Mostrando postagens com marcador massa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador massa. Mostrar todas as postagens

domingo, fevereiro 21, 2010

Sábado, dia de uma redonda!


Desde que nos mudamos para Maringá já pedimos algumas pizzas aqui e ali mas nenhuma pizza portuguesa, a favorita do Luiz, é do jeito que estamos acostumados em São Paulo. Resolvi, então, arregaçar as mangas e preparar umas redondas para nós.
A massa escolhida foi da querida Marcia Rosa. É a segunda vez que preparo, adorei esta massa, super fácil de preparar, cresce num instante e não precisa pré-assar. O resultado é uma massa fina, macia por dentro e crocante por fora!
A massa rendeu dois discos. Além da portuguesa, fiz mais uma de beringela aproveitando que algumas estavam rolando na geladeira.



Massa de pizza:

*rende 2 discos finos de 30cm
* xícara medida de 200ml

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento seco para pão
1 pitada de sal
150ml de água morna + 10ml de azeite (a quantidade de água pode variar conforme a farinha que você utilizar. Usei a Anaconda e tive que colocar um "cadinho" a mais)

Misture tudo numa vasilha até tudo se agregar. Se sentir um pouco seca, acrescente mais um pouco de água. Sove na bancada limpa por 2 ou 3 minutos (não precisei polvilhar mais farinha). A massa é boa de trabalhar, não gruda nas mãos.

Deixe crescer por 30 minutos, coberto com filme plástico em lugar abafado.

Dê alguns soquinhos na superfície da massa e divida em 2. Faça bolas, polvilhe levemente com farinha e volte a cobrir com o filme plástico. Deixe descansar por 10 minutos.

Pré-aqueça o forno a 200oC.

Abra a massa em superfície polvilhada com farinha de trigo com rolo e deite sobre assadeiras untadas e enfarinhadas.

Não precisa furar a massa com garfo.

Espalhe o molho de tomate (receita abaixo) e o recheio de sua preferência. Asse por 15 a 20 minutos. Caso goste de massa mais grossa, é aconselhavel furar a massa com garfo e pré-assar por uns 6 minutinhos.


Molho de tomate:

3 tomates frescos sem sementes ou 3 tomates pelados de lata
1 dente de alho
1/4 de cebola
sal a gosto
um fio de azeite
folhas de manjericao (nao tinha, usei oregano seco)

Bata tudo no liquidificador e empregue.



Sugestão para pizza de beringela com alho:

3 beringelas pequenas
2 dentes de alho
mussarela picada ou ralada
rodelas de tomate
rodelas de cebola
azeitonas verdes

Fatie os dentes de alho (tire antes a raiz, pois ela dá azia) em lâminas finas e frite em fogo baixo até ficarem douradas. Escorra num papel toalha e reserve. Use este óleo para temperar saladas, fica ótimo!

Fatie as beringelas e deixe de molho em água com um pouco de vinagre por uns 10 minutos. Escorra, seque em papel toalha e grelhe as fatias na mesma frigideira que fritou o alho. Tire o excesso de óleo se houver, a frigideira deve estar apenas levemente untada. Deixe até ficarem douradas dos dois lados. Tire num prato e reserve.

Espalhe o molho de tomates no disco de massa crua e a mussarela picada. Disponha as rodelas de beringela, tomates e azeitonas. Cubra com fatias de cebola e leve para assar por cerca de 15 a 20 minutos. Antes de servir, polvilhe sal grosso moído na hora e as fatias de alho frito.



Sugestão para pizza portuguesa, estilo paulistano:

mussarela picada ou ralada
apresuntado picado
ovo cozido em fatias ou picado
rodelas de cebola
rodelas de tomate
azeitonas pretas (só tinha verde em casa! :-D)
ervilha em lata (não tinha tambem)

Espalhe o molho de tomate sobre o disco de massa crua. Espalhe o queijo, o apresuntado e ervilhas. Decore com o ovo cozido, tomate e as azeitonas. Espalhe as rodelas de cebola e polvilhe mais orégano se quiser. Leve para assar por 15 a 20 minutos.
Sirva com um generoso fio de azeite extra virgem!

quarta-feira, agosto 05, 2009

Macarrão gratinado com cogumelos


Este prato é preparado em etapas mas o trabalho compensa! Fica delicioso e requintado por conta dos cogumelos, ótimo para receber amigos ou para uma refeição mais caprichada! ;-)
Recomendo apenas usar uma massa italiana que tem textura mais firme ou senão cozinhe o macarrão nacional um pouco mais duro que o normal já que ele ficará ainda alguns minutos no forno. Ninguém merece macarrão papa ne???
Comprar os cogumelos foi uma peregrinação. Na feira encontrei várias bancas vendendo o Paris e só em uma encontrei o shimeji pelo exorbitante preço de 7 reais uma bandejinha!!! Quase desisti de comprar mas estava determinada a fazer o tal macarrão e lá fui ao Sacolão e encontrei shimeji, shiitake e porto belo por preços mais em conta. Ufa, o almoço de domingo estava à salvo! rss

500g de macarrão no formato de sua preferência (usei rigatoni)

Molho branco:

* usei colher de mesa não de medida!

4 colheres (sopa) cheia de manteiga
3 colheres (sopa) cheia de farinha de trigo
1 litro de leite
1 lata de creme de leite com soro
sal e pimenta branca a gosto
noz moscada ralada na hora a gosto

Refogado de cogumelos:

1 colher (sopa) de manteiga
um fio de azeite extra-virgem
5 ou 6 fatias de bacon picado
4 bandejas de cogumelos de sua preferência (usei Paris, shimeji, shiitake e porto belo)
100 a 150ml de vinho branco seco
sal e pimenta do reino a gosto
um fio de molho de soja

Coloque a água para cozinhar o macarrão no fogo. Enquanto esquenta, comece preparando o refogado de cogumelos. Derreta a manteiga junto com um pouco de azeite. Coloque o bacon e frite bem. Junte os cogumelos picados (dizem que não se deve lavar mas eu fico cismada com aquelas sujeirinhas que vem junto. Lavo e deixo lá escorrendo bem) e deixe refogar alguns minutos. Adicione o vinho branco e temperos e deixe cozinhando até quase secar a água que se formou mexendo de vez enquando.

Pegue outra panela para preparar o molho branco. Este molho é bem simples mas tem uns truquezinhos para que não fique com gosto de farinha nem empelotado. Vou explicar uma forma de preparar para quem nunca preparou ou tem dificuldades. Derreta a manteiga e apague o fogo. Peneire aí a farinha de trigo e misture bem até formar uma massa. Acenda o fogo novamente em chama média e fique misturando até que a massa fique borbulhante e esbranquiçada. Cuidado para que não queime. Tire do fogo e junte um pouco de leite (meia xícara mais ou menos) e mexa imediatamente e bem rápido (eu uso colher de silicone, acho melhor do que colher de pau porque raspa bem o fundo da panela). Vai formar uma bola de massa. Volte ao fogo baixo e junte mais um pouco de leite. Mexa bem até voltar a formar uma massa. Continue este processo até que comece a formar um creme mais grosso. Sempre mexendo bem até que todo o leite seja incorporado. Se tiver alguém para ajudar a colocar o leite, melhor! Caso você sinta que esta empelotando, comece a mexer sentido horário e anti-horário rapidamente até sumirem os caroços. Depois que formar um creme grosso já pode ir colocando mais quantidade de leite por vez, esperando dar uma engrossada antes de adicionar mais. Por final, junte o creme de leite e os temperos e misture bem. Não fica um molho muito grosso, fica mais ralo. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 220oC.

Coloque o macarrão para cozinhar com um pouco de sal. Tire uns dois minutos antes do indicado na embalagem. Escorra.

Unte bem um refratário com manteiga e despeje o macarrão. Verta o molho branco envolvendo bem o macarrão. Espalhe o refogado de cogumelos por cima e polvilhe bastante queijo ralado. Leve ao forno por uns 15 ou 20 minutos até que o molho esteja borbulhante e a superfície, levemente corada. Tire do forno e sirva imediatamente com uma saladinha verde!

domingo, setembro 21, 2008

Espaguete com salmão, tomate e espinafre



Ultimamente tem sido um festival de eventos organizados por alguns blogues. Tenho procurado participar sempre que possível mas às vezes o tempo ou o tema não conspiram a meu favor. Em breve estarei de mudança e estou procurando usar apenas coisas da despensa ou do congelador.
Com o começo da dieta, deixei de consumir algumas coisas que já estavam na geladeira. Ainda tenho alguns tabletes de manteiga e uma caixinha de creme de leite fresco que estava para vencer neste final de semana. Resolvi usá-lo porque jogar fora seria desperdício e um prato de macarrão não vai arruinar minha dieta por completo, certo?
Ontem assistindo a este programa japonês inspirei-me a preparar esta pasta e usar uns filés de salmão que já estava descongelando na geladeira. Hoje passei no mercado e comprei o espinafre para completar os ingredientes necessários e poder participar deste evento promovido por este blog escrito a 4 mãos, Quatro ragazze brasiliane nella cucina italiana!
O prato original usa salmão defumado e até que a forma sugerida de preparar não é das mais complicadas mas não estava com tempo nem com vontade de infestar o apartamento com fumaça. Caso você queira tentar na sua casa, faça assim: coloque o salmão numa travessa e cubra com uma camada generosa de sal com uma folha de louro rasgada. Cubra e deixe na geladeira por no mínimo 6 horas. Lave bem, enxugue em papel toalha. Coloque pedacinhos de madeira própria para fazer defumados numa wok. O chef usou de sakurá. Leve ao fogo até que fiquem corados e comecem a soltar fumaça. Ponha uma grade por cima, sem que toque na madeira. Desligue o fogo e coloque o salmão sobre a grade. Cubra com uma vasilha grande e vede em volta com toalhas limpas. Deixe abafado por 6 minutos. Depois é só usar na receita.
A minha versão é esta:

2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho picadinho
3 filés de salmão
6 tomates cereja cortado em 4 gomos
1 maço de espinafre
1 colher (sopa) de alcaparras (opcional)
50ml de vinho branco
200ml de creme de leite fresco
pimenta seca vermelha cortada em rodelinhas, sem sementes
sal, pimenta do reino a gosto
1 pitada de noz-moscada

250g de espaguete

Lave os filés e enxugue com papel toalha. Disponha numa assadeira e polvilhe sal. Deixe por uns 10 minutos. Enxugue novamente em papel toalha. Tire a pele e espinhas se houver e corte em pedaços de 2 cm.

Lave o espinafre e corte em nacos de 3 cm.

Coloque o espaguete para cozinhar em água fervente com sal.

Refogue o alho no azeite. Junte o salmão e frite até mudar de cor. Junte a pimenta vermelha e as alcaparras. Coloque o vinho branco e flambe. Adicione os tomates, o espinafre e o creme de leite. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Misture tudo muito bem e deixe apurando até ó espinafre murchar.
Escorra o macarrão e despeje no molho. Misture e sirva a seguir com queijo parmesão ralado.

sábado, junho 28, 2008

Sabadão com pizza!


Peguei esta receita com um ex-colega de trabalho que era uma figura! Trabalhar com ele era rir o dia inteiro, gente boa, nunca tinha tempo ruim com ele! É muito bom trabalhar com pessoas assim, apesar das broncas que levávamos dos chefes por causa da conversa! rsss
Numa dessas conversas inevitavelmente caiu no assunto COMIDA (já contei este detalhe na série Blogueiras da Língua Portuguesa criada pela Valentina). Ele comentou sobre uma pizza de frigideira que ele e sua esposa preparavam todas as sextas que imediatamente me interessou. Pedi a receita que veio de um programa brasileiro de tv. Já fiz várias vezes, mas não é a massa tradicional de pizza. Ela fica bem leve e fofa, lembra mais um pão, mas se quiser abrir bem fininho, vai ficar bem crocante. Apesar de ser de frigideira, nunca fiz nela, sempre no forno. Mesmo este colega, preparava na grelha elétrica que aqui chamamos de hot plate. Quem algum dia experimentar fazer na frigideira e quiser deixar seu depoimento, por favor, diga como ficou! ;-)
Fiz meia receita que rendeu uma assadeira de 30x30cm. Abaixo vai a receita inteira!

Pizza de frigideira

* xícara de 200ml

4 xícaras de farinha de trigo (talvez precise de um pouco mais)
1 xícara de amido de milho
2 ovos médios
3 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de fermento para pão
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 xícara de leite morno

Misture todos os ingredientes (eu costumo peneirar a farinha de trigo). Despeje a massa na mesa enfarinhada e vá sovando até que todos os ingredientes fiquem incorporados. Vá adicionando mais farinha se necessário, mas não muito para não ficar dura. Ela ainda fica um pouco pegajosa. Faça uma bola com a massa, coloque numa vasilha e cubra com filme plástico. Deixe descansando por 1 hora ou até que dobre de volume. Divida a massa em porções menores e abra numa assadeira untada (eu vou esticando com as mãos).
Fure toda a superfície com um garfo e leve para assar por uns 10 minutos no forno pré-aquecido a 190oC.
Cubra com molho de tomate, recheio de sua preferência e leve para o forno novamente.

Molho de tomate:

5 tomates maduros
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta do reino
orégano

Pique o alho e refogue no azeite. Deixe esfriar e bata tudo no liquidificador. Este molho é cru, não é cozido. Empregue em seguida.

Recheios que usei: metade atum e metade presunto coberto com mussarela, milho verde, cebola e azeitonas.

terça-feira, junho 10, 2008

Carbonara com abobrinhas



Esta receita dedico para a "arquiteta e decoradora" responsável pela reforma da minha cozinha, a Luciana! Ela havia comentado uma vez que tinha tentado fazer este molho mas fez tudo a olho e achou que não tinha ficado como gostaria. Disse a ela que tinha uma receita ótima e fiquei de postar na primeira oportunidade que fizesse novamente. E lá se vão meses desde a promessa! Que vergonha!!!
Finalmente preparei neste final de semana e resolvi dar uma incrementada colocando abobrinhas. A idéia veio deste blog e a combinação ficou mais do que deliciosa! O molho veio de um livrinho japonês ótimo só com massas feitas por alguns chefs de restaurante. Se não me falha a memória, já fiz um macarrão com ostras do mesmo livro e postei faz alguns meses atrás aqui. Tentei procurar pelo Google mas não encontrei, o que me faz lembrar que preciso urgentemente atualizar meu índice de receitas!!! :-p


Carbonara com abobrinhas para Lu

250g de espaguete
80g de bacon picado
200ml de creme de leite fresco
50g de queijo parmesão ralado
3 gemas
1 abobrinha picada
1 colher (sopa) de azeite
sal e muuuuuuuita pimenta do reino moída na hora
queijo parmesão extra para polvilhar

Coloque o macarrão para cozinhar.
Aqueça o azeite numa frigideira em fogo alto. Despeje as abobrinhas e deixe grelhar até ficar levemente queimado dos dois lados. Retire num prato e deixe coberto com papel alumínio.
Na mesma frigideira, coloque mais um pouco de azeite se necessário e coloque o bacon picado. Frite em fogo baixo até que fique bem douradinho e crocante. Tire num prato forrado com papel toalha.
Numa vasilha, despeje o creme de leite, o parmesão, as gemas e tempere com sal e pimenta. Misture tudo muito bem.
Escorra o macarrão e coloque numa travessa aquecida. Despeje o molho por cima, espalhe as abobrinhas, o bacon e dê mais uma polvilhada generosa de pimenta do reino e queijo ralado. Sirva imediatamente!

sexta-feira, setembro 07, 2007

Espaguete com molho verde


Ontem fomos dispensados mais cedo do serviço por conta de um tufão que passou aqui. Muita chuva e ventos de derrubar árvores mas felizmente não houve nada mais grave nesta região.
Aproveitei então para fazer um bom jantarzinho e escolhi esta pasta com molho de espinafre.
Peguei a receita deste molho num livro japonês e desde então já repeti algumas vezes. Gostei primeiro da cor dele, um verde vivo bem apetitoso e é claro, do seu sabor. No livro, pede camarões e foi assim que o preparei da primeira vez. Fica muito bom mas eu particularmente gosto com presunto cru ou bacon tostadinho. Ambos casam muito bem com espinafre.


Espaguete com molho verde

Para 2 pessoas

160g de espaguete
água e sal para cozimento

1 maço de horensô (espinafre japonês, cerca de 30g)
1/2 colher (chá) de caldo de galinha ou legumes granulado
60ml de água quente
150ml de leite
60ml de creme de leite fresco
8 camarões limpos ou fatias de presunto cru ou bacon
1 buquê pequeno de brócolis
1 dente de alho picadinho
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) generosa de queijo ralado

Afervente o espinafre por alguns minutos. Escorra e passe na água corrente fria. Esprema levemente e pique em nacos de 3cm.
Corte o brócolis em pequenos buquês e afervente ou cozinhe no microondas. Deixe só o suficiente para mudar a cor. O brócolis terminará de cozinhar no molho.
Dissolva o caldo de legumes na água quente e despeje no copo do liquidificador. Junte o espinafre picado, o leite e misture até ficar um verde homogêneo e bem vivo.
Coloque o espaguete para cozinhar.
Refogue o alho no azeite em fogo fraco até que comece a exalar um cheirinho bom de alho. Junte os brócolis e misture. Coloque os camarões. Despeje o creme de espinafre e o creme de leite. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Misture tudo muito bem e deixe cozinhando em fogo fraco por 3 ou 4 minutos. Adicione o queijo ralado e a manteiga e misture bem.
Nisto o espaguete já deverá estar pronto. Escorra e despeje no molho. Mexa bem e sirva em seguida.
Se usar presunto cru, espalhe as fatias sobre o macarrão pronto. No caso de bacon, corte em pedaços e frite na frigideira com um pouco de gordura em fogo fraco até ficar bem tostadinho. Escorra em papel absorvente e espalhe sobre o macarrão.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails