segunda-feira, janeiro 31, 2011
Nuggets de frango com tofu
Último dia do mês e novamente aquela sensação de que o tempo não passa, VOA! Tenho a mesma sensação ao ler um bom livro ou quando assisto a este seriado. Tinha tudo para eu detestar, já que sinto as pernas fraquejarem ao ver sangue, mas não tem como não torcer pelos personagens e se emocionar com os dramas vividos pelos pacientes... e quando ouço a narração final da Meredith com metáforas que nos fazem refletir sempre penso "mas já???".
Enfim, para começar a semana trago a receita deste belisquete fácil e rápido de preparar e bem gostoso! Para quem não gosta de tofu, ele entra apenas para dar liga à massa e deixar mais nutritivo, não se sente seu sabor.
Uma semana iluminada para todos! :)
400g de peito de frango
4 colheres (sopa) de maionese
2 dentes de alho ralados
uma boa pitada de noz moscada ralada na hora
sal e pimenta do reino a gosto
100g de tofu firme
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
farinha de trigo extra para polvilhar
Pique o frango em nacos menores e processe até ficar moído. Junte os demais ingredientes e pulse só até que tudo fique incorporado. Não bata demais pois ficará duro.
Modele os nuggets com as mãos umedecidas em água e passe na farinha de trigo extra. Tire o excesso.
Aqueça cerca de 1 cm de óleo numa frigideira em fogo moderado. Quando estiver quente, frite os nuggets até dourarem dos dois lados. Sirva com o molho de sua preferência.
quinta-feira, janeiro 27, 2011
Bolo de mel e limão
A receita caseira de mel e limão para curar gripes também rende um delicioso bolo! É verdade que quem reina mesmo no bolo é o limão, mas lá no fundo dá para se sentir o gostinho do mel. Por si só, muito macio e gostoso mas a casquinha azeda dá o toque especial, recomendo que a usem! ;)
Mais uma receita daqui.
120g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos grandes
85g de açúcar
2 colheres (sopa) de mel
120g de farinha de trigo
3g de fermento em pó
raspas de 1 limão (usei o amarelinho, siciliano)
30ml de suco de limão
Glacê
50g de açúcar de confeiteiro
suco de limão até dar ponto de espalhar
Unte e enfarinhe uma fôrma de bolo inglês pequena ou forre com papel manteiga.
Peneire a farinha de trigo com fermento.
Pré-aqueça o forno a 170˚C.
Bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até ficar esbranquiçado. Junte os ovos batidos aos poucos, batendo bem a cada adição. Incorpore o mel e as raspas de limão. Bata rapidamente. Junte a farinha peneirada e o suco de limão. Misture com espátula até que fique uma massa lisa. Despeje na fôrma e alise a superfície, deixando as bordas ligeiramente mais altas que o centro.
Leve para assar por cerca de 30 a 40 minutos. Faça o teste do palito.
Desenforme e deixe esfriar sobre grade.
Enquanto isso, coloque o açúcar de confeiteiro numa vasilha e vá colocando suco de limão aos poucos até formar um mingau ralo, não muito líquido. Espalhe sobre todo o bolo e deixe secar.
segunda-feira, janeiro 24, 2011
Anéis de cebola
Estava tentando evitar frituras mas outro dia escutei uma vozinha interna dizendo que eu precisava comer anéis de cebola. Como sabem sou muito fraca e, para variar, não resisti e tive que atender a tal vozinha.
Já fiz esta receita outras vezes (fraca, fraca, mil vezes fraca, eu sei!!! rsss) e até agora foi a que eu mais gostei e mais se aproxima das cebolas servidas numa cadeia de hamburguer do Japão que eu adorava. Procure usar cebolas grandes de camadas grossas.
A receita pede um granulado de algas chamado kombutchá que é vendido em lojas de produtos orientais (latinha vermelha abaixo), ele é verde como podem ver na foto da direita, mas vc pode subtituir por um desses temperos em pó tipo sazon ou temperar só com sal mesmo.
1 cebola grande em rodelas de 1cm
cerca de 135ml de cerveja clara
1 colher (chá) de kombutchá
100g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de maionese
Num saco plástico, coloque a farinha, o amido e o kombutchá. Sacuda para misturar. Coloque aí dentro os anéis de cebola e sacuda para que fiquem envolvidos na farinha.
Separe as cebolas num prato e despeje a farinha numa vasilha. Junte a maionese e a cerveja. Misture com fouet rapidamente para agregar tudo. Precisa ficar uma massa não muito dura nem líquida. Mergulhe os anéis de cebola nessa massa, tire o excesso e vá fritando em óleo quente. Deixe até dourar dos dois lados. Escorra em papel toalha e sirva.
Uma linda semana para todos! ;)
segunda-feira, janeiro 17, 2011
Piccata de abobrinha
Receita que peguei daqui e gostei bastante. Um bom acompanhamento para carnes ou mesmo um tira-gosto.
1 abobrinha média
1 ovo grande
1 colher (sopa) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de queijo ralado
uma pitada de manjericão seco
uma pitada de salsinha seca
Corte a abobrinha em rodelas de 8mm. Polvilhe um pouquinho de sal dos dois lados e deixe por 5 minutos.
Enxugue as rodelas com papel toalha e passe na farinha de trigo, tirando bem o excesso.
Numa tigela, bata os ovos e junte os demais ingredientes. Misture bem.
Aqueça uma frigideira em fogo médio/baixo com 1 colher (sopa) de óleo ou azeite com 1 colher (chá) de manteiga.
Passe as rodelas de abobrinha na mistura de ovo, batendo para tirar o excesso e dispondo na frigideira
Deixe dourar bem de um lado e vire para dourar do outro. Verifique se estão macios espetando um palito.
** Piccata, pelo que pesquisei, é um modo de preparo da culinária. Em geral são fatias de carne empanadas, grelhadas em manteiga ou azeite e servidas com um molho a base de manteiga, limão e ervas.
quinta-feira, janeiro 13, 2011
Frozen yogurt de maracujá
O frozen yogurt virou febre em todos os shoppings da cidade. São muitas lojas com nomes parecidos, Yogo isso, Yogo aquilo, não sei o quê Yogo... a única coisa em comum é o preço absurdo cobrado por um copinho simples!
Usando como base uma receita que já usei aqui e querendo reproduzir um frozen que tomei num shopping daqui, cheguei ao mesmo sabor! Só mesmo a aparência não ficou tão cremosa como da loja, coisa que uma sorveteira talvez resolveria o problema... mesmo assim, ficou delicioso com o azedinho característico e derrete na boca, não se sente nenhuma pedrinha de gelo!
2 potes de iogurte desnatado (200g cada)
1/2 lata de leite condensado (cerca de 190~200g)
5 colheres (sopa) de suco concentrado de maracujá (75ml)
uma pitada de sal
Descarte o soro da camada superior do iogurte. Coloque todos os ingredientes numa vasilha, de preferência metálica, e misture com fouet. Leve ao freezer e nas duas primeiras horas, misture de 30 em 30 minutos. Depois, deixe terminar de endurecer por mais duas horas. Se endurecer demais, deixe em temperatura ambiente por 5 a 10 minutos e bata na batedeira até voltar a ficar maleável. Leve ao freezer novamente só para encorpar novamente, coisa de uns 5 minutinhos.
* Dica* deixe as tigelinhas de servir na geladeira por algumas horas. Isso vai retardar o derretimento do frozen yogurt quando for servido.
terça-feira, janeiro 11, 2011
Quibe assado recheado
Leitores queridos, espero que todos tenham aproveitado bastante as festas de fim de ano! A comilança aqui foi boa e agora estamos literalmente correndo atrás do prejuízo. Muita caminhada e exercícios para tentar reverter a situação. Bom, acho que já descobriram uma das minhas resoluções de ano novo, não é mesmo? :D
Para quem também está no mesmo barco ou para quem simplesmente não quer perder muito tempo na cozinha nas férias, aqui vai uma sugestão de quibe assado que ficou ótimo!
500g de carne moída bovina (usei acém)
250g de trigo para quibe
1 cebola grande picadinha
3 dentes de alho amassados
sal e pimenta do reino a gosto
muito cheiro verde picado
muito hortelã picado
Para o recheio:
fatias de mussarela
fatias de tomate
fatias de pimentão ou pimenta doce
Lave o trigo para quibe várias vezes e cubra com água limpa. Deixe de molho por pelo menos 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 205˚C.
Unte um refratário grande (20x30cm) com bastante óleo, azeite ou margarina (eu usei creme becel).
Esprema bem porções do trigo, desprezando a água. Vá colocando o trigo numa vasilha grande até espremer tudo. Junte os demais ingredientes e amasse bem até ficar com liga.
Despeje metade do quibe no refratário e espalhe bem, nivelando a superfície.
Espalhe fatias da mussarela, seguida de uma camada de tomate e outra de pimentão.
Espalhe o resto da massa de quibe e aperte, nivelando a superfície.
Regue com óleo ou azeite ou espalhe margarina sobre toda a superfície com a ajuda das costas de uma colher (usei o creme becel novamente). Isso não deixará o quibe ficar seco.
Se quiser fazer um charminho na decoração, faça cortes diagonais entrelaçados na superfície.
Leve ao forno e deixe 30 minutos na grade de baixo e mais 10 minutos na grade de cima para dourar a superfície.
Sirva em seguida.
FELIZ 2011 PARA TODOS! :)