domingo, novembro 16, 2014

9 anos de Pecado da Gula com Hokkaido Chiffon Cupcakes



No último dia 11 o Pecado da Gula completou 9 anos! Apesar das longas ausências, nunca pensei em abandonar este cantinho. A vontade de voltar a blogar como antes é grande e sempre tenho esperança de que o tempo e a disposição voltem alguma hora. Volta e meia continuo recebendo comentários de pessoas que fizeram esta ou aquela receita e gostaram do resultado, me agradecendo por compartilhar, me elogiando e parabenizando e isso tudo com certeza contribui para que eu me esforce para voltar e a continuar postando!
Como nos anos anteriores, só posso agradecer de coração pelo carinho de todos! De antigas e longas amizades da blogosfera, leitoras fiéis que me acompanham desde os primeiros posts (sim, você mesma Mamy-chan!) e outras que descobriram agora o Pecado da Gula. Meu muito obrigada mesmo!!! Todas vocês fazem parte da história do Pecado da Gula! Sintam-se servidas dos bolinhos! :)


Para comemorar a data, escolhi estes bolinhos que encontrei neste blog. Sou apaixonada por chiffon cake! Um bolo ultra leve, que desmancha na boca feito algodão doce e nesta versão individual e recheada, ficou simplemente perfeito para mim! Doce na medida e mesmo gelado, o creme continua muito cremooooooso! Amei, amei, amei! Amei tanto assim que já fiz 3 vezes aqui! :)
Eu usei umas forminhas parecidas com formas para panetone que trouxe do Japão mas no vídeo usaram forminhas de papel para cupcake e funcionaram muito bem também. Os bolinhos murcham um pouco depois que saem do forno, mas é normal e depois de recheados, eles voltam a "estufar" de novo! rss
Ah, o nome dos bolinhos se refere a uma província que fica no norte Japão chamada Hokkaido. No blog de onde tirei, não sabem explicar o porquê do nome e parece que nem é um doce japonês! Bem louco ne? kkkkkk
Em todo caso, os bolinhos são muito bons e vão te conquistar na primeira mordida, assim como aconteceu aqui em casa!

Hokkaido Chiffon Cupcakes

Rende cerca de 12 a 16 forminhas de cupcakes

Cupcakes:

Massa de gemas:

3 gemas
20g de açúcar
40ml de óleo
40ml de leite
50g de farinha de trigo
10g de amido de milho
uma pitadinha de fermento em pó

Merengue:

3 claras
40g de açúcar

Creme de confeiteiro:

1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de amido de milho
40g de açúcar
200ml de leite
2 gemas
algumas gotas de essência de baunilha

Chantilly:

100ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar


Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Coloque as forminhas de papel na forma metálica de cupcake ou para empadinhas.
Deixe peneirado a farinha de trigo, amido de milho e fermento da massa de gemas.

Prepare o merengue. Bata as claras até espumar. Junte ⅓ das 40g de açúcar e bata mais um pouco. Junte metade do que sobrou do açúcar e bata mais um pouco. Termine de colocar o restante do açúcar e bata até formar um merengue firme. Reserve.

Prepare a massa de gemas.
Numa outra vasilha, bata as gemas com 20g de açúcar até ficar esbranquiçado. Junte o óleo em fio e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e junte o leite. Misture com as pás da batedeira e peneire a farinha sobre a gemada. Misture com as pás da batedeira delicadamente até ser incorporada. Junte ⅓ do merengue à massa e misture delicadamente com fouet. Junte metade do merengue que sobrou e misture novamente com cuidado com fouet. Termine de colocar o restante do merengue e misture com fouet até ser tudo incorporado. Com uma colher ou colher de sorvete, despeje a massa nas forminhas. Encha as forminhas um pouco mais do que a metade da capacidade porque a massa cresce bastante.
Leve ao forno e asse por cerca de 25 a 30 minutos ou até que fiquem levemente corados.
Tire as forminhas de papel da forma metálica e deixe esfriarem sobre uma grade.

Prepare o creme de confeiteiro. Numa vasilha, coloque a farinha de trigo, amido de milho e o açúcar. Despeje um pouco do leite e misture com fouet. Junte o resto do leite, as gemas e a baunilha. Misture bem com fouet e peneire a mistura sobre uma panela. Leve ao fogo médio e fique mexendo sem parar até engrossar e formar um creme firme.
Despeje numa travessa, cubra filme plástico bem rente ao creme para não criar película e deixe esfriar.

Prepare o chantilly. Bata o creme de leite fresco com o açúcar até que comece a encorpar. Não bata demais porque acaba virando manteiga. Na hora que começar a encorpar, baixe a velocidade da batedeira e vá sempre checando o ponto. Levante as pás da batedeira com cuidado. Se formar um pico firme está ok.

Misture ⅓ do chantilly ao creme de confeiteiro frio e misture com uma espátula até ser incorporado. Junte metade do chantilly restante e misture. Termine de colocar o resto do chantilly e misture com delicadeza. Coloque este creme num saco de confeitar com bico redondo (perlê) e espete o bico no meio da massa do cupcake. Esprema até que o creme chegue à superfície. Repita com os outros bolinhos. Se quiser, decore com morangos ou outra fruta de sua preferência. Leve à geladeira por algumas horas. Antes de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro.


Minha fiel ajudante de fotografia, Laika. Alguém duvida que ela queria abocanhar os bolinhos??? rsss
Um grande abraço e uma linda e abençoada semana para todos!!!

domingo, novembro 02, 2014

Gelatina com mousse deliciosa!



Olá, queridos leitores! Sumi mas estou de volta com uma sugestão deliciosa e perfeita para estes dias de calorão que tem feito ultimamente! Esta gelatina foi dica de uma colega de trabalho, a Marcia e foi mais do que aprovada aqui em casa!
O sabor desta sobremesa você pode variar conforme as gelatinas que utilizar. Esta eu fiz com morango mas outra colega fez com maracujá e disse que o resultado foi igualmente bom!



Primeiro, prepare 2 embalagens de gelatina de sua preferência conforme as instruções da embalagem. Despeje num pirex grande ou em tacinhas individuais até a metade ou um pouco menos de sua capacidade. Leve à geladeira até endurecer.

No copo do liquidificador, coloque 2 caixas de creme de leite UHT (200g cada), 1 caixa de leite condensado (eu usei um pouquinho mais que a metade e para o meu paladar ficou bom) e 1 embalagem de gelatina do mesmo sabor que usou para encher as tacinhas dissolvida em 200ml de água fervente. Bata tudo por alguns instantes até ficar homogêneo e despeje no pirex ou tacinhas com a gelatina endurecida. Leve novamente à geladeira para endurecer a mousse.

Super simples, mas não custa reforçar: no total usei 3 embalagens de gelatina. Duas eu fiz normalmente, dissolvidas em água quente e depois acrescenta-se água fria. Na mousse usei mais 1 embalagem de gelatina dissolvida apenas na água quente.

Espero que experimentem e me contem o que acharam! Uma ótima semana para todos e até breve! ;)