terça-feira, outubro 19, 2010
Sopa cremosa de ervilhas e paio
Com a garganta inflamada todos os músculos da boca e do pescoço parecem fazer um esforço fenomenal para engolir um simples gole d’água! Bebidas e comidas quentes como chás, okayus (arroz cozido bem molinho) e sopinhas passam com menos sofrimento. Foi assim um ótimo pretexto para testar esta receita que veio neste livro presenteado pela querida Mamy-chan!
Aqui em casa quando tem sopa acabo sempre usando legumes e folhas que tenho à disposição. Vira um panelão de sopa de legumes generalizado. Difícil uma sopa de ingrediente X mas tem dias em que dá na telha de variar e experimentar temperos diferentes.
No dia que fiz a sopa, achei sem graça mas não tem desses pratos que melhoram só no dia seguinte? Esta sopa é uma delas. O caldo fica bem mais encorpado, os sabores mais marcantes e só faltou mesmo o manjericão para perfumar e os croutons da receita original para dar um contraste de texturas.
Abaixo a receita original com meus pitacos entre parênteses:
500g de ervilha seca
2 litros de água
1 alho poró em rodelas (parte branca e uma parte do verde claro)
1 cebola grande com 3 cravos espetados
1 cenoura média em cubinhos
2 folhas de louro
1/2 xícara de leite
1 cubo de caldo de galinha (opcional)
sal e pimenta do reino a gosto
150g de paio sem pele e cortado em rodelas finas
1 cebola pequena ralada ou picadinha
um fio de azeite
folhas de manjericão fresco (não usei)
croutons a gosto (não usei)
Lave as ervilhas e deixe de molho na noite anterior. Descarte a água e lave bem as ervilhas. Transfira para uma panela de pressão e cubra com os 2 litros de água. Acrescente a cebola com cravos, alho poró, cenoura e louro. Tampe e leve ao fogo. Conte 25 minutos depois que pegar pressão. As ervilhas devem estar derretidas formando um creme. Se estiver com muita água, cozinhe alguns minutos destampado. Retire com cuidado a cebola com cravos e descarte.
Adicione o leite, o caldo esfarelado se usar e verifique o sal.
Numa frigideira à parte, refogue as rodelas de paio em um pouco de azeite até ficarem douradinhas. Junte a cebola picada e deixe fritar até dourar também. Transfira este refogado ao caldo e deixe apurar mais 5 minutos.
Sirva com as folhas de manjericão e croutons* por cima.
Como disse, a sopa fica mais gostosa depois de algumas horas ou no dia seguinte.
* para preparar os croutons, o autor sugere refogar 1 dente de alho amassadinho em 50g de manteiga. Junte 1 xícara de cubinhos de pão de forma sem casca e sempre mexendo deixe até ficar douradinho e crocante.
Oi Akemi! Fiz outro dia sopa de ervilhas. Usei linguiça caçabresa ao invés de paio! É deliciosa e nutritiva! Remédio perfeito para curar de vez a garganta inflamada! Melhoras! Bjs
ResponderExcluirhttp://quitutesdajuju.blogspot.com
Nossa me deu água na boca, porque faz tempo que não como sopa de ervilha. Ai que delícia.
ResponderExcluirBjhs
sopa de ervilha é uma das minhas favoritas. espero que vc já esteja bem melhor. vim aqui te contar, que numa postagem de challat, fiz um crédito ao pecado da gula. bjs
ResponderExcluirTerezinha disse: Oi...Akemi....Sopas e caldinhos quando estamos doentes é muito bom. Já aconteceu comigo muitas vezes não podendo comer nada. Agradeço as palavras carinhosas. Desejo a voçe melhoras, chá de gengibre ajuda muito e tira aquela febrezinha aborrecida. Um abraço carinhoso da T.
ResponderExcluirAmiga, vc está neste sofrimento também?Ai que dó.
ResponderExcluirAinda bem que fica melhor no dia seguinte, é sempre bom quando isso acontece :) Parece óptima!
ResponderExcluirAs melhoras rápidas!
Seu blog é muito atraente, com receitas lindas e práticas. Parabéns.
ResponderExcluirAkemi-chan, nem lembrava desse livro ai...faz taaaanto tempo! Mas o friozinho desta semana me deixou com vontade de uma sopinha tambem! E, precisando de livrinhos daqui, eh so me falar qual que eu procuro.
ResponderExcluirSe cuida (com gengibre!) Odaijini!
muitas das sopas e assim
ResponderExcluirapuram de um dia para o outro
que delicia
beijinhos e bom fim de semana
Que delícia de sopa! Nao te contei? Quinta feira aqui é dia de sopa de ervilha! Uma instituiçao quase sabe... nas escolas, firmas, restaurantes.. sopa de ervilha na certa! E para sobremesa, panquecas com geléia... :9
ResponderExcluirAi.. mas essa sopinha aí tá com jeito de aconchego..
Akemi-chan.. espero que você melhore logo da garganta! Hayaku yoku natte ne, odaiji ni ^_^
Akemi,
ResponderExcluirQue sopinha deliciosa!!!!
ah, me lembrei do okayu...eu gostava dele com um umeboshi....saudades!
Falo saudades, porque a ultima vez que comi, foi no Japão.
Puxa, não sabia que fazer croutons era tão fácil, adorei e já está anotada.
beijos e melhoras.
Juju, acho que com calabreza deve ficar muito mais saborosa! Vou tentar da próxima vez!
ResponderExcluirFla, eu nunca tinha feito em casa e foi mais uma boa experiéncia que só aumentou o repertório de sopas!
Angela, obrigada por citar o PG no seu post! Seus pães ficaram lindos, vou tentar fazer em caracol da próxima vez como vc!
Terezinha, acho que o corpo já não tão jovem não se recupera mais tão rápido como antigamente (ou será a gripe de agora que está mais forte???) mas já estou bem melhor. Agora só aquela tosse chata que ataca quando me deito! :(
bjss e obrigada pelo carinho
Val, gripe aqui e aí. Ninguém merece ne, amiga?
Ameixinha, obrigada!
Franciele, obrigada e volte sempre!
Mamy-chan, fiz um cházinho de gengibre com especiarias que me viciou. Com gripe ou não, é mucho bom, obrigada pela dica! Dá um suadouro mas ajudou bastante! Bjss
Moranguita, é bom demais quando acontece isso!
Lily-chan, mais uma coisa que aprendi sobre a longinqua Finland! Vou esperar uma versão sua, hein! ;)
Fabiana, okayu com umeboshi é a combinação número 1 ne? Muito bom! Por que só lembramos dessas comidas quando ficamos doentes?
Amiga, espero que voce esteja se sentindo melhor . Adoro sopinhas, e vivo atrás de novas receitas. gostei de ver voce se aventurou.x
ResponderExcluir