quarta-feira, julho 09, 2008
Pavê de maracujá
A intenção era preparar este pavê lindo da Sheila mas um "erro técnico" acabou me obrigando a montar a sobremesa de outra forma. Não ficou bonito como o original mas gostamos tanto aqui que resolvi postar assim mesmo, ao menos fica a sugestão e algumas observações.
Na geléia, coloquei duas colheres de mãe de amido de milho que, depois de fria, acabou virando um creme bem consistente que eu vi que não daria para espalhar no pavê. Uma rápida idéia de refazer a geléia me passou pela cabeça mas o único problema dela era sua textura, quanto ao gosto, estava muito boa! Seria muito desperdício visto que a polpa congelada e a fruta natural custam os olhos da cara aqui. O que eu fiz: misturei a geléia ao creme de maracujá ligeiramente, deixando umas partes pedaçudas aqui e ali da geléia e montei o pavê.
Depois que viemos para cá, nosso paladar mudou bastante por conta dos doces que não são muito doce aqui e confesso que preciso ajustar a quantidade do açúcar da maioria dos bolos e doces brasileiros que preparo em casa. Abaixo passo a forma como fiz aqui em casa mas da próxima vez tentarei montar como manda a verdadeira receita!
Como o maridão é alérgico a chocolate, coloquei pedacinhos de chocolate meio amargo apenas no meu prato e a combinação realmente ficou ótima! Sheila querida, muito obrigada pela sugestão! Esta sobremesa geladinha é uma ótima pedida para o calorzão que estamos enfrentando! Estamos todas com muitas saudades de você, amiga! ;-)
Pavê de maracujá
* xícara de 200ml
Creme:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1/2 lata de suco concentrado de maracujá (usei um pacotinho de polpa congelada - 100g)
Geléia:
1/2 xícara de suco concentrado de maracujá (usei polpa congelada)
3/4 xícara de áçúcar
1/2 xícara de água
2 colheres (sopa) cheias de amido de milho (usei do Brasil)
polpa de um maracujá fresco
chantilly:
100ml de creme de leite fresco
Para montagem:
1 pacote de biscoito champagne
leite para molhar os biscoitos
chocolate ao leite ou meio amargo picadinho
Misture todos os ingredientes do creme de maracujá e deixe na geladeira.
Para a geléia, coloque o amido de milho e a água numa panela e misture bem até dissolver. Adicione os demais ingredientes e leve ao fogo baixo. Deixe até ficar cremoso. Deixe esfriando.
Despeje a geléia no creme e mexa ligeiramente deixando alguns pedaços da geléia. Coloque um pouco desde creme no fundo de uma vasilha de servir alta e larga. Disponha os biscoitos molhados no leite e vá intercalando, creme e biscoitos, terminando com o creme. Espalhe o creme de leite batido em ponto de chantilly e cubra com pedacinhos de chocolate. Deixe na geladeira por algumas horas antes de servir.
pois eu acho que o teu pavé está lindo.
ResponderExcluirjá comia um pedaço agora ao lanche
Menina, vc sabe que maracujá vem me perseguindo ultimamente. Tenho que encontrá-lo rápido para resolver esse problema.
ResponderExcluirAkemi, que deliiiiicia!!
ResponderExcluirInteressante vc comentar sobre a mudanca no paladar. Eu tbem acho as receitas do Brasil sempre muito doce, a ponto de ser dificil de comer. Em casa eu sempre reduzo o acucar e mesmo assim continua tudo bem docinho!
Beijos!
Ana
Ficou muito bonito :) E deve ser delicioso...
ResponderExcluirRisonha, pois serviria imediatamente para vc, querida!
ResponderExcluirAgdá, aí também é difícil de ser encontrado?
Ana, também tenho essa impressão quando volto ao Brasil, amiga!
Ameixa, obrigada!
Adoro maracuja e essa receita esta do jeito que eu gosto,rsrs.
ResponderExcluirAh! Akemi!Aproveitando, fiz a sua receita "bolo de milho delicioso", e fez jus ao titulo! So fiquei na duvida se ele tem que ficar bem sequinho ou levemente molhadinho? O meu ficou do segundo jeito, bem firme, sem se esfarelar.
Bjos e obrigada pelas delicias que nos oferece!
Rose, o bolo de milho fica úmido, sim e agora vc me deixou com vontade de comer um pedaço! Preciso aproveitar que estamos na época de milho agora! Bjs
ResponderExcluirNão sou muito amante do maracujá (aqui até é dificil encontrar) mas devo dizer que ese pave tem uma presentação linda e super apetecivel...
ResponderExcluirEu ADORO marcujá..é pena ser tão caro, não é verdade? Este pavê está com um aspecto delicioso.
ResponderExcluirbjs
OI Clarice, nesse calor que está fazendo uma sobremesa assim, geladinha e azedinha cai tão bem... hummm... menina o que vc está fazendo comigo? rsrsr, a minha vida agora é querer viver na cozinha... pena que meu tempo é muito curto.. :(
ResponderExcluirBeijos,
Andréa.
Amiga, fiz esse pavê no Reveillon mas o povo atacou tão rapidamente que não deu nem tempo de fotografar pra postar... risos
ResponderExcluirAmei a sua versão - a consistência da geléia tinha me incomodado um pouquinho, achei rala demais. Gostei mais assim!
Olha eu aqui de novo!
ResponderExcluirObrigada pela receptividade!!
Ai, essa receita é outra que vai para a lista das receitinhas q posso usar para as aulinhas de culinárias com os japoneses!
Bom, meu trabalho é meio bombril! rs Faço palestrinhas sobre o Brasil, aulas de português para japoneses, traduções etc etc etc! Mas a japonesada é bom de garfo e adoram comer!!! Aulinhas de culinária brasileira é um ótimo meio para fazer amizade com eles e tb para eles se aproximarem mais dos estrangeiros né!
Vira e mexe pego alguma receitinha daqui! Lá no meu trabalho, qdo faço um bolinho simples e levo o pessoal fica espantado... Pq não é lá mto comum os japas prepararem bolos! rs E adoram!!
Pode deixar q vou aparecer mais vezes em público! rssss
Bjos!
ai que delicia de sobremesa!
ResponderExcluirAdoro macaruja, mas aqui em Iida (Nagano) ainda não encontrei em nenhum supermercado. = (
A polpa voce comprou em mercado japones mesmo?
Ai Akemi, continua postando fotos de produtos japoneses equivalente ao brasileiro lá na COZINHA DA DEKASSEGUI vai? rsss
É uma "mão na roda"...hehehe
bjs e obrigada pela dica do orkut
Terezinha disse:Faz muito tempo que eu visito o seu blog. Ele esta nos meus favoritos. Voce esta de parabens por dividir o que sabe com outras pessoas. Admiro-te muito porisso. Que Deus te abençoe e te guarde em todos os dias de tua vida .Um abraço carinhoso da Terezinha
ResponderExcluirEste pavê é uma tentação!! E vc se engana qdo diz que as fotos não ficaram boas... dá pra ver que o pavê ficou molhadinho e bem alto, do jeito que eu gosto!! Delícia!
ResponderExcluirFicou lindo e com um aspecto bem fresquinho que d� vontade provar e comer de seguida a fatia que est� no prato.
ResponderExcluirBeijokas
Oi Akemi!Tô de mal de vc!!!rsrsrs
ResponderExcluirEstou tentando fazer uma dieta...ai...socorro....rsrsrs
Eu vou ficar no diet até ficar light...hahahahah
Bjos!!!!!
Pois apesar dos percalços seu pavê ficou lindíssimo! Eu comeria fácil fácil, hehehe...
ResponderExcluirBeijinhos!
Mas, Akemi, ficou tão bonito! Jura que tem problema aí? Eu nunca diria, rs. Bj!
ResponderExcluirque nada Akemi, errando tbem se acerta. Nao importa muito a soma dos fatores e sim o resultado rs
ResponderExcluirbom domingo
Oi Akemi! Adoro maracujá, agora no verão então! Ficou lindo o pavê!Beijinhos e ótima semana!
ResponderExcluirSabe que a receita da Sheila está na minha lista também, eu achei tão lindo esse seu, adoro maracujá!
ResponderExcluir.......quebrou minhas pernas.....
ResponderExcluirmaracujá é meu fraco (tá, tá bom, não é o único, mas é um dos mais mais, tá!)
....
Beijinhos