terça-feira, julho 29, 2008
Bolo de milho e coco prático, gostoso e molhadinho!
Bolos de fubá e de milho são meus pontos fracos. E não é segredo a ninguém! Volta e meia as queridas Eliana e Valentina me homenageiam citando-me em alguma receita maravilhosa que elas fazem usando algum destes ingredientes. Sou a mulher-fubá! rsss
Confesso, não resisto em testar novas receitas e, ao visitar o cantinho da Valéria, outra dekassegui que mora lá no norte do Japão, fiquei imediatamente interessada neste bolo de milho super simples mas muito saboroso! Na primeira mordida, pensei "Tem gosto de pamonha!", o que para mim, é mais do que perfeito! Adoro pamonha mas já desisti de fazer este doce com o milho daqui. Contento-me com este bolinho maravilhoso! ;-)
Bolo de milho e coco
* xícara de 240ml
1/3 xícara de óleo (80ml)
1 lata de milho verde em lata escorrido (200g)
1 colher (sopa) cheia de queijo ralado
1 colher (sopa) de coco ralado
2 ovos médios
1 xícara + 1 colher de sopa de farinha de trigo (150g)
3/4 xícara de açúcar (150g)
uma pitada de sal
1 colher (chá) bem cheia de fermento em pó
Calda:
200ml de leite
3 a 5 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de coco ralado
Unte e enfarinhe uma forma de 21 cm (eu usei uma retangular de 20x23cm) ou forre com papel manteiga.
Pré-aqueça o forno a 170oC.
Bata o óleo, o milho, os ovos, o açúcar, o queijo e o coco no liquidificador até ficar tudo bem triturado.
Despeje numa vasilha e peneire a farinha com o fermento e o sal. Misture com delicadeza até incorporar os ingredientes. Coloque a massa na forma e leve para assar por uns 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito.
Tire do forno e fure todo o bolo com um garfo. Prepare a calda.
Coloque todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo. Deixe ferver e despeje sobre o bolo. Deixe esfriar e sirva em temperatura ambiente ou geladinho.
Clarice, bolo de milho é tudo de bom, eu amo... já fiz um de suas receitas e este tbm logo, logo vou provar! Geladinho nesse calor, hum...
ResponderExcluirBeijos,
Andréa.
Ola, este bolo tem um optimo aspecto e se é molhadinho como diz deve ser maravilhoso,adoro bolos molhadinhos=) Vou experimentar!!
ResponderExcluirBeijos
Que lindeza :)
ResponderExcluirO amarelinho é fantástico.
Milho verde é que é difícil encontrar aqui. Só tem aquele amarelo e doce em lata...
Aiaiai, bolo de milho é uma tentação! Adoro!
ResponderExcluirNossa está com uma carinha otima.
ResponderExcluirEu vou faze-lo sim.
Eu amo seu bolo de fubá tipo pão de ló, já virou rotina eu fazer e distribuir para os vizinhos.
Bjos
Yooo Akemi-sensei!
ResponderExcluirCom certeza esses bolinhos "empamonhados" são meus favoritos^^
Que receita legal, com queijo fica delicioso...
Kisss, ja ne^^
Oi Akemi!
ResponderExcluirOlha, temos então algo em comum, pois sou louca por tudo o que leva milho, côco e seus derivados. Só que ão encontro o milho verde aqui, por isso fica difícil de copiar esta receita. Fiz há algum tempo, mas não postei por falta de foto, uma receita da mãe da Axly, que usa o milho comum e ficou uma maravilha! O seu ficou lindíssimo e apetitoso! Parabéns!
Bjs
Huuum, que cara ótima! E me parece ser um bolo pequeno, o que é bom, já que aqui em casa somos só duas boquinhas e queremos continuar passando pelas portas :O)
ResponderExcluirBeijos pra você, obrigada pela receita!
Yara
www.uiaqui.blogger.com.br
Andréa, experimente, sim! Ele é ótimo neste calor!
ResponderExcluirCook, espero que goste! Depois me conte o que achou!
Aemixa, agora eu fiquei com as anteninhas ligadas, doce de milho em lata??? Deve ser deliciso!!!
Letrícia, e não é??
Jociane, ahhh esse bolo é uma maravilha sim! Que bom que gostou dele tbm!
Axly, adorei o empamonhado! rss
Andrea, preciso ver essa receita da mãe da Axly, acho que deixei passar batido, coisa imperdoável!!! Uma pena que não tenha milho em lata por ai.
Yara, morri de rir aqui, pois do jeito que as coisas estão caminhando nesta cozinha, logo logo não estarei passando mesmo pela porta! Que horror!!! rss
Akemi linda, primeiro que tudo vou fazer-te rir um bocadinho: Escreveste "aemixa" e eu senti-me uma ameixa japónica eh eh... fui ao Japão e voltei. Bem que podia ser o meu nome aí :)
ResponderExcluirEu não queria dizer doce de milho, queria dizer milho doce... é o que usamos nas saladas e comidinhas. Aqui só tenho desse...
Abraço
é de dar água na boca!!!
ResponderExcluirbeijinhos
Só de ser bolo já me atraiu bastante e com estes ingredientes, fiquei louca para experimentar.
ResponderExcluirBjs!
Clarice já dei boas risadas aqui com o título "mulher-fubá". Mas amiga eu não consigo comer algo de milho, fubá ou pão de queijo e não me lembrar de ti. Esse bolinho ficou um pecado!
ResponderExcluirAmei este bolinho mais uma receita guardada.beijinhos
ResponderExcluirEu também adoro bolos e pão com milho ficam deliciosos, bonito o teu bolinho, bjs
ResponderExcluirHUmmm... acho que vou testar essa receita! Nunca acertei um bolo de milho sequer... =(
ResponderExcluirPassei lá na Valeria, ela fez umas barquinhas de leite condensado que to querendo fazer também... =OOOO
Oi Akemi chan
ResponderExcluirNOssa mas tá lindo o bolo !!!Fica gostoso né.Ele é o meu favorito com certeza!!
Agora que é epoca de milho já vou congelando as porções só pra este bolo.
Beijos
O calor está de rachar a cabeça!!
Se tem gosto de pamonha j'a estou la minha amiga. O bichinho esta lindo...e logo, logo saberei se o gosto tamb'em agrada.
ResponderExcluirlindo bolo..e..bolo de fubá é tudo de bom..ainda mais com êsse côco por cima..receita anotadissima..bjus.
ResponderExcluirAi, você é a rainha dos bolos de milho, amiga! Um mais gostoso do que o outro... Assim nunca vou conseguir terminar a minha lista de coisas boas a provar, pois você sempre me faz incluir novas receitas!
ResponderExcluirNoosssaaaa..esse bolo está com aspecto bom demais, só de olhar dá àgua na boca! Esta receita veio na hora certa, tenho milhos cozido na geladeira...depois que descobri seu blog, nunca consumi tanta, farinha, fuba, geléias,... por sorte meu peso ainda, disse, AINDA, nao alterou muito, rssss...
ResponderExcluirbjs.
E obrigada pelas maravlhosas receitas.
Oi Akemi! Esse bolo ficou lindo, não ficou com aparência de pudim, geralmente os bolos de milho ficam pesados, esse parece muito fofinho. Já guardei a receita! Beijinhos
ResponderExcluirOhisashiburi desu!! rs
ResponderExcluirnossa, o calor estava infernal mesmo! Se bem q essa semana gracas as chuvas deu uma refrescada! Mesmo com o Biwako aqui perto de casa, qdo esquenta eh um calorao!!
Sobre o bolo... Jah fiz o meu! To esperando esfriar!
E eu, no meu exagero de sempre, acabei colocando mta massa na forminha... Quase vira um alien dentro do forno, mas a cara tah otima! rs
Soh pelo jeito facil e rapido jah vai pra lista dos bolos da aulinha de culinaria! Milho com coco eh tudo ne?
Ruim eh esperar o bolo esfriar ali.... aiai! Depois te falo como ficou o gosto, mas nao tenho duvidas q deve estar maravilhoso!!
Bjs!
Chris.
Este bolo deve ficar uma delicia!
ResponderExcluiroba! amanha receberei alguns amigos em casa aqui em Dubai. vou fazer essa receita.
ResponderExcluirmenina, amo seu blog. vc me salva varias vezes. porque em dubai tambem e bem dificil encontrar certos ingredientes.
suas receitas sao simples e deliciosas, posso prepara-las ate quando estou no Paquistao, terra natal do meu marido =)
Oi Akemi, gostei muito do seu bolo e gostaria de faze-lo. Entretanto, nao tenho balanca... Quantas xícaras de 200ml + ou - sao equivalentes a 150 grs de acucar e farinha? + ou - duas?
ResponderExcluirObrigada... Daniela
ResponderExcluirVivo na argentina ha 8 anos e sempre busco receitas que lembrem a meu Brasil. Ontem fiz esta receita e adorei!!!! Meu esposo, que é argentino se surpreendeu com o sabor! Obrigada por compartilhar esta receita!!
ResponderExcluirMIL VEZES, OBRIGADA!!!
ResponderExcluirAté queimei a língua me deliciando com esse bolo!!!! Claro, não pude esperar esfriar... rs...
Moro nos Estados Unidos e aqui não achamos bolos simples e saborosos para acompanhar com um cafezinho. É tudo tão doce e artificial!
Sua receita foi a primeira que consegui fazer de modo satisfatório, pois como vc disse, é bem prática e os ingredientes acessíveis. Só o açucar que acho que deve ser menos...
MUITO OBRIGADA POR POSTAR!
Continue esse trabalho, please!!!
Forte abraço e Deus abençoe ricamente seus dons e vc continue a colocá-los a serviço do próximo.
Val Reis
hum que delicia,fiz é adorei,acrecentei fécula de batata é erva dolce,ficou muito bom,obrigada....fico no aguardo de outras delicias,um abraço.
ResponderExcluirMoro na Australia ha 3 anos e morro de saudade de bolos brasileiros.
ResponderExcluirA receita nao explica a que hora adicionar o acucar, arrisquei e bati ele junto com o milho e ficou otimo.
Este bolo de milho me conquistou. Facil de fazer e super leve.
Aline Silva
Milho Verde ou Amarelo???
ResponderExcluirEmbora seja amarelo, o milho verde recebe esta denominação pois, para ser consumido nesta forma, precisa ser colhido ainda verde, imaturo, sem ter atingido seu desenvolvimento completo. Os grãos deste cereal são na verdade pequenos frutos e cada um traz em si uma semente. Somente quando atingem a maturidade, elas estão aptas para germinar. Isso ocorre quando o grãozinho já está totalmente seco (não mais amarelo). Esses grãos servem para se fazer farinha, fubá, flocos de milho e xarope.
Eu olhei o site,e pensei receita de internet,acredito q nao vai dar certo,mas estava enjoada das minhas receitas,e precisava d receitas novas,e amo tudo q e de milho,eu nem acrediteu quando cortei o bolo,nome delicia é pouko pra ele,e de comer rezando,um bolo leve,é tudo de booommm d +++!!!!amei parabens a vcs
ResponderExcluirOii tudo bem?
ResponderExcluirolha qual o queijo q vc usa????
Anônimo, uso queijo parmesão ralado. Abcs!
ResponderExcluirRecebi um monte de milho na minha cesta organica hoje e me deu vontade de fazer um bolo de milho... na hora pensei em voce e corri aqui no seu blog Akemi, "Clarice to the rescue"!! rs!!
ResponderExcluirFiz esse bolo e amei! Adaptei varias coisas de acordo com o q eu tinha aqui: 2 espigas de milho fresco, acucar mascavo (bem menor quantidade), farinha integral, oleo de coco. Mas a "essencia" foi a mesma do bolo q vc colocou nesse post e eu adorei o bolo Akemi.
Serio, ficou muito bom! Nem fiz a cobertura pois nao sou fa, gosto de bolo simples e esse p/ mim eh um luxo de bolo de milho. E vc tem toooda a razao, tem mesmo gosto de pamonha, que delicia!
Nao sei se eh pq fazia tempo q nao comia bolo de milho, ou pamonha, ou pq ficou mesmo bom demais, mas eu gostei muito e queria vir aqui te contar!
Beijo grande amiga!
Ana
eu fiz e ficou perfeito só modifiquei um pouco por que coloquei leite condensado e canela mas ficou dos Deuses todos amaram,fica realmente com cheiro e gosto de pamonha parabens
ResponderExcluiroies! acabei de fazer e ficou divino! fiz a sopa de couve-flor que vc postou hj! ou seja: meu jantar foi 100% by pecado da gula e 100% delicioso!!! beijão
ResponderExcluirJÁ FIZ VÁRIAS VEZES ESSE BOLO E REALMENTE ELE É MARAVILHOSO!!!E SEM CONTAR QUE AS VISITAS PEDEM A RECEITA....É UM BOLO COM GOSTINHO DE QUERO MAIS E O MEU JÁ ESTÁ NO FORNO!!! BJSSS
ResponderExcluirÉ preciso corrigir a receita!!
ResponderExcluirPorque o açúcar não está na relação dos ingredientes que serão batidos no liquididficador e nem naqueles secos, que serão colocados depois, peneirados...
Copiei a receita, separei os ingredientes, segui à risca e depois que coloquei no forno é que percebi que o açúcar continuava na minha pia, sem ter sido usado...
Fiquei arrasada. Agora está o bolo no forno, e eu não tenho a menor ideia do que vai surgir...
Resolvi fazer a calda (que eu nem faço questão) dobrando os ingredientes e caprichando no açúcar pra ver se salva.
Puxão de orelhas pra mim, que não me liguei, e por favor corrija a receitinha, pra outros incautos não caírem na mesma besteira que eu!
:(
Depois volto pra contar no que deu!
ResponderExcluir:))
Pois é... rsrsrsrs
ResponderExcluirNada a declarar. :)))
Denize, obrigada pelo toque, realmente não especifiquei quando incorporar o açúcar. Sinto muito pela perda dos ingredientes mas eu juro que o bolo é muito bom mesmo e vale a pena ser refeita! Muitas outras leitoras fizeram e voltaram para elogiá-lo.
ResponderExcluirAkemi querida,Me lembro como se fosse hoje......Minha primeira postagem em 2008 !Uma receita minha testada e aprovada pelo Pecado da Gula !
ResponderExcluirNossa... Bolo de Milho de liquidificador ,pra mim tão simples Rs Rs,Rs....mas que ficou famosíssimo através do seu blog!Nossa ...fiquei super contente....
Mas foi minha primeira postagem lá pelos anos de 2008 (o tempo passa amiga!!!)grafia pequena,foto tremida,design terrível,não dá nem para ler direito !!
E você super delicada mencionando meu blog pela blogosfera!!
Através do Pecado da Gula a receita ficou famosa !
ah e perdão por estar me intrometendo nos comentários ....
quando preparo este bolo :
1 verto os ingredientes batidos no liquidificador num recipiente
2 Adiciono o açúcar e incorpo muito bem essa mistura
Hummmm tinha até me esquecido da receita e agora me deu até vontadinha!!
Bjs Akemi
Bom fim de semana
Obrigada a todas pelos toques!!
http://paposdeanjo.blogspot.com
Valeria, querida, muito obrigada pelas dicas! Eu sempre leio e releio várias vezes antes de postar mas desta vez marquei toca nessa receita! :(
ResponderExcluirBjss e um ótimo domingo!
oi meu nome e alex ,gosto de fazer bolos de tds os tipos,esse to fazendo agora vou ver se vai fica bom,pela cara dele ficou uma delicia,bjs ate mais.....fica com deus
ResponderExcluirSeu blog é demais!
ResponderExcluirQuando preciso de uma receita, sempre encontro aqui!
essa receita é ótima!
Parabéns ; )
Humm...que delicia! Estou saboreando um pedaco neste exato momento!Fiz com a calda e no lugar do leite substitui por leite de coco. MARAVILHOSO!!! Fofinho de desmanchar...adorei!
ResponderExcluirBjsss!
Acabei de fazer o bolo. Ficou divino. Simplesmente perfeito!!! Obrigada.
ResponderExcluirTudo que vc faz é bom, pena que vc não publica mais. Bjs
ResponderExcluirBoa noite! Estou aqui fazendo essa receita...espero que fique Boa..pois amo bolo de milho ..bjos
ResponderExcluirHum vou fazer amei a receita não leva leite mesmo?
ResponderExcluir