Sábado de preguiça, vontade de comer mas sem querer perder muito tempo ou trabalho com as panelas. Fuço o armário e encontro um pacote de penne, espio a gaveta da geladeira e tem beringelas, aspargos e um restinho de ervilhas. A luz no fim do túnel: pasta! Amo macarrão pela sua praticidade e variação de molhos e ingredientes que é infinita!
Recentemente tivemos um aumento de preços de vários ítens no setor alimentício. Do leite à farinha e, em consequência todos seus derivados, molhos de tomates, ovos... e não foi coisa pouca, não. Alguns com mais de 30% de aumento! Sem falar no aumento da eletricidade (será que aguento ficar me controlando para não usar muito o forno???). Talvez seja uma coisa corriqueira no Brasil, mas aqui onde a inflação é (era) zero, este aumento de preços está causando muita aflição aos japoneses e, por tabela, nós estrangeiros que moramos aqui. Sempre fui fiel a algumas marcas de melhor qualidade mas estou tendo que rever minhas preferências e optando por outras mais baratas. É a solução já que o salário também sofreu um bombardeio de impostos.
As confeitarias e restaurantes continuam praticando os mesmos preços mas tenho constatado que a porção de alguns pratos diminuiu e os bolos, antes carregados de recheio e frutas, agora estão mais magros e com frutas cortadas pela metade ou pedaços... é, os japoneses estão tendo que se adaptar aos novos tempos para não perder a freguesia.
Mas, apesar dos pesares e dos aumentos, deixar de comer macarrão, jamais!!! Existem várias receitas do molho Rabiatta, com um ou outro ingrediente a mais por conta do toque pessoal de cada cozinheiro mas o que não pode faltar é a pimenta vermelha. Eis a receita que veio na embalagem do macarrão:
Penne a Rabiatta com beringelas e outras cositas más200g de macarrão tipo penne
sal e água para cozimento
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho picado
1 pimenta vermelha seca sem sementes e cortada em rodelinhas
1/4 de cebola picadinha
1 lata de tomates pelados (400g)
sal e pimenta do reino a gosto
3 beringelas
3 aspargos
8 ervilhas frescas
Corte as beringelas em rodelas ou palitos e frite em um pouco de azeite. Escorra em papel absorvente e reserve.
Corte os aspargos e as ervilhas em diagonal e reserve.
Frite o alho no azeite em fogo baixo até que dourar levemente. Junte a pimenta e a cebola e deixe refogando até murchar e ficar transparente. Junte a lata de tomates e deixe apurando por uns 10 ou 15 minutos depois que ferver. Mexa de vez enquando e no final, tempere com sal e pimenta.
Leve o macarrão para cozinhar.
Coloque uma colherinha de manteiga numa frigideira e sapeque os aspargos e as ervilhas. JUnte o molho e as beringelas e aqueça tudo muito bem. Escorra o macarrão e despeje sobre o molho. Misture bem e sirva polvilhado com queijo ralado a gosto.
8 comentários:
Que cara boa tem este prato. Parece ser delicioso. Vou me arriscar!
Oi Akemi, sou a amiga virtual da Bia, li que vc tem vontade de conhecer o pequi, entao me mande seu endereço que vou mandar um pra vc, pois vou mandar outro pra Bia, ja que o que mandei quebrou.Meu email é lindalacava@hotmail.com. Adoro seu blog, visito sempre.bjs
Oie Akemi^^
Ai, ai, ai!!! Achei que éramos só nós que estávamos sofrendo com essa alta de preços!
Menina, a coisa tá feia!!!
Você fica indignado com umas coisas, pobre não pode mais comer nem arroz e feijão mais nessa vida.
Onde já se viu? R$7,00 o quilo do feijão? R$4,50 em 900ml de óleo de soja, isso por que moro no estado que é o maior produtor de soja do mundo! Fora as outras coisas como ovos, leite, farinha, legumes, frutas e carne... é de cair o queixo!
Só espero que um dia isso melhore e logo!!!
Mas tua receita ficou divina... adoro beringelas e com todos esses ingredientes deve ficar uma mistura maravilhosa^^
Kisss pra ti, ótimo domingo!
Sabe que este mês também tivemos um aumento de preços nos farináceos em geral aqui no Brasil, principalmente macarrão.
bjs
Amiga,não me diga! 30% é um super aumento.Realmente pede uma reavaliação das coisas. Agora, este teu prato só tem coisas que gosto: pasta, molho apimentado e berinjela. Pena que não dá para prová-lo.
Menina!!! que aumento... é sazonal e 'pra ficar'? isso dói...
Uma massa sempre conforta bolso e barriguinha, né não! E ficou ótima!
Beijinhos,
Tetri, obrigada!
Linda, nossa, que gentileza! Muito obrigada, logo estarei mandando um mail para vc!
Axly, é um absurdo mesmo, amiga! Adoro arroz com feijão! Imagino como deve estar doendo no bolso de todos aí!
Nereime, acho que é uma tendência mundial, amiga, infelizmente.
Valentina, nem fale, amiga! Dói demais no bolso!
Laurinha, para nossa tristeza é um aumento que veio para ficar, sim. Sniff...
é o mundo td sofrou com o aumento dos farinaceos...Australia e Argentina são os gdes exportadores e reduziram a exportação...da-lhe aumento..mas é absurdo 30%!
mas esse macarrao esta divino, ate nos faz esquecer esses incomodos!bjs
Postar um comentário