Estamos na época
deste peixe que aqui é chamado de sanmá mas não sei o nome em português, se é que existe. Até pouco tempo atrás eu fugia dele assim como de outros peixes com "pele" azul como cavala ou sardinha. Apesar de serem ótimos para saúde pois diminuem o colesterol ruim do sangue, é só comer para me dar azia. Fico lembrando dele o dia inteiro!
Na última visita de minha mãe aqui, fomos comer num restaurante de comida japonesa e ela pediu este peixe, junto ela que sofre mais ainda de azia e má digestão por ter retirado a vesícula há muitos anos atrás. Claro que perguntei na hora da loucura e ela respondeu que este peixe não fazia mal a ela! Pedi um para mim também e não é que é verdade??? Sua carne é bem suave e vai bem em vários tipos de preparo. Gosto de apenas assar ou grelhar com sal ou cozinhar na pressão com vinagrete. Este peixe agora está bem barato e tenho comprado toda semana. Hoje queria um prato diferente que não desse muito trabalho e fosse gostoso. Fui lá pesquisar do Santo
Cookpad e encontrei esta sugestão super simples e prática. Fica pronto em minutos e é muito gostosa! Acho que deve ficar muito bom também com nirá ou ervas frescas.
Se comprou o peixe inteiro, corte a cabeça, tire a barrigada e abra para tirar os filés. Não é difícil, é só ter firmeza na hora de passar a faca por dentro do peixe e se orientar pela espinha central. Eu elimino também a carne perto da barrigada pois é bem gordurosa. Corte cada filé em 2 ou 3 pedaços.
Lave os filés e seque em papel toalha. Polvilhe sal e pimenta do reino dos dois lados dos filés. Deixe tomando gosto por alguns minutos.
Enquanto isto, pique bastante cebolinha verde e polvilhe katakuriko (fécula de batata). Polvilhe katakuriko sobre os filés de peixe também, dos dois lados.
Aqueça 2 ou 3 colheres de óleo ou azeite numa frigideira e disponha os filés com a pele voltada para cima. Deixe corar levemente e vire-os. Espalhe a cebolinha picada sobre cada filé. Depois que dourar do outro lado, vire os filés novamente. Deixe grelhando mais um pouco. Tire da frigideira e sirva com shoyu e limão ou ponzu pronto.
22 comentários:
Adoro este peixe! só tem importado aqui. Fazemos na brasa com sal.
bjo
Não sei o nome em português mas adoro sardinhas e este também deve ser muito bom!
Adorei o manto verde por cima ;)
Terezinha disse: Oi Akemi....Passei para olhar as delícias feitas por voçe. Olhando o cardápio de delícias vejo peixe com uma cara muito boa. Gosto muito de peixe da carne branca porque é suave. Mas aqui em casa comemos pouco peixe, porque são sempre muito caros. Só temos de Super Mercado. Tudo pela hora da morte como se fala poraqui. Vejo pelo canal da TV Japonesa a quantidade de mercados que vendem peixe ai no Japão e fico maravilhada com as espécies pescada todos os dias. É lindo, alias tudo o que vejo do Japão acho lindo. Querida espero que estejas bem e com saúde. Um abraço enorme para voçe.
Adorei a carinha desse peixe, eu não sou lá muito fã, confesso.
Mas esse deu vontade!
Kisss, ja ne sensei^^
Akemi, tudo bom?
Deixei um presentinho para você, lá no Tigela... Passa lá para conferrir, ok?
Abraços!
adoro peixe. Faço uma vez por semana aqui em casa.
bj
Akemi, tem uma surpresa para você na Casa de Farinha, se vc já recebeu a intenção foi boa.
Seu peixe esta com uma cara ótima!!!
Bjks
Adoro peixe, e concerteza irei fazer esta receita que parece muito gostosa.
minha colega me falou desse blog e é o que eu estava procurando pois estou no japão e queria aprender a usar os produtos daqui também apesar de ler muitos nomes que talvez todos conheçam pra mim e tudo novidade e confesso que a maioria não sei o que é mas já estou aprendendo que tem e pra que serve estou muito grata e já vou começar a por em pratica.
Nossa Akemi!
Fiquei uns dias sem vir aqui e já me deparo com um monte de receita maravilhosa!
Que bom que se empolgou hein? rsss
Sou louca por um cupcake desses (nunca comi) e acho q vai ser dessa vez...hehehe
Parabens pelas delicias saudaveis!
bjo
PS: A receita das almondegas de Okara é só pra te ajudar a chegar nas 100 ok? Eu não tinha mandado por e-mail não...
Oi Clarice!
Seu peixe ficou com uma carinha linda!! Não conheço o sanmá, mas se é semelhante à cavala ou sardinha, deve ser mesmo maravilhoso.. =D
Essa crosta de cebolinha está uma tentação só... ô vontade!
Assim q puder vou comprar uns filézinhos (nunca limpei peixe, morro de medo.. kkk, me faltam facas boas tbm mas com o tempo eu adquiro) e fazer esta receita.. amei mesmo (alias, tem como não amar as receitas maravilhosas q vc posta aqui?)!
Um ótimo final de semana pra ti,
Mari
amo pixe e aqui em casa pelo menos uma vez por semana sai no cardapio...adorei o modo que êsse seu foi feito..bjus
Adorei, um peixinho em casa é sempre bem vindo!
Querida, no meu blog tem mais uma receitinha sua e todo mundo te elogiando. Tu merece, ótima cozinheira!
Sou sua fã.
Bjs
Akemi, por favor, preciso do seu e mail!
Ou alguem por favor entre em contato com ela para mim.
faco a producao do programa Planeta Brasil (IPC/Globo Internacional)e gostaria de conversar com ela urgente!
Obrigada!!!
Gostei ! Vou ver se encontro por aqui, tb nao me dou bem com sardinha ! bjinhos
Nina, se é importado deve ser caríssimo, não?
Ameixa, este manto verde é que dá o tchan no peixe, amiga!
Terezinha, é uma grande pena que por aí o peixe seja tão caro! Aqui temos uma grande oferta e a cada estação temos peixes diferentes! Não posso me queixar! Espero que já esteja bem melhor, querida! Fico aqui orando por ti! Bjs
Axly-chan, já eu não fico sem peixe, amiga! Só não tenho muita paciência com os que tem muita espinha! rss
Sandreane, muito obrigada pela lembrança!
Octávio, obrigada pelo convite!
Vivian, além de gostoso é ótimo para a saúde!
Dani, querida, muito obrigada pelo elogio e pelo prêmio!
Eli, depois me conte o que achou!
Anônimo, que bom que gostou do blog! talvez para vc seja interessante também conhecer meu outro blog, a Cozinha da Dekassegui! Tem alguns produtos daqui que eu explico para que serve!
Rosana, empolguei e esfriei de novo! rsss Mas obrigada novamente por ajudar nas receitas do centenário!
Mari, também não tenho muita prática em tirar filés mas até que foi bem rápido! até espantei! rss
Tente algum dia e verá que não é t]ao difícil!
Iliane, que hábito saudável, amiga!
Nana, vc é muito fofa, querida! Obrigada pelas gentis palavras e por prestigiar as receitas do PG!
Mayu, meu mail é pecadodagula.akemi@gmail.com
Bia, querida, tomara que encontre por aí! ;-)
Ola, vc poderia me informar se tem pimenta cambuci no japão?????
Amiga, nao conheço este peixe .vou pesquisar para ver se descubro se o achamos por aqui.
Viva Akemi! Daqui tecla da Madeira, Portugal!!
Tenho feito o seu salmão em papelote, e tem sido sempre um sucesso. Até já consegui fazer com que pessoas que não gostavam de peixe, se interessassem pelo salmão ehehe. Graças a ti!
Escrevo-te porque ando louca à procura de um molho que se usa nas saladas... Provei-o qd fui a um restaurante japonês aqui na minha ilha e adorei.
Só consegui identificar o milho doce, o resto não sei o que era, mas comi tudo!! E o molho, era cá um espectáculo!!!! Muito líquido, e azeite tinha porque tinha a bolinhas de gordura a boiar no líquido que sobejou no fim.
Achas que me consegues ajudar?
Ou às tantas era óleo!
K471, não entendi o milho doce que vc citou, vc viu grão de milho no molho? Ou será que vc quis quiser molho doce??? rss
Bom, deixo para vc uma sugestão, coloque molho de soja (shoyo), vinagre de arroz, um pouco de açúcar e óleo de gergelim. Misture bem até dissolver o açúcar. Se quiser pode colocar sementes de gergelim branco também. Espero que goste!
Este peixe chama-se Agulhão-do-Japão. Podem ver as equivalências dos nomes dos peixes em português, inglês francês e espanhol (e latim, foi por aqui que cheguei lá) na Direcção Geral das Pescas em Portugal em http://www.igp.pt/consulta_docs.php?Id=298
Postar um comentário