segunda-feira, julho 30, 2012

Biscoitinhos cigarrete


Se você tem claras sobrando, gosta de um biscoitinho crocante para acompanhar o cafezinho ou um sorvete e adora viver fortes emoções tipo queimar a ponta dos dedos, esta receita é perfeita! :D
Explico: estes biscoitinhos precisam ser enrolados ainda quentes, pelando na verdade, para que fiquem com este formato de canudinho. Bastam alguns segundos a mais para que eles endureçam e aí fica impossível enrolar. Pode até tentar mas vão se quebrar em mil pedacinhos e você terá que fazer o sacrifício de comer a farofinha! ;P
A pessoa que postou a receita aconselhou até a usar luvas caso tenha a pele mais sensível. Achei um exagero mas nos últimos biscoitos não consegui mais segurar os "ais" e "uis" e ter vontade de jogar longe os biscoitos! rsss
Fiz a receita original para experimentar e apanhei um pouco até finalmente conseguir biscoitinhos decentes na última fornada. Usei papel manteiga e mesmo untado com manteiga não deu certo, grudou de um jeito que não houve reza que soltasse do papel. No exterior,  sei que o papel manteiga é revestido com cera e pode ser usado sem problemas mas o que encontramos aqui, infelizmente não tem. Tive que usar a folha de teflon e aí deu certo. A minha comprei num curso de doces mas já vi em alguns sites e são mais baratas que a de silicone. Usando estas folhas não se tem mais aquele trabalho de untar e enfarinhar assadeiras, pode ser lavada e reutilizada várias vezes tornando-se um bom investimento, recomendo!
A receita veio mais uma vez deste site japonês e novamente reduzi levemente a quantidade de açúcar:

2 claras (80g)
7 colheres (sopa) de açúcar refinado (78g)
8 colheres (sopa) de farinha de trigo (74g)
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal (35g)
essência de baunilha a gosto

Derreta a manteiga por alguns segundos no microondas.
Aqueça o forno a 180˚C.
Forre 2 assadeiras com folha de teflon ou silicone.
Coloque as claras numa vasilha. Junte o açúcar e misture sem bater com fouet. Peneire a farinha e misture com fouet até incorporar e ficar uma massa lisa. Por fim junte a baunilha e a manteiga derretida. Termine de misturar.


Pingue 1 colher de chá de massa em quatro cantos da assadeira (foto 1). Com a colher mesmo, espalhe a massa até que fique fina, quase transparente de maneira uniforme. Procure não deixar falhas porque ficará esburacado (foto 2). As fotos foram tiradas usando o papel manteiga untado mas como disse, não recomendo porque gruda TUDO! 
Leve ao forno e asse por 7 a 10 minutos até que fique dourado nas bordas e o miolo firme. Caso doure muito rápido, baixe a temperatura do forno.
Agora que vem a parte divertida (ou masoquista! rss). Tire a assadeira e com uma espátula, retire um disco. Enrole rapidamente como rocambole e coloque sobre uma grade com a parte final para baixo. Imediatamente coloque algum objeto que não seja pesado (usei uma tábua de corte de plástico mas acho que uma colher de sopa também pode funcionar - foto 3). Não estava fazendo isso e os biscoitos começaram a se desenrolar, ficando grosso e com a pontinha levantada. 
Faça o mesmo com os demais discos. Caso não consiga enrolar todos, na fornada seguinte coloque apenas 1 ou 2 porções de massa e vá aumentando conforme você for pegando o jeito.
Nas minhas primeiras fornadas, quando cheguei no terceiro e quarto discos já estavam duros. Nas fornadas seguintes, resolvi deixar a assadeira na boca do forno e ir tirando apenas um disco de cada vez e enrolando.  Dessa forma consegui enrolar todos os 4 discos, mas tem que ser ligeiro.  Essa alternativa só é boa se o seu forno for na mesma altura da mesa porque senão haja dor nas costas! 
Depois que esfriarem, guarde em latinhas bem fechadas. Se quiser pode fazer um charminho e molhar a pontinha do biscoito em chocolate derretido também!


Uma excelente semana para todos! :)

domingo, julho 29, 2012

As leitoras testaram e aprovaram 6!


A Maíra S. é uma querida leitora de Franca/SP e já fez muitas receitas do PG, principalmente as integrais. Desta vez ela foi de docinho e experimentou fazer os cupcakes de fubá com brigadeiro de milho (foto 1). Não só gostou do resultado como agora já sabe o que levar nos eventos juninos do próximo ano! ;)

A querida Ana Paula que mora na Carolina do Norte/Estados Unidos me surpreendeu com a rapidez com que preparou o pudim de caneca no microondas (foto 2). Fez praticamente na mesma hora que postei e foi a sobremesa do jantar do dia! Aproveitou para me mandar também a foto do seu colorido pão de pizza (foto 4). Gostou tanto do resultado que fez também para sua família no Brasil quando veio visitá-los. Não sobrou migalha pra contar estória! 

A Adriana do Rio de Janeiro é irmã de uma blogueira que admiro demais, a Andréa do Dia de Domingas e aproveitou o tempinho fresco que fez semanas atrás para fazer singelos e deliciosos bolinhos de chuva (foto 3). O marido adorou e comparou aos que sua avó costumava preparar!

A Micaela de Boston/Estados Unidos está se virando bem na cozinha. Desta vez ela preparou a torta rápida de abobrinha (foto 5). Ela ficou admirada com a gostosura da torta. Foram comendo um pedaço atrás do outro que sumiu num piscar de olhos! Experimentou fazer também o bolo de laranja simples e adorou o resultado mas não quis mandar foto porque diz que não ficou bonito. Fiquei morrendo de curiosidade mas o importante é que está tentando. Cozinhar é isso mesmo. Como tudo na vida, a prática leva à perfeição  e tenho certeza de que em breve estará super craque de forno e fogão, Micaela! :)

Meu muito obrigada a todas pelo retorno e pelo carinho!

Um super domingão e um ótimo início de semana para todos!


sábado, julho 28, 2012

Pudim de caneca no microondas


O que fazer quando bate aquela vontade urgente de comer alguma coisa doce? Encontrei a resposta aqui e fui correndo pra cozinha experimentar! Segui a receita à risca e infelizmente deu "zica"! :(
Meu caramelo não se formou no tempo da receita, precisei de 1 minuto a mais. Já o pudim, deixei os 2 minutos da receita e o leite vazou, borbulhou e talhou. Mesmo assim provei e como estava muito bom refiz o pudim tomando mais cuidado com o tempo e aí deu tudo certo. Conforme sugestão da autora da receita, no inverno pode ser comido até quentinho e como ontem à tarde deu uma boa refrescada na temperatura, experimentei e não é que é gostoso! :D
O pudim feito com açúcar fica com textura lisinha, como um flan mas eu achei que com 2 colheres de sopa do nosso açúcar de cana ficou doce para o meu paladar (o açúcar do Japão é feito com beterrada e é menos doce). Fiz com 1 colher depois e aí já achei que ficou de menos (rsss). Da próxima faço com 1½ colher de sopa e chego na doçura do meu gosto!
Experimentei fazer também com leite condensado e ficou perfeito, com furinho e tudo! :)
Para quem está sozinho e quer alguma coisa doce e rápida, esta é uma ótima sugestão! O leite pode ser substituído por leite de soja também. Para mudar o sabor, pode-se adicionar café ou fazer uma infusão com chá e eu já estou pensando em colocar um pouco de leite de coco ou calda de chocolate... hummmm! :)


Tudo o que você vai precisar é:

1 caneca de 350ml de capacidade que possa ir ao microondas
1 colher (sopa) de açúcar para o caramelo
1 colher (chá) de água
130ml de leite (½ xícara+1 colher de sobremesa)
2 colheres (sopa) de açúcar ou leite condensado
1 ovo
essência de baunilha a gosto


Na caneca, coloque 1 colher de sopa de açúcar com ½ colher de chá de água. Gire a caneca para misturar os dois até formar uma pasta.
Leve ao microondas em potência alta por 1 minuto. Depois vá aquecendo de 20 em 20 segundos até caramelizar. Experimentei deixar 1 minuto direto e acabou queimando, por isso faça aos poucos.
Tire a caneca do microondas e junte mais ½ colher de chá de água (vai borbulhar, cuidado). Gire a caneca para envolver e retorne mais 10 segundos no microondas para terminar de derreter. Reserve.
É bom lembrar para apoiar a caneca num descansa panela ou prato e não direto no granito ou outra superfície fria toda vez que tirar do microondas para não dar choque térmico.
Se o leite estiver gelado, aqueça rapidamente no microondas por 20 ou 30 segundos pelo mesmo motivo.
Bata o ovo com fouet, junte o açúcar ou leite condensado, o leite e a baunilha. Bata bem e peneire na caneca.


Leve ao microondas em potência média por 1 minuto. Se continuar líquido, deixe mais 30 segundos mas fique de olho.
A mistura vai borbulhar e vai se firmar no centro como um pequeno "vulcão". Deixe mais 3 ou 5 segundos. Ainda vai ter leite em volta mas está ok. Tire do microondas e coloque sobre uma toalha. Cubra imediatamente com filme plástico e envolva a caneca com a toalha. Deixe abafado por 10 minutos.
Depois deste tempo, pode desenformar e comer quentinho se quiser ou espere esfriar para levar à geladeira. Se quiser pode fazer o pudim na potência alta mas fique de olho para parar no primeiro instante que ameaçar borbulhar.


Um ótimo domingão pra todos e vamos torcer pelos nossos atletas! :)

quarta-feira, julho 25, 2012

Bolo de maçã caramelada


A cozinha deu uma desacelerada esses dias. Teve alguns repetecos e até testei algumas receitas novas, só que andei numa preguiça sem vergonha e acabei não tirando fotos. Fiz um pão de forma excepcional que me arrependi de não ter fotografado, mas quero repetir em breve e prometo tirar fotos e compartilhar com vocês! ;)
Outra experiência foi este bolo, uma variação usando a mesma base daquele bolo de laranja com   uma receita de cupcakes de bananas carameladas da Carole Crema que vi no blog da Fabiana que por sua vez viu no Programa Estrelas.
Fiz a massa e depois que coloquei no forno, fiquei na maior expectativa. Estava com medo que a massa ficasse pesada ou que as maçãs e passas  afundassem, mas no forno ela foi se desenvolvendo e cresceu bem!



Logo que tirei do forno, estava esta belezura mas ainda restava saber se as maçãs e as passas não tinham afundado. Não sei vocês mas eu fico doida para desenformar logo e cortar uma fatia para ver e por conta dessa ansiedade muitas vezes desenformei bolos "carecas"! :D
Para não correr o risco, aproveitei que era hora de dar ração para as meninas e me distraí por alguns minutos. Cada uma tem seu ritmo para comer. A Zara é um aspirador, a ração some da vasilha em menos de 2 minutos. A Meg é muito agitada e quer fazer festa até na hora de comer. Já a Laika é a mais demorada e enjoada e cada refeição é um drama! rss
Retornando ao bolo, consegui desenformar sem problemas e ainda consegui comer uma fatia quentinha (a-do-ro!!! rss). O bolo ficou muito macio e úmido e não é muito doce. Ficou perfeito para comer no café da manhã ou no chá da tarde!  E as maças e passas não afundaram! ;)

* xícara medida 240ml

Maçãs carameladas:
½ xícara de açúcar
3 maçãs fuji pequenas
1 colher (sopa) de manteiga

Massa:
4 ovos grandes
¾ xícara de açúcar
¾ xícara de óleo de canola
2 xícaras de farinha de trigo
½ colher (chá) de canela em pó
uma pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara mal cheia de passas escuras sem sementes (100g)
2 colheres (sopa) de rum

Para as maçãs, coloque  ½ xícara de açúcar numa panelinha e leve ao fogo para caramelizar. Deixe o caramelo escuro tomando cuidado para não queimar e tornar amargo. Junte as maçãs descascadas e raladas no ralo grosso. Misture bem. As maçãs vão soltar bastante água. Deixe apurando até ficarem macias e o caldo reduzir pela metade. Coloque a manteiga e misture até derreter. Despeje num prato e deixe amornar. Pesando, consegui cerca de 1⅓ xícara de maças carameladas (325g), mas desconte aí uma boa colherada que tirei a fim de "experimentar"(rsss).

Coloque cerca de 2 xícaras de água para ferver. Despeje as passas e espere voltar a ferver e deixe mais uns 2 minutos. Escorra, seque em papel toalha e coloque numa vasilha junto com as 2 colheres de rum.

Para a massa, unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio de 24cm. Peneire a farinha com a canela e uma pitada de sal (reserve uma colher de sopa para envolver as passas).

Bata as claras em neve. Junte as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Sempre batendo, vá adicionado o açúcar às colheradas. Diminua a velocidade e  junte o óleo em fio e o rum das passas. Vá colocando a maçã às colheradas, em seguida a farinha peneirada, sempre às colheradas e na velocidade baixa. Adicione o fermento e bata apenas para incorporar.

Fora da batedeira, junte as passas enfarinhadas e misture rapidamente. Despeje na forma e leve para assar en forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito para se certificar.

Tire do forno e espere amornar 10 minutos antes de desenformar.


domingo, julho 22, 2012

As leitoras testaram e aprovaram 5!


A leitora Elisa Harumi de Guarulhos/SP me surpreendeu com o primeiro feedback com foto de uma receita japonesa! O kimpira gobo é um refogado de bardana bem tradicional e com gostinho de comida de mãe. Cada uma tem o seu temperinho especial assim como agregar outros ingredientes ao refogado como cenoura. A Harumi gostou muito desta versão e já repetiu duas vezes! Que bom! Eu também adoro e para mim basta apenas uma tigela de gohan (arroz branco) para acompanhar e fico satisfeita! :)


Logo que postei a receita de pão de alho, a querida Megumi de Shiga-ken/Japão me contou que o  prepararia para levar a um passeio neste final de semana. Infelizmente São Pedro não colaborou e mandou muita água cancelando os planos do passeio. Que pena! Já o pão saiu de todo jeito para a alegria de toda família! Fiquei admirada em saber que todas as 3 filhas da Megumi apreciaram o sabor picante e forte dos pães, olha a bebezinha fofa da Megumi na foto para comprovar! Até o maridão que está de dieta não resistiu e acabou provando alguns! :D


A leitora Rosana Kimi de Niigata-ken/Japão passou por um período turbulento há alguns meses atrás. Felizmente tudo se resolveu e agora está curtindo bastante a chegada de sua filhinha que recebeu o lindo nome de Céu! Arranjou até um tempinho para preparar esta pamonha assada, um desejo não realizado na época de gravidez. Felizmente a Céu não nasceu com cara de pamonha e o resultado superou as expectativas! Até o marido dela que estava descrente reconheceu, depois de provar esse tecão que está faltando na foto, que é pamonha mesmo! :D

Ahh esses maridos! As receitas acabam até ficando em segundo plano! :D
Obrigada, meninas! Vocês são 5*!
Um ótimo domingão pra todos!!!

sexta-feira, julho 20, 2012

Torrada deliciosa para o café da manhã ou simplesmente um pão com ovo diferente!



 "Existirá algo mais agradável do que ter alguém com quem falar de tudo como se estivéssemos falando conosco mesmos?" Cícero

Não é novidade nenhuma que minha larica é impossível e intratável e depois de ver esta sugestão, claro que não sosseguei enquanto eu não fiz! :o)
Achei a idéia super original e até sovei um pão petrópolis especialmente para preparar esta torrada. Tive a impressão de que casaria muito bem e não me enganei!
Claro que não precisa ser este pão, pode ser feito com qualquer outro de forma industrializado mesmo que vai tornar o café da manhã ou lanche da tarde bem mais gostoso! ;)
Tudo o que você vai precisar é:

1 fatia de pão de forma
1 fatia de presunto bem fininha
1 fatia de muçarela bem fininha
1 ovo
sal e pimenta do reino a gosto


1. Pegue a fatia de pão e corte um quadrado ou retângulo no centro. Deixe cerca de 1,5 a 2cm de "moldura". Reserve o miolo do pão.

2. Aqueça uma frigideira em fogo médio/baixo e derreta um pouco de manteiga.

3. Coloque a moldura de pão.

4. Bata um ovo, tempere levemente com sal e pimenta do reino a gosto e despeje na cavidade do pão.

5. Em seguida, coloque uma fatia de presunto dobrada no mesmo tamanho da cavidade.

6. Cubra com uma fatia de muçarela dobrada também.

7. Coloque o miolo do pão por cima de tudo, sem pressionar.

8. Com uma espátula, vire a torrada com cuidado.

9. Pressione a torrada para nivelar a parte de baixo. Vai sair um pouco de ovo, mas é só empurrar para baixo da torrada. Baixe o fogo, tampe e deixe abafado uns 2 ou 3 minutos.

10. Sirva em seguida com molho de sua preferência (catchup, mostarda, maionese...) ou só ele purinho e muito bom apetite!


Um Feliz Dia do Amigo e tenham todos um lindo final de semana!!! :)

terça-feira, julho 17, 2012

Pão de alho e ervas para churrasco


Depois de falar sobre lembranças ontem, a receita de hoje tem a ver com uma descoberta recente. Quando voltei do Japão há 3 anos atrás, não pude deixar de reparar na pilha de pacotes com pão de alho dispostos estrategicamente ao lado do balcão de carnes nos mercados ou nos açougues. Admirou-me a quantidade de fabricantes e mais ainda em ver os clientes levando vários pacotes para acompanhar a churrascada de final de semana. Deve ser muito bom, pensei! 
Tradicionalmente, churrasco de japonês é com oniguiri, os bolinhos de arroz mas confesso que quando experimentei o pão de alho pela primeira vez num churrasco na casa de parentes do Luiz, foi amor à primeira mordida! 
Desde então tenho procurado algumas receitas para tentar reproduzir em casa e encontrei esta. Gostei muito da massa, lembra um pão francês com casca crocante e miolo macio! Vai bem no churrasco mas cortado em fatias e torradas estão sendo perfeitas para acompanhar nossas sopas nessas últimas noites geladas! :)


* xícara medida 240ml

Massa:
400g de farinha de trigo (3 xícaras ­­menos 2 colheres de sopa)
20ml de azeite de oliva extra-virgem (1 colher de sopa cheia)
6g de açúcar (1/2 colher de sopa)
6g de fermento seco para pão (2 colheres de chá)
9g de sal (1 colher de chá cheia)
280ml de água morna (aproximadamente)
2 colheres (chá) de ervas secas a gosto (usei uma de manjericão e outra de orégano)

Manteiga de alho:
70g de manteiga (5 colheres de sopa)
2 dentes médios de alho ralados
salsinha a gosto

A massa foi originalmente preparada na panificadora. Eu fiz uma esponja como a água, fermento, açúcar e 1/2 xícara da farinha. Misturei tudo com fouet e deixei descansando por 10 minutos até espumar. Juntei o resto da farinha, sal e azeite e coloquei tudo para bater na batedeira com gancho para massas pesadas. Deixei batendo 10 minutos. No final, juntei as ervas e deixei bater só até incorporar. Se não tiver essa batedeira, sove na mesa até a massa ficar lisinha e elástica. Modele a massa numa bola e coloque numa vasilha levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 40 a 50 minutos).
Dê alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado e tire a massa da vasilha.


Divida a massa em 8 porções iguais (cerca de 85g cada). Modele em bolinhas (foto 1). Se a massa estiver grudenta, polvilhe as mãos com um pouco de farinha. Cubra com pano de prato e deixe descansar por 10 minutos.
Pegue uma bolinha e deixe a parte da emenda para cima (foto 2). Com as mãos mesmo, abra em formato oval (foto 3). Enrole como rocambole (foto 4) e feche bem a emenda (foto 5).
Coloque os pães modelados numa assadeira untada e enfarinhada com a emenda para baixo (foto 6). Cubra frouxamente com filme plástico polvilhado com um pouco de farinha e deixe descansar uns 30 minutos ou até dobrarem de volume.


Enquanto os pães estão fermentando, prepare a manteiga de alho. Coloque a manteiga num refratário e leve ao microondas por 30 ou 40 segundos apenas para amolecer. Junte o alho ralado e a salsinha bem picadinha e seca (enxugue em papel toalha). Misture tudo muito bem (foto 1). Despeje a manteiga num saquinho plástico limpo (usei um de celofane). Coloque o saquinho dentro de uma xícara ou copo, isso  ajuda para apoiar (foto 2). Empurre toda a manteiga para um canto e feche o saquinho com uma presilha ou nó (foto 3).


Depois do descanso, faça um talho no meio de cada pão com a ajuda de uma lâmina de barbear, estilete  ou faca bem afiada e levemente umedecida em água (foto 1). A massa estará super leve, por isso faça o corte sem fazer força. Segundo a pessoa que postou a receita, a profundidade ideal é de 5mm. Calma, ninguém vai sair com régua medindo! :o)
O ideal é que ao passar a lâmina ou faca a massa abra levemente. Nem muito raso que apenas marque a superfície nem muito fundo porque vai abrir demais no forno.
Não custa lembrar para tomar muito cuidado ao manipular a lâmina de barbear ou faca.
Corte a ponta do saquinho contendo manteiga e esprema uma porção em cima do corte feito (foto 2). Distribua igualmente em todos os pães e leve para assar em forno pré-aquecido a 200˚C por cerca de 25 a 30 minutos ou até dourarem (foto 3). Se dourarem muito rápido, cubra com papel alumínio e deixe terminar de assar. Tire do forno e coloque os pães sobre uma grade para esfriarem.

segunda-feira, julho 16, 2012

Maionese


Enquanto morei com minha família, domingo era um dia festivo, "pé na jaca" na gíria de hoje! rss
O café da manhã já era diferente do restante da semana onde comíamos o tradicional café-com-leite-pão-com-manteiga. Meu pai acordava cedinho e ia na padaria comprar frios e pãozinho fresco. Tinha presunto, mortadela, queijo prato ou muçarela e rosbife. Este último era seu embutido preferido. Não é a carne mal passada mas aquele de textura meio gelatinosa, de cor marrom e com alguns pontos de carne. Não é todo lugar que tem e acho que só existe de uma marca atualmente, mas quando vejo um bloco exposto no mercado ou padaria lembro-me com saudades do meu pai!
E no almoço era de lei ter macarronada e maionese. Era uma overdose de carboidratos já que até na macarronada costumávamos colocar algumas batatas para cozinhar junto com o molho! Idéia de minha ba-tian (avó)! :D
Às vezes meu pai aparecia com um frango assado e todos comiam seus pedaços favoritos com prazer e alegria e às vezes minha mãe liberava o refrigerante também. Naquele tempo o frango era o simplesinho de televisão de cachorro, não tinha nada desses recheios de farofa de agora e era vendido apenas na padaria. As garrafas de refrigerante eram de vidro e ter vários abridores de garrafa e lata era fundamental naqueles tempos (quantas vezes você o usa hoje em dia????). Tempinho bom quando algumas coisas como refrigerante, sorvete, iogurte e salgadinhos apareciam raramente e quando meus pais concediam essas extravagâncias, para nós eram como prêmios, gerando uma felicidade enorme e ao mesmo tempo uma dúvida terrível para escolher o sabor!
E ontem, ao abrir a geladeira para pensar o que fazer no almoço, vi que tinha um restinho de maionese que precisava usar e lá do fundo da minha memória surgiu a lembrança daqueles domingos. Resolvi, então, preparar um pouco de maionese!
Sei que cada um prepara sua salada a sua moda, como algumas leitoras do Facebook revelaram. É uma salada bem democrática, que aceita tudo que se gosta e se tem disponível no momento e foi assim que fiz a minha, bem simples, até que light nas calorias mas carregada de boas lembranças! :)

2 batatas médias 
1 cenoura grande
1 chuchu médio
2 ovos cozidos
sal, azeite e suco de limão a gosto
1 dente de alho ralado ou bem espremido
1 colher (sopa) cheia de maionese (usei light)

Descasque os legumes. Corte as batatas e chuchu ao meio no sentido do comprimento e a cenoura em palitos de 1cm. Coloque tudo numa panela, cubra com água e leve ao fogo.
Coloque os ovos numa caneca e leve para cozinhar (atenção, se o ovo boiar está estragado, descarte. Ovos bons ficam afundados ou no máximo de pé). Quando ferver, conte 10 minutos. Escorra e deixe de molho em água fria para esfriar.
Cozinhe os legumes até ficarem macios, sem desmanchar. Escorra, volte tudo na panela e leve de volta ao fogo para terminar de secar, chacoalhando a panela para não queimar no fundo. Quando toda a água evaporar, despeje num prato e deixe amornar alguns minutos.
Ainda quentes, corte os legumes em quadradinhos do mesmo tamanho. Pique os ovos também. Despeje numa vasilha e tempere com um bom fio de azeite extra-virgem, suco de limão (usei meio limão médio) e uma pitadinha de sal. Junte o alho ralado e a maionese e misture bem. Prove e acerte o sal se necessário.

Uma semana maravilhosa para todos! :)

domingo, julho 15, 2012

Bisteca suína assada com batatas

Essa sugestão veio lá da Cozinha da Vice que faz muitas gostosuras! Assim como sua família, aqui também apreciamos muito a carne suína, ainda mais cortes com osso como a bisteca ou costela.
Eu fiz meio que de olho e quando fui conferir a receita ficou um pouco diferente (rss), mas o que importa é que ficou ótimo e o  cheiro dessa carne assando é uma maravilha, de deixar a vizinhança morrendo de inveja! rsss
Se não tem idéia do que fazer pro almoço hoje ou mesmo para o dia-a-dia, recomendo estas bistecas! ;)

4 bistecas suínas não muito finas
1 cebola média fatiada
2 batatas médias picadas
4 colheres (chá) de vinho branco seco

Se as bistecas estiverem com capa de gordura grossa, retire o excesso. Faça um corte com a ponta da faca nos nervos da carne para que ela não envergue durante o cozimento. Tempere as bistecas com alho amassado, sal e ervas a gosto (usei ervas finas). Deixe tomando gosto por 1 ou 2 horas.
Unte um refratário grande com um fio de azeite. Espalhe as fatias de cebola e deite as bistecas por cima. Regue cada bisteca com 1 colher de chá de vinho branco, espalhe as batatas e regue com mais um pouco de azeite.
Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido a 200˚C por 45 minutos. Depois tire o alumínio e deixe mais 10 minutos para dourar no grill. Se não tiver grill, aumente o forno e coloque na grade superior.
Depois de pronto, polvilhe salsinha picada e sirva com gomos de limão! ;)


Um ótimo domingão e bom início de semana pra todos! :)

sexta-feira, julho 13, 2012

As leitoras testaram e aprovaram 4!


A Leandra do Japão disse e não mentiu que sempre teria um pacote de fubá na despensa para testar todos os bolos do PG! :D
Desta vez, ela experimentou o bolo de fubá cremoso (foto 1)! Foi a primeira vez que ela fez este tipo de bolo e olha que muitas pessoas "apanham" para criar essa camada de creme mas o dela ficou perfeito! O pulo do gato é usar uma forma um pouco menor e alta para que o bolo não cozinhe inteiramente! ;)
Já a Micaela recentemente se mudou para Boston/EUA e para matar a vontade de comer uns biscoitinhos amanteigados de uma famosa loja daqui, resolveu preparar esta receita e, a invés de rechear, preferiu cobri-los com chocolate (foto 2)! O marido adorou e não consegue parar de comer! Tem recompensa maior do que isso, gente?
A querida Megumi de Shiga-ken/Japão fez o bolo de milho molhadinho faz um tempinho (foto 3). Segundo ela, preferiu esperar para enviar porque estava aparecendo direto na coluna de leitores! Que bobagem, amiga! Adoro ver tudo o que tem saído de sua cozinha, viu?! O bolo foi um dos melhores que a Megumi já fez! Ela ainda cortou o bolo em quadradinhos e embrulhou, um por um em papel alumínio e conservou na geladeira como bolo gelado! Deve ter ficado ótimo mesmo e vou até copiar sua idéia da próxima vez que fizer o bolo! ;)


Outra leitora, a Leila B. mandou a foto de duas tortas, a torta preguiçosa de banana com chocolate (esquerda) e bolo de laranja e banana caramelado. Segundo ela, a torta de banana já passou da fase de testes e entrou na lista dos preferidos. A da foto já é sua quarta fornada!  Já a massa do bolo caramelado a surpreendeu pela maciez e com uma receita ela conseguiu 2 bolos! A próxima experiência vai ser com a massa de pastel caseira nesse final de semana! Hummm! Sucesso aí, Leila!!!


E olha o que encontraram sem querer em São Paulo! A querida Miki botou os olhos no menu da lanchonete e logo se lembrou de mim e não pensou duas vezes em clicar e me enviar! Pelo nome deve ter comida da boa ne, não? Hehehehe! O prato do dia era galinha com cascatas (o que será??? pelo menos foi o que consegui ler! rsss) e pernil! 
Um lindo final de semana para todos! :)

quinta-feira, julho 12, 2012

Dicas, pesos e medidas


Atendendo a pedidos antigos e recentes finalmente deixei a preguiça de lado e fiz uma pequena tabela de conversões de medidas para quem ainda não tem balança culinária! Digo ainda porque recomendo fortemente a comprar uma. Para quem cozinha é um ótimo investimento, garanto que não vai ser um daqueles trambolhos que compramos por impulso e fica encostado depois! :D
As receitas mais recentes que pedem ingredientes em gramas, já tenho escrito também em xícaras mas as mais antigas, não,  então espero que esta tabela venha a ajudar os leitores!  Aproveitei para dar algumas dicas para obter melhores resultados nas receitas e espero que possam ser de alguma utilidade! A lista de ingredientes ainda não está completa mas conforme for lembrando ou utilizando os ingredientes vou atualizando. Vocês também podem e devem me ajudar, ok?
Para visualizar as dicas e medidas, basta clicar na foto aí na barra lateral direita. Fiz em formato pdf para quem quiser imprimir mas estou achando um pouco demorado para visualizar pelo menos no meu computador. Por favor, digam o que acham ou se preferem que eu coloque um link direto para esta postagem.


As medidas foram tiradas com xícaras e colheres padronizadas, facilmente encontradas em lojas de 1,99. A xícara com ingredientes secos foi enchida às colheradas, sem chacoalhar e depois nivelada com espátula ou faquinha.

   

Se não tiver colher padrão, encha uma colher de mesa dessa maneira para obter medida semelhante.

quarta-feira, julho 11, 2012

Biscotti de damasco e castanha de caju


O que seria desta blogueira sem o carinho de cada um que deixou sua opinião sobre o chato ocorrido da receita-que-não-foi-do-gosto da criatura anônima??? Meu muito obrigada de coração a todos!!!
Águas passadas e vamu que vamu em frente! :)
Gente, não sei como eu, que adoro biscoitos crocantes, vivi sem biscotti até hoje?!?!  Fiquei apaixonada para sempre por estes biscoitos italianos que assim são chamados por serem assados duas vezes! Com certeza vou experimentar outras versões, então preparem-se! rsss
Peguei a receita deste site japonês e fica a gosto do freguês a escolha das frutas secas e nozes. O que eu tinha na mão no momento eram damascos e castanhas do caju e para mim casaram super bem! A autora diz que você pode modelar em apenas um montinho para obter biscoitos maiores e mais grossos mas eu segui sua preferência de modelar em duas porções. Os biscottis ficam mais bonitinhos, finos e crocantes! ;)

120g de farinha de trigo (1 xícara menos 1 colher de sopa)
30g de farinha de amêndoas (1/3 xícara)
3g de fermento em pó ( 1/2 colher de chá)
90g de açúcar (1/2 xícara menos 1 colher de sopa rasa)
1 ovo grande
2 colheres (chá) de leite
15g de manteiga derretida (1 colher de sopa)
100g de frutas secas e nozes de sua preferência (cerca de 2/3 xícara - usei metade damascos picados e metade castanhas de caju levemente tostadas no forno a 160˚ por 8 minutos)
1 a 2 colheres (chá) de rum escuro

Misture os damascos picados com o rum e deixe tomando gosto por alguns minutos.
Pré-aqueça o forno a 170˚C.
Unte e enfarinhe uma pequena assadeira ou forre com papel manteiga untado com manteiga.
Numa vasilha, peneire a farinha com fermento, junte a farinha de amêndoas e o açúcar. Misture e reserve.
Numa outra vasilha, bata o ovo com o leite e a manteiga. Despeje nos ingredientes secos junto com as frutas secas drenadas e nozes. Misture e depois amasse com as mãos até tudo ficar incorporado e formar uma massa homogênea. Para mim, a massa ficou boa com a quantidade de líquidos indicada, mas se ficar seca, junte algumas gotas de leite ou do rum das frutas. Divida a massa em 2 porções e despeje na assadeira. Com as mãos levemente enfarinhadas, modele em dois retângulos até chegar a 1cm de espessura.


Leve para assar por cerca de 25 a 30 minutos até ficarem corados e firmes.
Tire do forno e o mantenha aceso, diminuindo a temperatura para 150˚C.
Tire a massa com cuidado da assadeira e corte em fatias de 1,5cm com uma faca de serra. Coloque as fatias na assadeira com a parte cortada para cima e leve de volta ao forno por mais 8 ou 10 minutos ou até ficarem levemente douradas.
Deixe esfriarem em cima de uma grelha e depois guarde em latinhas bem fechadas!

* A quantidade vai depender da largura que cortar as fatias. Eu consegui 23 biscottis.

Ofereço os biscottis para Sandra Reis, Márcia, Papinha Doce, Renata, Rosangela Cunha, Mari Azevedo, Fê Dayrell,  Guilherme, Fabiola, Lu, Clarice, Lidy, Iara, Fabiana, Jour de Macaron, Cristina, Andréa, Andreia, Letrícia, Erica Cavalcante, Andrea Sweet and Saucy, Nara Serafim, Claudia Lima, Sabrina, Marcia, Josy, Re, Ana Claudia, Priscilla Beneducci, Laís Alvitos, Talita, Wair de Paula, Anny, Megumi,  Júlia, Maíra Salomão, Emília, Marcia e Camis Barbosa! ♥

terça-feira, julho 10, 2012

Dadinhos de milho com flocos de coco queimado e um desabafo


Comprei um pacote de coco ralado queimado um tempo atrás com a intenção de fazer alguma coisa que nem me lembro mais o que era na época. O pacote ficou encostado e esquecido lá na despensa por meses até que o alarme começou a soar com a proximidade do vencimento. Era preciso fazer alguma coisa com ele e lá fui eu correr atrás de uma boa receita. E encontrei esta que não é boa, é MARAVILHOSA!!!
É um bolo de milho que cortado assim em cubinhos se torna perfeito para beliscar um ou dois quando vem aquela vontade de comer algo docinho! Imagine isso numa festinha ou no escritório para uma pausa para o café???? Hummmm!!!
O bolinho veio a adoçar o dia depois de ficar muito triste com o comentário de uma pessoa anônima que fez uma receita daqui, não gostou do resultado e jogou no lixo. Jogar comida fora é de cortar o coração, claro que já aconteceu comigo também, mas temos que levar em conta que existe gosto para tudo nessa vida. Há os que gostam de pudim com furinho e outros sem, os que gostam de bolo massudo e outros fofinhos, pizza de massa fina ou grossa e por aí vai. Não dá pra agradar todos mesmo porque o que eu publico aqui são receitas de minha preferência e que, se dão certo e são do meu agrado, são publicadas. Assim como elogios, críticas também são importantes e saudáveis para que eu melhore ou preste mais atenção num detalhe que esqueci de mencionar, medidas ou mesmo ortografia. Não sou perfeita, por mais que revise muitas vezes antes de colocar um post no ar, acontece de falhar mas quando a questão é não gostar do resultado pela textura, acho que já parte para o gosto pessoal de cada um. Nesse caso acho que o bom senso sempre precisa prevalecer na hora da escolha de uma receita. Se uma pede litros de leite e pouca farinha, você subentende que vai ser alguma coisa mais pra cremosa assim como o contrário deve resultar numa massa mais firme. 
Não gosto de falar de coisas assim no blog. Quem me acompanha sabe que o "clima" aqui é sempre de alto astral e leveza mas não pude ficar quieta nesse caso. Desculpem o desabafo!
Vamos voltar para o agradável?  A receita dessa gostosura! :)


* xícara medida 240ml

1 lata de milho drenada (200g)
1/4 xícara de água
1/4 xícara de óleo (usei de canola)
1 lata de leite condensado
2 ovos grandes
3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1 pacote de flocos de coco queimado (usei o seco)

Coloque no liquidificador o milho com a água e vá pulsando até virar um purê. Peneire e volte o creme no liquidificador junto com o óleo, ovos e metade do leite condensado. Bata bem e despeje numa vasilha. Peneire aí a farinha com fermento e misture com fouet até incorporar e ficar homogêneo. Despeje numa assadeira (22x22cm) untada, forrada com papel manteiga e untada também com manteiga. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 25 a 30 minutos. Faça o teste do palito.
Deixe esfriar dentro da assadeira mesmo. Desenforme e tire o papel manteiga.
Corte o bolo em quadradinhos de 1,5cm e coloque-os de volta na assadeira. Regue os cubinhos com o restante do leite condensado e polvilhe o coco queimado por cima. Chacoalhe a assadeira para que o coco grude nos cubinhos  e está prontinho para serem devorados! ;)
Se não tiver o flocos de coco queimado pronto, coloque os flocos de coco branco numa frigideira e leve ao fogo para tostar.
O bolo é muito fácil de ser feito mas se tiver dúvidas, dá uma olhada no link da receita que tem até um vídeo explicativo muito bom! :)

domingo, julho 08, 2012

Massa de pastel caseira


Eu sei que muitos devem estar pensando, pra quê complicar a vida na cozinha se tem tantas massas prontas no mercado ou na feira, não é mesmo? :P
Mas era uma vontade minha de um dia fazer pastel caseiro, assim como ainda quero fazer macarrão também. Um cilindro para esticar a massa com certeza pouparia tempo e energia mas deu para abrir com rolo e o esforço compensou. A massa fica bem sequinha, leve e crocante!
Usei esta receita e alguns comentários de quem já havia feito complementaram para facilitar o preparo. Fiz apenas 1/4 da receita que rendeu 24 pastéis de 12cm mas passo a receita inteira:

1 kg de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
1 ovo
1 colher (sopa) de sal
1 colher (chá) de vinagre
25ml de cachaça (é o que faz a massa ficar pipocada, pode ser substituída por vodka)
250ml de água (ou mais se necessário)

Misture tudo numa vasilha e depois amasse bem até toda a farinha ser incorporada. Se estiver muito seco, pingue mais um pouco de água até que a farinha seja absorvida e possível de sovar na mesa. Fica uma massa bem firme.  Sove bastante até ficar lisa. Embale a massa em saco plástico e deixe descansar na geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro.
Abra pequenas porções da massa (pra não desanimar nem cansar logo! rss) na mesa levemente enfarinhada até ficar bem fininha, transparente. Recheie a gosto e feche os pastéis com garfo. Deixe os pastéis prontos em assadeira forrada com plástico ou levemente polvilhada com farinha e cubra com plástico para não ressecar. As rebarbas, amasse novamente e deixe descansar novamente antes de usar.
Frite em óleo quente em fogo moderado até dourar dos dois lados. Escorra em papel toalha e aí é só atacar!!! :D


Um bom início de semana para todos! :)

sábado, julho 07, 2012

Os leitores testaram e aprovaram 3!


Eu já disse que fico imensamente feliz quando os leitores me escrevem e mais ainda quando testam receitas que encontraram aqui e me mandam fotos???? \o/

A semana que passou recebi 2 emails que fizeram meu dia! O Antonio L. de Passo Fundo/RS me contou que desde que fez e se encantou com o pão de milho,  sempre que pode dá uma espiada no blog e quando ganhou laranjas do pomar dos pais não teve dúvidas onde utilizá-las: "O" bolo de laranja simples, fofinho e delicioso! ;)
Ele diminuiu no açúcar e não poupou elogios ao resultado! Assim como eu, queria um bolo leve e gostoso e havia testado várias receitas decepcionantes até chegar neste bolo da D. Nicéia! Gente, só fazendo e provando este bolo para entender o nosso encantamento! Obrigada, Antonio, pelo email mega simpático e educado! Espero que outras receitas daqui entrem para sua pasta de pdf! ;)

Já a Hélvia de Basel/Suíça logo que viu o pudim de cream cheese se interessou pela receita original japonesa, sem leite condensado e tratou de preparar seu primeiro pudim! Ficou lindo e foi mais do que aprovado por ela! Quem quiser testar também a versão japonesa, é só dar uma olhada nos comentários da postagem do pudim ta!

Tenham todos um ótimo final de semana! :)

quinta-feira, julho 05, 2012

Pão torcidinho com batata doce


Adorei a massa super macia deste pãozinho e ainda que você não aprecie doce de batata doce no recheio como eu, pode muito bem aproveitar a idéia desta modelagem para usar qualquer outro recheio pastoso que goste como doce de leite, nutella, geleias mais firmes ou mesmo versões salgadas como presunto picadinho ou frango desfiado misturados com requeijão! Para pães salgados, sugiro diminuir o açúcar e aumentar levemente o sal.

* xícara medida 240ml

Massa:
1⅔ xícara de farinha de trigo (200g)
2 colheres (sopa) de açúcar (20g)
1 colher (chá) rasa de fermento seco para pão (3g)
uma pitada de sal
110ml de leite morno (usei um pouquinho a mais)
1/2 ovo grande batido (30g), reserve a outra metade para pincelar os pães)
2 colheres (sopa) rasas de manteiga amolecida (25g)

Recheio:
100g de batata doce (1/2 unidade média) cozida e amassada e adoçada a gosto com açúcar (usei 1 colher de sopa) e uma pelotinha de manteiga (coisa de 1 colher rasa de chá) ou mesma quantidade de outro recheio pastoso de sua preferência

Prepare a massa como está acostumado. Eu coloquei metade da farinha, fermento, açúcar, leite e ovo numa vasilha e misturei vigorosamente com uma espátula até formar uma massa homogênea e viscosa. Se estiver muito dura ou seca, acrescente um pouco mais de leite (eu coloquei mais 1 colher de sopa), mas não pode fircar uma massa rala. Junte o restante da farinha, sal e manteiga. Misture com cuidado até toda a farinha ser absorvida e vire na mesa. Comece a sovar a massa. Não acrescente mais farinha, sove bastante para secar a massa, limpando a mesa e as mãos com uma espátula sempre que necessário até a massa soltar das mãos e ficar lisa e elástica (uns 10 minutos).
Modele numa bola e coloque numa vasilha levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (40 a 50 minutos).
Dê alguns leves soquinhos na superfície e tire a massa da vasilha. Divida em 8 porções iguais e modele cada uma em bolinhas. Cubra com pano de prato molhado e bem torcido e deixar descansar por 10 minutos.


Pegue uma bolinha (foto1) e com um rolo levemente enfarinhado, abra num retângulo de 14x10cm (foto 2). Espalhe o recheio em 2/3 da superfície (foto 3) e enrole como rocambole (fotos 4 e 5). Feche bem a emenda (foto 6). Com a emenda para cima, faça um corte no meio do rolinho com uma espátula ou faca, sem cortar as pontas (foto 7 e 8). Passe uma ponta por dentro do corte 3 vezes seguidas (foto 9). 


Arrume os pãezinhos modelados numa assadeira untada e enfarinhada (usei folha teflonada), cubra com filme plástico bem frouxo e deixe crescer até dobrar de volume (uns 30 minutos). 
Pincele levemente com o resto do ovo batido reservado e polvilhe gergelim preto se desejar. Se utilizar outro recheio doce pode polvilhar com coco ralado, granulado de chocolate... e no caso de salgado, outras sementes ou ervas.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 20 a 25 minutos ou até dourarem.

Para o recheio, depois de amassar a batata doce e ainda quente, junte o açúcar e manteiga. Misture e prove se está do seu gosto. Deixe esfriar e utilize na receita.


Um ótimo dia para todos! :)

terça-feira, julho 03, 2012

Pão de queijo do Viena



Revirando minhas receitas favoritadas a long long time ago, encontrei este pão de queijo que na época que a Miki publicou ainda estava no Japão e sem acesso ao queijo minas meia-cura. Deixei de lado e acabei até esquecendo, que injustiça!
Estes pães de queijo não são do tipo que crescem muito mas são bem macios, de casca fina e miolo "chicletoso"!  Se fosse para fazer uma comparação, lembram motis (bolinhos japoneses de arroz socado)! Para quem gosta deste tipo de textura é um prato cheio! A espera para usar o queijo certo também valeu a pena. O meia-cura tem sabor único, difícil de ser substituído. Para minhas leitoras do Japão que quiserem preparar, recomendo diminuir a quantidade do queijo (para não ficar muito gorduroso) e misturar queijo para pizza e um pouco de parmesão ralado.

400g de batata cozida e amassada
500g de queijo minas meia-cura ralado
450g de polvilho doce
2 ovos
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
75ml de óleo
75 ml de leite quente (usei um pouco mais)

Bata os ovos, fermento, sal e óleo numa vasilha e reserve.
Misture o polvilho com queijo e junte a batata amassada. Mexa e faça um buraco no meio. Coloque aí a mistura de ovos. Misture bem e despeje o leite aos poucos.
Amasse bem até ficar uma mistura lisa e maleável. Conforme for, pode usar mais ou menos leite.
Faça bolinhas com as mãos untadas com óleo (não foi necessário) e vá distribuindo na assadeira. Deixe um pequeno espaço entre uma bolinha e outra.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 20 a 30 minutos conforme o tamanho das bolinhas ou até dourar levemente.

               

Uma ótima terça para todos! :)

domingo, julho 01, 2012

O Kit Mococa da Eliane chegou!

O 4° e último kit Mococa demorou um pouquinho mas chegou na sexta-feira passada às mãos da ganhadora Eliane! Assim como eu quando recebi meu kit, ela também se espantou com a quantidade de produtos que recebeu! rss São 14 produtos diferentes que espero que adocem a vida de sua família! :)

A Marcileia também testou e aprovou!

A Marcileia de Campo Belo do Sul/SC escreveu um email super bacana contando o quanto gosta do PG e que já fez várias vezes "O" bolo de maçã passando a receita até para outras pessoas! Infelizmente não tem nenhuma foto dos bolos que fez (ahhhh....) MAS aproveitando o pé de laranja que tem no quintal da sua casa (ô coisa boa!!!) resolveu bater "O" bolinho de laranja, comprovando o quanto ele é fofinho e delicioso! E desta vez ela tirou foto para me mostrar! ;)
            

O close da fatia dá até pra ver o bolo molhadinho de calda! Hummmm! Tava tão bom que ela comeu metade do bolo sozinha! Que danada, nem pra oferecer!!! rsss
O nhoque abaixo também foi ela quem fez. Depois de comer um nhoque bem ruinzinho na rua, resolveu arregaçar as mangas e pegou essa receita da Lica. A Marcileia adorou os nhoques! Segundo ela ficaram bem levinhos e saborosos, ainda mais com esse molho bolonhesa com queijinho por cima ne? A próxima receita que ela pretende testar, assim que esquentar um pouquinho, será de bisnaguinhas integrais! 


Muito obrigada mais uma vez pelo email tão carinhoso e simpático, Leia (olha a intimidade! rsss)! Espero que continue a prestigiar o blog e a preparar muitas gostosuras para sua família! Boas fornadas sempre! Um ótimo domingão pra vc e pra todos os leitores!!! :)