segunda-feira, setembro 04, 2006
Bolo de limão e alecrim
Que delícia de bolo! Foi o que eu disse na primeira, segunda, terceira garfada... hummmm! A massa fica super úmida e macia! Meu receio fosse que o alecrim ficasse sobressaltado na massa mas, como disse a Karen, dá apenas um toque suave no bolo. Na receita fiz algumas alterações, que estão entre parênteses, mas creio que não é nada assim que mude radicalmente a receita. Talvez usando o pão branco, a textura fique mais firme.
Quis estrear minha assadeira em forma de margarida e como é cheia de reentrâncias, precisa ser muuuuuuito bem untada. Bom, a grande verdade é que não fiz direito a tarefa e o bolo teve que ser desenformado às colheradas! rsss
Ainda assim, consegui salvar um pedaço maior e tirar esta foto. Com certeza é um bolo que merece ser refeito e desenformado decentemente.
Bolo de limão e alecrim
55g de pão branco amanhecido (usei farinha de rosca do Japão)
100g de amêndoas sem casca (usei o farelo de amêndoas)
10ml (2 c chá) de folhas de alecrim fresco
200g de açúcar cristal
10ml (2 c chá) de fermento em pó
raspas da casca de um limão (usei o siciliano, amarelo, conforme pede a receita original)
200ml de azeite (usei o azeite extra virgem)
4 ovos batidos
Calda
suco de dois limões
125ml de água
60g de açúcar cristal
2 ramos de alecrim
açúcar de confeiteiro para enfeitar
Coloque o pão, amêndoas e as folhas de alecrim em um processador de alimentos e bata tudo até que fique o mais fino possível. Em uma tigela, junte esta mistura ao açúcar e ao fermento. Adicione as raspas de limão, o azeite e os ovos e misture bem.
Derrame a massa em uma forma de 22cm de diâmetro. Coloque no forno frio e ajuste a temperatura para 180C. Asse por 45-50min, ou até que o bolo doure e um palido inserido no meio da massa saía limpo. Deixe na forma por 5-10min para esfriar um pouco e depois desenforme sobre um prato.
Faça a calda aquecendo todos os ingredientes gentilmente. Mexa até dissolver o açúcar, eleve a temperatura e deixe ferver por 5 min. Deixe os ramos de alecrim na calda para dar mais sabor.
Faça furos no bolo e derrame a calda sobre toda a sua superfície. Deixe esfriar. Polvilhe o açúcar de confeiteiro com a ajuda de uma peneira e sirva com frutas cítricas com calda, berries e uma colherada de iogurte.
Akemi, que mistura interessante de limao com alecrim. gostei! :-) beijao,
ResponderExcluirClaro é magnifico bolo !
ResponderExcluirSuperbe
La Zaza
Tbem estou de olho nessa receita, ja faz tempo q quero experimentar um bolo feito com azeite, so ouvi coisas boas desse tipo de bolo ate agora! Parece muito macio!!
ResponderExcluirAna
Eu gosto muinto o limao e as sobramesas ùmide!!!
ResponderExcluirEsse bolo é mesmo muito gostoso, úmido... humm
ResponderExcluirParece ser super molhadinho, que gostoso Clarice.
ResponderExcluirOi menina...
ResponderExcluirTenho aconpanhada tb o seu blog...tudo parece muito gostosos...me mada um pedaçoi deste bolo?rs...
Parabéns
marina.takahashi
@uol.com.br
Clarice, esta fatia esta apetitosa.SEguramente conta uma historia por si só. LIndo! Os flavours estao bem interessantes amiga.n
ResponderExcluirComo resistir a tal tentação...?
ResponderExcluirFê, o sabor deste bolo é surpreendente! Se puder, experimente qualquer dias desses para um cházinho da tarde!
ResponderExcluirZaza, merci!That's the only word I know in French! Shame!!!! ;)
Ana, faça esse bolo, fica super úmido e saboroso! Me encantei!
Lacuocarossa, então você vai amar este bolo! É deste jeito mesmo, úmido e macio, o limão e alecrim casaram super bem!
Karen, obrigada por dividir conosco este bolo! Divino!
Eliana, que bom que deu para vcs verem pela foto como ele é úmido!
Marina, obrigada pela visita! Quando refizer este bolo, reservo um pedaço para ti. Este da foto, fiz só meia receita e já se foi! Me perdoa?
Valentina, este livro que vc presenteou a Karen, no final acabou presenteando todas nós!
Elvira, não resista! A dieta fica para segunda-feira! ;)
Clarice, o bolo está com uma cor maravilhosa! E parece molhadinho, que delícia!
ResponderExcluirAh, desculpe-me por abusar do seu espaço, mas para quem quiser mais receitas de bolos e outras coisas com azeite, é só acessar:
www.azeite.com.br
Bjs!
Que 'chalme' !tô cebolinha hoje.
ResponderExcluirHahahaha!!! Só vc mesma, Renata! Adorei a comparação!
ResponderExcluirEsse ficou para eu fazer um dia, já o guardei.
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirDei uma passada aqui só para dizer que fiz e adorei o bolo! A casquinha crocante de açucar ficou maravilhosa, e o alecrim ficou bem suave, uma delícia!
Só achei que ficou um pouco oleoso, talvez eu diminua o azeite da proxima vez. É mais uma questão de culpa mesmo, afinal ainda vão 4 ovos e amêndoas :-)
Beijos
Sou novato na culinária,gostaria de fazer este bolo, alguem poderia confirmar se nesta receita "do bolo de limão com alecrim", realmente não vai farinha de trigo?
ResponderExcluirOi, Novato Anonimo! Esta receita eh muito saborosa, pode fazer sem medo e nao leva farinha de trigo, nao. Vai apenas farinha de amendoas e pao amanhecido! Se gosta de sabores citricos, este bolo fica otimo para um cha ou cafe da tarde! Experimente e conte depois o que achou! Abcs
ResponderExcluircai por acaso nessa pag e o seu bolo me chamou atençao. Estou procurnado um bolo mais ou menos com essa textura mas sem as amendoas e feito com lranja...Eh um bolinho bem umido, nao sie se he feito so com o suco das laranjas ou com as laranjas inteiras, no liquidificador. vc tem alguma receita desse jeito???
ResponderExcluirabraços
Elena, no blog tem uma receita de bolo feita com laranjas inteiras, ela foi postada dia 23/06/06.
ResponderExcluirAbracos