segunda-feira, junho 30, 2008
Um jantar light e o estômago agradece!
Sabe aquele ditado de "tomar um café da manhã de rei, ter um almoço de príncipe e jantar de mendigo"? Pois é, infelizmente por causa dos horários malucos da saída do serviço nem sempre conseguimos seguir esta regrinha e volta e meia quando finalmente sentamos à mesa para jantar, já com o estômago nas costas, devoramos a comida! rsss
Acabamos comendo demais e na maioria das vezes coisa pesada. Hoje, pelo menos hoje!, tentei mudar um pouco nossos hábitos e não comemos arroz. Parece que se não tem arroz, não estamos tendo uma refeição de verdade. Estranho? Acho que é coisa de japonês! rss No lugar, substitui por uma galete de batata muito gostosa e um peixinho da estação que aqui chamamos de aji (lembra muito a cavalinha). Com mais uma saladinha verde, a refeição ficou completa! Fácil, rápido e gostoso! E não sentimos falta de arroz! :-)
Aji grelhado com molho de tomate
4 ajis cortados em filés (já comprei cortadinho e bonitinho no mercado, mas se você souber tirar os filés melhor ainda!)
sal e pimenta do reino branca
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho picadinho
1/2 lata de tomates pelados picados (200g)
uma entornadinha rápida de vinho branco
sal e pimenta do reino
ervas de Provence a gosto
Disponha os filés de peixe numa travessa com a pele para baixo, Polvilhe um pouco de sal sobre cada um e deixe por uns 10 minutos.
Enquanto isso, refogue o alho no azeite, junte os tomates e tempere. Deixe refogando em fogo médio até encorpar.
Enxugue os filés com papel toalha e polvilhe pimenta do reino sobre eles.
Aqueça bem um grill ou frigideira e pulverize um pouco de azeite. Coloque os filés com a pele para baixo e deixe dourar bem antes de virar. Deixe dourar do outro lado e tire num prato. Sirva com o molho de tomates.
Galete de batatas
3 batatas médias
1/2 xícara de queijo mussarela picadinha ou ralada
1/2 colher (sopa) de manteiga ou margarina derretida
sal e pimenta a gosto
1 colher (sopa) de azeite
Descasque e rale as batatas ou corte em palitinhos beeeeem fininhos. Depois de raladas, não lave as batatas. Coloque numa vasilha junto com o queijo, a margarina derretida e tempere com sal e pimenta. Misture bem.
Aqueça o azeite na frigideira (usei uma de 25cm) e despeje toda a mistura de batatas. Espalhe as batatas por toda a frigideira e dê uma leve apertada sobre toda a superfície. Deixe cozinhar em fogo médio para baixo até que fique dourado do outro lado. Vire a galete com a ajuda de um prato (cubra a galete com um prato do mesmo tamanho da galete e vire a frigideira como se fosse desenformar pudim). Escorra a galete de volta para a frigideira e deixe terminar de cozinhar e dourar do outro lado. No final, se quiser que fique mais crocante, aumente o fogo e deixe dourar bem. Coloque a galete sobre uma tábua e na hora de cortar, corte de uma vez, não fique fazendo movimento de vai e vem. Sirva quentinho.
Se quiser, você pode incrementar a galete colocando ervas, presunto ou bacon!
Meu pai gosta muito de aji. Normalmente cozido em shoyu.
ResponderExcluirComidinha leve e sono perfeito!
bjinho,
Nina.
Adorei seu jantar Akemi, eu gosto de comer assim, bem levinho tbem!
ResponderExcluirBeijos!
Ana
hum ficou tão apetitoso esse prato!!!
ResponderExcluirbjks
Adorei a receita da galete de batatas. Já anotei! :)
ResponderExcluirAs batatas ficam lindas ;) Aqui tá calor... este tipo de jantares são óptimos :)
ResponderExcluirHuuuuuuuuuuum, que jantar delicioso!
ResponderExcluirAh, mas não é coisa só de japonês não. Se eu não como arroz, já sinto falta^^
Kisss, ja ne!
Akemi, também escorrego às vezes no jantar...... fico esperando marido para jantar e ele chega meio tarde, fico varada de fome (ou de vontade? ... acho que de vontade mesmo, não é fome não!...)
ResponderExcluirEstas batatas, adoro! Acho que vão bem em qq 'acompanhamento'!
Beijinhos,
Oi Clarice, adorei a dica de seu jantar, uma refeição menos calórica e rápido preparo... com essa vida louca do Japão realmente precisamos ser vapt-vupt na cozinha, rs. Ah, essas batatas, me encheram a boca d'agua. já está na listinha.
ResponderExcluirBeijos.
Andréa
Adorei esta galete e logo vou fazer... assim que voltar de férias... passei para deixar um beijo para você. Volto logo ok... :-)
ResponderExcluirNina, aji cozido em shoyu deve ser uma delícia! Sempre fazemos com sabá, vou experimentar com aji da próxima vez!
ResponderExcluirAna, preciso aprender a fazer isto todos os dias!
Donna Dani, obrigada!
Silvia, espero que goste!
Ameixa, no calor essas comidinhas rápidas são ótimas mesmo!
Axly, que bom que não somos os únicos viciados em arroz! rss
Laurinha, acho que você entende, então, nosso "drama"!
Andréa, e temos que aproveitar as comidas da estação ne! Depois me conta se fizer a galete! ;-)
Cris, divirta-se e aproveite bem suas férias, amiga!
Amiga, eu sou completamente doida por arroz - uma vez, há alguns anos, tentei fazer uma promessa para ficar sem comer arroz na Quaresma, mas quem disse que funcionou?? risos
ResponderExcluirPeixe é algo que me encanta sempre e este pratinho está lindo!
imagino que deve ser muito gostoso
ResponderExcluir