domingo, maio 30, 2010
Nhoque de ricota e espinafre
Nos últimos tempos é raro eu sair para comprar ingredientes específicos para fazer alguma receita. Tenho cozinhado com coisas que já tenho na despensa ou geladeira e olhe lá. Porém assistindo o Edu Guedes preparar este nhoque, soou um alerta vermelho para minhas lombrigas. "Tenho que fazer isso aí!!!", pensei na hora.
Na primeira ida ao supermercado comprei tudo o que era necessário e coloquei a mão na massa.
Não segui as quantidades requisitadas, não queria ficar com sobras disso e aquilo rolando na geladeira mas, no final deu tudo certo e, gentem, que delícia de nhoque!!! Adorei!!!
A mussarela na massa dá um puxa viciante a cada mordida no nhoque, por isso, logo que retirá-los do cozimento, sirva imediatamente!!!
A versão original você encontra aqui. Abaixo vai a maneira como fiz aqui em casa:
* xícara medida de 240ml
1 ricota com cerca de 250 a 300g
100g de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de queijo mussarela ralada
2 ovos jumbo
1 maço de espinafre cozido, picadinho e bem enxuto (esprema bem para tirar todo líquido)
1 colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo
Amasse bem a ricota com garfo e junte os demais ingredientes. Amasse até ficar com liga e faça bolinhas ou os tradicionais cordões e depois corte em pedadinhos ou coloque em nhoqueira, mas acho que bolinhas ficam mais charmosas. Eu consegui 73 bolinhas de uns 2,5cm. Não precisa nem untar as mãos, a massa é ultra boa para trabalhar. As bolinhas modeladas podem ficar até empilhadas que não grudam, ou seja, ótima pedida para serem feitas com antecedência e cozidas só na hora de servir.
Cozinhe em água abundante e retire conforme as bolinhas forem subindo. Escorra e sirva com molhinho ao sugo basicão temperado com manjericão fresco. Polvilhe queijo ralado e muito bom apetite!!!
segunda-feira, maio 17, 2010
Falso bolo de chocolate recheado com banana caramelada
Vocês devem estar se perguntando, falso bolo de chocolate como???
Quem segue meu blog já sabe que meu marido tem alergia a chocolate. Começou faz alguns anos atrás. Primeiro foi o chocolate meio amargo, depois o ao leite e, para sua infelicidade, nem o branco escapou. Ele também não pode comer camarão, o pó de chá verde (matcha) e alguns outros alimentos industrializados, porém, de todos o que mais ele se ressente é o chocolate. O Luiz era Chocólatra total, daqueles que comiam um pacote de kit kat numa noite!
Pesquisando, descobri a alfarroba, um substituto ao chocolate e, para minha surpresa, encontrei um site daqui do Paraná que distribui o produto.
Tratei de encomendar o quanto antes um pacote de alfarroba em pó para experimentar. O atendimento foi excelente e o produto chegou sem problemas.
Meu primeiro teste foi tomar com leite, sugestão do atendente do site. Disse que a ingestão diária contribui para a diminuição do colesterol ruim. Coloquei direto no leite e, assim como o cacau em pó, a alfarroba é bem "empedrada". Só depois, vendo os "blocos" de alfarroba boiando sobre o leite, me lembrei do rapaz da loja ter avisado para bater no liquidificador ou peneirar para afinar o pó! :-(
Para consertar, bati tudo no liquidificador e adocei com mel. A cor ficou idêntica ao chocolate mas o aroma e sabor são bem diferentes. Não dá para dizer que é gostoso mas o maridão aprovou! Depois fiz bolo de cenoura com cobertura feita com alfarroba, mas tive que fazer umas alterações para torná-la mais saborosa. Diminuí a quantidade de alfarroba e, além do açúcar, coloquei um pouco de mel e baunilha para saborizar. Não ficou mal e o Luiz comeu com gosto! :-)
Desta vez, fiz este bolo que encontrei neste blog. Como na cobertura do bolo de cenoura, diminuí na quantidade de alfarroba para que o sabor não ficasse muito forte e deu certo. Fiz a receita inteira e consegui fazer 2 formas de bolo inglês de 18x7cm. Só achei pouca a quantidade do recheio, sugiro dobrar para ficar mais gostoso.
* xícara medida de 250ml
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de cacau em pó (usei cerca de 2/3 xícara de alfarroba)
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
115g de manteiga em temperatura ambiente (usei margarina culinária)
1 1/4 xícara de açúcar (dividido em 2 partes para o recheio e massa do bolo)
2 ovos grandes
3 bananas maduras
3/4 xícara de iogurte natural
90g de chocolate meio amargo picado ou gotas de chocolate (não usei)
Coloque 1/2 xícara de açúcar numa panela de preferência teflonada e leve ao fogo. Deixe até caramelar, tomando cuidado para não queimar. Junte as bananas cortadas em rodelas e mexa. Continue cozinhando até que o caramelo se dissolva e as bananas fiquem macias e o doce encorpe um pouco (cerca de 5 minutos em fogo médio). Despeje num prato e amasse as bananas. Deixe esfriar.
Forre uma forma de bolo inglês com papel manteiga.
Pré-aqueça o forno a 175oC.
Peneire a farinha com o cacau, fermento, bicarbonato e sal.
Bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o acúcar restante (3/4 xícara) e bata até a mistura ficar clara e fofa. Coloque os ovos, um por um, batendo bem a cada adição.
Em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos em 3 etapas alternando com o iogurte. A massa é bem pesada, mas se estiver muito dura, coloque um pouco de leite.
Tire da batedeira, junte o chocolate picado e termine de misturar.
Despeje metade da massa na forma. Espalhe com a ajuda da colher. Coloque o recheio de bananas e cubra com o restante da massa. Nivele a superfície.
Leve para assar por 55 a 60 minutos. Faça o teste do palito.
Desenforme e deixe esfriar sobre grade mantendo o papel manteiga.
Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro.
Para maiores informações sobre alfarroba, assim como o site que mencionei, clique aqui!
domingo, maio 16, 2010
Conserva de pepino
Minha sogra faz conservas incríveis, uma mais gostosa do que a outra. São ótimas para acompanhar um "shiro gohan" (arroz branco sem nenhum tempero). Infelizmente a maioria ela faz no olhômetro mas esta aqui tem receita. Já fiz não sei quantas vezes e aos poucos fui alterando aqui e ali até chegar no sabor que mais gostamos aqui em casa.
Passo abaixo a receita original mas fique você também a vontade para aumentar, diminuir, acrescentar, omitir os ingredientes até chegar ao sabor que mais agrade o seu paladar!
*copo medida de 200ml
1 1/2kg de pepino japonês (use os mais fresquinhos que puder encontrar)
1 copo de shoyu
1 copo de vinagre
1 copo de açúcar (coloquei 2/3)
1 copo de óleo (coloquei só 3 colheres de sopa)
1 pedaço de gengibre cortado em lâminas finas ou tirinhas
1 dente de alho picadinho (opcional)
1 colher (sopa) de gergelim branco
pimenta vermelha a gosto (opcional)
aji o moto a gosto
Numa panela, coloque o shoyu, vinagre, açúcar, aji no moto e leve ao fogo para aquecer. Não precisa ferver, só deixe o suficiente para dissolver o açúcar. Reserve.
Corte os pepinos em rodelas de 1cm mais ou menos. Coloque numa vasilha grande e polvilhe um pouco de sal. Misture tudo muito bem, cubra com um prato ou tampa e coloque um peso por cima de tudo. Deixe por algumas horas. Despreze o líquido que soltou do pepino.
Numa frigideira, aqueça o óleo e frite o gengibre e o alho até dourar ligeiramente. Jogue quente sobre o pepino.
Despeje o molho já frio ou morno, o gergelim, a pimenta e misture tudo muito bem. Coloque numa vasilha tampada e conserve na geladeira. Pode comer já no dia seguinte, mas quanto mais curtido, mais gostoso fica. Sempre que puder, dê uma mexida para que todas as partes fiquem envolvidas no molho.
Na receita original, o óleo é aquecido e jogado sobre os pepinos. Não leva alho e o gengibre é aquecido junto com o molho. Já fiz assim e fica bom. Outra versão é fritar o gergelim no óleo até as sementes ficarem um pouco escurecidas e jogar sobre os pepinos. Enfim, invente a sua versão até encontrar a que mais lhe agradar! ;-)
quinta-feira, maio 06, 2010
Medalhão de carne moída
O forno, além de parceiro de trabalho, tem sido um grande aliado para preparar as refeições aqui em casa. Ganho tempo para fazer outras coisas e a comida sai bem mais leve e saudável!
Esta sugestão vem lá da cozinha da querida Eliana. O medalhão ficou uma delícia, macio e úmido por dentro e o bacon deu aquele toque ao sabor da carne.
Com a receita inteira consegui fazer 6 medalhões de 8cm de diâmetro com 2 cm de altura. Eu usei um aro cortador para moldar, mas dá para fazer na mão mesmo ou senão acho que um copo plástico descartável ou de papel cortado também pode funcionar.
Sobrou um pouco da carne e fiz ainda 3 kaftas (só modelar a carne como se fosse um quibe e espetar um palito de churrasco médio, aperte bem a carne no palito para fixar). As fatias de bacon que comprei eram mais largas que a altura dos medalhões, então cortei para ficarem no mesmo nível e com os retalhos, enrolei nas kaftas.
500g de carne moída
1 ovo
1 dente de alho amassado
1 cebola média bem picadinha ou processada
cheiro verde picado a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
orégano a gosto
4 colheres (sopa) de aveia em flocos finos (usei farinha de rosca)
fatias de bacon
Pré-aqueça o forno a 200oC.
Forre uma assadeira com papel manteiga ou alumínio e unte com azeite.
Numa vasilha, coloque a carne, o ovo, alho e cebola, temperos e farinha de rosca. Amasse tudo muito bem, modele-os sobre a assadeira e enrole uma tira de bacon em volta da carne (eu precisei usar 1 fatia e meia de bacon para cada medalhão). Prenda o bacon com palitos de dente. Regue com um fio de azeite e leve para assar por 35 a 40 minutos. Se quiser dourar dos dois lados, vire na metade do tempo.
Sirva com purê de batata e uma saladinha verde! ;-)
terça-feira, maio 04, 2010
Campanha do dia das mães!
Nosso carro-chefe é este pão de mel trufado que tem arrancado muitos elogios e encomendas felizmente! Ele vem com farto recheio cremoso de chocolate e uma fina massa bem fofa e embebida em calda licorosa. Por isso, resolvemos apostar nele para presentear a pessoa mais importante de nossas vidas!
Temos a caixa unitária arrematada com fitilho decorado importado.
Ou com fita cetim nas cores rosa bebê, rosa médio, vermelho ou lilás.
Ou caixa com visor coração com fita cetim nas mesmas cores citadas acima contendo 4 pães de mel.
Para os interessados em presentear as mamães, façam seus pedidos até o dia 6, quinta-feira, por favor, através do telefone que aparece no nosso cartão aqui!