Estamos na época de cerejas americanas por aqui e desta vez quis aproveitar para preparar algumas receitas com elas. Na verdade, sempre que chega a estação, tenho esta vontade mas acabo comendo-as in natura mesmo. Elas são tão deliciosas e irresistíveis que quando vou ver, cadê???? rss
Cheguei a comprar até um descaroçador de cerejas para fazer as receitas e já se passou mais de um ano guardado na gaveta!
Ontem, comprei alguns pacotinhos de cereja disposta a reverter a situação (na verdade, mais do que o necessário porque já sabia que durante o preparo, muitas cerejas seriam papadas por mim! rss). A primeira escolhinha foi clafoutis!
Clafoutis é uma espécie de pudim e já vi receitinhas em muitos blogs amigos usando frutas variadas, mas o de cereja é um clássico.
Usei uma receita da Fer, que pegou deste blog.
A receita é facílima, o único trabalho é tirar os caroços das cerejas. Só deixo avisado para usar um avental e deixe seu caderninho de receitas bem longe porque respinga bastante, fato que constatei tarde demais! :-(
O resultado final é um doce que lembra muito pudim de padaria (tem textura firme) e as cerejas complementam deliciosamente, ou será o contrário??? Só sei que untei a forma com açúcar e canela e isto, minha gente, deu uma perfumada que fez toda a diferença na sobremesa! Achei que ficaria um pouco doce, mas está perfeito, na medida certa. Se quiser "estragar" o doce mais um pouco, sirva morno com sorvete de creme ou frio com chantilly!
Se quiser uma textura mais leve, experimente esta
versão!
Clafoutis de cerejas
200g de farinha de trigo
120g de açúcar
uma pitada de sal
3 ovos (usei 4 médios)
80g de manteiga sem sal derretida
250ml de leite
500g de cerejas descaroçadas
Pré-aqueça o forno a 200oC.
Unte um refratário de 30cm. Aqui eu polvilhei ainda com uma mistura de açúcar e canela em pó.
Numa vasilha grande, coloque a farinha, o açúcar e o sal (eu peneirei tudo) e misture bem. Com a batedeira, vá juntado os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Junte a manteiga e bata mais um pouco. Incorpore o leite aos poucos em baixa velocidade até que fique uma massa bem lisa e sem caroços. Se quiser garantir a textura, peneire a mistura.
Espalhe as cerejas no refratário e despeje com cuidado a massa por cima. Leve ao forno por 30 minutos ou até que fique dourado e firme.
Na receita original francesa, não se descaroçam as cerejas, pois os caroços é que dão o sabor.
ResponderExcluirFica lindo, Akemi. :-)
Beijos.
Com caroço,mas como assim o caroço da o gosto,se ele fica dentro da cereja, 🤔🤔🤔
ExcluirAeeeeee Sensei!!! Que receita divina! Eu adoro esses pudins de padaria, daqueles mais sem-vergonhas mesmo, que você vê que tem farinha!
ResponderExcluirClaro que não estou chamando teu Clafoutis de sem-vergonha, ele é desavergonhadamente lindo!
Eu acho que ia preferir sem sementes mesmo, eu nunca gostei de nada com sabor de cereja. Um dia, mamãe achou cerejas frescas no mercado e comprou. Olhei aquelas frutinhas quase roxas, tão bonitas. Resolvi experimentar e a surpresa foi muito grata! Elas não tinham aquele sabor que eu nunca gostava. Fiquei feliz.
Ai, como sempre fui curiosa com sementes, resolvi abrir e experimentar. Descobri de onde vinha o gosto que nunca gostei... hahahahhaha...
Kisss pra ti e ótima semana, e coma um pedacinho por mim^^
Ai, esse clafoutis está com tudo!!! Eu estou cheia de idéias, pensei em fazer um desses dias atrás e creme brûllè, mas um não dá pq estamos fora da época de cerejas, aqui elas só aparecem perto do Natal e o outro estou sem maçarico, então não dá, prá fazer com frigideira quente, tô fora. Mas o seu ficou lindo! Ah, antes que me esqueça, pode palpitar lá no blog, sugestões são sempre bem vindas.
ResponderExcluirBjos.
que maldade... estou babando!
ResponderExcluirFicou lindo este clafouti. Estava com vontade de fazer, mas a receita que eu tinha não havia me inspirado. Essa sim já está anotada!
ResponderExcluirbjs
Anda uma onda de clafouti nos blogs que me está a deixar doida por provar. A textura tem um ar super macio, apetecia-me mesmo uma fatia! Vou ter de aproveitar as cerejas que andam aí e fazer! :)
ResponderExcluirBeijo *
Mariana
Akemi, passe o link do blog prá sua amiga, quem sabe ela se anime, ou só prá ver mesmo...bjo
ResponderExcluirencantador!!!
ResponderExcluiras fotos estão lindas e a forma transparente é umagraça!! bjs
As americanas já chegaram por aqui, mas estão proibitivas - cho que vc me entendeu...
ResponderExcluirVou esperar pelo final de ano para fazer estas de cerejas...
Vou experimentar com outra berry, vamos ver!
Beijinhos,
Clarice que maravilha!! Tão lindo fiquei parada na foto por um bom tempo! risos
ResponderExcluirClarice, lindo demais, e só pela foto dá pra perceber a textura e até imaginar o gosto!!!
ResponderExcluirVocê acha que dá pra fazer com framboesas congeladas??
Beijos
Está na hora do lanche em Lisboa, tenho estado a ler os Blogs da minha preferência e me deparo com a sua foto de Clafoutis, fiquei com água na boca.
ResponderExcluirAs fotos estão lindas e o doce deve ser extraordinário. Também eu vou ter que experimentar fazer um clafoutis.
Adoro clafoutis, mas de cereja nunca fiz. Aqui são super caras e as deste ano não são famosas :(
ResponderExcluirO teu ficou lindérrimo ;)
Estou apaixonada por esta sobremesa, amiga - nunca provei clafoutis, mas com esta textura e estes ingredientes, sei que virarei fã.
ResponderExcluirEstá lindo!
A foto ficou maravilhosa!!!
ResponderExcluirFiquei tentada em fazer em casa!
Ai, que tortura! Quero um pedaço JÁ! hehehe
ResponderExcluirAqui tbem esta na epoca das cerejas Akemi e eu preciso fazer esse doce. Leio e vejo tantas receitas mas nunca fiz, ve se pode!
ResponderExcluirA sua foto do pedaco dele me ganhou nun instante, esta lindo, parece taaaao bom! Vou fazer essa semana!
Beijos!
Ana
adoro clafoutis, eu faço com as cerejas com caroço. So de olhar a foto me deu fome !!! beijinhos
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirEsse clafoutis está com um ar delicioso!!!só não faço já porque não tenho cá ovos!!!!sim porque cerejas tenho o frigorifico cheio, porque me deram muitas e se não usar vão-se estragar.
Bjs :-)
Oi Akemi!
ResponderExcluirEu também amo clafoutis e faço de todas as frutas que aparecem na minha cozinha ;-)))
Fiz a carne assada com cerveja que vi aqui e AMEI!!!
Agora estou de olho no pãozinho de queijo ;-), afinal estamos sempre querendo matar as saudades do Brasil!!! ;-)
Merci por tanta delicadeza e doação,
Bisous,
Elvira, não sabia disso! Mas fico pensando que trabalheira ficar cuspindo os caroços enquanto se come o doce! rss
ResponderExcluirAxly, sabe que nunca reparei no gosto do caroço da cereja??? rsss
Só mesmo vc, minha querida amiga! rss
Letícia, que luxo fazer creme brulee com cerejas! Adorei a idéia mas também não tenho maçarico. Estou ensaiando comprar faz séculos!
Joaninha, uma doce maldade, amiga! rss
Cláudia, eu também não sei porque não fiz antes este doce! Geladinha é uma delícia com o calor que tem feito aqui estes dias!
Mariana, todos estão descobrindo a delícia que é este doce, amiga! Aproveite, sim, a estação de cerejas para experimentar! Não vais se arrepender!
Laila, obrigada, querida!
Eliana, minha amiga, não fique parada! Puxe uma cadeira e venha se servir de uma fatia!!!
Paulinha, acho que fica bom com qualquer fruta, mas realmente uma fruta azeda deve fazer um contraste bem interessante! Se fizer, depois me diga o que achou!
Moira, experimente sim pois é muito saboroso! Para um lanchinho, café da manhã, sobremesa... não tem coisa melhor!
Ameixa, aqui também são caras, mas fechei os olhos e comprei os pacotinhos porque desta vez eu TINHA que fazer mesmo!!! rss
Patricia, minha querida, vc viu que poucos ingredientes só??? E fica super gostoso! Virei fã de clafoutis!!
Silvinha, faça sim!
Larissa, saindo um pedaço JÁ!!!
Ana, eu também sempre via mas não sei porque cargas d'água não fazia! Agora vejo o tempo que perdi, amiga! Depois me diga o que achou!
Bia, fiquei curiosa agora sobre o sabor deste doce com as cerejas com caroço! Vou ter que fazer para tirar a prova dos 9!!!
Alcina, às vezes também calha de não ter ovos em casa e me inspirar só em receitas que levam ovos! rss
É sempre assim!!!
Ana, saudades! Estou em falta no blog da Roberta, que vergonha! Mas fiquei muito feliz com sua visita e mais ainda em saber que fez uma receita tirada daqui e fez sucesso! Parece que quando estamos longe da terrinha a vontade de comer certas coisas tripilifica, não é mesmo?
Ah se pudesse tirar um pedacinho desta tela... querida, eu nunca comi clafoutis shhhhhh.... não conta para ninguém... :-))))
ResponderExcluirTudo de bom hein!
ResponderExcluirCris, pode ficar sossegada que não conto para ninguém, amiga1 rss
ResponderExcluirDonna Dani, obrigada!
Vi esta receita ontem e hoje, no supermercado, não resisti e comprei pacotes de cereja pra fazer :)
ResponderExcluirAcabou de sair do forno e já experimentei!
e Amei!!!
muito fácil de fazer e ficaram uma delícia! Exatamente como você descreveu!
Domo arigatou!!!
Nossa, nunca fiz clafoutis porque ficava intimidada pelo nome, pode? Adorei a receita e estou com vontade de fazer neste fim de semana! Beijos!
ResponderExcluiroi meu nome é Jacinta sou brasil e, é a primeira vez q vejo seu blog, gostaria de saber se da pra fazer esse doce com cerjas em concervas, pq na minha cidade não tem ela em frutos
ResponderExcluirbeijos
Jacinta, você pode fazer com qualquer outra fruta. Sinceramente eu acho que frutas frescas ficarão mais saborosas do que as conservas! Bjs
ResponderExcluirJacinta, você pode fazer com qualquer outra fruta. Sinceramente eu acho que frutas frescas ficarão mais saborosas do que as conservas! Bjs
ResponderExcluirBrigadão Akemi, vou tentar fazer pro final de seman
ResponderExcluirbjs
Akemi, eu amei esse clafoutis! Por aqui não encontro essas cerejas. Acho que vou fazer com outra fruta.
ResponderExcluirUm beijão!
Bom dia...este fim de semana fiz este receita e foi uma grande desilusão. Segui a receita à risca e ficou exactamente igual à fotografia, no entanto o sabor era horrível. Acho que a quantidade de farinha é excessiva e torna o Clafoutis super pesado com sabor enfarinhado. Só tenho pena de ter tido o trabalho de descaroçar 500g de cerejas deliciosas para depois mandar tudo para o lixo.
ResponderExcluirEstou agora mesmo a fazer, está no forno. Vamos ver como fica
ResponderExcluir