
Fatias de pão de forma sem a casca
Patê de cenoura:
2 porções
1/2 cenoura média ralada e levemente espremida
1 colher de sopa de maionese
1 colher de sopa de cream cheese amolecido
suco de limão
sal e pimenta do reino a gosto
Misture tudo e espalhe nas fatias de pão.
Patê de atum:
3 porções
1 lata pequena de atum escorrida
1 colher de sopa de alcaparras ou azeitonas picadas
1 colher de sopa de cebola picadinha
1 colher de sopa de molho de mostarda em grãos
2 colheres de sopa de maionese
sal e pimenta do reino a gosto
Misture tudo e espalhe nas fatias de pão.
Patê de ovo cozido:
3 porções
2 ovos médios cozidos e amassados com garfo
1 colher de sopa de cebola picadinha
1/3 de pepino cortado em cubos
endro a gosto
1/2 colher de sopa de molho de mostarda em grãos
1 colher de sopa de maionese
sal e pimenta do reino a gosto
Polvilhe um pouco de sal nos cubinhos de pepino e deixe por alguns minutos.Esprema e junte os demais ingredientes, misture bem e empregue.
Recheio de salmão defumado:
Fatias de salmão defumados
cream cheese
folhas de alface
Coloque as fatias de salmão num prato e tempere com sal, pimenta do reino, um fio de azeite e suco de limão. Deixe marinando na geladeira por algumas horas.
Espalhe cream cheese nas fatias de pão, cubra com folhas de alface e o salmão.
Montagem dos sanduíches: abra um pedaço de filme plástico, coloque a fatia de pão de forma e espalhe o recheio, deixando uma sobra de 1 cm sem recheio no final. Enrole como rocambole e embrulhe firme no filme plástico. Feche as laterais com presilha ou fitilho e mantenha na geladeira até a hora de servir.
quinta-feira, agosto 07, 2008
Mini-churros
Dia desses fiquei com vontade de comer churros e experimentei esta receita de um site japonês. Não ficam iguais aos que comia no Brasil, que são mais sequinhos. Estes ficam crocantes por fora e macios por dentro, mas não ficaram mal. Comi quase tudo sozinha! ;-p
Entramos de férias a partir de hoje (uma semana apenas) e talvez não poste nada por estes dias. Aos que estão aqui, desejo um ótimo feriadão e a todos, um feliz dia dos Pais amanhã! Até a volta! ;-)
Massa de churros
70ml de leite
120ml de água
35g de manteiga em cubinhos
30g de açúcar
115g de farinha de trigo
25g de fubá
2 ovos médios batidos
Deixe peneirada a farinha com o fubá.
Leve o leite, a água, o açúcar e a manteiga ao fogo numa panelinha. Quando ferver, retire do fogo e junte a frinha de uma só vez. Mexa bem até que toda a farinha seja incorporada e volte ao fogo. Vá mexendo para cozinhar a massa até que fique lisa e macia. Tire fogo e vá juntando os ovos aos poucos, misturando bem a cada adição. É uma massa pesada, dá uma certa canseirinha! rss
Depois de colocar todos os ovos, deixe amornar e coloque num saco de confeitar com bico pitanga (coloque pequenas porções da massa). Esprema os churros no tamanho que desejar e frite em óleo quente até dourar. Tire da panela e já passe no açúcar e canela. Se você escorrer em papel toalha primeiro, não vai grudar o açúcar nos churros. Sirva com doce de leite para acompanhar.
quarta-feira, agosto 06, 2008
Friands de maracujá
Encontrei maracujás frescos no mercado e fiz uma receita que peguei daqui. Só depois lembrei-me que a Valentina já havia postado uma receita semelhante e acho que o uso de raspinhas de limão deve deixar os bolinhos bem mais perfumados. Da próxima vez, experimentarei sua receita, amiga!
É a primeira vez que faço friands em casa. Sempre tive na cabeça que eram iguais aos financiers franceses mas, depois da primeira bocada, quanta diferença! E que delícia! São muito macios e fofos e agora entendo a paixão de minha querida amiga Valentina por estes doces!
5 claras
75g farinha de trigo com fermento (usei 72g de farinha com 3g de fermento)
200g açúcar de confeiteiro
125g amêndoas moídas como farinha (usei 95g de amêndoas moídas e 35g de coco ralado)
180g manteiga sem sal derretida e esfriada
calda:
polpa de 4 maracujás pequenos (150g)
2 colheres de sopa de brown sugar
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Unte e enfarinhe forminhas de muffins ou coloque formas de papel (consegui 13)
Peneire a farinha com fermento e as amêndoas.
Bata as claras em neve mas que forme picos moles. Junte os ingredientes secos peneirados e misture. Despeje a manteiga pelas beiradas da vasilha e misture bem. Distribua a massa nas forminhas e leve para assar por uns 30 minutos ou até que estejam bem dourados.
Tire do forno e despeje a calda (só misturar a polpa com o açúcar, sem levar ao fogo) sobre cada bolinho. Deixe amornar antes de desenformar.
No dia fica com a casquinha crocante, no dia seguinte ficam mais macios e saborosos. Ótimos para acompanhar uma xícara de chá ou café! ;-)
sábado, agosto 02, 2008
外食 (gaishoku) ou Comendo fora
Hoje queria comer num restaurante diferente para variar um pouco. Escolhi este aqui, um pequeno restaurante francês bem pertinho de casa, ao lado da loja de produtos brasileiros da cidade. Já tínhamos ido uma vez lá mas vendo a lousa em frente à porta de entrada, ficamos decepcionados com o menu: curry e pasta??? Que raios de restaurante francês era este??? Demos meia volta e fomos comer em outro lugar.
Estes dias, navegando por sites de gourmet da região, entrei no site do restaurante e vi que oferecem outros pratos que me atraíram bastante. Fomos lá conferir e voltamos muito satisfeitos!
Infelizmente os preços são bem salgados mas, um mimo assim de vez enquando é muito bom!
Chegamos logo que abriu na parte do jantar e fomos os primeiros clientes. Por isso consegui tirar algumas fotos do lugar no maior sossego e cara-de-pau! rsss Se tivessse mais pessoas, certamente ficaria inibida de ficar clicando aqui e acolá.
O ambiente tem estilo bem casual, as cores claras imperam e as luzes das luminárias dão uma sensação boa de aconchego. Tudo tem cara de novo e limpo.
Foto do jogo de luzes de uma luminária que chamou minha atenção logo que entramos no restaurante.
A simpática atendente nos trouxe a carta de bebidas e em seguida, uma lousa enorme (!!!!) com o menu do dia das entradas e prato principal. Para os desavisados, tudo escrito em japonês e sem fotos. Para beber, fui de suco de manga e o maridão, L'oiseau Bleu ( suco de lichia com grapefruit e água tônica). Visual lindo mas sabor levemente amargo. Pior que fui eu quem sugeri ao Luiz que deveria ser bom! X-(
De entrada, pedimos salada do dia (de batatas com fatias de bacon caseiro delicioso, milho e ovo pochê com gelatina de shoyu). Já tinha visto esta idéia da gelatina em programas de tv e realmente é ótima! Já está arquivada para aparecer aqui em casa!
Mil folhas de batatas. Divinoooooo!!!! Entre as camadas arrisco dizer que havia manteiga e algum tipo de queijo. Só sei que é muito gostoso, idéia genial!!!
Sopa de abóbora levíssima, parecia um mousse! Um tiquito de sal e ficaria perfeito.
Última entrada, quiche do dia que era de cogumelos shimeji e bacon. Massa levemente folhada, o bacon caseiro novamente que conferia um sabor defumado delicioso ao creme e a textura do shimeji de que eu gosto tanto. Já ía atacar a quiche quando me lembrei de tirar a foto! rss
Prato principal que eu escolhi mas depois troquei com o Luiz: bochecha de boi cozido no vinho. Que carne macia, Dio mio!!!!
O peixe que o Luiz escolheu mas, eu sabia que ele não se satisfaria apenas com este filézinho e sugeri trocarmos de prato. Claro que maridão topou na hora! rss
A casquinha crocante e salgada estava no ponto! Nhami nhami!!!
Para sobremesa, creme brulée com muitos grãos de baunilha. Sensacional!
E pudim de chocolate com calda de framboesa. De lamber o ramequim! ;-p
ごちそうさまでした!!! ;-)