segunda-feira, abril 27, 2020

Cueca Virada


Existem infinitas receitas de cueca virada mas assim que vi esta, não tive outra alternativa a não ser fazer porque a cada vez que a Catia comia um, minha boca enchia de água! Vai ser lombriguenta assim lá adiante, sô! rssss

Estas cuecas são feitas com fermento em pó, super fáceis de fazer e a maioria dos ingredientes costumamos ter na despensa.  São do tipo sequinhas, levemente crocantes, perfeitas para acompanhar um café no meio da tarde!

Cueca Virada

3 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
6 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1/2 xícara de leite
1 colher (sopa) de pinga ou vinagre de álcool (usei pinga)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Coloque todos os ingredientes numa vasilha e amasse com as mãos até formar uma massa possível de sovar na mesa. Pode ser necessário colocar um pouco mais de leite ou farinha de trigo, vai depender do ovo, da manteiga, do clima... Sove por alguns minutos, a massa fica lisa e bem consistente, mas desgruda das mãos. Cubra com pano de prato e deixe descansar por uns 10 minutos, fica melhor para abrir com rolo. Enquanto isso, coloque o óleo para aquecer, faça mistura de açúcar com canela em pó para polvilhar...

Abra com um rolo pequenas porções em formato retangular na espessura de 0,5cm e corte tiras de uns 2 ou 3 cm. E cada tira em retângulos de uns 5 ou 7 cm. Faça um pequeno corte no centro e passe um lado da massa por ai, torcendo e dando um leve puxão. Frite em pequenas porções até ficarem douradas dos dois lados. Escorra em papel toalha e passe na mistura de açúcar e canela em pó. Depois de frias, podem ser guardadas em latas ou potes hermeticamente fechados.

segunda-feira, abril 13, 2020

Pizza de frigideira com fermento para pão!


Hoje vim aqui compartilhar com vocês uma massa de pizza bem simples, rápida e deliciosa! Estou tão viciada nela que tenho feito quase todos os dias para o lanche da tarde, imagina onde vamos parar quando essa quarentena acabar, ne? kkkkk

Dias atrás estava com aquelas minhas famosas "vontades de comer" e era de pizza, mas queria uma massa rápida e até experimentei uma de microondas mas, apesar do preparo prático, o resultado não me agradou muito. Pesquisei mais um pouco e encontrei esta aqui e me apaixonei na primeira garfada! Sensacional!!! Como a própria moça do vídeo disse, não fica nada a dever para as tradicionais!

Anote aí!

Massa de pizza de frigideira

- xícara medida de 240 ml

2/3 xícara de água
1 colher (sobremesa) de fermento seco para pão, aquele granuladinho
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 pitada generosa de sal
2 colheres (sopa) de óleo (usei azeite de oliva)
2 xícaras de farinha de trigo aproximadamente

Numa tigela, coloque a água bem morninha, junte o fermento, misture e adicione o açúcar, sal e óleo. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até ficar uma massa que possa ser sovada na mesa. Fica uma massa bem macia e boa de trabalhar, dá o ponto rapidinho. Divida a massa em duas partes, modele em bolas e deixe descansando enquanto prepara os ingredientes do recheio tipo cortar tomate, cebola, ralar a muçarela... a cebola, por exemplo, eu fatio, lavo e espremo para tirar o excesso de água e coloco sobre um prato forrado com papel toalha e levo ao microondas por uns 40 segundos só para dar uma amolecida. Eu faço o mesmo processo com a calabresa.

Abro a massa numa frigideira (24 cm) com as mãos mesmo. Se quiser a massa mais grossa, use uma frigideira menor.


Leve ao fogo baixo e tampe. Deixe por cerca de 5 minutos ou até dourar levemente. Vire o disco e tire do fogo. Espalhe o molho de tomate, recheie à gosto, volte a tampar e leve ao fogo baixo novamente por mais 5 minutos. No final, eu aumento o fogo e deixo mais um minutinho para deixar a massa bem crocante!


Excelente e abençoada semana para todos! Em casa!!!

quarta-feira, abril 08, 2020

Retornando com um delicioso bolo pamonha!



Nestes tempos de Covid-19 em que a maioria de nós está mais em casa seria inevitável não voltar às panelas e fornadas e tirar a poeira desse pequeno blog que andou bem abandonado, por mim, porque volta e meia ainda recebo comentários de leitoras que continuam visitando este cantinho para buscar alguma inspiração! Obrigada, queridas!

Como os tempos mudaram! Quantas receitas no YouTube! Quantas pessoas simpáticas como vovós fazendo receitinhas familiares, quantos homens mostrando seus dotes culinários, quantas cozinhas super equipadas outras simples e humildes! Massas batidas em batedeiras interplanetárias e outras com um singelo garfo! A-do-rooooo porque mostra como a cozinha pode ser bem democrática, basta ter alguns ingredientes,alguns utensílios como bacia, copo, um forno e vontade de comer alguma coisa bem gostosa!

O que me incomoda em todos os vídeos a que assisto é que ninguém credita nada a ninguém! Mas aqui eu procuro sempre dizer de onde veio a inspiração e a receita deste bolo foi descoberta porque estava com umas espigas de milho mais maduras rolando na geladeira e retirei de um canal chamado Um Banquinho e Um Fogão. Só não coloquei a palha de milho em volta do bolo porque já comprei as espigas descascadas, mas quem sabe numa próxima não faça desse jeito porque o bolo fica bem charmoso, não acham?

Gente, este bolo ficou sensacional! Lembra muito pamonha mesmo e fica bem cremoso, uma delícia para comer acompanhado de uma xícara de café! Hummmm!

Vamos à receita!


Bolo Pamonha


Ingredientes

* medida da xícara que usei = 240ml

3 a 4 xícaras de milho verde (4 ou 5 espigas aproximadamente, o rendimento vai depender do tamanho da espiga)
3 ovos grandes
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite de coco (usei leite comum mesmo)
1 1/2 xícara de açúcar (usei 1 1/4 xícara)
1/4 xícara de fubá mimoso
1/3 xícara de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento em pó

Preaqueça o forno a 180°C.

Unte com margarina uma forma de buraco no meio de 22cm ou assadedeira de 22X30cm. Caso coloque as palhas, siga as orientações do vídeo. Eu untei e enfarinhei a assadeira.

Coloque no liquidificador os ovos, óleo, leite de coco, açúcar, fubá e queijo ralado. Bata por alguns segundos e vá adicionando o milho debulhado aos poucos até ficar tudo triturado. Adicione o fermento que é colocado por último apenas pulsando o liquidificador.

Despeja na assadeira ou forma de buraco no meio forrada com as palhas, e leve ao forno por aproximadamente 40 a 50 minutos ou até ficar com a superfície levemente dourada! Se as palhas estiverem muito secas, afervente elas por alguns minutos que vai facilitar na hora de enformar.

Se cuidem, pessoal! Vamos fazer cada um a sua parte para que essa doença não se dissemine e possamos voltar à normalidade o mais rápido possível🙏!