quarta-feira, maio 21, 2008

Bolo brigadeiro


Esta receita indicada pela Bell Ricci foi merecidamente uma das mais comentadas no Cybercook antes do site ter sido reformulado. Já perdi as contas de quantas vezes fiz este bolo de tão bom que é! Desta vez fiz à pedido de um colega de trabalho e acrescentei nozes e morangos no recheio. Costumo fazer duas receitas de recheio e uma receita e meia de calda para que fique bem molhadinho já que o bolo fica um pouco seco. Abaixo vai a receita original!

Bolo Brigadeiro

* xícara de 220ml

Bolo:

6 ovos
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de óleo
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de água morna
2 colheres (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (café) de sal
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de amido de milho

Recheio e cobertura:

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
250ml de creme de leite fresco

Calda:

2 xícaras de água
1 xícara de açúcar
2 cravos-da-índia
2 pedacinhos de canela em pau
60ml de rum escuro

Pré-aqueça o forno a 180oC.
Unte e enfarinhe uma forma redonda de 25cm ou forre com papel manteiga.
Peneire a farinha com o fermento, o sal e o chocolate em pó.
Prepare a calda colocando o açúcar com a água e as especiarias numa panela. Leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo, junte o rum e deixe esfriando.

Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme claro e fofo (cerca de 10 minutos). Diminua a velocidade da batedeira e junte a água misturada com o óleo e bata mais um pouco. Desligue a batedeira, peneire mais uma vez os ingredientes secos sobre os ovos e misture delicadamente (eu não junto a farinha de uma só vez, costumo dividir em 3 vezes porque o peso da farinha acaba "amassando" o creme de ovos). Despeje a massa na forma e leve ao forno por cerca de 45 a 50 minutos. Faça o teste do palito.
Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. Deixe terminar de esfriar sobre uma grade.
Enquanto isso, prepare o recheio. Coloque o leite condensado numa panelinha junto com a margarina e o chocolate em pó peneirado. Misture e leve ao fogo. Deixe apurar até ficar em ponto de brigadeiro mole (logo que começar a ver o fundo da panela). Deixe amornar.
Bata o creme de leite em ponto de chantily e junte ao brigadeiro.
Corte o bolo em 3 camadas (o topo do bolo que fica levantado eu costumo desprezar).
Coloque um disco de bolo sobre o prato de servir e molhe com calda. Espalhe uma boa camada de recheio (aqui espalhei nozes picadas sobre o brigadeiro) e cubra com outro disco de bolo e aperte levemente para assentar e nivelar. Regue novamente, espalhe o brigadeiro (distribui morangos fatiados) e termine com mais um disco de bolo. Regue bem e cubra o bolo todo com o brigadeiro restante.
Decore à gosto e deixe na geladeira por algumas horas ou de um dia para outro.

segunda-feira, maio 19, 2008

Mergulhada em rosas!


Sábado fomos conhecer um lugar lindo e fantástico que eu recomendo fortemente a todas as pessoas que apreciam rosas! O lugar se chama Parque Comemorativo das Flores (花フェスタ記念公園 - Hana festa kinen koen) e fica na província de Gifu, na cidade de Kani.
Tivemos a sorte de pegar um dia lindo de céu azul e temperatura agradável. Pegamos a estrada e apesar de alguns tropeços (as placas que indicam a direção do parque aparecem repentinamente e é preciso entrar na rua de imediato), chegamos em menos de 3 horas lá. Logo que passamos pelo portão de entrada, fomos envolvidos pelo delicioso perfume das rosas e conforme fomos adentrando pelo parque, minha vista era tomada por roseirais sem fim, de todas as cores, espécies e origens! Um verdadeiro colírio!
Era díficil escolher qual fotografar, todas me chamavam a atenção, todas tinham seus encantos e perfumes distintos! Sim, cada tipo de rosa exala um perfume diferente, indo de notas frutais à de especiarias! As pétalas, então, eram discretas como uma lady em algumas e em outras exuberantes, como dançarinas de can-can.
Tirei tantas fotos que ficou difícil escolher qual mostrar aqui. Mesmo selecionando acabou ficando este montão de fotos que gostaria muito de compartilhar com todas vocês! Agora vou ficar quietinha até lá em baixo! rsss Agora é só ir rolando a barra! ;-)













Estas quatro são as únicas estranhas no ninho! rss Todas as demais flores são rosas!


























Havia também uma mini exposição de insetos e bichos feitos com grãos, sementes e galhos secos. Umas graças!








Quando a fome apertou, fomos a um restaurante italiano dentro do parque mesmo. Apesar da boa apresentação dos pratos, não é lá essas coisas. Dá para tapear a fome, mas se você tiver disposição e tempo, faça um bentôzinho básico e coma num dos vários bancos ou quiosques espalhados pelo parque admirando as flores! Só não deixe de experimentar o soft cream de rosas! Pode soar estranho e ruim, mas é delicioso! Recomendo!

Por fim, se você ainda tiver disposição e ânimo, dê um pulo no outlet que tem próximo ao parque. Apesar dos descontos serem mínimos, para quem gosta de marcas famosas é um prato cheio! :-D

quarta-feira, maio 14, 2008

Olha quem está pecando também!


Semana passada recebi um mail de uma leitora muito querida e as fotos destas duas delícias anexas: queijadinhas especiais e cupcake de cenoura. As receitas foram retiradas daqui do blog, testadas e aprovadas pela Mamy-chan!
Na verdade, foram muito melhoradas e caprichadas do que as que eu preparei! Reparem nos detalhes da etiqueta da caixinha combinando com as forminhas, os coraçõezinhos na cobertura do bolinho... tudo uma fofurice só! Mamy-chan, eu só posso agradecer por todo seu carinho e amizade! ;-)

Inspirada pelas belas e apetitosas fotos, aproveitei que hoje fui dispensada mais cedo do serviço e bati este bolinho de banana postada pela Valentina a algumas semanas atrás. Bati o olho na receita e fui fisgada na hora, mesmo não tendo a tal farinha de espelta. Usei farinha de trigo mesmo e as amêndoas moídas me deixaram na mão pela metade e tive que completar com coco ralado, mas, no final, deu tudo certo e é muito gostoso como imaginava!



Bolo de banana com frangipane

Bolo:

100g de passas
75ml de rum escuro
175g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (usei margarina)
150g de açúcar
2 ovos médios
3 bananas amassadas
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Frangipane:

125g de amêndoas moídas
70g de manteiga sem sal amolecida
100g de açúcar
1 ovo médio
1 clara
lascas de amêndoas

Coloque as passas e o rum numa panelinha e leve ao fogo. Quando ferver, retire do fogo e deixe descansando por uma hora ou até que todo o rum seja absorvido.

Pré-aqueça o forno a 180oC.
Forre uma assadeira de 22cm com papel manteiga.
Peneire a farinha com o fermento, bicarbonato e o sal.

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo e claro. Coloque os ovos batidos em 2 ou 3 vezes, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha, as passas e as bananas. Peneire a farinha mais uma vez sobre este creme e misture tudo muito delicadamente. Despeje na assadeira, espalhe a massa com a ajuda de uma colher e leve ao forno por uns 30 a 40 minutos. Faça o teste do palito. Retire do forno mas mantenha o forno aceso. Deixe o bolo amornar uns 5 minutos enquanto prepara a frangipane.
Coloque todos os ingredientes no processador, menos as lascas de amêndoas e bata até que forme uma mistura pastosa. Deite este creme sobre o bolo e espalhe sobre a superfície tomando cuidado para não esfarelar o bolo. Espalhe as lascas por cima e leve de volta ao forno por mais 20 minutos ou até que fique douradinho.
Espere esfriar e sirva (mas pode comer quentinho como eu fiz! rss Só que ele esfarela mais na hora de cortar!).