Mostrando postagens com marcador Legumes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Legumes. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Quibe de beringela

Outro dia piquei a beringela, deixei de molho e fui conferir a receita que faria com ela na internet quando dei de cara com este quibe da Karen. Ahhh mudei de idéia na hora! rss
Apesar de atrasar o almoço já que teria que deixar o trigo de molho ainda, a demora compensou. O quibe é bem leve e saboroso e bastou uma saladinha verde para completar nosso almoço. Ainda quente ele é bem quebradiço mesmo. Só depois de frio ele fica mais firme ta! ;)

* xícara medida 240ml

300g de trigo para quibe ( 2 xícaras mal cheias)
3 beringelas médias (usei da japonesa que renderam 600g)
1 cebola grande
2 dentes de alho
hortelã a gosto
cheiro verde a gosto
sal a gosto
pimenta síria a gosto (não usei, coloquei um pouco de pimenta do reino)

Recheio:
200g de muçarela (usei 200g de ricota amassada com 100g de gruyere ralado)
1 tomate sem sementes picado
tomate seco picado (opcional)
azeitonas verdes picadas

Misture todos os ingredientes do recheio e reserve.
Lave o trigo e deixe de molho por cerca de 1 hora. Escorra e esprema bem. Reserve.
Fatie e cozinhe as beringelas em água fervente com um pouco de sal até ficarem macias. Escorra e jogue água fria até que seja possível manipulá-las. Esprema bem e bata no processador junto com a cebola e os dentes de alho até formar uma pasta. Despeje na vasilha com trigo e tempere com hortelã, cheiro verde, sal e pimenta. Mexa bem até ficar homogêneo.
Despeje metade do quibe num refratário untado com azeite e aperte com as mãos para assentar. Espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Aperte bem e faça cortes em diagonais na superfície com uma espátula ou faquinha. Regue com mais um fio generoso de azeite e leve para assar em forno preaquicido a 200˚C por cerca de 30 minutos ou até que fique ligeiramente corado nas bordas. Se quiser o quibe mais úmido, asse coberto com papel alumínio.

Uma semana maravilhosa para todos! :)

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Quiche de espinafre e ricota

Começando a semana com esta receita de quiche que já se tornou oficial aqui em casa. Já perdi as contas de quantas vezes já pintou na nossa mesa com recheios variados. Desde vez foi com um maço de espinafre que morou por mais de uma semana na gaveta da geladeira e praticamente inteirona! Descartei apenas algumas folhas que se queimaram mas fiquei surpresa com a durabilidade dela, a danada é valente e brilhou nesta quiche! ;)

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 ovo grande
1/2 xícara de iogurte natural
150g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubos
1/2 colher (café) de sal

Coloque a farinha, o amido e o sal numa vasilha grande ou processador. Misture e junte a manteiga gelada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. No processador, pulse até formar uma farofa. Junte o ovo e o iogurte e amasse até formar uma massa. Não manipule demais a massa. Coloque a massa num saco plástico e deixe descansar por cerca de 1 hora na geladeira. Divida a massa em duas porções e abra cada uma entre 2 plásticos. Forre 2 formas de fundo removível de 20cm de diâmetro com 3cm de altura. Fure o fundo das formas com garfo e reserve na geladeira.

* Se quiser, você pode congelar uma das massas na forma embalada em saco plástico. Depois é só montar o recheio e pôr para assar. Ou congelar a quiche já assada, fria e embalada em filme plástico e dentro de um saco plástico. Descongele por algumas horas na geladeira e depois esquente no forno coberto com papel alumínio.

Creme (suficiente para 1 forma alta de 20cm):

3 ovos grandes
40g de queijo parmesão ralado
3/4 xícara de iogurte natural
3/4 xícara de creme de leite (usei de caixinha)

Coloque os ovos numa vasilha e bata com fouet. Junte os demais ingredientes e misture bem.

** como minhas formas de torta são baixinhas eu faço um creme com 4 ovos, 50g de queijo parmesão ralado, 1 xícara de iogurte natural e 1 xícara de creme de leite. Coloco também uma pitadinha de noz moscada ralada e pimenta do reino e é o suficiente para as 2 formas.

Recheio (para 2 formas de 20cm) :

1 xícara de muçarela ralada
⅔ xícara de ricota esfarelada
1 maço de espinafre limpo

Afervente o espinafre por alguns minutos. Escorra e despeje numa vasilha com água gelada. Esprema bem e pique bem miudinho. Esprema bem mais uma vez.
Divida os ingredientes do recheio para as duas formas. Espalhe a muçarela no fundo da forma forrada com massa crua. Em seguida, espalhe a ricota e o espinafre. Despeje com cuidado o creme e leve para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 40 minutos ou até que a superfície esteja corada.
Se você utilizar formas baixinhas como as minhas, coloque as quiches montadas com uma assadeira por baixo e leve para assar. O creme estufa no forno e pode derramar um pouco para fora.
Eu monto a quiche com a massa crua mesmo mas se preferir, pré-asse a crosta por cerca de 20 minutos só para firmar a massa. Espere amornar alguns minutos para montar e termine de assar.

Uma semana bem produtiva para todos nós! :)

segunda-feira, dezembro 12, 2011

Quiabo assado e sem baba

Esta sugestão é tão besta de fácil que fiquei na dúvida se postava ou não, mas como já me pediram para postar mais dicas de comida para o dia-a-dia,  ai vai!
Lave e pique os quiabos. Despeje num refratário e tempere com sal e pimenta do reino e regue com um bom fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 200˚C por 10 a 15 minutos ou até que esteja dourado em baixo e macio. Só! :)

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Quiche de tofu e abobrinha


Aqui em casa tofu ou o queijo de soja sempre foi muito apreciado. Normalmente comemos apenas com shoyu, gengibre ralado e cebolinha picada ou em pratos quentes como sukiyaki ou goya champuru. Sempre encarei o tofu como ingrediente oriental mas outro dia, navegando em busca de novas receitas fui parar num blog de comida vegetariana e descobri que o tofu pode muito bem ser utilizado em receitas ocidentais como esta quiche!
Gostamos bastante do resultado! Ficou bem saborosa e leve e combinou muito bem com a massa feita com farinha integral!

Adaptado daqui!

* xícara medida 240ml

1 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
4 colheres (sopa) de creme vegetal ou margarina culinária gelada
1 colher (chá) rasa de sal
água gelada se necessário para dar liga

Numa vasilha, coloque as farinhas, o sal e a margarina. Amasse com a ponta dos dedos até formar uma massa com liga. Se necesseario, coloque um pinguinho de água.
Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável de 24cm. Deixe na geladeira enquanto prepara o recheio.

Recheio:
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola pequena picadinha
1 abobrinha italiana média cortada em meia-lua
sal e pimenta do reino a gosto
250g de tofu firme
100g de creme de leite de caixinha
leite se necessário
1 ovo extra (60g)
noz-moscada ralada na hora
orégano a gosto
queijo parmesão ralado

Numa frigideira, refogue o alho e a cebola. Junte a abobrinha e tempere levemente com sal e pimenta. Tampe e baixe o fogo. Deixe cozinhar até ficarem macias, sem desmanchar. Deixe esfriar. No processador ou liquidificador, coloque o tofu, creme de leite, ovo, noz-moscada e orégano. Bata até formar uma pasta não muito pesada nem rala. Se for preciso, coloque um pouco de leite para amolecer (eu usei uns 50ml). Ela fica um pouco grossa mesmo.
Tire a massa da geladeira e forre o fundo com o refogado de abobrinha. Cubra com o creme de tofu e alise a superfície. Polvilhe queijo ralado e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 45 a 50 minutos ou até ficar levemente corado e firme.
Espere amornar uns 10 minutos para desenformar. Sirva quentinho com uma bela salada verde! ;)


sexta-feira, setembro 30, 2011

Salada de chuchu

Esta saladinha é mais uma sugestão para o dia-a-dia. Aprendi com uma amiga no Japão, a Lucinha. É simples e gostosa e na verdade não tem medidas. Cozinhe alguns chuchus no vapor ou água até ficarem al dente. Corte o cozimento colocando-os em uma bacia com água gelada, escorra e corte em fatias. Junte ovos cozidos picados, cebolas em fatias e tempere generosamente com azeite do bom, sal, pimenta do reino e vinagre. Se quiser, acrescente cheiro verde também. Mexa com cuidado e está pronto!

quarta-feira, setembro 28, 2011

Estrogonofe de abobrinha

As abobrinhas voltaram a aparecer nas bancas da feira semana passada e trouxe várias para casa. Uma parte delas entrou nessa versão de estrogonofe e ficou muito boa!

2 colheres (sopa) de margarina
1 cebola média picadinha
4 abobrinhas pequenas em cubinhos
2 tomates picados
1 colher (sopa) de mostarda
1 potinho de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de catchup
1 caixa de creme de leite UHT
3 colheres (sopa) de requeijão
cheiro verde
pimenta do reino a gosto

Numa panela grande, derreta a margarina e junte a cebola. Refogue até ficar transparente. Em seguida, acrescente as abobrinhas, tomates, mostarda, catchup e caldo de legumes. Misture bem e tampe. Deixe refogar em fogo médio até as abobrinhas ficarem macias, mas sem desmanchar. Eu deixei levemente crocantes ainda. Se o molho estiver muito espesso, junte um pouco de água. Depois, coloque o requeijão e creme de leite e misture em fogo baixo apenas para aquecer. No final acrescente o cheiro verde e a pimenta do reino moída na hora. Mexa bem e sirva em seguida com arroz branco, batata palha e uma saladinha! ;)

terça-feira, agosto 16, 2011

Torta de frango rápida

Peguei a idéia desta torta com a Karen e fez sucesso aqui em casa. Meus sogros estão aqui nos visitando e domingo, dia dos pais, não deu para fazer nada muito especial por conta de uma encomenda. Aquela estória, casa de ferreiro, espeto é de pau! rsss
Comentei com minha sogra que o Luiz compraria um frango na brasa na volta da entrega do bolo mas ela se adiantou e foi aqui perto de casa e comprou dois frangos assados enooooooormes! Sei que comemos na domingo no almoço, na janta, no almoço de segunda... por mim, comeria mais alguns dias, adoro frango assado, mas minha sogra disse que já não aguentava mais, estava dando "agonia"! kkkkk
Meu sogro a repreendeu, "eu disse que dois frangos era muito!"
Para acalmar os ânimos, falei que iria fazer uma torta com o que havia sobrado e ficou resolvido o problema. Cozinheira tem que ter jogo de cintura, criatividade e um pouco de psicologia também! ˆ–ˆ
A Karen disse que já usou massa folhada pronta da Arosa e da Massa Leve e preferiu este último porque doura por igual. Segui seu conselho e realmente, ficou com um belo dourado. Apesar de não folhar tão bem como a Arosa eu gostei da massa, ficou como o nome que leva, bem leve e pouco gordurosa. Abaixo vai minha versão com sobras mas você pode fazer o refogado que quiser com o que tiver disponível ou gostar mais!

2 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha
250g de sobras de frango assado sem ossos desfiado
1 vidro de palmito grande
1 cenoura grande cozida
100g de vagem cozida
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
1 colher (sopa) cheia de extrato de tomate dissolvida em 1/2 xícara de água
sal e pimenta do reino
1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em 1 xícara de leite
cheiro verde picado

placas de massa folhada pronta
gema para pincelar

Refogue o alho em um pouco de óleo ou azeite. Junte a cebola e deixe refogar até ficar transparente. Adicione o palmito picado, as cenouras em cubinhos, a vagem cortada miudinha e as azeitonas. Junte o extrato dissolvido na água, misture e tampe. Deixe cozinhando por uns 5 a 7 minutos em fogo médio, mexendo de vez enquando. Precisa ficar com um pouco de caldo. Se necessário, junte mais um pouco de água.
Junte o amido dissolvido no leite e mexa bem até encorpar. O refogado precisa estar um pouco mais mole do que um recheio para empadão. Ele ainda vai cozinhar no forno e fica mais enxuto. Verifique o sal e corrija se necessário. Tire do fogo, junte o cheiro verde. Misture e despeje num refratário grande untado com manteiga. Nivele a superfície e cubra com filme plástico bem rente. Deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas. Eu fiz o refogado logo depois do almoço para poder servir no jantar.
Cubra o refogado com placas de massa folhada congelada e deixe na geladeira enquanto aquece o forno a 200˚C.
Quando o forno estiver bem quente, pincele a massa folhada com gema e leve ao forno por 25 a 30 minutos ou até dourar. Na embalagem pede para deixar por 20 minutos mas eu deixei 10 minutos na grade de baixo e mais 10 na grade superior (como não tem massa por baixo fiquei com receio do recheio se queimar). A massa estava assada mas não dourou. Liguei o grill e deixei mais alguns minutinhos até que ficasse bem dourado.
Sirva em seguida com uma saladinha verde e arroz branco!

* Dica: eu escorro o palmito e costumo aferventar por uns 5 minutos para retirar o excesso de acidez. Escorro, dou uma lavada e pico antes de usar na receita. Nunca mais meus refogados com palmito ficaram com gosto azedo. Aprendi num programa de culinária há muitos anos atrás com a proprietária de uma empadaria famosa.

segunda-feira, agosto 08, 2011

Pizza light de ricota e legumes

Entre fazer um doce e um pão, preferi usar a ricota nesta receita que encontrei aqui. Pela enésima vez estou tentando maneirar um pouco mais nas gulodices mas me conhecendo do jeito que sou, não duvido nada que amanhã eu apareça aqui com alguma coisa bem calórica! kkkk
De qualquer forma, a falsa pizza ficou boa, lembrou uma tapioca e acho que é até possível prepará-la na frigideira. Fiz no forno, conforme a receita mas no final dei uma tostadinha na frigideira para que a crosta ficasse mais crocante.

Massa:

200g de ricota
1 clara
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal

Amasse a ricota e junte os demais ingredientes. Amasse bem até ficar homogênea e divida em 4 porções. Abra cada uma com as mãos e transfira para uma assadeira untada com óleo ou azeite (eu abri entre 2 plásticos com rolo até ficar com cerca de 7mm).
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180~200˚C por 10 a 15 minutos.
Retire, cubra com o recheio de sua preferência e retorne ao forno para aquecer.

Sugestão de recheio:

1 xícara de brócolis picados e cozidos rapidamente
3 dentes de alho fatiados fininhos
4 tomatinhos cereja cortados ao meio
azeitonas verdes fatiadas
queijo parmesão ralado na hora
orégano a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
azeite extra-virgem a gosto

Aqueça um pouco de óleo na frigideira e frite as fatias de alho até ficarem levemente douradas. Retire num prato forrado com papel toalha e reserve.
Espalhe os brócolis, tomates e azeitonas sobre o disco de pizza. Polvilhe queijo ralado e os temperos. Regue com bastante azeite e volte ao forno para gratinar. Na hora de servir, espalhe um pouco do alho frito por cima e mais azeite se quiser.

Sugestão de recheio 2:

1/2 lata de atum light em lata escorrido
mussarela ralada
cebola fatiada fininho
pimentão verde fatiado fininho
azeitonas pretas fatiadas
tomates cereja cortados ao meio
orégano a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
azeite extra-virgem a gosto

Espalhe o atum, cebola, pimentão e azeitonas sobre o disco de pizza. Polvilhe o queijo ralado, os temperos e regue com bastante azeite. Leve ao forno para gratinar.

*** Depois que assei as pizzas no forno, ainda dei uma grelhada na frigideira bem quente e untada levemente com azeite para tostar um pouco a massa.

quinta-feira, junho 30, 2011

Antepasto de beringela MA-RA-VI-LHO-SOOOO!!!

Estava com algumas beringelas na geladeira e, em busca de uma boa receita para utilizá-las encontrei esta aqui. Acontece que ela não é boa, é simplesmente fantástica!!! Mesmo quem não aprecia beringela com certeza vai mudar de idéia quando experimentar este antepasto, não se sente nenhum gosto amargo. É uma delícia comer com torradinhas! Se bobear de entrada vira prato principal porque depois que começa é difícil parar de comer! :D

5 beringelas pequenas (as semente são mais claras e em menor quantidade)
5 dentes de alho picados grosseiramente
1 cebola grande em fatias finas
3 colheres (sopa) de alcaparras picadinhas
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara de uvas passas escuras e claras
1/2 xícara de vinagre
bastante orégano
folhas de louro
sal
1 garrafa de bom azeite de oliva extra virgem

Descasque as beringelas e depois corte em rodelas de 0.5cm, Em seguida corte em tirinhas finas. Coloque uma camada de beringelas num escorredor e polvilhe com bastante sal. Espalhe mais uma camada de beringelas e sal e assim sucessivamente até acabarem as beringelas.
Coloque um peso por cima e deixe "chorando" por algumas horas (deixei meio dia). Vai escorrer um líquido bem escuro.
Aqueça uma frigideira e despeje um pouco de azeite. Refogue os alhos e cebola até amaciarem e ficar transparente. Junte as alcaparras, azeitonas, uvas passas, vinagre, orégano e louro. Deixe refogando em fogo médio por alguns minutos.
Enquanto isso, lave as beringelas em bastante água corrente. Escorra rapidamente e esprema as beringelas dentro de um pano para retirar o excesso de água.
Tire o refogado do fogo e junte as beringelas. Misture e espere esfriar.
A beringela não é refogada e não é necessário colocar sal.
Coloque o refogado dentro de vidros com tampa e cubra com azeite. Use um palito ou hashi para que o azeite chegue até o fundo. Não deixe nada de fora do azeite, caso contrário vai embolorar.
Tampe e deixe na geladeira. Já pode consumir no dia seguinte.

* Se quiser, acrescente pimentões (verde, vermelho, amarelo) ou pimenta vermelha ao refogado.

* A receita original pede para conservar os potes com antepasto na geladeira mas depois de dois dias o azeite se solidifica. Não se assustem, fica uma mistura pouco atraente mesmo. Acho que esta recomendação é por medida de segurança para não ter perigo de se estragar. Mas pensando bem, creio que pode ser conservado em temperatura ambiente desde que o antepasto esteja sempre submerso no azeite, assim como aquelas pimentinhas em conserva. Eu continuo com meus potinhos na geladeira e estou retirando as porções que vou consumir e aqueço por 10 ou 20 segundos no microondas.


quinta-feira, junho 23, 2011

Creme de couve-flor com croûtons

Mais uma sopinha de couve-flor com ligeira alteração. A novidade fica por conta dos croûtons que foram feitos vapt vupt no... microondas!!!

1/2 couve-flor grande ou 1 média cortada em buquês menores
1 cebola grande picadinha
3 dentes de alho picadinhos
1 batata grande picada
1 cenoura média picada
água fervente o suficiente
1 potinho de caldo de galinha
1/2 caixinha de creme de leite
leite o quanto baste
sal e pimenta do reino a gosto
cheiro verde picadinho a gosto

Croûtons:

6 fatias de pão de forma sem casca em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
orégano a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

Refogue o alho em um pouco de azeite e junte a cebola. Refogue mais alguns minutinhos até ficar transparente. Acrescente o caldo de galinha, a couve-flor, batatas e cenouras. Vá despejando água fervente até cobrir os legumes. Deixe no fogo médio, tampe e deixe cozinhar até que fique tudo macio. Desligue e deixe amornar para bater tudo no liquidificador.
Devolva à panela e leve ao fogo novamente. Junte o creme de leite e verifique o sal. Adicione leite se estiver muito grosso. Deixe aquecer bem, sem ferver e acrescente o cheiro verde no final. Sirva imediatamente!

Croûtons: num refratário, coloque os cubinhos de pão de forma, regue com o azeite e tempere com orégano, sal e pimenta. Revolva tudo com uma colher e leve ao microondas por 4 a 6 minutos em potência alta, sem cobrir, misturando a cada 2 minutos até que fique sequinho e crocante. Se os cubinhos grudarem é só separar.

quinta-feira, maio 05, 2011

Risoto de abobrinha e bacon


Já fiz alguns risotos mas acho que não tinha sido devidamente apresentada a este prato. Foi só depois que fiz este risoto é que encontrei uma boa base e desde então estou viciada nele! Poderia comer todos os dias, é desse tantão que estou apaixonada! rsss
O risoto é muito versátil, basta mudar os vegetais, queijos, carnes... que temos um prato novo. Ao contrário do que se imagina é rápido de se fazer também, cerca de 30 ~ 40 minutos depois de ter decidido cozinhar e você já estará com um pratão de risoto fumegante na sua frente. O único inconveniente é que não podemos nos descuidar da panela, precisamos estar sempre mexendo para não grudar mas o resultado compensa, comfort food total! Forra o estômago e aquece nestas noites mais frias que tem feito e ainda estão por vir! ;)

200g de arroz arbório
3 colheres (sopa) cheias de manteiga
1 cebola grande picadinha
4 fatias de bacon picadas
1 abobrinha média ralada no ralo grosso
75ml de vinho branco seco
cerca de 1 litro de caldo de legumes caseiro ou em cubo (eu dissolvo 1 potinho de caldo de legumes, aquele que o Alex Atala fez propaganda em 1 litro e meio de água fervente)
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) cheias de queijo parmesão ralado

Prepare o caldo de legumes e mantenha tampado em fogo baixo.
Ao lado do caldo, aqueça outra panela, de preferência funda e grossa e frite o bacon em fogo médio. Não precisa colocar óleo porque o bacon vai soltar sua própria gordura. Frite até que fiquem dourados mas sem estarem esturricados e secos. Tire o bacon num prato forrado com papel toalha e reserve.
Limpe a gordura da panela com papel toalha e coloque 1 colher de sopa de manteiga. Espere derreter e coloque a abobrinha ralada. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta do reino. Refogue em fogo alto até que esteja macia e sem líquido. Tire num outro prato e reserve.
Derreta mais 1 colher de sopa de manteiga e refogue agora a cebola em fogo médio. Espere até que a cebola esteja macia e translúcida. Acrescente então o arroz (que não deve ser lavado) e mexa bem para envolver bem todos os grãos de arroz na manteiga. Refogue até que os grãos comecem a agarrar no fundo da panela. Baixe o fogo e junte o vinho branco. Mexa bem para que o álcool evapore. Coloque 1 concha do caldo de legumes e misture. A partir daqui o risoto ficará pronto entre 15 a 20 minutos. Continue sempre mexendo e vá colocando mais caldo, uma concha de cada vez, quando começar a secar o líquido. Depois de 15 minutos comece a verificar o ponto do arroz, deve estar macio mas com certa resistência no miolo, isto é, al dente.
Incorpore a abobrinha, metade do bacon, 1 colher de sopa de manteiga e o queijo ralado. Misture e caso a cremosidade esteja muito grossa, coloque mais uma concha de caldo de legumes. Misture bem e corrija o sal se necessário. Tampe e apague o fogo. Deixe abafado por 5 minutos e sirva em seguida. Espalhe um pouco do bacon reservado e mais parmesão ralado sobre cada prato. Vale por uma refeição mas eu ainda servi acompanhado de um filé de frango grelhado.
Esta quantidade dá para 4~3 pessoas de apetite moderado ou 2 famintos como aqui em casa! :D

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Piccata de abobrinha


Receita que peguei daqui e gostei bastante. Um bom acompanhamento para carnes ou mesmo um tira-gosto.

1 abobrinha média

1 ovo grande
1 colher (sopa) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de queijo ralado
uma pitada de manjericão seco
uma pitada de salsinha seca

Corte a abobrinha em rodelas de 8mm. Polvilhe um pouquinho de sal dos dois lados e deixe por 5 minutos.

Enxugue as rodelas com papel toalha e passe na farinha de trigo, tirando bem o excesso.

Numa tigela, bata os ovos e junte os demais ingredientes. Misture bem.

Aqueça uma frigideira em fogo médio/baixo com 1 colher (sopa) de óleo ou azeite com 1 colher (chá) de manteiga.

Passe as rodelas de abobrinha na mistura de ovo, batendo para tirar o excesso e dispondo na frigideira

Deixe dourar bem de um lado e vire para dourar do outro. Verifique se estão macios espetando um palito.


** Piccata, pelo que pesquisei, é um modo de preparo da culinária. Em geral são fatias de carne empanadas, grelhadas em manteiga ou azeite e servidas com um molho a base de manteiga, limão e ervas.

terça-feira, novembro 09, 2010

Bolo salgado de abobrinha


Fiz este bolo para meus sogros comerem na viagem de volta a São Paulo. Estava previsto para embarcarem às 1:55h mas o ónibus só deu o ar da graça às 3 da manhã e chegaram ao meio dia do dia seguinte! Uma falta de respeito total dessa empresa de ônibus! Achei que ficariam com fome e bati num instante este bolo enquanto eles tiravam um cochilo antes da viagem. Sei que se minha sogra estivesse acordada protestaria dizendo que não precisava fazer nada... rsss

350g de abobrinha ralada e espremida
2 tomates sem sementes picadinhos
10 azeitonas verdes sem caroços picadas
bastante cheiro verde picadinho
orégano a gosto
sal e pimenta a gosto
1 cebola pequena cortada grosseiramente
50g de queijo parmesão ralado
3 ovos
1/2 xícara de óleo de canola
1/2 xícara de leite
150g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 190oC.

Unte e enfarinhe um assadeira pequena (30x20cm).

Numa vasilha grande, coloque as abobrinhas, tomates, azeitonas, cheiro verde, orégano, sal e pimenta. Misture e reserve.

No copo do liquidificador, coloque os ovos, queijo ralado, óleo, leite e cebola. Bata bem até ficar líquido. Despeje sobre as abobrinhas. Peneire aí a farinha com o fermento. Mexa bem até envolve tudo e despeje na assadeira. Leve para assar por 35 minutos ou até que fique ligeiramente corado. Sirva morno.

terça-feira, outubro 19, 2010

Sopa cremosa de ervilhas e paio


Com a garganta inflamada todos os músculos da boca e do pescoço parecem fazer um esforço fenomenal para engolir um simples gole d’água! Bebidas e comidas quentes como chás, okayus (arroz cozido bem molinho) e sopinhas passam com menos sofrimento. Foi assim um ótimo pretexto para testar esta receita que veio neste livro presenteado pela querida Mamy-chan!
Aqui em casa quando tem sopa acabo sempre usando legumes e folhas que tenho à disposição. Vira um panelão de sopa de legumes generalizado. Difícil uma sopa de ingrediente X mas tem dias em que dá na telha de variar e experimentar temperos diferentes.
No dia que fiz a sopa, achei sem graça mas não tem desses pratos que melhoram só no dia seguinte? Esta sopa é uma delas. O caldo fica bem mais encorpado, os sabores mais marcantes e só faltou mesmo o manjericão para perfumar e os croutons da receita original para dar um contraste de texturas.
Abaixo a receita original com meus pitacos entre parênteses:

500g de ervilha seca
2 litros de água
1 alho poró em rodelas (parte branca e uma parte do verde claro)
1 cebola grande com 3 cravos espetados
1 cenoura média em cubinhos
2 folhas de louro
1/2 xícara de leite
1 cubo de caldo de galinha (opcional)
sal e pimenta do reino a gosto
150g de paio sem pele e cortado em rodelas finas
1 cebola pequena ralada ou picadinha
um fio de azeite
folhas de manjericão fresco (não usei)
croutons a gosto (não usei)

Lave as ervilhas e deixe de molho na noite anterior. Descarte a água e lave bem as ervilhas. Transfira para uma panela de pressão e cubra com os 2 litros de água. Acrescente a cebola com cravos, alho poró, cenoura e louro. Tampe e leve ao fogo. Conte 25 minutos depois que pegar pressão. As ervilhas devem estar derretidas formando um creme. Se estiver com muita água, cozinhe alguns minutos destampado. Retire com cuidado a cebola com cravos e descarte.
Adicione o leite, o caldo esfarelado se usar e verifique o sal.
Numa frigideira à parte, refogue as rodelas de paio em um pouco de azeite até ficarem douradinhas. Junte a cebola picada e deixe fritar até dourar também. Transfira este refogado ao caldo e deixe apurar mais 5 minutos.
Sirva com as folhas de manjericão e croutons* por cima.
Como disse, a sopa fica mais gostosa depois de algumas horas ou no dia seguinte.

* para preparar os croutons, o autor sugere refogar 1 dente de alho amassadinho em 50g de manteiga. Junte 1 xícara de cubinhos de pão de forma sem casca e sempre mexendo deixe até ficar douradinho e crocante.

quinta-feira, outubro 07, 2010

Peixe à moda Roupa Nova


Faz tempo que não pintava um peixinho aqui em casa. Receita fácil e gostosa que tirei daqui.

1 kg de filé de peixe (badejo, linguado...)
2 pimentões verdes em rodelas
2 cebolas médias em rodelas
2 tomates em rodelas
1/2 kg de batatas
azeitonas a gosto picadas (usei verdes e pretas)
5 fatias de pão de forma
azeite Extra Virgem quanto baste


Tempere os filés de peixe com suco de 1 limão, 4 dentes de alho amassados, uma pitada de sal e pimenta do reino. Deixe tomando gosto por cerca de 20 minutos.

Descasque e corte as batatas de comprido em rodelas de 1cm e cozinhe no microondas ou no vapor até ficarem "al dente".

Unte o fundo de um refratário grande com azeite. Faça uma caminha de batatas no fundo. Espalhe os filés sobre as batatas. Em seguida, coloque uma camada de pimentões, uma de cebola e termine com tomates. Polvilhe um pouco de sal, pimenta do reino, orégano e algumas azeitonas picadas. Regue com bastante azeite e cubra com papel alumínio. Leve para assar em forno pré-aquecido a 205˚C por 30 minutos. Tire o alumínio e espalhe as fatias de pão rasgadas em pedacinhos por cima. Jogue mais algumas azeitonas e regue com um bom fio de azeite. Leve de volta ao forno bem quente por mais 10 minutos. Se o seu forno tiver o modo gratinar, uns 5 minutos bastam para dourar os pães.
Desligue o forno e deixe o peixe lá dentro por mais 10 minutos. Sirva em seguida com uma salada verde!

domingo, agosto 29, 2010

Quero meu dinheiro de volta!!!

Final de semana passada bateu uma preguiça aguda de cozinhar e disquei para um delivery de comida chinesa. Liguei e tocou, tocou, tocou. Ninguém atendeu. Conferi o número e disposta a comer comida chinesa, liguei novamente e depois de 3 toques, atenderam. Devia ter desconfiado que já era o prenúncio de que alguma coisa não estava certa nesse restaurante... Pedi yakissoba, yakimeshi, frango xadrez e harumaki.

O pedido chegou no prazo estimado e morrendo de fome, atacamos as caixinhas. O harumaki estava sequinho, recheio ok e acompanhado de molho agridoce, o que achei surpreendente já que em outros restaurantes em São Paulo oferecem catchup!

Aí começou o festival de decepções. O yakissoba estava com o macarrão mole demais, o molho não tinha óleo de gergelim que dá aquele perfume de comida chinesa e o frango estava duro. O frango xadrez a mesma coisa, borrachudo feito chiclete e o mesmo molho do yakissoba. Para finalizar, o yakimeshi estava sem gosto, parecia ter sido feito com arroz misturado com alguns legumes e ovo e não refogado tudo junto.

Não foi nada barato o que aumentou ainda mais minha revolta. Imaginei que seria bom já que é uma cadeia razoável e tem até fotos de artistas em seu site. Puro engano! Da próxima vez que bater a preguicite, melhor um pão com ovo que forra muito melhor o meu estômago e não dói tanto no bolso!

Hoje, disposta a comer um yakissoba decente fui para cozinha. A parte mais demorada é limpar, lavar e picar tudo. Depois é só refogar tudo e lotar o prato. Adorei esta versão do Edu Guedes que suja apenas uma frigideira. Tenho uma receita que aprendi num curso que precisa preparar caldo de frango antecipadamente, fritar uma variedade de legume de cada vez, empanar carne e fritar a parte que, realmente, é muito bom mas desanima quando a vontade de comer é um pouco urgente.

Usei a receita do Edu como guia mas fui colocando tudo no olhômetro. Se quiser ver a original, veja aqui.



Fiz assim:

Numa frigideira funda e grande, refoguei cerca de 250g de file mignon em tirinhas (previamente temperadas com um pouco de sal e pimenta do reino) com um bom fio de óleo. Deixei até secar a água e a carne começar a fritar. Juntei 1 cebola grande em tiras grossas, 1 pimentão verde grande picado e 1 cenoura fatiada e aferventada. Deixei refogar uns minutos e juntei umas 2 xícaras de água fervendo. Esmigalhei metade de um cubo de caldo de legumes e uma boa pitada de hondashi. Misturei e acrescentei cerca de 100ml de shoyu e 1 colher (sopa) cheia de amido de milho dissolvida em 1/2 xícara de água fria. Misturei até encorpar. Ficou um pouco grosso demais e coloquei mais água quente. Tem que ficar como um mingau ralo. Juntei algumas folhas de acelga picadas e buquezinhos de brócolis cozidos rapidamente no vapor. É importante ter bastante caldo do molho. Acrescente mais água quente se necessário e verifique o sal. Desligue o fogo e jogue um bom fio de óleo de gergelim.

Cozinhe o macarrão próprio para yakissoba. Deixe um minuto a menos do que indicado pelo fabricante. Escorra e frite pequenas porções em frigideira com um fio de óleo bem quente. Mexa bem com hashi para separar os fios e deixe até queimar um pouco nas beiradas. Repita até acabar todo o macarrão. Despeje o molho sobre o macarrão. Misture e espere 3 ~ 5 minutos para o macarrão absorver o molho e encorpar.

quinta-feira, julho 15, 2010

É de comer???


Faz umas três semanas atrás apareceu esta couve-flor, sim é uma couve-flor!!!, na feira do produtor perto do estádio. Fiquei curiosa com a novidade, assim como todos os frequentadores mas o preço salgado não era tão atraente quanto sua aparência. Esta semana estava uma pequena multidão em frente a banca, por enquanto a única vendendo a tal couve-flor. Todos comprando e elogiando a tal. Fiquei mais curiosa ainda e com o preço mais em conta, R$2,50 a unidade, resolvi trazer uma para casa. Antes de deixar a barraca, apareceu um senhor elogiando a couve-flor para o feirante, disse que achou-a um espetáculo e voltou para comprar mais uma. Puxa, fiquei mais intrigada com a dita!

Pesquisando na net, santo google!, descobri que se chama brócolis romanesco ou couve-flor romana e já se sabe dele desde o século XVI na Itália!!!! E eu pensando que era novidade total, alguma mutação genética e tal que demorou anos de pesquisa.... que tolinha!!! rsss

Na Itália existe uma variedade enorme de receitas mas no resto do mundo ele é preparado como brócolis/couve-flor convencional. Enquanto cortava a couve-flor pensei que elas se pareciam com aspargos e foi assim que decidi que prepararia apenas na manteiga, simples de tudo. E foi a conta! Tem sabor de couve-flor mas ligeiramente mais doce, com umami como diriam os japoneses e crocante por inteiro. Meia couve-flor foi assim, vapt vupt para preparar e mais vapt vupt ainda para comer! Ainda tenho metade na geladeira e estou pensando num risoto, mas estou aceitando outras sugestões! Alguém???


Desculpem a falta de produção da foto, foi tirada na frigideira mesmo! rsss
Eu apenas dei uma rápida cozida na água (fique esperta porque é jogo rápido mesmo, a não ser que você goste de couve-flor mole. Gosto não se discute ne?), escorri e sapequei na manteiga. Temperei com sal e pimenta e só. Tome cuidado para não acabar com as flores antes da refeição ser servida. É difícil não beliscar!


Outra novidade, pelo menos para mim, que trouxe da feira: feijão andu. Lembra o feijão de corda do Nordeste e a feirante disse que se prepara do mesmo jeito, só cozinhar um pouco e depois refogar com alho e cebola e jogar cheiro verde no final. Se quiser, pode colocar farinha de mandioca ou refogar com carne de porco junto, segundo a feirante. Hummm! Uma frequesa apareceu e disse que aferventava antes de cozinhar para tirar o amargo. Fui guardando as informações para quando fosse preparar o meu feijão.


Aqui o meu feijão na panela. Aferventei, joguei fora a água e cozinhei até ficarem quase macias. Escorri e refoguei com alho e cebola. Temperei com sal, pimenta e shoyu (tem que ser japoneusa ne? rsss). Muito gostoso, melhor do que ervilha! Aprovadíssimo e recomendadíssimo!!!


Mais uma coisa nova para mim, caxi! Lembra papaya verde mas segundo o feirante disse que é mais saboroso. Prepara-se refogadinho mas ainda não fiz, depois eu conto para vocês. Se tiverem sugestões para ele, aceito encarecidamente!

quinta-feira, junho 10, 2010

Sopa cremosa de couve-flor


Comprei uma big couve-flor na feira esta semana. Depois de tudo cortado e lavado, havia uma bela montanha de couve-flor na minha frente. Pensei no que poderia fazer para usar tudo de uma só vez e com o friozinho que tem feito, a resposta só podia ser SOPA!!!
Ela é muito simples mas ficou tão boa que resolvi postar aqui e compartilhar com vocês!


1 buquê grande de couve-flor
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola grande picada
100g de bacon em cubinhos
1 cubo de caldo de galinha ou legumes
cerca de 1 litro de água fervente
1/2 xicara de leite integral
sal e pimenta do reino a gosto
salsinha picada

Corte a couve-flor em buquês menores e higienize.
Numa panela grande, refogue o bacon em um fio de óleo até dourar levemente. Retire o bacon num prato e reserve.
Na mesma gordura, frite o alho e depois a cebola. Refogue até ficar transparente. Junte a couve-flor e cubra com água fervente até quase cobrir tudo. Os buquês ainda ficam bem aparentes, resista a vontade de colocar mais água, pois a sopa ficará aguada.
Quebre o cubinho de galinha ou legumes e jogue no caldo. Misture tudo até dissolver, tampe e deixe cozinhar em fogo médio até a couve-flor ficar macia, desmanchando. Mexa de vez em quando durante o cozimento.
Apague o fogo e deixe amornar um pouco. Bata tudo ou 2/3 da sopa no liquidificador até ficar homogêneo. Devolva na panela e volte ao fogo para aquecer. Junte o leite, a pimenta do reino moída na hora e acerte o sal.
Em cada prato de sopa, coloque um pouco de bacon, polvilhe salsinha e queijo ralado a gosto. Umas torradinhas para acompanhar e bon apetit!

domingo, maio 16, 2010

Conserva de pepino


Minha sogra faz conservas incríveis, uma mais gostosa do que a outra. São ótimas para acompanhar um "shiro gohan" (arroz branco sem nenhum tempero). Infelizmente a maioria ela faz no olhômetro mas esta aqui tem receita. Já fiz não sei quantas vezes e aos poucos fui alterando aqui e ali até chegar no sabor que mais gostamos aqui em casa.
Passo abaixo a receita original mas fique você também a vontade para aumentar, diminuir, acrescentar, omitir os ingredientes até chegar ao sabor que mais agrade o seu paladar!

*copo medida de 200ml

1 1/2kg de pepino japonês (use os mais fresquinhos que puder encontrar)
1 copo de shoyu
1 copo de vinagre
1 copo de açúcar (coloquei 2/3)
1 copo de óleo (coloquei só 3 colheres de sopa)
1 pedaço de gengibre cortado em lâminas finas ou tirinhas
1 dente de alho picadinho (opcional)
1 colher (sopa) de gergelim branco
pimenta vermelha a gosto (opcional)
aji o moto a gosto

Numa panela, coloque o shoyu, vinagre, açúcar, aji no moto e leve ao fogo para aquecer. Não precisa ferver, só deixe o suficiente para dissolver o açúcar. Reserve.

Corte os pepinos em rodelas de 1cm mais ou menos. Coloque numa vasilha grande e polvilhe um pouco de sal. Misture tudo muito bem, cubra com um prato ou tampa e coloque um peso por cima de tudo. Deixe por algumas horas. Despreze o líquido que soltou do pepino.

Numa frigideira, aqueça o óleo e frite o gengibre e o alho até dourar ligeiramente. Jogue quente sobre o pepino.

Despeje o molho já frio ou morno, o gergelim, a pimenta e misture tudo muito bem. Coloque numa vasilha tampada e conserve na geladeira. Pode comer já no dia seguinte, mas quanto mais curtido, mais gostoso fica. Sempre que puder, dê uma mexida para que todas as partes fiquem envolvidas no molho.

Na receita original, o óleo é aquecido e jogado sobre os pepinos. Não leva alho e o gengibre é aquecido junto com o molho. Já fiz assim e fica bom. Outra versão é fritar o gergelim no óleo até as sementes ficarem um pouco escurecidas e jogar sobre os pepinos. Enfim, invente a sua versão até encontrar a que mais lhe agradar! ;-)

domingo, abril 18, 2010

O melhor brócolis da sua vida!


Quando voltei para o Brasil, fiquei surpresa ao encontrar os brócolis japoneses aqui. São bem mais macios, saborosos e infinitamente mais fáceis de limpar! Volta e meia eles acabam na frigideira num refogadinho básico a base de alho e óleo ou numa salada cozida. Em busca de outras alternativas, deparei-me com esta receita que, pelo título, intrigou-me bastante. Para mim, é preciso muita coragem e ter passado por uns bons bocados de acontecimentos para poder anunciar que alguma coisa é a melhor coisa da vida, uma expressão forte, assim como dizer "para sempre" ou "nunca mais".

Lendo a postagem, a primeira vista, não vi nada de extraordinário. Tem uma forma de preparo diferente (tirando a parte em que ele diz que não lavou os brocolis!!!) e com um ou outro toque a mais. OK, não custa experimentar, pois pelos ingredientes, ruim não iria ficar, pensei.

Ao final, tive que admitir, ô brócolis bão! rss Não vou dizer que é o melhor da minha vida, porque o mundo da culinária é tão infinito que, certamente, amanhã posso ter a oportunidade de experimentar algo melhor mas, a receita tem com certeza o seu mérito e é realmente delicioso. Como disse o gourmet amador, o grande tchan deste acompanhamento são as raspinhas e suco de limão, não deixe de colocar!

Eu o classifiquei como acompanhamento mas, por mim, comeria só ele tranquilamente de tão bom que é! Nunca um buquê de brócolis sumiu da mesa tão rapidamente! Mesmo frio é gostoso e penso que seria ótimo servi-lo num churrasco.

A receita original veio deste livro mas eu coloquei os ingredientes no olhômetro.

Abaixo transcrevo a receita original e entre parênteses o jeito que eu preparei:

Pré-aqueça ao forno a 220oC.

Forre uma assadeira com papel manteiga ou folha de alumínio.

Corte 1.5kg de brócolis em buquês menores, mas não muito miudinhos. lave e deixe secar bem (eu usei só um buquê médio do brócolis japonês).

Espalhe os brócolis na assadeira, regue com 5 colheres (sopa) de azeite , 1 1/2 colher (chá) de sal e 1/2 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora. Espalhe 4 dentes de alho fatiados por cima de tudo (eu coloquei 2 dentes para a quantidade de brócolis que usei e os demais ingredientes, tudo no olho. Dei ainda uma mexida, com as mãos, para envolver bem nos temperos). Procure deixar todos os buquezinhos em contato com a assadeira, não deixe "encavalados".

Leve para assar por 20 a 25 minutos até que os brócolis fiquem macios e levemente corados (para mim, 15 minutos foram o suficiente, mas fique de olho porque os danadinhos queimam fácil depois que começam a "fritar" no forno).

Tire do forno e rale na hora a casca de 1 limão e regue com o seu suco (eu usei 1/4 de casca e suco de 1/2 limão). Regue com mais 1 1/2 colher (sopa) de azeite, 3 colheres (sopa) de pinolis torrados (não usei), 1/3 xícara de queijo parmesão ralado na hora (foi no olho) e 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão picadas (não usei). Eu coloquei ainda um fio de shoyu porque acho que combina muito bem com limão.

Agora é só sentar e se deliciar!!! ;-)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails