Meu muito obrigada a todas as pessoas que passaram por aqui desejando parabéns pelo aniversário! É sempre com grande emoção e alegria que leio tantas mensagens de carinho por parte de vocês todas, minhas queridas amigas!
A data mesmo foi um dia de trabalho normal e estava planejando comemorar neste final de semana com um passeio e almoço especiais. Infelizmente meu motor 4.0 resolveu me aprontar e hoje acordei bem indisposta, com a cabeça a explodir, o corpo dolorido e sem ânimo para sair para canto nenhum, apenas tomar dois comprimidos para dor de cabeça e ficar deitadinha, esperando o mal estar passar.
Enfim, o remédio já começou a fazer efeito, já assei uma torta para almoçarmos e estou aqui para, além de agradecer o carinho e atenção de todas, postar a receita do bolo. Não era o final de semana que estava esperando com tanta ansiedade durante toda a semana mas, não faltará oportunidade para festejar a ocasião! ;-)
Não tive muito tempo para caprichar muito no recheio e nem no acabamento pois tenho voltado tarde todos os dias, mas ficou bem gostoso. Acho que mascarpone combina terrivelmente bem com chocolate e frutas cítricas e foi assim que o preparei. Aproveitei a ocasião para repetir o mesmo processo do bolo do ano passado, agora com o passo-a-passo conforme pedido da leitora Sayuri para mostrar com ele é "montado".
Desta vez fiz uma genoise de chocolate, usando a mesma receita do ano passado, apenas substituindo uma parte da farinha por chocolate em pó (não achocolatado, ok?).
Bolo de frutas frescas
Massa do bolo:
3 ovos grandes
75g de farinha de trigo
15g de chocolate em pó
90g de açúcar
30ml de leite
10g de manteiga sem sal
gotas de óleo de baunilha
Peneire a farinha com o chocolate duas vezes
Forre uma assadeira de 30x30cm com papel manteiga.
Pré-aqueça o forno a 170oC.
Coloque num ramequim o leite, a manteiga e o óleo de baunilha. Leve ao microondas ou ao banho-maria para derreter a manteiga.
Numa outra tigela maior, coloque os ovos e o açúcar. Bata até ficar um creme volumoso, fofo e esbranquiçado. O ponto certo é conseguir fazer um 8 com a massa e ele não desaparecer. Peneire a farinha mais uma vez sobre essa mistura e misture com colher de silicone rapidamente mas com cuidado para não "murchar" os ovos. Enquanto ainda tiver vestígios de farinha, despeje a mistura líquida ainda aquecida sobre a massa. Termine de misturar mas só o suficiente para incorporar todos os ingredientes. Levante a colher e veja se a massa cai feito fita. Se cair aos pelotões, misture mais um pouco. Despeje a massa sobre a assadeira e nivele a superfície. Dê algumas batidas no fundo da assadeira e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito. A superfície não deve ficar muito queimada.
Tire da assadeira com o papel manteiga e deixe amornar por alguns minutos antes de tirar o papel manteiga. Cubra com filme plástico e deixe terminar de esfriar sobre uma grelha.
Calda para molhar o bolo:
Leve ao fogo numa panelinha, 1/4 de xícara de açúcar com 1/2 xícara de água. Deixe ferver e dissolver todo o açúcar. Tire do fogo e deixe esfriar. Junte licor de frutas de sua preferência a gosto (eu usei Cointreau).
Creme de mascarpone:
Bata 200ml de creme de leite fresco com 4 colheres de sopa de açúcar até formar um chantily firme. Junte 200g de mascarpone e misture com colher de silicone.
Mais:
200ml de creme de leite batido com 1 ou 2 colheres de sopa de açúcar e um pouco de Cointreau em ponto de chantily
morangos e kiwi em fatias para rechear
blueberries e folhas de hortelã para decorar
Deite a massa sobre uma folha de papel manteiga e corte 1 cm de cada lado para acertar o bolo.
Corte em cinco tiras. Deixe uma tira inteira e as demais, corte ao meio.
Sobre a tira inteira, molhe com um pouco de calda e espalhe o creme de mascarpone e as fatias de fruta. Enrole como rocambole e coloque já no prato que será servido.
Vá fazendo o mesmo processo com as tiras de bolo cortadas ao meio. Calda, creme e frutas e vá dando continuidade à espiral.
Vá grudando a tira com o final da outra até terminar todo o bolo ou até que fique com formato arredondado.
Eu não usei todas as tiras. Ficou apenas uma de fora pois já tinha conseguido o formato.
Depois é só cobrir com chantily e decorar. É bem melhor preparar com antecedência para que o bolo fique bem úmido, mas eu comi assim que o montei e já estava gostoso!
Espero que agora tenham entendido a montagem, mas se ainda ficou alguma dúvida, podem perguntar à vontade!
oa meus sinceros parabens mesmo que atrasados!!!que a vida lhe sorria sempre...
ResponderExcluiresse bolo esta o maximo,e tao bem explicadinho que ninguem tem desculpa para nao fazer :-)
obrigada por partilhar essa delicia connosco
bjs
Muitos parabéns (mesmo atrasados), desejo-lhe muitas felicidades!
ResponderExcluirO seu bolo tem um aspecto maravilhoso, digno de uma pastelaria requintada!
Bjs e boa semana*
Liiiiiiiindo! Parece mesmo saído de uma pastelaria fina! Parabéns! :-)
ResponderExcluirBjs.
muitos parabéns e tenho a dizer que tens umas mãos de fada pois esse bolo está um espectáculo.
ResponderExcluirO exterior do bolo, já me tinha cativado mas, este interior! Que é isso? É digno de profissional, sem dúvida! :o)
ResponderExcluirUm dia, ainda experimento! Tenho aniversários para próximo!
Beijinhos
Pra variar, estou atrasada, mas não podia deixar de dar os parabéns pelo seu aniversário, Akemi! Muitas felicidades, muitos anos de vida e muita saúde para você! Falando nisso, espero que você já esteja se sentindo melhor para comemorar muito neste final de semana... ;o)
ResponderExcluirBeijos, querida!
Ah, e o bolo está FABULOSO!
Menina, não conhecia este 'método', ficou lindo ao fatiar! Super lindo!
ResponderExcluirBem, e com os ingredientes, super gostoso, com certeza!!!
Beijinhos!
Ah, melhoras!!! Já mandei umas estrelinhas especias para você ficar boa logo, viu!!
Obrigada por dividir a receita!! E que muito legal o jeito de monta-lo, adorei!!
ResponderExcluirBeijos!
Ana
Estou encantada com a sua engenhosidade. E que delícia deve estar esse bolo - mascarpone é uma combinação mais do que feliz para chocolate e frutas...
ResponderExcluirBeijos! E melhoras!
Minha querida..o q é esse bolo?!
ResponderExcluirFaz aniversário e nós que ganhamos esse presentão?!:) Que 'bão'!!
beijinhos!!
Olá!
ResponderExcluirVenho sempre aqui visitar o seu cantinho e adoro, sempre tem receitas maravilhosas e lindas.
Gostaria de dizer que esse bolo me deixou de boca aberta, lindo e com toda certeza delicioso.
Será que poderia trocar o mascarpone???, pois onde mora nao acho pra comprar.
Fiquei com mt vontade de fazer essa bolo.
Desde já agradeço.
E Parabéns pelo seu aniversário.
Que papai do céu proteja vc sempre.
bjs
Simone
Meninas, muito obrigada!
ResponderExcluirSimone, você pode usar o recheio que quiser (doce de leite, creme de confeiteiro, ganache, chantily....)!
quando vi a foto do interior do blo nao entendi nada...mas com suas explicações....ficou perfeito!
ResponderExcluire que diferente! deve ser mto bom!
bjos
quando vi a foto do interior do blo nao entendi nada...mas com suas explicações....ficou perfeito!
ResponderExcluire que diferente! deve ser mto bom!
bjos
Amiga, que show este passo-a-passo. Fiquei só a imaginar a lindeza deste bolo na hora em que bate na língua.
ResponderExcluirQue capricho!! :)
ResponderExcluirQue lindo!!! Uma maneira diferente de rechear, fica parecendo uma rosa! Amei! E a calda para molhar o bolo também, eu não conhecia, tudo novidade! Bjs!
ResponderExcluirSimplesmente fiquei boba! Maravilhoso e original. Parabéns!
ResponderExcluirbjs
Akemi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!! Com certeza vou fazêlo para o final do ano , só vou mudar o recheio de mascarpone pois já tentei fazer uma receita de tiramissú com ele e o pessoa aqui não gostou muito.... Parabéns!
ResponderExcluirAmiga, você realmente é danada e super talentosa - que bolo maravilhoso! Estou boba!
ResponderExcluirQuerida, parabéns, que o Senhor possa acrescentar cada vez mais e mais bençãos sem medida sobre a tua vida.O teu bolo, que show hein!! Não conhecia essa técnica, muito 10!
ResponderExcluirNunca fiz bolo em minha vida, pra mim fazer bolo era coisa de mãe como fazer churrasco era coisa de pai...rs...ao ler a receita e modo de fazer parece estar ao meu alcance vou tentar...
ResponderExcluirParabéns (atrasadíssimo) por seu aniversário! Que Deus te abençoe. Adorei o bolo! Bjs
ResponderExcluirterezinha dise: suas receitas sâo divinas . tambem tenho gosto pela culinaria .mas voce é bem melhor .aprendi diversos truques com voce .por exemplo:o rocambole invertido de chocolate é realmente uma novidade vou copia-lo se .numca havia pensado em faze-lo assim. abraço ernooooome em voce.
ResponderExcluirAkemi... onegai aru... Hehehe. (Novidade né?! )
ResponderExcluirPra ti, que é cozinheira de mão cheia, pode não ter sentido, mas há alguma diferença entre essa massa q vai choco e a outra? A branca que vc fez no ano de 2006? Alguma é um pouco mais fácil de acertar o ponto ou não há diferença?
O a última pergunta é... é a primeira vez que vou utilizar o mascarpone. Eu posso adicionar mel pra adoçar junto com o açúcar?
Miiiiiiil perdões pelas inúmeras perguntas!!!
Um grande beijo!
Sabores e cores, eu acredito que a massa branca seja mais fácil para preparar. As massas com chocolate são mais pesadas e basta algumas misturadas a mais que o bolo fica solado. Em qualquer caso, depois que se coloca os ingredientes secos deve-se misturar sempre a mao, nunca na batedeira e só o suficiente para incorporar. O ponto certo é quando você levanta a colher e a massa cai em fita, como em ondas. Se cair como pelotão, ploft, misture mais um pouco. Se cair em fio, já passou do ponto e o bolo vai ficar solado. Xiiii, será que compliquei??? rsss
ResponderExcluirSobre mascarpone com mel, vixi maria, fica demais de bom da conta! Vai fundo!!! Pode usar 100% de mel, sem açúcar, mas vá colocando e experimentando até chegar na doçura que vc gosta.
Qualquer dúvida, volte a escrever.
Bjss e boa sorte!
Nhaaaaaaaaaaaa!!!!!!
ResponderExcluirMto mto mto obrigada!!!
Acabei de acordar... o dia será longo, farei vários docinhos. E já dando pulos de alegria por ter me explicado as coisas!!! Muitas coisas!!! Muitas coisas q são (truques, dicas) mega importantes pq eu não tinha ideia dessas cositas q me passastes.
Muito obrigada do fundo do meu coração!
O mascarpone farei com mel então... Vindo da super, ultra, mega mestre Akemi. Sem sombra de dúvidas dará certo.
Obaaa!!! Vamo q vamo!
Ultima perguntinha, tá!? Daí eu paro. Prometo! Rss.
ResponderExcluirNa sua opinião é melhor dividir a receita e assar em 2 etapas ou assar toda a receita e depois cortar ao meio?
O meu obum é pequeno e ainda não tenho assadeiras grandes... aliás, nem assadeira quadrada eu tenho, só redonda. =/
A única quadrada q tenho é a de vidro.
Ultima vez q faço pergunta!!! Hehehe.
Obrigadããããão!!!
Beijos.
Naomi
Naomi (agora sei o seu nome!), eu respondi no post do b-day, mas repito aqui sem problemas! Eu acho melhor vc assar uma massa inteira e depois cortar em fatias de 1 a 1.5 cm no sentido vertical e não ao meio como vc está falando. Eu não recomendo assar em duas vezes se for deixar a massa esperando, a não ser que vc faça 1/2 receita por vez.
ResponderExcluirSe tiver mais dúvidas, pode perguntar a vontade!
Bjsss
Olá ! A bastante tempo atrás pedi ajuda de alguma receita de bolo de chocolate que servisse para rechear , pois aqui no Japão ainda não tinha me acertado com nenhum .
ResponderExcluirEntão depois de um tempo e depois de ter testado várias receitas vim aqui agradecer e dizer que essa era massa que procurava , leve , com o gosto de chocolate na medida certa . Fiquei muito feliz em conseguir dessa vez . Muito obrigada !
Ah ! Eu só adicionei um pouco de fermento porque achei que podia não tufar como queria .