Dona Lote foi uma vizinha nossa durante muitos anos. Era uma senhora suiça casada com um japonês. Quando era criança ia todos os dias à sua casa para brincar com o casal de filhos dela e no final da tarde ela costumava fazer um chá da tarde delicioso para nós, com bolos e tortas.
Encontrei essa receita no caderno de minha mãe. Ao fazer agora e comer, me fez lembrar dos velhos tempos... sabor de infância! A massa é basicamente de um bolo inglês mas as raspas de limão e o rum, dão um sabor todo especial à massa! A receita pede frutas cristalizadas e passas mas usei apenas um mix de passas(sultanas, verdes e passas comuns).
BOLO DE FRUTAS
400g de manteiga em temperatura ambiente
500g de farinha de trigo
350g de açúcar
8 ovos ou 10 se forem muito pequenos
200g de frutas cristalizadas
150g de uvas passas
raspas de um limão siciliano
1 cálice de rum
20g de fermento em pó
Peneire a farinha com o fermento.
Coloque as frutas e as passas numa tigela e coloque 1 colher de sopa de farinha peneirada e misture, envolvendo bem as frutas.
Unte e enfarinhe uma forma grande de buraco no meio.
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Bata a manteiga com o açúcar. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Não se preocupe se talhar. Junte os ingredientes secos, o rum, as raspas e, por fim, as frutas. Misture levemente apenas para envolver as frutas na massa. Despeje na forma, acerte a superfície e leve para assar. Desenforme depois de amornar.
2 comentários:
Como sempre, seus bolos sempre fofos!
Adoro esse tipo de bolo, sem recheio nem cobertura...ótimo para comer com um chazinho! :D
Postar um comentário