quarta-feira, agosto 05, 2009

Macarrão gratinado com cogumelos


Este prato é preparado em etapas mas o trabalho compensa! Fica delicioso e requintado por conta dos cogumelos, ótimo para receber amigos ou para uma refeição mais caprichada! ;-)
Recomendo apenas usar uma massa italiana que tem textura mais firme ou senão cozinhe o macarrão nacional um pouco mais duro que o normal já que ele ficará ainda alguns minutos no forno. Ninguém merece macarrão papa ne???
Comprar os cogumelos foi uma peregrinação. Na feira encontrei várias bancas vendendo o Paris e só em uma encontrei o shimeji pelo exorbitante preço de 7 reais uma bandejinha!!! Quase desisti de comprar mas estava determinada a fazer o tal macarrão e lá fui ao Sacolão e encontrei shimeji, shiitake e porto belo por preços mais em conta. Ufa, o almoço de domingo estava à salvo! rss

500g de macarrão no formato de sua preferência (usei rigatoni)

Molho branco:

* usei colher de mesa não de medida!

4 colheres (sopa) cheia de manteiga
3 colheres (sopa) cheia de farinha de trigo
1 litro de leite
1 lata de creme de leite com soro
sal e pimenta branca a gosto
noz moscada ralada na hora a gosto

Refogado de cogumelos:

1 colher (sopa) de manteiga
um fio de azeite extra-virgem
5 ou 6 fatias de bacon picado
4 bandejas de cogumelos de sua preferência (usei Paris, shimeji, shiitake e porto belo)
100 a 150ml de vinho branco seco
sal e pimenta do reino a gosto
um fio de molho de soja

Coloque a água para cozinhar o macarrão no fogo. Enquanto esquenta, comece preparando o refogado de cogumelos. Derreta a manteiga junto com um pouco de azeite. Coloque o bacon e frite bem. Junte os cogumelos picados (dizem que não se deve lavar mas eu fico cismada com aquelas sujeirinhas que vem junto. Lavo e deixo lá escorrendo bem) e deixe refogar alguns minutos. Adicione o vinho branco e temperos e deixe cozinhando até quase secar a água que se formou mexendo de vez enquando.

Pegue outra panela para preparar o molho branco. Este molho é bem simples mas tem uns truquezinhos para que não fique com gosto de farinha nem empelotado. Vou explicar uma forma de preparar para quem nunca preparou ou tem dificuldades. Derreta a manteiga e apague o fogo. Peneire aí a farinha de trigo e misture bem até formar uma massa. Acenda o fogo novamente em chama média e fique misturando até que a massa fique borbulhante e esbranquiçada. Cuidado para que não queime. Tire do fogo e junte um pouco de leite (meia xícara mais ou menos) e mexa imediatamente e bem rápido (eu uso colher de silicone, acho melhor do que colher de pau porque raspa bem o fundo da panela). Vai formar uma bola de massa. Volte ao fogo baixo e junte mais um pouco de leite. Mexa bem até voltar a formar uma massa. Continue este processo até que comece a formar um creme mais grosso. Sempre mexendo bem até que todo o leite seja incorporado. Se tiver alguém para ajudar a colocar o leite, melhor! Caso você sinta que esta empelotando, comece a mexer sentido horário e anti-horário rapidamente até sumirem os caroços. Depois que formar um creme grosso já pode ir colocando mais quantidade de leite por vez, esperando dar uma engrossada antes de adicionar mais. Por final, junte o creme de leite e os temperos e misture bem. Não fica um molho muito grosso, fica mais ralo. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 220oC.

Coloque o macarrão para cozinhar com um pouco de sal. Tire uns dois minutos antes do indicado na embalagem. Escorra.

Unte bem um refratário com manteiga e despeje o macarrão. Verta o molho branco envolvendo bem o macarrão. Espalhe o refogado de cogumelos por cima e polvilhe bastante queijo ralado. Leve ao forno por uns 15 ou 20 minutos até que o molho esteja borbulhante e a superfície, levemente corada. Tire do forno e sirva imediatamente com uma saladinha verde!