sexta-feira, março 31, 2006

Enfim os sakurás estão em flor!

Tirei essas fotos num pequeno parque perto de minha casa. Os pés de cerejeira já estavam carregados dessas lindas e delicadas flores. Tantos anos aqui e não me canso de admirar sua beleza. Quão frágeis elas são! Passamos o ano todo a esperar sua florada, que dura apenas 7 dias, isso se as chuvas e os ventos fortes típicos dessa época por aqui, não abreviarem ainda mais essa vida tão curta!




Estava um dia meio nublado quando tirei essas fotos, mas em dias de céu azul, as pétalas rosas ficam bem mais destacadas...


Nada melhor do que apreciar a tranquilidade do parque e degustar essa pequena delícia: danish de dark cherries. Não, não fui eu que fiz...rs Ainda não descobri uma massa tão boa quanto essas das padarias daqui. Parece massa folhada mas não é...diria que é um cruzamento de massa folhada com pão e o recheio de creme de confeiteiro e dark cherry foi uma bela combinação.



quinta-feira, março 30, 2006

Frango assado à moda do More



Quando o maridão entra na cozinha, pode ter certeza que coisa boa vai sair! Essa noite ele preparou esse frango assado e estava muuuito gostoso! Não tem uma receita exata, ele sempre faz tudo a olho e vai escolhendo os temperos na hora. Esse frango foi temperado com alho e cebola ralada, ervas de Provence, alecrim, vinho branco, sal, pimenta e glutamato monossódico. Simples, rápido e delicioso! Para acompanhar, purê de batatas e salada verde. Hummmm!

Bolo chiffon de maracujá



Fiz novamente meu bolo favorito e dessa vez resolvi experimentar colocar polpa de maracujá. Ficou muito bom, mas teria ficado melhor ainda se tivesse feito uma calda com açúcar de confeiteiro e suco de maracujá ou mesmo um chantilly coberto com calda de polpa de maracujá... infelizmente aqui maracujá é coisa raríssima e quando se encontra custa o olho da cara! Encontrei um do tamanho de um ovo e custou uma pequena fortuna, mas valeu pelo sabor excelente que deu à massa. Simplesmente troquei o suco de laranja do Bolo chiffon de laranja pela polpa de maracujá pura batida no liquidificador. O restante do processo é o mesmo, lembrando que a forma para bolo de chiffon não deve ser untada. Se não tiver, use forminhas de papel, pode ser até dessas de muffins, mas coloque apenas pela metade pois a massa cresce bastante.

segunda-feira, março 27, 2006

Onde está a essência do Japão: Kyoto



Se você vier ao Japão e não for ao Monte Fuji e não andar de trem bala, você não conheceu o Japão! Essa é uma velha piada a respeito do turismo no Japão. Eu, apesar de não ter conhecido ainda muitos lugares aqui, e espero conhecer antes de voltar à terrinha verde-amarela, acrescentaria à piada que é preciso conhecer a cidade de Kyoto.
Quando se fala em Japão, creio que a primeira coisa que se vem à cabeça são todos esses produtos tecnológicos de última geração, da cidade cosmopolita de Tokyo, de automóveis, enfim modernidade. Entrar em Kyoto é dar um mergulho no passado. Passear por suas vielas estreitas de pedra, contemplar templos antigos e jardins bem cuidados...você tem a impressão de ter viajado no tempo. De repente você depara com carros puxados por homens usando trajes do tempo do samurai, gueixas descendo uma ladeira, casas de paredes escurecidas pelo tempo...uau! Onde estou mesmo? Mas aí o homem da charrete quer 5 dólares apenas para tirar uma foto, os postes e antenas nas velhas casas mostram que você continua no país capitalista e tecnológico! rs Mas são pequenos detalhes que não atrapalham a magia dessa cidade!
Essa foi minha segunda viagem à Kyoto e creio que mesmo que fosse 10 vezes, ainda não conheceria todos os lugares encantadores dessa cidade. Esperávamos encontrar as cerejeiras em flor, mas infelizmente não foi possível. Havia uma ou outra árvore florida. Foi uma viagem de ir e voltar no mesmo dia. Domingo. Acordamos de madrugada, saímos cedo, enfrentando 4 horas de viagem na ida. Foram apenas 4 horas pela cidade, muito pouco! Tantos lugares para visitar, vontade de entrar em todas as lojas para ver os omiyagues (souveniers) e no final de muita correria, a longa volta para casa que levou mais de 6 horas por conta do trânsito intenso na saída de Kyoto e um acidente de caminhões na auto estrada. Mas OK, foi um domingo maravilhoso, com pessoas agradáveis e uma cidade encantadora! Espero voltar outra vez a essa cidade!
Quanto à comida, infelizmente o tempo escasso não nos permitiu desgustar uma refeição completa e típica na cidade, nos abastecemos apenas com um obentô servido no ônibus, que só pelo colorido nos fez lembrar que estamos finalmente na primavera! As casas de chá vendiam muitas guloseimas com machá (chá verde em pó) como nos sorvetes, recheios de chou creams e doces japoneses. O doce típico de Kyoto é o yatsuhashi, um doce em forma triangular recheado de doce de feijão. O tradicional é de massa branca recheada com doce de feijão escuro, mas existem muitas variedades de massa e recheios, esse da foto é de sakura (cerejeira).
Abaixo algumas fotos para vocês conhecerem um pouquinho dessa cidade!



Uma ou outra cerejeira já estava em flor.


Jardim de uma das casas.


Gueixas descendo a ladeira.



Detalhe de um dos templos visitados.



Bentô (marmita japonesa) que comemos na viagem de ônibus.



Yatsuhashi (doce típico de Kyoto, massa de arroz cozido e amassado recheado com doce de feijão branco)

sexta-feira, março 24, 2006

Bolinhos com geléia




Ótima receita que peguei na revista Lettuce Club enquanto aguardava minha vez no dentista...rs Olha só a ironia, copiando receitas doces em pleno consultório dentário!!!! rsss
O sabor da geléia fica a seu gosto, na original usava de framboesa e damascos. Eu usei geléia de maracujá e ficou muito bom! Creio que seja melhor mesmo usar geléias de frutas azedinhas, dá um bom contraste com a massa doce. Comer esses bolinhos com um chazinho verde ou mesmo um café, é uma ótima pedida!

BOLINHOS COM GELÉIA

125g de amêndoas moídas
125g de açúcar de confeiteiro
45g de amido de milho
2 ovos médios batidos
45g de manteiga sem sal derretida
casca de um limão ralada
50g de geléia de framboesa

Peneire as amêndoas moídas com o açúcar de confeiteiro e o amido de milho sobre uma tigela. Misture tudo bem e junte os demais ingredientes, menos a geléia. Despeje em formas pequenas de pound cake, colocando apenas até pela metade da forma. Coloque um filete de geléia na parte central da massa. Cubra a geléia com mais um pouco de massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC e deixe até ficarem coradinhos. No dia, esses bolinhos ficam com a parte de fora crocante, no dia seguinte eles ficam macios por inteiro. Outra sugestão dada na revista foi substituir as raspas de limão e a geléia e colocar 90g de passas ao rum na massa. Misture tudo muito bem e despeje em forminhas de muffins.

segunda-feira, março 20, 2006

TORTA DE FRUTAS




Essa torta de frutas é muuuuito boa! Apesar de ser um pouco trabalhosa, o visual e o sabor compensam. Essa receita é deste livro sobre doces e bolos para principiantes. É explicado passo a passo, até a ordem de fazer cada etapa, muito bom para quem não tem muita noção no preparo. Por usar frutas frescas, consuma no mesmo dia, ou senão, prepare a torta na noite anterior e deixe para enfeitar com as frutas no dia seguinte. Nós comemos fria em temperatura ambiente, mas com as frutas geladas deve ficar muito melhor!

TORTA DE FRUTAS (para uma fôrma de torta desmontável de 18cm de diâmetro)

Massa:
75g de manteiga sem sal
35g de açúcar de confeiteiro
um pouco de óleo de baunilha
1/2 ovo grande
150g de farinha de trigo
uma pitada de sal

Creme de amêndoas:
50g de manteiga sem sal
50g de farelo de amêndoas
50g de açúcar de confeiteiro
1 ovo

Calda de framboesa:
50g de geléia de framboesa
25g de açúcar
1 colher (sopa) de água

Frutas:
grapefruit, laranja, kiwi, banana, abacaxi, morangos, blueberries, framboesas, melão, ou outras frutas de sua preferência

Geléia de brilho:
2g de pó para kanten
100g de açúcar
1 xícara de água

Preparativos:
Deixar a manteiga a ser usada na massa e no creme de amêndoas em temperatura ambiente. Peneirar os ingredientes secos (farinha de trigo, açúcar de confeiteiro, farelo de amêndoas).

1. Preparando a massa:
Coloque a manteiga numa tigela e bata na batedeira até ficar cremosa. Junte o açúcar de confeiteiro, o sal e o óleo de baunilha e bata até ficar um creme esbranquiçado. Vá colocando o ovo batido aos poucos até ficar um creme liso. Junte a farinha de trigo e misture com colher de pau como se estivesse cortando a massa. Vá fazendo isso até que toda a farinha se incorpore à massa. Despeje a massa na mesa e vá esticando como se estivesse sovando uma massa de pão. Ao fazer isso, você deixará a massa mais lisa e maleável para abrir depois. Faça um disco de 1 cm de altura com a massa e embrulhe em filme plástico. Coloque numa assadeira ou prato e leve à geladeira por 30 a 60 minutos. Depois do descanso, polvilhe a mesa com farinha e abra a massa até ficar um pouco maior que o tamanho da fôrma de torta. Fure toda a massa com um garfo e forre o fundo da fôrma. Pressione bem as laterais e tire o excesso de massa. Você pode usar esses retalhos de massa para fazer biscoitinhos. Deixe a fôrma na geladeira até o momento de recheá-la.

2. Preparando o creme:
Coloque a manteiga numa tigela e bata na batedeira até formar um creme. Junte o açúcar e o farelo de amêndoas e bata até ficar esbranquiçado. Junte o ovo batido aos poucos, batendo bem a cada adição(na receita não pede, mas eu acrescentaria um pouco de essência de baunilha ou mesmo uma colherinha de rum ao creme). Tire a fôrma da geladeira e despeje o creme sobre a massa. Acerte a superfície com as costas de uma colher. Leve para assar em forno pré-aquecido a 170oC por 30 a 35 minutos (no meu forno, ele ficou corado na metade do tempo, então eu cobri com alumínio e deixei assando até terminar os 30 minutos). Retire a massa da fôrma e deixe esfriando sobre uma grelha.

3. Preparando a calda de framboesas:
Coloque todos os ingredientes numa pequena panela e leve ao forno médio. Depois que ferver, deixe apurando em fogo baixo por 10 a 15 minutos. Deixe amornar.

4. Cortando as frutas:

Descasque a laranja e o grapefruit e tire os gomos das frutas. Descasque o kiwi e corte ao meio no sentido do comprimento. Depois corte cada metade em fatias de 1/2 cm formando meia-lua. Corte a banana com a casca em pedaços irregulares(a casca será retirada somente no momento em que for decorar a torta). Use uma fatia de abacaxi cortada no sentido do comprimento e corte em fatias grossas. Lave os morangos e os blueberries e corte alguns ao meio. Coloque todas as frutas sobre uma bandeja forrada com um bom papel toalha para retirar todo o excesso de umidade.

5. Fazendo a geléia de brilho:
Coloque a água numa pequena panela e leve ao fogo. Um pouco antes de abrir fervura, tire do fogo e junte o pó de kanten com o açúcar e misture bem. Leve ao fogo novamente para aferventar. A geléia deve ser usada quente, por isso prepare um pouco antes de começar a decorar a torta.

6. Montagem:
Despeje a calda de framboesas no centro da torta e espalhe pela superfície. Disponha os pedaços de frutas sobre a torta, colocando os pedaços maiores no centro. Vá espalhando as outras frutas ao redor e nos buracos coloque os blueberries e as framboesas. Pincele todas as frutas com a geléia de brilho. Para arrematar, decore com folhas de hortelã e polvilhe açúcar de confeiteiro.


sábado, março 18, 2006

JANTAR DE SÁBADO ESTILO JAPONÊS





Assim que vi esse sushi sendo feito no programa de culinária Kyoo no ryouri (traduzindo PRATO DO DIA), deu vontade de experimentar. Comprei o abacate, mas fui deixando e no final o abacate virou vitamina...rs
Os japoneses ficam espantados quando comentamos que comemos abacate como sobremesa ou em vitaminas. Logo que cheguei aqui também fiquei surpresa de saber eles comem como salada, regado com shoyu ou maionese! O abacate aqui também é do tamanho do caroço do abacate brasileiro, com certeza os japoneses ficariam mais espantados ainda se vissem o abacate do Brasil! O abacate aqui, avocado, é de uma qualidade diferente. Ele quase não tem gosto, é bem cremoso, derrete mesmo na boca. Os mexicanos também consomem muito avocado, sendo servidos junto com os pratos apimentados. Parece que o avocado corta um pouco do ardido, suavizando o sabor.
Quando falamos de sushi a primeira imagem que nos vem na cabeça são daqueles pneuzinhos, os rolinhos de arroz, recheados e envolvidos em alga ou senão nos nigirizushis, bolinhos de arroz com um filé de peixe cru por cima. Mas existem também esses sushis servidos em tigelas individuais ou em grandes travessas e cada um vai se servindo nas porções que quiser.
O tempero desse sushi ficou na proporção que eu gosto, sem ser adocicado demais. É um prato super light e saboroso. Para acompanhar, fiz as ostras cozidas no bafo com vinho branco novamente (parece que está se tornando rotineiro aqui aos sábados...rs), tempurás variados (batata doce, beringela, shisô e cogumelos maitake) e uma boa salada verde. De sobremesa, morangos. Muito bom!

SUSHI DE ATUM GRELHADO

Para 4 pessoas

2 copos de arroz japonês cozido

Tempero do arroz:
1/4 copo de vinagre de arroz
2 colheres (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal

300g de atum fresco

Tempero do atum:
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de mirim

1 avocado
1 a 2 colheres (chá) de suco de limão

cebolinha picada

1. Numa frigideira, deite 1/2 colher (sopa) de óleo e aqueça bem em fogo alto. Coloque o atum, seco previamente em papel toalha, e frite dos dois lados ligeiramente, só para mudar a cor do peixe. Retire e coloque numa tábua para cortar em filés de 1/2 cm.

2. Coloque os ingredientes do atum numa tigela e misture. Coloque os filés de atum e mexa delicadamente. Deixe tomando gosto por alguns minutos.

3. Descasque o avocado, retire o caroço e corte em cubos pequenos. Disponha num prato e salpique o suco de limão. Reserve.

4. Numa tigelinha, misture os ingredientes do tempero do arroz. Coloque o arroz numa outra tigela e despeje o tempero. Misture o arroz como se estivesse cortando. Junte o atum temperado (não coloquei o caldo do atum) e mexa com cuidado para não desmanchar os filés de peixe.

5. Coloque o sushi nas tigelinhas, coloque o avocado e salpique com cebolinha picada.

quinta-feira, março 16, 2006

PUDIM DE PÃO COM MAÇÃS



Mais uma receitinha ótima que peguei do blog da Karen. Esse pudim de pão com maçãs é uma delícia! Também não fiz o molho de baunilhas, comi ele sozinho e experimentei com uma bola de sorvete de creme. Gostei de comer morno, por isso no dia seguinte coloquei para esquentar no microondas. Usei um pão de forma que já vem com passas, mas como os pães de forma daqui são extra macios, ele não ficou com a superfície crocante como a Karen comentou.... talvez se usar pães franceses amanhecidos eu consiga esse resultado. De qualquer forma, adorei, além do que tem muita maçã na massa!

Essa semana quase não fiz nada de diferente na cozinha. Vocês nem imaginam o que me aconteceu sexta-feira passada! Comi um panetone (comprei depois do Natal, quando os preços ficam mais em conta...hehehe), que me fez ficar com o corpo coçando feito uma louca! Ainda hoje tem algumas perebinhas aqui e ali, mas em vista de sábado já estou 99% melhor! Vocês devem estar pensando que o panetone estava fora da validade, mas o prazo é até junho. Fiquei realmente surpresa com essa reação, foi a primeira vez que me aconteceu e me deixou bem assustada. Fui ao hospital e a enfermeira disse que provavelmente o panetone devia estar com algum fungo. Não creio que seja problema do fabricante, mesmo porque as leis japonesas de importação de alimentos são bem rigorosas. Penso que deve ter havido algum problema na armazenagem ou forma de conservação na loja que vendeu o produto... De qualquer forma, fica o alerta aqui, já que falamos sobre comida aqui.

segunda-feira, março 06, 2006

TORTA DE MAÇÃ ESTILO COUNTRY




Tenho a receita dessa torta faz exatamente 8 anos e nunca havia testado antes. Peguei num programa de culinária daqui e sempre que dava uma olhada nesse caderno de receitas pensava em fazer mas ia sempre deixando para depois, depois e olha só quantos anos já se passaram! Nesse exagero de compras da semana passada, além de tomates, meu marido comprou muitas maçãs também. Resolvi fazer essa torta finalmente. Não sei por que não fiz antes, pois ela fica muito gostosa! Não é muito doce e comer morninho polvilhado com canela e acompanhado de uma bola de sorvete de creme é uma perdição. Eu sozinha comi metade do pirex! A massa é praticamente para envolver apenas as maçãs, mas a massa com manteiga que é despejada depois sobre as maçãs, deixa com um sabor e uma textura ótima, realçando ainda mais o gosto das maçãs.


TORTA DE MAÇÃS ESTILO COUNTRY

30g de passas
1/2 colher (sopa) de brandy
2 maçãs médias
suco de 1/4 de limão
1 ovo
1/4 copo de açúcar
25g de farinha de trigo
1/2 copo de creme de leite fresco

Regue as passas com o brandy e deixe de molho por alguns minutos. Descasque as maçãs, pique e regue com o suco de limão. Junte as passas nas maçãs picadas e reserve. Unte bem um pirex médio. Pré-aqueça o forno a 220oC.
Bata o ovo com o açúcar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Peneire a farinha de trigo sobre essa espuma e misture delicadamente. Junte o creme de leite em 3 ou 4 vezes, misturando com cuidado a cada adição. Despeje 2/3 da massa sobre as maçãs e misture bem. Coloque essa mistura no pirex e leve ao forno por 15 minutos. Retire o pirex do forno e ajuste o forno para 240oC. Junte 40g de manteiga derretida e amornada na massa restante e despeje sobre a torta semi-assada. Leve ao forno novamente e deixe por mais 10 minutos. Depois de assado, se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro. Sirva morno com sorvete.

JANTAR DE SÁBADO

Essa semana meu marido exagerou nas compras e ao abrir a gaveta da geladeira me deparei com montes de tomates! Usei os maduros para preparar strogonoff, alguns viraram salada e, ao chegar no sábado, ainda haviam muitos tomates... foi aí que meu marido sugeriu bruschettas. Essas torradas são tão simples de fazer e tão deliciosas! Comemos quase 2 bengalas de pão francês sozinhos! Isso sim é um pecado de gulodice! rss

Já estava pensando em fazer esses mariscos faz um bom tempo, mas depois de ver os mexilhões que a Valentina preparou, resolvi que iria fazer na primeira oportunidade. Essa semana passei na parte de peixes do mercado e lá estavam eles. Comprei e preparei-os mais ou menos conforme a receita da Valentina, apenas excluí a manteiga e usei cebolinha no lugar de salsinha. A peixaria onde a Valentina comprou é chique, conforme ela disse...rs. Os mexilhões já vem lavados, aqui eu preciso dar uma boa esfregada nelas para tirar a sujeira das cascas (faça isso esfregando as ostras umas nas outras embaixo da água corrente), em seguida deixe numa bacia com água e sal por algumas horas para que elas soltem areia. Ficaram ótimas!

sexta-feira, março 03, 2006

FROZEN YOGURT DE MORANGO



Mais morangos e dessa vez versão geladíssima! Peguei a receita no site da revista Lettuce Club. É muuuuito bom!!! Para fazer até que é bem rapidinho, o trabalho é misturar o creme algumas vezes depois que vai para o congelador, mas o resultado é fantástico! Cremoso e ao mesmo tempo lembra a textura de um sorbet, pois os pedaços de morango ficam congelados. Aprovado!

FROZEN YOGURT DE MORANGO

300g de morangos
400ml de iogurte natural
2 colheres (sopa) de mel
200ml de leite condensado

1. Limpe os morangos e coloque numa tigela. Esprema os morangos entre os dedos (não amasse muito, só o suficiente para ¨quebrar¨ os morangos).

2. Junte o iogurte, o mel e o leite condensado e misture bem.

3. Despeje numa assadeira de alumínio, sem teflon. Cubra com filme plástico e leve ao congelador. Depois de uma hora, dê uma boa mexida no sorvete. Leve ao congelador novamente por mais uma hora. Repita essa operação até que fique com consistência cremosa (eu fiz 3 vezes).

TORTA DE BRÓCOLIS COM QUEIJO



Receita que peguei no blog da Karen. Simplesmente deliciosa! Adoramos aqui! Quentinho é uma perdição! Usei brócolis e bacon, mas essa torta dá para variar bastante com outros legumes e queijos. Experimentei polvilhar queijo ralado para dar uma corada na superfície mas, do jeito que ele entrou no forno, ele saiu do mesmo jeito, sem derreter nem corar...rs Acho que dá para ver as pedrinhas de queijo ralado na foto! As bordas ficam queimadinhas mas no meio a textura lembra algo entre quiche e suflê, muito bom mesmo! Experimentem!

1/4 x. de farinha de rosca
4 ovos
1 1/4 x. leite
3/4 c. chá de molho de pimenta
1/4 c. chá de sal ou a gosto
1/4 c. chá de pimenta do reino
2 x. de pães cortados em cubos sem a casca (usei pães franceses inteiros)
3 x brócolis cozidos no vapor (ou no microondas por alguns minutos) e picados grosseiramente
2 c. chá de azeite
70 g de lombo canadense picado (usei peito de peru defumado)
1 cebola média picada 1 dente de alho picado
100 g de mussarela ralada


Preaqueça o forno à 180 C.

Unte uma assadeira com um pouco de óleo e a farinha de rosca.

Misture os ovos, leite, molho de pimenta, sal e pimenta em uma tigela. Adicione os pães, misture, cubra e reserve no refrigerador.

Aqueça o azeite em uma panela, adicione o lombo, a cebola e o alho e refogue por cerca de 3-5 minutos. Adicione a mistura de cebola e os brócolis à mistura de ovos. Acrescente o queijo. Coloque na assadeira, espalhe bem e leve ao forno até que fique firme, cerca de 45-50 minutos. Deixe esfriar por 5-10 minutos e corte em pedaços.

PÃO DE ÁGUA



Mais uma receita que uma colega de trabalho me passou, na base do olhômetro...rs
É simples mas consegui estragar na primeira vez que fiz, pois a massa encruou. Usei linguiça calabresa refogada com cebola e azeitonas. Apesar de ter enxugado o recheio no papel toalha antes de usar, talvez a umidade da cebola tenha feito a massa ficar encharcada e por isso encruou a massa. Refiz a receita usando apenas ingredientes ¨secos¨ e aí sim deu certo. A massa é bem rústica e leve e o preparo é bem rápido se comparar com outros pães.

PÃO DE ÁGUA

Fazer uma esponja com:

1 xicara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento seco para pão
1 colher(sopa) de açúcar
1 colher(chá) de sal
1 xicara de água morna

Misture tudo e cubra com filme plástico. Deixe num local quente e sem corrente de ar por cerca de 30 minutos ou até que fique bem espumoso.

Em seguida junte 3/4 xícara de óleo e farinha de trigo o suficiente para dar ponto. Não coloque muita farinha para não deixar a massa pesada e dura. Sove bem e abra a massa num retângulo. Recheie a seu gosto (usei presunto e provolone picado com orégano) e enrole como rocambole. Cubra com pano de prato e deixe crescer novamente até que dobre de volume. Pincele a superfície com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC até que fique dourado por inteiro.