terça-feira, junho 03, 2008
Pão de queijo japonês
Antes de tudo, muito obrigada a todas as pessoas que passaram por aqui e deixaram comentários no último post e outros diversos! Andei muito triste e desanimada estes dias, mas o carinho de todos vocês e, em especial de uma pessoa que nem vou dizer o nome porque ela vai saber quando ler este texto, foram muito importantes para que eu deixasse para trás detalhes chatos que por vezes atrasam nossas vidas!
Lição aprendida, página virada, bola para frente! :-)
Fiz poucas coisas estes dias na cozinha, além do trivial básico. Mas ontem, folheando um livro japonês de receitas que o maridão comprou durante nosso passeio em Tokyo, estes pãezinhos logo me chamaram a atenção. Na verdade, todas as receitas já foram postadas neste blog e agora foram parar em 3 livros. Achei muito bacana na medida em que a autora procura utilizar ingredientes alternativos e, sempre que possível, fazer no fogão ou forninho elétrico, pratos que geralmente pedem forno, formas, etc, etc...
Encontrei inclusive uma receita dela que já fiz e postei aqui, o Cinnamon roll de frigideira. Daí já dá para se ver que praticidade é sua palavra de ordem! ;-)
Este pão de queijo foi outra grande sacada dela, que adora esta delícia verde-amarela e sempre comprava a mistura pronta para fazer. Olhando os ingredientes da mistura, ela percebeu que tinha tudo em casa, "por que não fazer ela mesma do zero?", pensou. O polvilho foi substituído pelo katakurikô (fécula de batata) que pode ser encontrado em qualquer quitandinha de esquina por aqui e o queijo, ela usou o parmesão ralado mesmo.
Confesso que quando comecei a fazer, não estava botando muita fé nos pães, principalmente na textura tanto para modelar quanto depois de assada. Será que vai dar para enrolar, será que vai ficar com aquela gominha por dentro??? Será??? Será??? Hummm... duvidei até o fim!!!
E não é que a massa ficou no ponto certo para enrolar? :-) Coloquei no forninho elétrico, estes de esquentar pão mesmo, crente que ficariam crus por dentro mas, acabei tendo que dar minha mão à palmatória. A mulher é danada, gente! Ficou muito bom mesmo! É claro que não dá para se comparar a um legítimo pão de queijo mineiro, mas para nós que estamos longe de nossa terrinha e nem sempre temos os ingredientes à mão, é um grande quebra-galho!
Pão de queijo japonês
Rendimento: 15 pães de 3 cm
* xícara de 200ml
50ml de leite
3 colheres (sopa) de água (45ml)
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (coloquei só uma colher)
1 xícara de katakurikô (片栗粉 - fécula de batata)
1/2 colher (chá) de fermento em pó
sal a gosto
1/2 xícara de queijo ralado
1 ovo médio + 1 colher de chá de água ou 1 ovo grande
Coloque o leite, a água e a manteiga num copo alto que possa ser levado ao microondas. Aqueça em potência alta (700W) por 2 minutos ou ferva numa panelinha.
Numa vasilha, coloque o katakurikô e o fermento. Misture e despeje o leite quente de uma vez. Mexa bem e junte o ovo com a água, o queijo e um pouco de sal. Eu coloquei um pouco de queijo picadinho também, como solta gordura, diminuí na margarina. Amasse bem e enrole. Unte as mãos se necessário. Disponha as bolinhas na forma do forninho forrada com papel alumínio ou papel manteiga que suporte altas temperaturas. O forninho deverá estar na potência máxima (1000W) e pré-aquecido. Coloque os pães para assar por cerca de 15 minutos.
Caso esfrie, é só aquecer no microondas coberto com filme plástico por uns 30 segundos.
PS: antes que esqueça, Melissa, não conheço nenhum restaurante mexicano nesta região, gomen ne! Deixe, por favor, o nome deste restaurante que você costuma ir em Tokyo para que possamos experimentar na próxima vez!
Eu já fiz pão de queijo com fécula de batata e mozzarela e gostei muito, mas claro que o meu paladar deve ser diferente dos naturais do Brasil.
ResponderExcluirAdorei esta receita e da próxima vou experimentar.
Bj
Akemi! Que bacana que deu certo!!!
ResponderExcluirE pela foto dá para perceber que tem uma textura boa mesmo!
Sabe, ontem mesmo fiz pão de queijo... ainda não assei, mas acho que vai ser show de bola!
(Tive que sair às pressas e coloquei as bolinhas no freezer... :( ...)
Beijinhos,
Yooooooo Sensei!
ResponderExcluirQue bom que voltou, senti tua falta^^
Imagino que delícia não ficou esse pão, aqui em casa muitas vezes usamos o parmesão mesmo. Até não é difícil achar o queijo mineiro, mas às vezes o preço é levemente salgado^^
Mas penso que delícia não é comer algo que nos lembre nossa casa, estando assim tão longe né?
Kisss imenso pra ti, ja ne!
Oi Akemi, td bem?
ResponderExcluirOutro dia fui ao mercado e perguntei qual pacote, era de KATAKURIKO (a funcionaria foi na prateleira e trouxe pra mim). Eu o uso como se fosse a MAISENA (pra fazer creme, para recheio/cobertura de bolos). Nao sabia que dava pra fazer paozinho de queijo...rs. Vou testar tambem.
Akemi, a gente passa por aqui vê estas delícias, tanta coisa linda que vc faz...fico feliz que seu coraçãozinho esteja mais aquecido...bem que Deus possa te cobrir de cuidados e renove tuas forças!!!
ResponderExcluirBjokas
adoro pao de queijo e nunca comi com fecula de batata. achei os teus lindos e se tu nao dissesses que era diferente, nem iria notar.
ResponderExcluirbeijinhos
Akemi a vida tem altos e baixos não é? Nem sempre é fácil, mas com vontade e coiagem tudo passa. Mais fácil ainda quando temos amigos para nos ajudar. E o pão de queijo também é uma boa âncora de salvação... da saudade de casa ;) Ficaram muito bonitos... imagino o cheirinho na cozinha :)
ResponderExcluirolá!!! que bom que voltou... saudades... coragem, amiga!!! sacode a poeira e da a volta por cima... tem dias que a gente ta imprestavel, mas respira fundo e deixe o seu dia maravilhoso!!! coma bastante pao de queijo... *r faça muitas receitinhas gostosas e sorria!!!! beijos,
ResponderExcluirAmiga, finalmente consegui postar.oba! pois é, amei esta tua experiência. o parmesão eu sempre uso - quando nao uso o gran padano ou pecorino.Agora a nao ser o polvilho nunca tinha usado outra coisa. mas com certeza vou tentar esta receita na minha volta. bjocas no coracao.
ResponderExcluirvim dar uma espiadinha e esse pãozinho ta com uma cara ótima.
ResponderExcluirbjks
Que lindinhos ficaram, Clarice! Acredita que nunca fiz pão de queijo?? :S
ResponderExcluirAkemi que inusitado esse pãozinho de queijo!?! Amei, e ficaram lindissímos!
ResponderExcluirOi Akemi, sempre leio seus posts pelo feed e por isso quase nunca comento, mas hoje estava lendo o blog do Gravatá e ele mencionou o seu blog,nome e até foto de uma receita sua (ensopado de inhame),achei legal e vim te avisar, se é que você já não sabia,né? rs..
ResponderExcluirestá aqui:
http://oglobo.globo.com/blogs/gravata/default.asp?a=11&periodo=200804
muito fácil esse pãozinho de queijo,vou experimentar qualquer hora dessas,
beijo
Akemi,
ResponderExcluirFiquei triste ao saber que estava passando por momentos dificeis...mas ainda bem que já foi uma pagina viradaem sua vida!
Espero que esteja bem!
Vjs
Mari T.
que bom que tudo se fez novo, fico feliz...tenho aprendido que nada como um dia atrás do outro...essa semana passei um perrengue dos gds...já passou, e hoje estou alegre, feliz e saltitante.
ResponderExcluirQue sorte hein descobrir essa receita...fico pensando que como seria díficil pra mim não poder comer coisas tão comuns aqui pra nós, se morasse em outra nação...por exemplo: paçoquinha rolha da Paçoquita.
Beijos!!!
Nossa, que lindos seus paezinhos Akemi!
ResponderExcluirQuando faco pao de queijo em casa aqui nunca ficam bonitos assim... vc tem o jeito p/ o pao de queijo!
Espero q vc esteja bem! Todas temos fases de desanimos, eh normal. Eu tbem fiquei um tempo sem postar, mas sinto uma saudade do blog, q quero voltar p/ valer esses dias antes de eu ir p/ o Brasil (to indo no final do mes, eba!).
E sua mae, ja se mudou? Mande noticias quando puder!
Beijos!
Ana
Bom dia Akemi,adoro suas receitas,e já fiz várias,também moro aqui no Japão,como sempre diz minha queria mãe,nada é eterno,e tudo passa nessa vida,que bom que está melhor,meu email é claudia_imori@hotmail.com,se quiser conversar,moro em Togo,perto de Toyota,fique com Deus,beijos!!
ResponderExcluirQuerida Akemi,
ResponderExcluirSempre estou vsitando o seu blog, que modestia a parte, adoro! Tanto q gostei, que montei o meu. Mas esta fraquinho, estou engatinhando ainda. Gosto de seus textos despojados e do clima de desconstracao, que e o maior motivo que nos leva a inventar blogs na nossa vida. Loucura!
As receitas sao maravilhosas. Ja fiz varias, e tenho uma lista enorme de receitas que retirei daqui, que pretendo fazer.
Beijao, ate mais!
Oi Akemi...
ResponderExcluirOkaerinasai...
Estou muito feliz e agora mais tranquila com seu retorno e lembre-se que : "Fuyu wa kanarazu haru ni naru" Beijos Mitie de Gunma
Oi Akemi!!Quem não tem altos e baixos na vida ,não é mesmo?
ResponderExcluirAdorei saber que dá pra fazer com katakuriko!!!!!!!!!!!!...
Já começou a época de milhooooooo!!!
Bjos e bom findi!
comentei com outro perfil..rsrsrsrs
ResponderExcluirMirian-crochet!
bjos
Marizé, que legal saber que esta idéia já foi testada por você e aprovada! Com mussarela deve ficar ótimo quentinho! Hummm!
ResponderExcluirLaurinha, nem duvido que ses pães de queijo estejam maravilhosos!
Axly, não consigo ficar longe de vocês, minhas queridas! ;-)
Miyoco, que legal saber que o katakuriko pode ser usado para tantas coisas! Eu só usava para engrossar pratos chineses, muito legal sua dica!
Nereime, muito obrigada pelas palavras de encorajamento, querida!
Leila, estes pães enganam bem mesmo! rss
Ameixa, disseste tudo, amiga! O bom da nossa blogosfera é isto, uma ajuda a outra, incentivando, estendendo a mão! Obrigada!
Márcia, obrigada pela lindas palavras! Nada como uma boa receita e surpreendente receita para tirar todo o stress! rss
Valentina, vc é muito chique mesmo! Pena que não encontre estes queijos por aqui, devem ficar ótimos também!
Donna Dani, obrigada!
Patricia, querida, não creio!!! Você não gosta, amiga???
Eli, ficaram surpreendentes, amiga! Agora dá para ter pão de queijo todo dia no café da manhã se quiser! Ebaaa! rss
Lila, muito obrigada por prestigiar meu cantinho e pelo toque na coluna do Gravatá! Ja fui lá dar uma espiada e achei ótimo!
Mari, fases tristes amiga, que graças a Deus passam!
Goreti, obrigada pelas palvras de apoio! E agora esta paçoquinha... ai ai ai, já fiquei com as lombriguinhas assanhadas! rss
Ana, você é muito doce, amiga! Que ótimo saber que está de viagem marcada! Espero que aproveitem bastante cada instante! Mando um mail antes de vc viajar!
Claudia, muito obrigada pela força! Vou mandar um mail em breve para ti!
Fernanda, é tão bom saber que cada vez mais pessoas entram para nossa blogosfera! O começo é assim mesmo para todas, engatinhando, pedindo licença e quando vc menos esperar, sua cozinha já vai estar cheia de gente para prosear! ;-)
Mitie, arigatou, amiga! Sábias palavras! Tudo é mesmo um ciclo, mas quando estamos para baixo, nem sempre nos lembramos disso!
Mirian, mas só conheço uma Mirian e nem duvidei que fosse a mãos-de-fada do crochê! rsss
Vc só fica nos tentando com seus lindos trabalhos!
Bom saber que a tristeza nunca vem para ficar, pq o tempo sempre a leva embora,nao è verdade...?
ResponderExcluirE depois, cozinhando assim como vc cozinha, da para espantar o que é ruim pra bem longe!
E achei genial esta coisa destes paezinhos de queijo que "parecem de verdade"!
Eu, que tb tenho carencia de polvilho e morro de vontade, vejo que da pra se quebrar o galho: que bom.
Pq por falta de parmesao é que nao ia ser!
Obrigada pela dica.
Bjs!
Adorei seu achado, a gente sempre procura produtos para substituir quando mora no exterior né. E ficaram lindinhos... que receita mais acertada! Bjs!
ResponderExcluirOlá colega, td ok por ai ? , aqui estava um frio louco , agora melhorou ,achei um blog legal de pão de máquina da uma olhada , ha fiz esse pão de queijo e todos aqui amamos ^.^
ResponderExcluirwww.paobolosecia.blogspot.com
Esse pão de queijo deve ser uma delícia!
ResponderExcluirpaura:oi akemi ontem fiz o pão de queijo igualzinho está na receita porém,ficou mole,não dava pra fazer as bolinhas,colocava na forma e esparamava,um que pena queria tanto comer,o que será que posso fazer para não ficar mole,e poder fazer as bolinhas?ah eu não tenho forninho pode fazer no forno mesmo?muito obrigada,se puder me ajudar porfavor,até a próxima.
ResponderExcluirPaura, se você seguiu a receita é estranho não ter dado ponto mas talvez tenha sido o tamanho do ovo ou da xícara que você usou. Tente diminuir os líquidos um pouco (água ou leite) ou aumente na quantidade de katakurikô até dar ponto de enrolar, mas tente fazer novamente usando as medidas pedidas porque já fiz e refiz a receita e deu certo e outras pessoas que já testaram também não tiveram problemas. qualquer coisa, volte a perguntar ok!
ResponderExcluirOlá Akemi!
ResponderExcluirSou uma leitora assídua do seu blog. Gosto muito das suas receitas!
Sou portuguesa, de Lisboa, e participo sempre num forum dedicado a uma máquina de cozinha muito comum na Europa: a Bimby, da Worverk. Esta máquina amassa, aquece, cozinha, enfim, isso não interessa...
A questão é que, apesar de em Portugal se encontrar polvilho à venda com facilidade, nem sempre as receitas de pão de queijo resultam bem.
Por isso, e como achei esta receita bem interessante, resolvi adaptá-la à Bimby e coloquei a receita no nosso forum.
Se quiser dar uma olhada deixo aqui o link:
http://www.forumbimby.com/forum/index.php?topic=9897.0;topicseen
Gostei imenso do resultado e vou fazer muitas mais vezes, com toda a certeza.
Obrigada por partilhar estas receitas tão boas! :)
Beijinhos. :):)
A receita ficou perfeita!!!!
ResponderExcluirFez a alegria de uma brasileira na Noruega! :-))
Oi, estou morando no Chile e nunca tinha feito pão de queijo, e fiz sua receita. ficou perfeito! Conquistei a familia chilena com quem vivo!
ResponderExcluirMuito obrigada.
Shinjirarenai!!!!!Nunca que pensei em fazer c/katakurico,vou tentar o polvilho esta 450yens nas lojas brasileiras muito caro,rsrsrsr,boa ideia obrigada!!!!!!
ResponderExcluirOla Akemim td bem com vc??? Sou Ellen Jeon moro aqui pertinho de vc na Coreia do Sul aqui em todos os mercadinhos acho fecula de batata adorei sua receita mais fiquei na duvida sobre o queijo se eu fizer com queijo musarela fica bom tb, vc pode me informar, obrigado!!!
ResponderExcluirOi, Ellen! Tudo bem e vc? Não estou mais morando no Japão, voltei ao Brasil mas o queijo vc pode usar muçarela sim mas seria bom colocar um pouquinho de parmesão ralado porque só a muçarela é muito suave. Isso é opinião minha, claro que vc pode usar o queijo que tiver disponível e mais gostar ne! rsss
ResponderExcluirDepois me conta como ficaram seus pães!!!
Bjss e bom final de semana!
Ola Akemim, muito obrigado pelas dicas viu adorei sua receita, meus paozinhos ficaram maravilhosos e deliciosos tb, acrecentei mais quantidades na massa coloquei queijao parmesao, musarela e tb queijo pasterizado americano e ficou otimo com um cheirinho maravilhoso pela casa toda, nem acredito q em quase 4 anos na Coreia do Sul finalmente fiz pao de queijo, so acho q exagerei na quantidade pq fiz quase 70 paozinhos e tive q congelar para assar outro dia. Obrigado viu e um maravilhoso final de semana!!! Fica com Deus...
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNo caso no forno convencional, que temperatura devo usar?
;)
Olá!
ResponderExcluirNo caso no forno convencional, que temperatura devo usar?
;)
Oi Akemi!
ResponderExcluirSinto muito a falta das suas receitas! Sempre são ótimas! Fiz as 2 receitas de pão de queijo do blog essa e a melhor custo-benefício,já a da Moura que vc passou é o melhor que comi!...a única receita que já tentei fazer 3x e nunca deu certo foi o bolo de mandioca maravilha...por que será?....já ralei a mandioca na mão para ver se dava certo ...mas sempre fica pesado ...solado.
Quando for para o Brasil vou tentar de novo...
Que vc esteja bem, realizada e fazendo muitas delícias!
Oi Akemi!
ResponderExcluirSinto muito a falta das suas receitas! Sempre são ótimas! Fiz as 2 receitas de pão de queijo do blog essa e a melhor custo-benefício,já a da Moura que vc passou é o melhor que comi!...a única receita que já tentei fazer 3x e nunca deu certo foi o bolo de mandioca maravilha...por que será?....já ralei a mandioca na mão para ver se dava certo ...mas sempre fica pesado ...solado.
Quando for para o Brasil vou tentar de novo...
Que vc esteja bem, realizada e fazendo muitas delícias!
Oi, Lucy! Fiquei muito feliz lendo seu comentário! É muito bom saber que mesmo sem postagens, o blog continua sendo fonte de inspiração para muitas pessoas! Muito obrigada pelo carinho!!! Sobre o bolo de mandioca, ele não cresce mesmo, fica um tipo de gominha. Se vc gosta de bolos mais fofinhos ou macios, vai estranhar a textura desse bolo. De qualquer forma, espero que o Pecado da Gula continue fazendo vc preparar pratos deliciosos para toda sua família! Um super abraço e boas fornadas sempre!!! :)
ResponderExcluir