Se você tem claras sobrando, gosta de um biscoitinho crocante para acompanhar o cafezinho ou um sorvete e adora viver fortes emoções tipo queimar a ponta dos dedos, esta receita é perfeita! :D
Explico: estes biscoitinhos precisam ser enrolados ainda quentes, pelando na verdade, para que fiquem com este formato de canudinho. Bastam alguns segundos a mais para que eles endureçam e aí fica impossível enrolar. Pode até tentar mas vão se quebrar em mil pedacinhos e você terá que fazer o sacrifício de comer a farofinha! ;P
A pessoa que postou a receita aconselhou até a usar luvas caso tenha a pele mais sensível. Achei um exagero mas nos últimos biscoitos não consegui mais segurar os "ais" e "uis" e ter vontade de jogar longe os biscoitos! rsss
Fiz a receita original para experimentar e apanhei um pouco até finalmente conseguir biscoitinhos decentes na última fornada. Usei papel manteiga e mesmo untado com manteiga não deu certo, grudou de um jeito que não houve reza que soltasse do papel. No exterior, sei que o papel manteiga é revestido com cera e pode ser usado sem problemas mas o que encontramos aqui, infelizmente não tem. Tive que usar a folha de teflon e aí deu certo. A minha comprei num curso de doces mas já vi em alguns sites e são mais baratas que a de silicone. Usando estas folhas não se tem mais aquele trabalho de untar e enfarinhar assadeiras, pode ser lavada e reutilizada várias vezes tornando-se um bom investimento, recomendo!
A receita veio mais uma vez deste site japonês e novamente reduzi levemente a quantidade de açúcar:
2 claras (80g)
7 colheres (sopa) de açúcar refinado (78g)
8 colheres (sopa) de farinha de trigo (74g)
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal (35g)
essência de baunilha a gosto
Derreta a manteiga por alguns segundos no microondas.
Aqueça o forno a 180˚C.
Forre 2 assadeiras com folha de teflon ou silicone.
Coloque as claras numa vasilha. Junte o açúcar e misture sem bater com fouet. Peneire a farinha e misture com fouet até incorporar e ficar uma massa lisa. Por fim junte a baunilha e a manteiga derretida. Termine de misturar.
Pingue 1 colher de chá de massa em quatro cantos da assadeira (foto 1). Com a colher mesmo, espalhe a massa até que fique fina, quase transparente de maneira uniforme. Procure não deixar falhas porque ficará esburacado (foto 2). As fotos foram tiradas usando o papel manteiga untado mas como disse, não recomendo porque gruda TUDO!
Leve ao forno e asse por 7 a 10 minutos até que fique dourado nas bordas e o miolo firme. Caso doure muito rápido, baixe a temperatura do forno.
Agora que vem a parte divertida (ou masoquista! rss). Tire a assadeira e com uma espátula, retire um disco. Enrole rapidamente como rocambole e coloque sobre uma grade com a parte final para baixo. Imediatamente coloque algum objeto que não seja pesado (usei uma tábua de corte de plástico mas acho que uma colher de sopa também pode funcionar - foto 3). Não estava fazendo isso e os biscoitos começaram a se desenrolar, ficando grosso e com a pontinha levantada.
Faça o mesmo com os demais discos. Caso não consiga enrolar todos, na fornada seguinte coloque apenas 1 ou 2 porções de massa e vá aumentando conforme você for pegando o jeito.
Nas minhas primeiras fornadas, quando cheguei no terceiro e quarto discos já estavam duros. Nas fornadas seguintes, resolvi deixar a assadeira na boca do forno e ir tirando apenas um disco de cada vez e enrolando. Dessa forma consegui enrolar todos os 4 discos, mas tem que ser ligeiro. Essa alternativa só é boa se o seu forno for na mesma altura da mesa porque senão haja dor nas costas!
Depois que esfriarem, guarde em latinhas bem fechadas. Se quiser pode fazer um charminho e molhar a pontinha do biscoito em chocolate derretido também!
Uma excelente semana para todos! :)
Olha que eu mal vi a receita e as lombrigas iniciaram uma campanha de encorajamento para os dedos. Eu quero!
ResponderExcluirBeijos!
Esses biscoitos são parecidos com aqueles que tem gergelim? Aqueles não são enrolados. Fiquei curiosa.
ResponderExcluirBeijinhos
Akemi, parabéns pela perfeição dos seus biscoitinhos, lembram aqueles das casquinhas de sorvete. E obrigada por tantas dicas, que é pra ninguém errar!
ResponderExcluirAchei ótimos mas do jeito que sou "jeitosa" vai ser um caos rsrsrs!!!
ResponderExcluirEStou pensando.... bjs
Maura
Ficaram perfeitos Akemi, mas isso é para nível avançado...o que não é o meu caso!rs, conseguir fazê-los abertos já estaria ótimo para mim!!Parabéns pela receita!
ResponderExcluirBj e tenha um lindo dia!
Akemi, esqueci de mencionar que as fotos ficaram lindas, dignas de uma revista!;)
ResponderExcluirBj,
Akemi, uma cozinheira que se preza, faz qualquer receita por mais dificil ( e dolorida) que seja a receita, e vc provou com perfeição.Ficaram lindos seus cigarretes, eu nem me atrevo, por que sou a Estabanada em pessoa na cozinha, com certeza iria ter queimaduras de 3º grau kkkk. Adorei, meu parabéns.Beijinhos,ótima semana amiga
ResponderExcluirserá que dá para fazer com farinha de arroz também? são lindos!
ResponderExcluir-- Mírian
Meninas, tenho certeza que ninguém me bate nesse quesito! Sou A estabanada na cozinha. Nem conto quantas louças já quebrei, panela que entortei por derrubar, enfim tenho 2 mãos esquerdas! rsss
ResponderExcluirSe eu consegui qualquer uma consegue! Experimentem!
Anne, uma das japonesas que também fez a receita misturou gergelim na massa e gostou. Se você se refere ao biscoito japonês senbe, estes aqui tem gosto bem parecido sim.
Mirian, não sei mas se você fizer, por favor, retorne para nos contar se deu certo ou não!
Biscoitinhos assim devem ficar ótimos mesmo com uma xicara de café ou de chá. Imaginando você queimando os dedinhos modelando essas delícias rsrsrs.
ResponderExcluirUm beijo
que maravilha!
ResponderExcluirUau!!! Eu quero. Parece um biscoito que se chama beiju. Vou fazer, depois eu conto. Beijos
ResponderExcluirAchei lindos Akemi.Já fiquei imaginado passados pelo doce de leite.Adorei.Beijos.
ResponderExcluirAkemi, admiro sua coragem e paciência!Ficaram lindos,bjs!!!
ResponderExcluirolha que excelente sugestão. Não sei é se terei habilidade para tanto. mas gosto da ideia sim senhora
ResponderExcluirQue charme esse biscoitinho!
ResponderExcluirOlá Akemi!" Tudo jóia?
ResponderExcluirCá estou de novo fuçando seu blog! Rsrsrs!!
Será que dá para fazer aqueles biscoitinhos da sorte com essa massa?Bjs!
Rita, acho que sim! Se fizer, depois me conta como ficaram! Bjss
ResponderExcluirSempre quis aprender como se faz estes biscoitinhos crocantes que desmancham na boca e são viciantes de tão gostosos além de ficar mais em conta fazer em casa. Mas dá tanto trabalho que é melhor compra-los prontos apesar de serem os olhos da cara.
ResponderExcluirAlém,hoje aqui em casa o assunto foi o meu vício qdo saio e pego engarrafamento,em.comlrar bijoizinho de camelôs.Asoro engarrafamentos porque os caras brotam do chão com meu gostinho de infância.
ResponderExcluirAí eu vim ver se encontro aonde eles c compram.para revender,E me deparo com a receita.Nao curto me queimar enrolando os bijoizinhos,pq eu sou muito estagnada.Mas eu vou vou me empenhar até conseguir fazer está delícia.Wu amo,mas amo.E.meu gostinho de infância.Qdo me deparo com os camelôs vendendo eu compro todos.Ae alguém ler e souber aonde tem fábrica deles por favor me falem.por favor.
Valeu a receitinha suoer obrigado