terça-feira, junho 11, 2013

Pão doce de milho


Queridos leitores, depois de mais de dois meses sem nenhuma postagem, finalmente uma receita nova! Quer dizer, nova aqui porque este pãozinho da querida Josy já foi testado e aprovado em muitas outras cozinhas pela blogosfera afora! Com razão fez e continua fazendo sucesso, pois o pão fica uma fofura e tem um sabor suave de milho delicioso! Ele é perfeito para comer no café da manhã ou no lanche da tarde, com uma manteiguinha, requeijão, frios.... hummmm! :D
Devo acrescentar também que a recepcionista da veterinária das nossas cachorras deu um bom empurrãozinho para que eu retornasse às assadeiras! rsss Ontem, enquanto esperávamos a chuva passar para ir embora ela começou a comentar que queria muito estar em casa naquele momento porque a mãe acabara de ligar dizendo que estava assando pães. Ahhh, pra quê??? Quer coisa melhor do que comer uma fatiazinha de pão quentinho com manteiga, uma xícara de café com leite numa tarde chuvosa??? :)



4 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de milho verde escorrida
1 xícara de leite morno
2 colheres (sopa) de leite em pó
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
uma boa pitade de sal (usei 1 colher de sopa rasa)
20g de fermento seco para pão (usei 60g de fermento fresco para pão)
cerca de 1 kg de farinha de trigo
1 gema de ovo para pincelar
fubá mimoso para polvilhar

Numa tigela, dissolva o fermento no leite e acrescente ½ xícara de farinha de trigo. Misture bem com fouet e deixe descansar por 15 minutos.
Coloque no liquidificador os ovos, leite condensado, milho verde, leite em pó e bata bem por alguns minutos.
Numa bacia grande, despeje essa mistura do liquidificador, a esponja de fermento, o sal, margarina e a farinha de trigo aos poucos até dar ponto de sovar.
Sove bem a massa até que fique lisa e elástica. A minha massa ainda ficou levemente pegajosa.
Com as mãos levemente untadas com óleo, modele a massa numa bola e deite numa vasilha grande levemente untada com óleo também. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 50 minutos).
Dê alguns socos na superfície da massa para tirar o gás acumulado e vire na mesa. Divida a massa nas porções desejadas (eu fiz bolinhas de 60g cada) e modele em bolinhas.
Cubra com pano de prato molhado e beeeem torcido e deixe descansar por 15 minutos.
Pegue a primeira bolinha, amasse e modele em bolinha novamente. Deite numa assadeira untada e enfarinhada. Repita com todas as bolinhas.
Caso faça pão de forma, divida a massa fermentada em 4 porções, modele em bolas e deixe descansar 15 minutos. Depois abra cada bola num retângulo de 1 dedo de espessura e enrole como rocambole. Feche bem as pontas e deite numa forma para pão untada e enfarinhada.
Cubra com o pano úmido e deixe descansar até dobrar de volume novamente (cerca de 1 hora).
Pincele com gema e polvilhe com fubá e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C até que fiquem dourados (30 a 50 minutos dependendo do formato dos pães).
Logo que tirar os pães do forno, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade. Depois de frios, embale em sacos plásticos para não ressecar.


Um Feliz Dia dos Namorados para todos os apaixonados! ♡