sábado, fevereiro 26, 2011

Muffins de pera


Mais uma receitinha que sai da minha lista por fazer e que já rodou meia blogosfera. Nunca tinha usado peras em muffins ou bolo, talvez porque não tenha muita paciência para esperá-las amadurecerem mas desta vez fiquei de olho e valeu a pena! Não que não possa ser usada outra fruta mas a pera confere um sabor delicado aos muffins que adorei! Recomendo! ;)
Fiz meia receita que rendeu 10 pequenos bolinhos mas passo a versão original, com algumass alterações que fiz.

massa:

125g de farinha de trigo branca
60g de farinha de trigo integral
100g de aveia (usei flocos finos)
3 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
100g de açúcar mascavo (usei metade branco e metade mascavo)
2 ovos
250ml de iogurte natural
125ml de óleo de canola (usei manteiga sem sal derretida)
1 pera descascada e picada em cubinhos

topping:

40g de açúcar mascavo
40g de nozes pecã picadinhas

Pré-aqueça o forno a 180˚C.

Forre a fôrma de muffins com forminhas de papel (12 unidades tamanho tradicional).

Misture os ingredientes do topping e reserve.

Numa vasilha, peneire os ingredientes secos e faça um buraco no meio. Numa outra vasilha, bata os ovos, junte o iogurte e o óleo. Bata bem e despeje no buraco dos ingredientes secos. Misture levemente e antes que toda farinha seja incorporada, acrescente a pera picada e termine de misturar. Todos já devem saber mas não custa lembrar que massa de muffins não deve ser misturada demais porque acaba ficando pesada.

Distribua a massa nas forminhas preenchendo até 3/4 da capacidade e polvilhe com uma colherzinha do topping.

Leve para assar por 20 a 25 minutos ou até dourarem levemente.

Desenforme com cuidado para não se queimar e deixe amornarem sobre grade.

Sirva morninhos e deliciem-se!


Um ótimo final de semana para todos! :)

domingo, fevereiro 20, 2011

Cinnamon rolls com massa de banana


Semana passada a simpática Monalisa do blog "Diário de receitas sem lactose" deixou um comentário sobre o pão de batata que ela preparou com a receita que pegou daqui e postou no seu cantinho devidamente creditado. Fico imensamente feliz quando alguém se inspira ao ver alguma receita do Pecado, faz e tem a gentileza de voltar para dizer que gostou! Muito obrigada, Monalisa! Agradeço também a Carol e Rosana Midori que fizeram o quibe assado recheado, Jack Nunes e Silvia Pinheiro que fizeram o bolo de maçã com casca, Alexandre Mauj que fez o macarrão gratinado, a Lumel que fez o pão caseiro do sítio, Andréa que fez o Texas sheet cake, entre tantos outros leitores! :)

Aproveito também para agradecer a todos os leitores atentos que me dão um puxão de orelha quando encontram erros ortográficos/gramaticais, ingredientes pedidos na receita mas não aparecem no modo de preparo ou vice-versa... leio e releio várias vezes o post antes de publicar mas mesmo assim vez ou outra algumas coisas passam desapercebido. Desculpem!

Bom, voltando ao assunto fui lá conferir o pão de batata da Monalisa que ficou super apetitoso ainda mais com o recheio que ela escolheu, mas uma receita de cinnamon rolls que vai banana na massa me chamou imediatamente a atenção. Como já tinha bananas em casa por conta do brioche, aproveitei para botar a mão na massa novamente.

Fiz algumas alterações além de usar leite de vaca mesmo, mas adorei o resultado! A massa é muito boa de trabalhar, cresce bem e quando está assando perfuma toda a cozinha! A banana dá textura macia e úmida na massa mas seu cheiro e sabor é sutil, quem aparece mesmo é a canela. De qualquer forma, achei a receita bem diferente e uma ótima pedida para quem tem intolerância a lactose ou é vegetariano. Para estas pessoas, sigam a receita original da Monalisa. Abaixo passo a minha versão com meus pitacos e o meu jeito de preparar a massa, mas faça da maneira que você estiver acostumado:

* xícara medida de 240ml

Massa

2 a 3 xícaras de farinha de trigo (vai depender da marca, do tempo... eu usei cerca de 2 xícaras mais 2 colheres)
10g de fermento seco para pão
1/2 xícara de leite
1/2 colher (chá) de sal
1 banana nanica grande e madura amassada
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de açúcar

Recheio

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar mascavo (peneirar antes de medir)
1½ colher (chá) de canela em pó

Cobertura

Açúcar de confeiteiro
água ou leite até dar ponto

Coloque 1 xícara de farinha de trigo numa vasilha e junte o fermento, o açúcar, a banana e o leite levemente aquecido. Misture vigorosamente até formar uma massa viscosa e comece a levantar bolhas. Se ficar seca, junte um pouquinho mais de leite. Junte mais uma xícara de farinha de trigo, o sal e a manteiga amolecida. Misture com cuidado até toda a farinha ser incorporada. Despeje na mesa, limpe bem a vasilha com espátula e comece a sovar. Se estiver muito grudenta, coloque uma colher de farinha de trigo de cada vez até que fique mais enxuta mas ainda macia e maleável. Vá sovando até que solte das mãos (cerca de 10 minutos).
Modele a massa numa bola, coloque de volta na vasilha e cubra com filme plástico. Deixe descansar até dobrar de volume.
Dê alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado. Tire da vasilha e modele numa bola novamente. Cubra com pano de prato e deixe descansar por 10 minutos.
Enquanto isso, prepare o recheio. Misture a manteiga até ficar cremosa. Junte o mascavo e a canela e misture até formar uma pasta.
Abra a massa com rolo até formar um retângulo de 36x24cm com espessura de 1cm. Espalhe o recheio com ajuda de uma colher deixando 1 cm livre na parte de cima (o lado mais largo do retângulo). Enrole como rocambole em direção à parte que ficou sem recheio. Aperte bem a emenda e corte em 12 partes
Dê uma ajeitada nos rolinhos e disponha em fôrma forrada com papel manteiga (eu usei uma quadrada de 24x24cm).
Cubra frouxamente com filme plástico e um pano de prato e deixe descansar mais 30 minutos ou até dobrar de tamanho novamente. Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 20 minutos ou até ficarem bem corados.
Tire da fôrma, mantendo o papel manteiga e deixe esfriar sobre grade.
Enquanto isso, prepare a cobertura. Peneire o açúcar de confeiteiro numa vasilha e vá adicionando água ou leite até formar uma calda grossa. Espalhe a cobertura com ajuda de uma colher, pincelando por toda a superfície.
Sirva morninho.


Uma semana iluminada para todos! :)

sábado, fevereiro 19, 2011

Brioche de banana


Andei testando algumas receitas de pães nos últimos dias e foi uma sucessão de fracassos! Muito mais do que a raiva de perder os ingredientes, o mais chato é ficar frustrada de não conseguir comer o que me propus a preparar! :(
Bem, hoje estava decidida a mudar o placar e resolvi tirar uma receita da minha longa e interminável lista para testar. É um pãozinho doce que apareceu primeiro no Mauro Rebelo (a página não está abrindo no momento) e depois minha querida amiga Valentina e a Eliana testaram e aprovaram. Pesquisando descobri que a receita aparece em sites e outros blogs, sempre muito elogiada.
Não poderia ter histórico melhor. Decidi fazer meia receita mas ao preparar a esponja a coisa já entortou. Ficou bem seca, a quantidade de água não foi suficiente e coloquei mais um pouco, mas a massa ficou toda encaroçada. Achei estranho mas deixei fermentar! Continuou estranha. Eita lá, lá! De novo errado???, pensei...
Como já tinha feito o doce de banana, insisti e refiz a receita, só que do meu jeito. Já na hora de sovar, comecei a sentir que ia ficar bom. A massa é ótima para trabalhar, bem macia e maleável, quase não gruda na mesa por conta da grande quantidade de manteiga. Cresceu maravilhosamente bem em todos as etapas de fermentação e depois de assado, quando experimentei um quentinho.... Hummmmmm!!!! Ficou muito, mas muito bom mesmo!
Já tinha jantado mas comi dois brioches num piscar de olhos. O doce de banana casou divinamente com a massa mas tenho certeza de que deve ficar ótimo com outros recheios também como goiabada, doce de leite, geléias, etc...
Abaixo vai minha versão com redução apenas na farinha de trigo. Como a esponja ficou seca da primeira vez, percebi que a farinha que estava usando era mais seca, por isso diminuí na quantidade e funcionou. Acho mais fácil consertar uma massa úmida demais do que uma seca, então procure sempre colocar a farinha um pouco menos do que a pedida na receita e vá acrescentando conforme necessário.

230g de farinha de trigo
5g de fermento seco para pão
100ml de leite desnatado
30g de açúcar
1/4 colher (chá) de sal
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 ovo extra (bata bem e meça 30g - guarde a outra metade para pincelar os pães)

Coloque metade da farinha numa vasilha e coloque o fermento, açúcar, o ovo batido e o leite levemente aquecido. Misture bem com uma colher de pau até levantar bolhas e ficar uma massa viscosa. Junte o resto da farinha, o sal e a manteiga amolecida. Misture com a colher de pau lentamente até incorporar toda farinha. Jogue a massa na mesa sem enfarinhar e raspe bem toda a vasilha, deixando-a o mais limpa possível. Reserve esta vasilha de lado.
Comece a sovar a massa. Se estiver muito úmida e grudando toda na mesa e na mão, junte um pouco mais de farinha. Para mim, desde o começo não grudou quase nada na mão e não precisei quase usar a espátula para tirar a massa da mesa. Ela é bem macia e boa de trabalhar. Sove BASTANTE! Cerca de 15 minutos de estica e puxa até ficar lisa e homogênea e não grudar mais nas mãos. Faça uma bola com a massa e coloque na vasilha reservada. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 a 40 minutos ou até que dobre de volume.
Dê alguns soquinhos na superfície da massa para tirar o gás acumulado e jogue a massa sobre a mesa. Divida em 11 porções de 40g. Modele em bolinhas, cubra com pano de prato e deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, unte com manteiga uma assadeira ou forminhas de muffins ou brioches.
Pegue uma bolinha e abra na mão até atingir cerca de 10 a 12 cm de diâmetro. Recheie com cerca de 15g de doce de banana (uma colher de chá cheia), feche bem e coloque na forminha. Repita o processo até acabarem as bolinhas.
Cubra com plástico e pano de prato e deixe descansar até dobrar de volume.
Pincele levemente com a metade do ovo batido que sobrou e leve para assar em forno pré-aquecido a 190oC por 12 a 15 minutos ou até ficarem bem corados.
Desenforme e deixe esfriar sobre grade. Se quiser, logo que desenformar, passe os brioches no açúcar e canela.

Doce de banana:

1/2 xícara de açúcar cristal
3 bananas nanicas em rodelas
1/2 fava de baunilha
2 cravos

Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo. Deixe caramelar e jogue as bananas. Misture bem e acrescente a fava cortada ao meio e os grãos de baunilha raspados com a pontinha de uma faca e os cravos. Vá mexendo sempre até ver o fundo da panela e formar uma pasta. Ao passar a espátula no fundo da panela, você consegue contar até 3 lentamente antes do "caminho" se fechar.
Despeje num prato e deixe esfriar completamente antes de utilizar na massa. Ainda vai sobrar doce que, mesmo puro é muito bom! :)

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Pizza rápida de liquidificador


Queria algo rápido e ao mesmo tempo tinha apenas alguns ingredientes disponíveis, "para variar" (rsss). Procurando aqui e ali, encontrei esta receitinha e corri para cozinha. Ficou muito boa! O único inconveniente é que como foi apenas untada com azeite a massa grudou no fundo, nada que uma espátula não desse jeito, mas da próxima vez vou untar e enfarinhar.

A massa fica na espessura certa e bem macia. Por ser pré-assada não tem perigo de ficar encruada. Aprovadíssima, uma boa sugestão para lanche da tarde ou uma alternativa quando bate aqueeeeeeeeeela preguiça de sovar massa de pizza tradicional ou simplesmente não quer ficar esperando a massa fermentar.

São poucos ingredientes que todo mundo sempre tem em casa na despensa, só o recheio fica a gosto do freguês!

Uma ótima semana para todas! ;)

* xícara medida de 240ml

1½ xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de sal
1 ovo
1 colher (chá) de fermento em pó

Bata tudo no liquidificador e despeje em fôrma redonda (30cm) untada e enfarinhada. Alise para nivelar a superfície e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por 20 a 25 minutos. As bordas devem estar levemente coradas e soltando das laterais da fôrma. Tire e espalhe molho de tomate e recheio de sua preferência (desta vez usei molho pronto, presunto, cebola, mussarela, tomates e azeitonas.Polvilhei bastante orégano e reguei com um fio de azeite.

Leve de volta ao forno por mais 15 minutos e sirva em seguida.

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Mousse de maracujá fácil


Esta versão fica muita mais leve e saborosa do que a tradicional que leva gelatina sem sabor! É bem aerada e simplesmente desmancha na boca! Dei uma "frescurizada" decorando com chantilly de chocolate branco e polpa fresca do maracujá, mas a mousse sozinha já é um espetáculo, façam djá! ;)



Versão original aqui. Abaixo passo a minha com leve alteração e apenas MEIA RECEITA:

* xícara medida de 240ml

1/2 lata de leite condensado
100g de creme de leite UHT (de caixinha)
1 pacote de gelatina sabor abacaxi
1 xícara de água fervente
170g de iogurte natural mais leite desnatado até completar 1 xícara
1/3 xícara de suco concentrado de maracujá

Dissolva a gelatina na água quente. Coloque os demais ingredientes no copo do liquidificador e bata bem. Enquanto ainda está batendo, junte a gelatina dissolvida aos poucos. Tampe e bata mais alguns segundos. Desligue e despeje num refratário levemente umedecido em água ou em copinhos individuais. Leve para gelar até endurecer. Decore a gosto.

Chantilly de chocolate branco

100g de creme de leite fresco
30g de chocolate branco

Deixe o creme de leite em temperatura ambiente por uns 5 ou 10 minutos. Derreta o chocolate branco no microondas em potência média por uns 2 minutos, misturando a cada 30 segundos. Junte o creme de leite ao chocolate derretido aos poucos, mexendo bem a cada adição. Leve a mistura à geladeira por cerca de 30 minutos. Depois bata até ficar em ponto de chantilly.
Pitangue sobre a mousse e cubra com polpa fresca de maracujá. Se tiver, coloque um galhinho de hortelã também! ;)

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Bisnaguinha profissional


Mais uma receitinha que encontrei no cantinho da Priscila que tinha anotado faz tempo e só fiz agora e me pergunto por que não fiz antes??? A receita é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA!!!!
Como sempre, logo que saiu do forno tive que experimentar e já na primeira bocada lembrei das bisnaguinhas Seven Boys no sabor, mas na textura esta versão ganha de 10 a 0. Pense num pão super macio, extra fofo que parece até um algodão! É assim!
Fiquei na dúvida ao intitular o post porque meus pãezinhos na verdade viraram uns bisnagões! rsss Da próxima vez, farei pequeninos e delicados como da Priscila! ;)



Levedo:

100g de farinha de trigo
11g de fermento seco para pão
110ml de água morna

Massa:

100ml de leite morno
100g de açúcar
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo jumbo
1 colher (chá) de sal
400g de farinha de trigo

Misture os ingredientes do levedo numa vasilha. Fica uma massa bem grossa mesmo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até triplicar de volume (cerca de 25 minutos).

Numa batedeira com gancho para massas pesadas, coloque o levedo, o leite, o açúcar, manteiga, ovo e sal. Bata em velocidade baixa até ficar bem misturado. Junte a farinha de trigo aos poucos em velocidade baixa. Pode colocar tudo. Demora um pouco até que ela seja toda incorporada.
Quando isso acontecer, aumente para velocidade média e bata 10 minutos. Tem que ficar uma massa elástica, como um chiclete. Não adicione mais farinha de trigo, é a quantidade exata.
Numa assadeira grande untada e enfarinhada. pingue porções da massa com colher de sobremesa. Deixe um espaço entre uma bolota e outra ou senão, modele nas mãos. Eu fiz 12 pãezinhos de aproximadamente 80g. Para bisnaguinhas, da próxima vez, farei bolinhas de 20 ou 30g cada.
Cubra a assadeira com filme plástico e deixe fermentar até que tripliquem de tamanho e fiquem todas juntinhas.
Pincele levemente com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por 15 a 20 minutos ou até que fiquem bem corados.
Eu polvilhei gergelim branco na superfície mas já dei asas a imaginação e penso que as bisnaguinhas podem ser recheadas com goiabada, doce de leite, nutella... e polvilhadas com açúcar cristal ou misturinha de açúcar + canela em pó.... hummmm! :p