quarta-feira, abril 18, 2007
Espaguete com rúcula, presunto cru e mussarela fresca
Este prato é servido frio, mas você pode servir da maneira tradicional, quentinho, que também não vai ter problema nenhum. Este molho aprendi no curso de culinária e é um super curinga. Muito fácil e rápido de se preparar e não fica atrás dos molhos de cantinas italianas! Use ingredientes de boa qualidade sempre! Você não vai se decepcionar com este pratinho de verão!
160g de espaguete
1 dente de alho picadinho (não esqueça de tirar a raiz antes de picar!)
3 1/2 colheres (sopa) de azeite
200g de tomate em lata
40ml de vinho branco
8 tomates cerejas cortados pela metade
sal grosso moído na hora
salsa italiana picada
fatias de presunto cru rasgados grosseiramente
folhas de rúcula
mussarela fresca em cubinhos
Coloque 1/2 colher de azeite numa panela junto com o alho picadinho e leve ao fogo baixo. Quando começar a sentir o cheirinho bom de alho, junte o tomate picado ou esmagado, o vinho e tempere com sal (cerca de 1 colher chá rasa). Deixe apurando por 7 ou 8 minutos em fogo médio. Junte os tomatinhos e dê só uma sapecada rápida. Tire do fogo e deixe esfriando. Se estiver com pressa, coloque água com gelo numa vasilha grande que caiba a panela e deixe esfriando. Depois, junte o azeite restante, a salsa e misture bem. Verifique o sal, mas não se esqueça que o presunto cru já é salgado.
Coloque a água para cozinhar o macarrão no fogo. Quando ferver, salgue e adicione o espaguete. Cozinhe pelo tempo determinado na embalagem. Escorra e lave em bastante água corrente até que fique frio. Deixe escorrendo.
Despeje o espaguete no molho e misture bem. Você pode juntar aí os demais ingredientes, misturar e servir. Ou pode colocar o espaguete no prato de servir e espalhar os ingredientes restantes de maneira bonita e harmoniosa, para ficar com mais cara de restaurante.
Está maravilhoso de frescura e de sabor, querida Akemi! :-)
ResponderExcluirEstou com a Elvira amiga. LIndo!! e este prato ( literalmente ) 'e um show. Vou anotar a receitinha ( diminutivo carinhoso).
ResponderExcluirOlá Akemi.
ResponderExcluirAdoro massa...e esta então com tantas cores...tem um aspeto delicioso.
Vou exprimentar.
Bjs
Amiga, e por um acaso alguém se decepciona com alguma receitinha feita por você? ;)
ResponderExcluirDelícia - macarrão é sempre um sucesso!
Elvira, obrigada! Querida é você, amiga!
ResponderExcluirValentina, menina, sabe que fiquei a namorar este prato por meses e quando resolvo comprar só tinha ele na loja???? Mais um filho único para a minha coleção! rsss
Kini, obrigada! Depois me conte o que achou!
Patricia, você é mesmo muito querida! Obrigada pelo carinho! Pasta é realmente uma perdição ne, amiga?
Que foto mais linda! Você sempre supera o post anterior é uma loucura. :)
ResponderExcluirHaha, também estou cheia de filhos únicos, mas tá na moda né louça sortida. :-) Esta receita ficou show, como é fácil. Bjs!
ResponderExcluirAkemi, esse tipo de macarrão é a cara da Valentina e da Patricia. :)
ResponderExcluirFiquei com vontade, apesar de andar sonhando com aquele sanduíche de aspargos que você fez outro dia, hehehe.
Esse negócio de prato único é muito bom pra quem tem blog, assim dá pra variar nas fotos, rs.
Beijos!!! :)
Delícia amiga!!
ResponderExcluirEu fiz ontem!!!
ResponderExcluirFicou super!!
Obrigada, Susana