terça-feira, março 13, 2007
Resposta da charada!
Ho ho ho, com esta foto acho que todas descobriram o segredo dos "ovinhos", não? rsss
São metades de kinkans (kumquat) sobre mochi, um bolinho de arroz!
Entrando neste blog, fiquei encantada com a foto, bem mais parecidos com "zoião frito". A receita é super fácil e rápida. Quem nunca comeu mochi pode estranhar a textura elástica que ele tem, mas acreditem, ficou uma sobremesa bem gostosa! Geladinha é uma ótima pedida para o verão!
Para ficar mais divertido e enganador, é melhor não fazer bolinhas certinhas de mochi e nem pressionar o kinkan no meio.
Aqui você vê o passo a passo deste doce!
Kinkan e shiratama em calda
10 kinkans
Shiratama (bolinho branco):
100g de shiratamakô (farinha de arroz)
mais ou menos 120ml de água
Calda:
200ml de água
50g de açúcar granulado fino
1 colher (sopa) de Cointreau
Foto 1. Corte os kinkans ao meio e retire as sementes com a ajuda de um garfo.
Foto 2. Para a calda, coloque a água e o açúcar numa panelinha e leve ao fogo. Quando ferver e o açúcar tiver dissolvido, retire do fogo e junte o licor. Deixe esfriar.
Foto 3. Coloque o shiratamakô numa tigela e vá adicionando água aos poucos. Vá amassado com os dedos até ficar uma massa que lembre a textura do lóbulo da orelha! Descrição engraçada mas o ponto da massa é esse.
Foto 4. Faça 20 bolinhas com a massa do tamanho dos kinkans.
Foto 5. Pressione os kinkans sobre as bolinhas.
Foto 6. Leve uma panela com água ao fogo. Quando ferver, coloque as bolinhas e deixe cozinhando por 1 minuto. Retire com uma espumadeira e coloque numa tigela com água gelada (foto 7).
Foto 8. Quando as bolinhas estiverem frias, escorra e despeje numa tigela com a calda fria.
Foto 9. Cubra a tigela e leve à geladeira por 30 minutos.
Foto 10. Sirva numa taça bem bonita para sobremesa.
Shiratamakô
Akemi, fiquei encantada! Ainda bem qu e o passo-a-passo tem fotos ótimas, pois não tem legendas! :-)) E o blog da Chika... eu fico parada olhando as fotos dela... são demais! Bjs!
ResponderExcluirah, cheguei atrasada para descobrir, mas nao ia descobrir mesmo, tao bonitinhos, parecem mesmo ovinhos !
ResponderExcluirakemi, que fofura! eu não ia descobrir nunquinha, acaso é uma sobremesa típica japonesa? tão lindos... dá dó de desmanchar e comer!
ResponderExcluirbeijinhos, miki
Clarice, esta foi uma 'ótima surpresa. Linda a apresentação. Amei.E meu japonês nem está muito ruim assim pois entendi muita coisa na página.rss rss
ResponderExcluirCris, a Chika além de tirar ótimas fotos viaja o mundo todo, ahhh doce vida! Eu também fico a suspírar vendo os lugares, comidas e pessoas que ela vai encontrando pelos diversos países!
ResponderExcluirBia,deu para divertir um pouco ne! rsss
Miki-chan, o shiratamá (só o bolinho branco)é típico daqui e servido principalmente no verão com anko, frutas e kuromitsu (calda de açúcar mascavo) ou calda de matchá. Beeeem japonês mesmo!
Valentina, agora foi você quem me surpreendeu! Seu japonês está afiado, amiga! ;-)
Adorei a charada, a sobremesa e as fotos, Akemi! Pena que vi a resposta da charada primeiro... Ficar afastada dos blogs por uma semana é nisso que dá... :o) Você sabe se achamos esses docinhos à venda aqui no Brasil? Fiquei curiosa! ;o) Bjs!
ResponderExcluirCinara, tem vários tipos de doces japoneses com mochi, com recheios variados. Tem também os doces assados que eu particularmente prefiro. Infelizmente têm prazo de validade bem curto senão eu enviaria para você com todo prazer! Agora se você quiser pôr a mão na massa, posso enviar a farinha de arroz para você fazer os bolinhos!
ResponderExcluirAkemi, você está achando que sou artista como você?? Não sei fazer essas coisas difíceis, amiga! Fico só admirando... Mas vou procurar por aqui e depois te conto! (Obrigada por oferecer a farinha, você é um amor mesmo!) Beijão!
ResponderExcluirahhh, que curioso! não conhecia :-).
ResponderExcluiraiaiai me deu vontade de comer moti recheado com anko!
beijinhos, miki