Mostrando postagens com marcador Leitor. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Leitor. Mostrar todas as postagens

sábado, maio 05, 2012

Do PG para a mesa das leitoras!


A leitora Leila de Joinville/SC que fez o brownie de banana e caramelo outro dia, desta vez testou mais duas receitas do PG! Tanto o nhoque aos dois molhos como a cuca recheada com creme e abacaxi ficaram deliciosos e até seu pai que é avesso a novidades na cozinha, comeu e aprovou! 
Como te entendo, Leila, também venho de uma família bem "conservadora" que só comia macarrão com molho vermelho e misturar fruta em prato salgado era uma heresia! 
Leila, tenho certeza que devagarinho você vai conquistar seu pai e toda a família  com outros pratos e sabores diferentes! Muito obrigada pelo retorno e pelo carinho! :)

A amiga e leitora Rute do Japão, mesmo atarefada com os preparativos para o seu retorno em definitivo para o Brasil, preparou os sequilhos de nata com este creme vegetal da foto e deu certo! Como sobrou só um pouco de creme na embalagem, ela usou tudo e foi adicionando mais amido de milho até dar ponto e aumentou a manteiga para 12g e deu tudo certo!

sexta-feira, abril 27, 2012

As leitoras testaram e aprovaram!


A leitora Leila de Joinville, Santa Catarina me enviou um email contando que fez o brownie de banana e caramelo e achou MARAVILHOSO! Apesar de ser um pouco trabalhoso o resultado depois de pronto compensa tudo! Tenho que concordar porque a combinação de sabores nesse bolinho ficou incrível de bom! Hummm, só de lembrar... :D
Ela me disse que vai preparar também a cuca recheada nesse final de semana e contar o que achou depois! Vou esperar sua opinião, Leila! Muito obrigada pelo contato e por prestigiar o blog!


E dá uma olhada na torta que a leitora Megumi lá do Japão preparou com aquela mesma base da torta de escarola! Não ficou linda??? Amei a disposição dos aspargos, as azeitonas recheadas... é de encher os olhos com tanto capricho! Ela já fez a mesma torta com brócolis e com a escarola mesmo! Tô vendo que a torta entrou de vez no cardápio oficial da família!!! :)  
A Megumi também preparou os sequilhos de nata com a ajuda de sua filha mais velha! Já a pequenina ajudou a espalhar o farelo dos biscoitinhos por toda casa enquanto comia! rsss
Estão vendo o mastro com os peixinhos à direita na foto? É uma miniatura do "koinobori" que é o ato de hastear carpas em tecido ou papel para comemorar o dia das crianças (5 de Maio). Antigamente era hasteado apenas em casas que tinham meninos na família mas hoje em dia o ritual é feito até por quem tem apenas meninas.

Imagem da internet
Segundo as tradições, as carpas representam o desejo dos pais para que os filhos cresçam com muita coragem, bravura, força, persistência, sucesso e saúde. Tem também uma ordem para hastear as birutas em forma de carpas. Primeiro vem a bandeira colorida que representa o samurai (figura que simboliza as virtudes desejadas acima),  a carpa preta é o pai, a carpa vermelha, o filho mais velho, a carpa azul, o segundo filho, e a verde, laranja ou violeta para os demais filhos da casa. Os peixes são hasteados no final de abril e permanecem até o dia 5. A carpa foi escolhida pela sua determinação em nadar contra a correnteza para se reproduzir. Existe também uma fábula chinesa, onde a carpa foi o peixe que mais se destacou dentre todos os outros peixes por sua bravura na travessia por uma cachoeira transformando-se em dragão no final da jornada.
Assim como nós que vamos entrar num feriado, lá do outro lado do mundo também! Essa semana é conhecida no Japão como Golden Week (semana de ouro) por comemorar 4 feriados nacionais: dia Showa, para que as pessoas possam refletir sobre todos os acontecimentos desse período turbulento de 63 anos do  Imperador Hirohito marcado pela Segunda Guerra Mundial, pós-guerra e ascenção econômica  (29 de abril), dia da Constituição (3 de maio),  dia do verde (4 de maio) e dia das crianças (5 de maio).
Espero que todos aproveitem estes dias da melhor forma possível e voltem com tudo semana que vem! :)

domingo, abril 22, 2012

A Adriana testou a aprovou!


A leitora Adriana S. me escreveu dois dias atrás assim:


"Olá, Akemi!

Bom dia!

Ontem eu fiz a torta de escarola para o jantar...e que maravilha! Uma delícia e a massa muito prática que nos dá muitas idéias de variações para o recheio."

Fiquei muito contente com mais uma experiência positiva com esta torta e perguntei se ela me permitiria publicar no blog e fiquei curiosa também com o bonequinho azul que aparece na foto e lembra muito o Barbapappa.


" Pode postar a foto, só não está muito boa, iluminação, enquadramento essas coisas!! 
O bonequinho foi um brinde do Mac Donald's, há alguns anos atrás...é o "Blue" do desenho da "Mansão Foster" (passava no Cartoon) ...
...meu filho adorava (hj ele está com 12 anos) na verdade acho que ainda gosta!! rsrs...
Beijo grande! "

Definitivamente estou por fora dos desenhos de hoje em dia! rsss
Fiquei curiosa e encontrei essas duas aberturas dos desenhos. Para matar a saudade de muitas gerações!







Um ótimo domingão e um início de semana bem tranquilo para todos! :)

domingo, abril 15, 2012

A Megumi e a Cris testaram e aprovaram!


A querida leitora Megumi testou mais uma receita que viu no PG! Desta vez foi a torta de escarola mas como no Japão, onde ela mora, é muito difícil encontrar essa verdura, substituiu pelo brócolis e deu muito certo! Deu tão certo que seu marido já a convocou para preparar a torta novamente! Para quem cozinha, não tem recompensa maior do que ouvir esse pedido, não é mesmo???
Quem também fez a torta foi a vizinha Cristina! Não teve dúvidas de quando, onde e para quem fazer a torta! Decidida, carregou o pé de escarola para a casa da mãe e lá preparou a torta que foi sucesso no jantar! Olha aí como ficou lindona!


O domingo amanheceu nublado por estas bandas, tempo fresquinho que eu adoro! Bom para assistir um bom filme com uma baciada de pipoca mais tarde! Um ótimo domingo para todos! ;)

domingo, abril 01, 2012

A Rosangela também fez!


A super simpática Rosangela mora na Alemanha, terra natal do hamburguer mas na hora que viu a minha versão não pensou duas vezes em reproduzir também! Aliás, o "Mac Ro" ficou bem mais completo e apetitoso do que o meu com direito a bacon, picles, molhinhos e coca! Hummmmmmm! :D
O trabalho de preparar tudo, desde o pãozinho, pode assustar num primeiro momento mas tendo organização e planejamento, o resultado final compensa, fato atestado pela Rosangela! Que tal um Mac 100% caseiro e caprichado para o lanche de domingo???

quinta-feira, março 29, 2012

A Megumi testou!


Esta receita me surpreendeu pelo retorno de algumas leitoras que a prepararam logo que eu postei! Fiquei muito feliz em saber que o prato, apesar de sua simplicidade, fez sucesso e fizeram questão de retornar e contar a experiência! Uma delas é a querida Megumi!
Ela se desculpou pela foto da travessa com molho escorrendo, imagina! Comida boa é a que tem fartura, não é mesmo? Sem miserê de molho nem queijo! E o mais importante é que a família adorou e "raparam" tudo! ;)

quarta-feira, março 21, 2012

A Leandra também fez!

A leitora Leandra me escreveu contando que fez o bolo de maçã com casca e adorou o resultado! Tanto gostou que me mandou fotos do bolo e do filho Yukichi. Dá uma olhada na alegria dele ao ver a fatia na sua frente! Que fofo! :)
E se você se inspirou em alguma receita que viu aqui e quiser compartilhar me manda um email com as fotos que terei o maior prazer em postar!

domingo, março 04, 2012

A Luana fez!

Comecei o domingo lendo um simpático email da leitora Luana contando que já fez as bisnaguinhas integrais que postei inda agorinha! Além de ter feito a receita rapidinho, olha só que lindas e perfeitas ficaram suas bisnaguinhas! Dá até pra "sentir" a fofura da massa! Hummmm! Ela conta que preparou a massa na batedeira planetária e pincelou a massa com leite antes de levar ao forno. Isso garantiu esse dourado super apetitoso aos pãezinhos!
Ô Luana, já disse e repito que fez meu dia começar muito bem, muito obrigada mesmo pelo carinho! E você foi muito modesta porque a julgar por estas bisnaguinhas, você já passou faz tempo do nível de aprendiz viu! ;)
Desejo muito sucesso e felicidades para ti!!! Beijos enfarinhados!!!

quinta-feira, dezembro 29, 2011

A Megumi fez!

Dias antes do Natal a leitora Megumi do Japão me escreveu dizendo que planejava preparar esta receita de cookies de natal. Passados 1 ou 2 dias ela enviou outro email contando que havia feito e em anexo a foto dos seus cookies super apetitosos!
Megumi, eu que agradeço pelo carinho e por compartilhar suas experiências culinárias apesar de toda a correria do seu dia-a-dia por aí!
E se você preparou alguma receita do blog e quiser ver publicada, envie a foto para mim! ;)

domingo, dezembro 04, 2011

A Sandra recebeu o kit Sakura!

Sandra Rauer, a ganhadora do kit Sakura enviou gentilmente uma foto sua com todos os produtos recebidos! Super simpática, contou que tirou a foto sozinha e com medo que a máquina caísse do suporte improvisado (2 garrafas de coca-cola!!!), acabou sorrindo meio preocupada! rss
Ela ainda me torturou dizendo que o jantar daquela noite seria um festival de temakis usando alguns produtos do kit! Hummmm!!!
Sandra, obrigada por permitir a divulgação da foto e aproveite bem todos os ótimos produtos! ;)

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Bolo Fim-de-Semana para uma pessoa querida!


O aniversário foi ontem mas não poderia deixar passar esta data em branco! A Rute (Mamy-chan) mora no Japão e é uma das minhas leitoras mais antigas do blog! Acompanha o PG desde os primeiros posts e, apesar de morarmos perto, nunca calhou de nos conhecer pessoalmente. Apesar disso, o carinho sempre foi mútuo e ao longo desses anos a amizade só foi se consolidando. Além de leitora fiel posso considerá-la também uma relações públicas do blog, sempre que pode indica o PG para algum conhecido! :)


Fiquei matutando num bolo bem gostoso para lhe oferecer e acabei escolhendo este aqui que vi numa revista enquanto esperava minha vez no consultório do dentista no Japão. Copiei a receita num folheto de dentadura! kkkk
Fiz o bolo e não sei porque não postei no blog, ele é um dos melhores bolos de limão que já fiz! Por fora, fica uma casquinha dura e azeda irresistível e a massa, uma das mais macias e saborosas!
Depois de tantas mudanças, perdi o folheto mas felizmente encontrei a mesma receita num livro que comprei desta culinarista japonesa, Makiko Fujino! Segundo a autora, o bolo de origem francesa tem este nome por ser preparado no final de semana e ser consumido aos poucos durante a semana. Outra explicação seria para ser levado ao picnic de final de semana. Qualquer que seja o motivo, este bolo na verdade não precisa ser feito apenas no fim-de-semana e não dura muito tempo. De tão gostoso que é some num passe de mágica! :D

Não sei porque desta vez a casquinha ficou toda empipocada! No Japão nem era visível, só na hora de comer mesmo. Desconfio que seja o açúcar de confeiteiro daqui que tem uma pequena porcentagem de amido de milho na formulação...
Além disso tive que fazer algumas adaptações nos ingredientes, que coloquei em parênteses na receita original abaixo:

Massa:

200g de ovos (4 ovos médios)
240g de açúcar refinado
raspas de 3 limões sicilianos
uma pitada de sal
65g de sour cream (medi 10g de suco de limão e completei com creme de leite fresco até completar 65g - deixe repousando 10 minutos antes de utilizar na receita)
65g de creme de leite fresco (como o creme de leite fresco daqui é muito denso, medi 40g e diluí com 25g de leite comum)
120g de farinha de trigo comum
40g de farinha de trigo para pão (usei total de 160g de farinha de trigo comum mesmo)
1 ⅓ colher (chá) de fermento em pó
80g de manteiga sem sal


Cobertura:

50g de açúcar de confeiteiro (peneirar na hora de incorporar à receita)
2 colheres (chá) de suco de limão siciliano
1 colher (chá) de Cointreau (licor de laranja)
1 colher (chá) de açúcar refinado
1 ½ colher (chá) de água

Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês de 21x13x7cm de altura). Mantenha a forma na geladeira enquanto prepara o bolo.
Coloque o açúcar refinado e a água da cobertura num pequeno refratário e cubra com filme plástico. Leve ao microondas por 20 segundos. Misture e leve ao microondas por mais 20 segundos para terminar de dissolver. Deixe esfriar.
Peneire a farinha com o fermento.
Coloque a manteiga num pequeno refratário e derreta em banho-maria. Mantenha aquecido no banho-maria enquanto prepara o bolo.
Numa vasilha grande, coloque o sour cream e misture com fouet para amaciar. Junte o creme de leite fresco e misture bem. Reserve.
Numa outra vasilha, bata com fouet os ovos com o açúcar, sal e as raspas de limão. Despeje 1/3 dessa mistura de ovos na vasilha com creme de leite. Misture com fouet até incorporar. Despeje o restante dos ovos e termine de misturar.
Despeje a farinha de trigo e misture com fouet. Adicione a manteiga derretida em 2 ou 3 vezes, misturando bem a cada adição.
Despeje a massa na forma e leve para assar por 30 minutos. Depois, baixe a temperatura para 170˚C e deixe assar por mais 30 minutos. Se corar rápido demais, cubra com papel alumínio e termine de assar. Faça o teste do palito.
Enquanto o bolo está assando, junte à calda feita no microondas o restante dos ingredientes da cobertura.
Logo que o bolo estiver assado, tire do forno e aumente para 180˚C novamente.
Se a superfície do bolo estiver estufada, corte um pouco para nivelá-lo.
Passe uma faquinha sem ponta em toda volta do bolo e desenforme sobre um papel manteiga. Pincele toda a superfície do bolo com a cobertura com a ajuda de um pincel culinário. Leve o bolo ao forno novamente por 2 minutos ou até que a casquinha fique firme.
Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Mamy-chan, feliz aniversário! Desejo muitas felicidades com a nova idade e que seu dia tenha sido muito doce e especial! Omedetou, amiga! :)

quarta-feira, novembro 23, 2011

A Luciana também fez!

A leitora Luciana de Volta Redonda/RJ me escreveu contando que sua família adora o bolo de maçã com casca e já o repetiu várias vezes! O bolinho que, além de aproveitar as cascas, é realmente uma delícia e fica bem úmido! Hummm, só de ver as fotos bateu uma fominha! Que tal preparar para o café da tarde e comer uma fatia, ou duas, ou três... ? ;)

segunda-feira, novembro 21, 2011

A Lylia também fez!


A querida Lylia do blog Simples Assim escolheu o pudim de brigadeiro de nutella para comemorar seus 400 seguidores! Lylia, parabéns pela conquista e que venham muitos outros seguidores porque não há quem resista a seus quitutes e sua simpatia! Preciso dizer que fiquei muito honrada por ter escolhido uma receita aqui do PG para marcar esse número? Meu sorriso foi de orelha a orelha! :)
Gente, quero nadar nessa calda de caramelo! Delícia!!!

PS: estou realizando uma pesquisa para saber o perfil dos leitores do blog! Toda semana farei uma pergunta diferente. Por favor, se puder, responda à pergunta que aparece aí do lado direito! Desde já agradeço sua colaboração! :)

domingo, novembro 06, 2011

A Megumi testou!


A querida leitora Megumi lá do Japão testou e aprovou o bolo de limão da Marcia! Ela preparou o bolo usando limões do seu próprio quintal, chique ne???
Ela ainda caprichou na apresentação, reparem que ao lado da xícara de café tem um stick de açúcar e um potinho de creme de leite! É como se estivesse numa típica casa de chá japonesa! :)

Se você testou alguma receita daqui do PG como a Megumi e quiser vê-la publicada, envie a foto para mim!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails