Mostrando postagens com marcador Frutas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Frutas. Mostrar todas as postagens

sábado, agosto 18, 2012

Bolo de maracujá com farofa de coco

Além dos morangos, estamos em plena safra de maracujás e todas as semanas tenho trazido muitos para casa. Geralmente acabam virando suco mas desta vez tinham destino certo! Desde que a Patricia publicou este bolo, não consegui tirá-lo da cabeça e não sosseguei enquanto não fiz! Com razão fez muito sucesso entre os seus colegas de trabalho! É uma delícia!!! A massa é  fofa, úmida e perfumada,  sem falar nas sementes de maracujá que garantem um croc croc a cada garfada! 
Sei que a maioria bate um bolinho apenas nos finais de semana e se você é uma delas e ainda não decidiu, faça este aqui que não vai se arrepender! ;)

* xícara medida 240ml

Farofa de coco:
⅓ xícara + 2 colheres de sopa de manteiga (85g)
¾ xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo (125g)
½ xícara de açúcar (100g)
½ xícara de coco ralado em flocos (45g - usei do fino)
uma pitada de sal

Bolo:
½ xícara+1 colher de sopa de manteiga derretida e fria (120g)
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1½ xícara de açúcar (300g)
1 xícara de polpa de maracujá (240ml)
4 colheres (sopa) de amido de milho (40g)
4 ovos grandes (gemas e claras separadas)
⅔ xícara de creme de leite fresco (160ml)
1 colher (chá) de essência de baunilha 
uma pitada de sal
2⅓ xícara de farinha de trigo (325g)
3½ colheres (chá) de fermento em pó

Prepare a farofa de coco: em uma tigela média, incorpore a manteiga aos outros ingredientes usando as pontas dos dedos, misturando até obter uma farofa grossa. Leve à geladeira enquanto prepara a massa do bolo.

Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C; unte com manteiga uma forma retangular de 20x30x5cm de altura (o bolo fica bem alto na forma deste tamanho. Se a sua assadeira não for alta, use uma um pouco maior).
Coloque a manteiga derretida em uma tigela grande, junte o óleo, o açúcar, o maracujá, o amido de milho, as gemas, o creme de leite e a baunilha e misture bem.
Na tigela grande da batedeira, bem limpa e seca, bata as claras e o sal até obter picos suaves. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura de maracujá e misture delicadamente. Junte as claras em neve e incorpore delicadamente com uma espátula de silicone. Transfira para a forma preparada e alise a superfície. Espalhe a farofa de coco sobre a massa do bolo e pressione levemente para aderir. Asse por 40-50 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito - o meu demorou 70 minutos). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.


Um ótimo domingão pra todos! :)

quinta-feira, agosto 16, 2012

Pãozinho doce de maçã


Encontrei esta receita e fiquei encantada com seu formato e logo quis fazer! Infelizmente o resultado não ficou muito bom. A massa ficou com textura que embolava na boca, como se estivesse encruada e o recheio não se sobressaiu, mas não desisti. 
Resolvi usar a mesma massa daqueles pães torcidinhos com batata doce e para o recheio, usei dois tipos de maçã além de ajustar a doçura do creme de confeiteiro. Desta vez o resultado ficou delicioso! A massa é um algodão e a acidez das maçãs perfumadas com canela deu um contraste interessante com o creme! Até quem não gosta de maçã vai gostar destas aqui! ;)
A receita ficou enorme por conta das explicações mas preparando os recheios com antecedência ou mesmo utilizando outros como goiabada ou doce de leite, os pãozinhos são bem tranquilos de fazer! Vale a pena experimentar!

* xícara medida 240ml

Massa:
3 xícaras menos 2 colheres de sopa de farinha de trigo (400g)
2 colheres (chá) de fermento seco para pão (6g)
4 colheres (sopa) de açúcar (40g)
1 ovo grande (60g)
220ml de leite morno
½ colher (chá) de sal (3g)
¼ xícara de manteiga amolecida (50g)

Compota de maçãs:
2 maçãs (usei fuji e granny smith)
7 a 8 colheres (sopa) de açúcar (70~ 80g)
1 colher (sopa) de suco de limão
canela em pó a gosto

Creme de confeiteiro:
200ml de leite
2 gemas (40g)
4 colheres (sopa) de açúcar (40g)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20g)
essência de baunilha
1 a 2 colheres (sopa) de leite condensado (coloquei 2)
1 colher (chá) de licor Cointreau (opcional)

Finalização:
ovo batido para pincelar
palitinhos salgados (usei Stiksy da Elma Chips)
amêndoas em lascas

Começando pelos recheios que precisam estar frios na montagem. Para a compota, descasque as maçãs e pique em cubinhos de 1cm. Coloque num refratário com o açúcar, cubra com filme plástico deixando uma pequena abertura para que o vapor escape e leve ao microondas. Deixe 10 minutos em potência média (600W) misturando na metade do tempo. Depois, junte o suco de limão e canela em pó, mexa bem e leve por mais 5 a 8 minutos no microondas, sem filme plástico até que quase seque o caldo. Despeje num prato e deixe esfriar.

Para o creme de confeiteiro: 


Numa vasilha, coloque as gemas e o açúcar (foto 1). Bata com fouet até ficar esbranquiçado (foto 2). Peneire a farinha de trigo (foto 3) e misture até incorporar (foto 4).
Numa panelinha, coloque o leite e leve ao fogo. Quando começar a borbulhar nas laterais (foto 5), tire do fogo e despeje em fio na gemada, misturando com fouet ao mesmo tempo (foto 6). Procure só misturar, sem bater. Peneire este líquido de volta na panela (foto 7) e leve ao fogo moderado/forte.
Misture sem parar até começar a engrossar. Use uma espátula ou fouet de silicone. Mexa vigorosamente  para não encaroçar. É preciso continuar a mexer por mais alguns segundos depois que o creme encorpar, você vai perceber uma sutil mudança de opaco para brilhoso. Tire do fogo, junte a baunilha e leite condensado e misture bem (foto 8).
Despeje o creme num prato e cubra com filme plástico bem rente (foto 9). Dê um choque térmico com um saquinho plástico com gelo ou gelox (gelo artificial - foto 10). Deixe assim até esfriar completamente.

Agora a massa,  prepare da maneira que estiver mais acostumado, à mão ou na máquina de fazer pão. Eu tenho feito na batedeira com gancho de massas pesadas. Coloco a farinha de trigo, fermento, açúcar, ovo e leite morno. Dou uma leve misturada e coloco para bater com o gancho por cerca de 10 minutos. Logo que a farinha se incorporar, verifique se há necessidade de colocar mais leite. Para mim, a quantidade pedida na receita deu certinho. Depois de 10 minutos, junto o sal e a manteiga. Continuo a bater até que seja incorporada e deixo sovar mais uns 5 minutos até que a massa fique bem lisa e elástica.
Tiro a massa, com as mãos untadas com manteiga ou óleo modelo a massa numa bola e coloco numa vasilha levemente untada com óleo. Cubro com filme plástico e deixo fermentar até dobrar de volume (uns 40 minutos).
Dou alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado e tiro a massa na mesa. Se a massa estiver pegajosa, pode enfarinhar levemente a mesa. Divida em 16 porções (mais ou menos 50g cada).
Modelo em bolinhas, cubro com pano e deixo descansar por 10 minutos.
Enquanto isso, separe 16 forminhas de papel, de preferência anti-aderente. Transfira o creme de confeiteiro para uma vasilha, junte o licor caso esteja utilizando e bata com fouet até voltar a ficar cremoso e liso.


Pegue uma bolinha e abra com se fosse fazer coxinha (foto 1). Coloque primeiro 1 colher de chá cheia de creme e outra de compota de maçã (foto 2 e 3 - da primeira vez coloquei primeiro maçã e depois creme mas é mais chatinho na hora de fechar).
Puxe a massa de um lado e de outro e feche (foto 4). Depois pegue os lados contrários e feche (foto 5) e assim até que consiga fechar inteiramente. Tome cuidado para que o recheio não entre em contato com as pontas da massa que serão fechadas porque ela não vai grudar. É importante puxar a massa primeiro para depois prender.
Modele numa bolinha e coloque na forminha de papel com a emenda para baixo (foto 6). Faça o mesmo com todas as bolinhas.
Depois, com a ponta arredondada de algum talher ou hashi enfarinhado, fure o meio de todas as bolinhas (foto 7). Enfie até o fundo, mas tomando cuidado para não furar o fundo (foto 8).
Cubra com filme plástico bem frouxo e deixe descansar até dobrar de volume (20 a 30 minutos).
Depois deste descanso, caso algum buraco tenha se fechado, enfie o cabo enfarinhado novamente.


Pincele uma fina camada de ovo batido sobre cada bolinha. Espete um pedaço de palitinho salgado (uns 4cm) em cada buraco. Enfie reto e até o fundo também. Coloque uma lasca de amêndoa ao lado do palitinho para imitar a folhinha.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 20 a 25 minutos ou até que esteja bem dourado. Deixe esfriar sobre uma grade e armaze em sacos plásticos depois de frios.

Nhac!!!

quarta-feira, julho 25, 2012

Bolo de maçã caramelada


A cozinha deu uma desacelerada esses dias. Teve alguns repetecos e até testei algumas receitas novas, só que andei numa preguiça sem vergonha e acabei não tirando fotos. Fiz um pão de forma excepcional que me arrependi de não ter fotografado, mas quero repetir em breve e prometo tirar fotos e compartilhar com vocês! ;)
Outra experiência foi este bolo, uma variação usando a mesma base daquele bolo de laranja com   uma receita de cupcakes de bananas carameladas da Carole Crema que vi no blog da Fabiana que por sua vez viu no Programa Estrelas.
Fiz a massa e depois que coloquei no forno, fiquei na maior expectativa. Estava com medo que a massa ficasse pesada ou que as maçãs e passas  afundassem, mas no forno ela foi se desenvolvendo e cresceu bem!



Logo que tirei do forno, estava esta belezura mas ainda restava saber se as maçãs e as passas não tinham afundado. Não sei vocês mas eu fico doida para desenformar logo e cortar uma fatia para ver e por conta dessa ansiedade muitas vezes desenformei bolos "carecas"! :D
Para não correr o risco, aproveitei que era hora de dar ração para as meninas e me distraí por alguns minutos. Cada uma tem seu ritmo para comer. A Zara é um aspirador, a ração some da vasilha em menos de 2 minutos. A Meg é muito agitada e quer fazer festa até na hora de comer. Já a Laika é a mais demorada e enjoada e cada refeição é um drama! rss
Retornando ao bolo, consegui desenformar sem problemas e ainda consegui comer uma fatia quentinha (a-do-ro!!! rss). O bolo ficou muito macio e úmido e não é muito doce. Ficou perfeito para comer no café da manhã ou no chá da tarde!  E as maças e passas não afundaram! ;)

* xícara medida 240ml

Maçãs carameladas:
½ xícara de açúcar
3 maçãs fuji pequenas
1 colher (sopa) de manteiga

Massa:
4 ovos grandes
¾ xícara de açúcar
¾ xícara de óleo de canola
2 xícaras de farinha de trigo
½ colher (chá) de canela em pó
uma pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara mal cheia de passas escuras sem sementes (100g)
2 colheres (sopa) de rum

Para as maçãs, coloque  ½ xícara de açúcar numa panelinha e leve ao fogo para caramelizar. Deixe o caramelo escuro tomando cuidado para não queimar e tornar amargo. Junte as maçãs descascadas e raladas no ralo grosso. Misture bem. As maçãs vão soltar bastante água. Deixe apurando até ficarem macias e o caldo reduzir pela metade. Coloque a manteiga e misture até derreter. Despeje num prato e deixe amornar. Pesando, consegui cerca de 1⅓ xícara de maças carameladas (325g), mas desconte aí uma boa colherada que tirei a fim de "experimentar"(rsss).

Coloque cerca de 2 xícaras de água para ferver. Despeje as passas e espere voltar a ferver e deixe mais uns 2 minutos. Escorra, seque em papel toalha e coloque numa vasilha junto com as 2 colheres de rum.

Para a massa, unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio de 24cm. Peneire a farinha com a canela e uma pitada de sal (reserve uma colher de sopa para envolver as passas).

Bata as claras em neve. Junte as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Sempre batendo, vá adicionado o açúcar às colheradas. Diminua a velocidade e  junte o óleo em fio e o rum das passas. Vá colocando a maçã às colheradas, em seguida a farinha peneirada, sempre às colheradas e na velocidade baixa. Adicione o fermento e bata apenas para incorporar.

Fora da batedeira, junte as passas enfarinhadas e misture rapidamente. Despeje na forma e leve para assar en forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito para se certificar.

Tire do forno e espere amornar 10 minutos antes de desenformar.


quarta-feira, julho 11, 2012

Biscotti de damasco e castanha de caju


O que seria desta blogueira sem o carinho de cada um que deixou sua opinião sobre o chato ocorrido da receita-que-não-foi-do-gosto da criatura anônima??? Meu muito obrigada de coração a todos!!!
Águas passadas e vamu que vamu em frente! :)
Gente, não sei como eu, que adoro biscoitos crocantes, vivi sem biscotti até hoje?!?!  Fiquei apaixonada para sempre por estes biscoitos italianos que assim são chamados por serem assados duas vezes! Com certeza vou experimentar outras versões, então preparem-se! rsss
Peguei a receita deste site japonês e fica a gosto do freguês a escolha das frutas secas e nozes. O que eu tinha na mão no momento eram damascos e castanhas do caju e para mim casaram super bem! A autora diz que você pode modelar em apenas um montinho para obter biscoitos maiores e mais grossos mas eu segui sua preferência de modelar em duas porções. Os biscottis ficam mais bonitinhos, finos e crocantes! ;)

120g de farinha de trigo (1 xícara menos 1 colher de sopa)
30g de farinha de amêndoas (1/3 xícara)
3g de fermento em pó ( 1/2 colher de chá)
90g de açúcar (1/2 xícara menos 1 colher de sopa rasa)
1 ovo grande
2 colheres (chá) de leite
15g de manteiga derretida (1 colher de sopa)
100g de frutas secas e nozes de sua preferência (cerca de 2/3 xícara - usei metade damascos picados e metade castanhas de caju levemente tostadas no forno a 160˚ por 8 minutos)
1 a 2 colheres (chá) de rum escuro

Misture os damascos picados com o rum e deixe tomando gosto por alguns minutos.
Pré-aqueça o forno a 170˚C.
Unte e enfarinhe uma pequena assadeira ou forre com papel manteiga untado com manteiga.
Numa vasilha, peneire a farinha com fermento, junte a farinha de amêndoas e o açúcar. Misture e reserve.
Numa outra vasilha, bata o ovo com o leite e a manteiga. Despeje nos ingredientes secos junto com as frutas secas drenadas e nozes. Misture e depois amasse com as mãos até tudo ficar incorporado e formar uma massa homogênea. Para mim, a massa ficou boa com a quantidade de líquidos indicada, mas se ficar seca, junte algumas gotas de leite ou do rum das frutas. Divida a massa em 2 porções e despeje na assadeira. Com as mãos levemente enfarinhadas, modele em dois retângulos até chegar a 1cm de espessura.


Leve para assar por cerca de 25 a 30 minutos até ficarem corados e firmes.
Tire do forno e o mantenha aceso, diminuindo a temperatura para 150˚C.
Tire a massa com cuidado da assadeira e corte em fatias de 1,5cm com uma faca de serra. Coloque as fatias na assadeira com a parte cortada para cima e leve de volta ao forno por mais 8 ou 10 minutos ou até ficarem levemente douradas.
Deixe esfriarem em cima de uma grelha e depois guarde em latinhas bem fechadas!

* A quantidade vai depender da largura que cortar as fatias. Eu consegui 23 biscottis.

Ofereço os biscottis para Sandra Reis, Márcia, Papinha Doce, Renata, Rosangela Cunha, Mari Azevedo, Fê Dayrell,  Guilherme, Fabiola, Lu, Clarice, Lidy, Iara, Fabiana, Jour de Macaron, Cristina, Andréa, Andreia, Letrícia, Erica Cavalcante, Andrea Sweet and Saucy, Nara Serafim, Claudia Lima, Sabrina, Marcia, Josy, Re, Ana Claudia, Priscilla Beneducci, Laís Alvitos, Talita, Wair de Paula, Anny, Megumi,  Júlia, Maíra Salomão, Emília, Marcia e Camis Barbosa! ♥

domingo, junho 24, 2012

Torta de limão siciliano


Continuando no tema de produtos da época, hoje é a vez do limão siciliano. Na feira, sempre fico de olho na barraquinha que costuma vendê-los. Uma redinha de 1kg por apenas R$2,00, acreditam??? Não são grandes e bonitos como do mercado mas são orgânicos, frescos e imensamente perfumados!
O inverno pede sobremesas quentinhas como canjica, crumble ou fondues mas já estava de olho nessa receita que vi no blog da Cristina e não sosseguei enquanto não a fiz.
A torta é realmente uma delícia justamente por conta da suavidade e perfume dos limões sicilianos!
A receita do merengue é um pouco diferente das tradicionais mas tanto a Cris como a Laély, autora da receita, têm fotos do passo-a-passo para quem tiver alguma dúvida.


* xícara medida 240ml

Massa:

125g de manteiga gelada cortada em cubinhos
2 xícaras de farinha de trigo
1 ou 2 colheres (sopa) de água gelada
uma pitada de sal
açúcar a gosto (coloquei 2 colheres de sopa)
raspas de 1 limão siciliano

Recheio:

1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite UHT (200g)
suco de 1 limão siciliano peneirado (usei 2 pequenos)

Merengue:

1/2 xícara de açúcar refinado
4 gemas peneiradas
3 claras em neve
1 colher (sopa) de farinha de trigo
suco e raspas de 1 limão siciliano médio

Para a massa, coloque no processador a farinha, sal, acúcar e raspas de limão. Pulse para misturar tudo. Junte a manteiga picada e pulse algumas vezes até formar uma farofa. Junte 1 colher de sopa de água gelada por vez até a massa se juntar numa bola. Modele num disco grosso e embrulhe em filme plástico. Deixe na geladeira por no mínimo 30 minutos.
Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Misture o leite condensado com o suco de limão. Vá acrescentando creme de leite até ficar do seu gosto.
Abra a massa entre 2 plásticos até ser possível forrar uma forma de torta desmontável de 25cm. Proteja as laterais com papel alumínio e fure o fundo com garfo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 15 minutos. Tire o alumínio e deixe assar mais 5 minutos. Tire do forno e deixe esfriar. Depois de frio, despeje o recheio e nivele a superfície.
Para o merengue, numa tigela refratária bata as gemas com açúcar até ficar esbranquiçado. Junte a farinha de trigo peneirada, o suco e as raspas de limão e bata mais um pouco. Leve a tigela para o banho-maria e continue batendo com batedeira até a gemada ficar bem encorpada.
Tire do banho-maria e acrescente as claras em neve. Misture agora delicadamente. Despeje a cobertura sobre o recheio e leve para assar até que a superfície fique bem douradinha.
Espere amornar ou esfriar totalmente para polvilhar açúcar de confeiteiro. Sirva morna, fria ou gelada!


Um ótimo domingão e um início de semana tranquilo para todos! :)

segunda-feira, abril 23, 2012

Bolo de limão siciliano com chia


Desde que comecei a consumir chia queria experimentá-la num bolo no lugar das sementes de papoula que sabe-se lá por quê foram proibidas no país. Apesar de não ter gosto nenhum, as sementes de papoula conferem uma textura levemente crocante aos bolos além de dar um charme extra na aparência. A chia também não tem gosto e é levemente ovalada, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e, se consumida regularmente e na dose certa, traz muitos benefícios para a saúde.  Quem quiser maiores informações, deem uma olhada aqui e aproveitem para conhecer o blog lindo e super bem escrito dessa moça. Mas voltando ao bolo (oi??? rsss), não é que a substituição deu certo???  :)
Gostei demais desse bolo, fica extremamente macio que chega a se esfarelar e a calda deixa a massa úmida e deliciosamente azedinha!
A receita só poderia ter vindo lá da Patrícia que adora sabores cítricos! Seu blog é recheado de muitas delícias e dicas ótimas de filmes e livros! Graças a ela devorei a trilogia Millenium! :)

* xícara medida 240ml

1 xícara  de açúcar cristal (200g)
1/2 xícara + 1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente (120g)
100ml de óleo de canola
raspas das cascas de 3 limões sicilianos grandes
3 ovos extra
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/4 xícara de água quente (60ml)
1¾ xícara de farinha de trigo (250g)
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
2/3 xícara de farinha de aveia (75g)
3 colheres (sopa) de sementes de chia

Calda:
3/4 xícara de açúcar cristal (150g)
100ml de suco de limão siciliano

Pré-aqueça o forno 180˚C e unte e enfarinhe uma forma quadrada de 22cm.
Peneire a farinha de trigo com a de aveia, fermento e sal. Reserve.
Coloque a manteiga numa vasilha e bata na batedeira até ficar cremosa. Junte o óleo, açúcar e raspas de limão e bata até ficar uma mistura clara. Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da vasilha. Coloque a baunilha e bata mais um pouco. Despeje a água quente e bata mais um pouco. Peneire os ingredientes secos mais uma vez sobre essa mistura e bata em velocidade baixa só para incorporar a farinha. Despeje as sementes de chia e misture com espátula. Despeje a massa na forma e nivele a superfície com as costas de uma colher. Leve para assar por cerca de 40 a 50 minutos, faça o teste do palito para se certificar.
Logo que tirar o bolo do forno, prepare a calda. Coloque o açúcar e o suco de limão numa panelinha e leve ao fogo só para dissolver o açúcar. Fure gentilmente toda a superfície do bolo com garfo ou palito e despeje a calda quente por cima. Deixe esfriar na forma mesmo. Sirva morninho ou em temperatura ambiente.

sábado, abril 14, 2012

Geléia de Kiwi

Kiwi é uma fruta muito injustiçada. Está certo que o preço também não ajuda, isso falando dos importados porque os nacionais, embora um pouco mais baratos infelizmente são tão azedos que é muito difícil comê-los in natura. Outro empecilho é sua casca. Acreditam que conheci uma pessoa que tinha nojo da fruta por causa dela??? Fora a preguiça de alguns em descascar! rsss
Gosto de comprá-los ainda duros e esperar que amadureçam na fruteira até o momento certo de consumir. Como são levemente azedos, como os morangos, são ótimos para rechear bolos! Fiz um bolo de encomenda tempos atrás com as duas frutas e a cliente retornou depois dizendo que tinha sido um sucesso, até quem era avesso a bolo comeu e repetiu! Além disso, kiwis são ótimos para deixar mais colorida a decoração do bolo ou uma salada de frutas!
Com tantos elogios assim não é difícil imaginar qual o resultado desta geléia ne? Ficou ótima com um leve azedinho irresistível que lembra geléia de morango! Fica perfeita numa torrada e melhor ainda para adoçar iogurte natural! Bora turbinar o café da manhã??? ;)


5 kiwis descascados e picados (390g)
130g de açúcar
suco de 1/2 limão
2 colheres (sopa) de vinho branco seco

Numa panelinha, coloque os kiwis, açúcar e suco de limão. Mexa e deixe descansar por 1 hora até sair bastante líquido das frutas. Adicione o vinho e leve ao fogo. Quando ferver, baixe o fogo e retire toda a espuma que for se acumulando na superfície. Deixe apurando até a consistência desejada, mexendo de vez em quando (eu deixei uns 25 minutos mais ou menos). Espere esfriar e conserve na geladeira.


Um lindo sabadão para todos!!! :)

segunda-feira, abril 02, 2012

Pão de Canela e Passas


Ontem encontrei meu cantinho cinza, achei que fosse problema no servidor mas as horas se passaram e nada dele voltar ao normal. Por fim, resolvi mudar um pouco o visual. Ainda não é a grande reforma que quero fazer na minha cozinha mas até lá, vamos ajeitando aqui e ali do jeito que dá e temos possibilidade! :)
E começando a semana da Páscoa com mais um pão! Este ficou incrivelmente macio e gostoso além de perfumado!
A receita peguei na cozinha da Tati e apenas omiti o recheio porque queria um pão mais neutro para comer no café da manhã.

* xícara medida 240ml

4g de fermento seco para pão (1 colher de chá rasa)
1 xícara de leite morno
3 xícaras de farinha de trigo
50g de manteiga sem sal
¼ xícara de açúcar
1 ovos grande
1 colher (chá) de sal
½ xícara de uvas passas
½ colher (sopa) de canela em pó


Misture o fermento e o leite. Adicione o leite, manteiga amolecida, ovo, açúcar, canela e sal. Coloque a farinha aos poucos, e vá sovando a massa. Sove por uns 15 minutos até a massa ficar lisa e elástica (fiz na batedeira com gancho de massas pesadas). Adicione as passas e sove apenas para incorporar à massa. Coloque numa tigela levemente untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe num lugar abafado por 1 hora ou até dobrar de volume. Passado o tempo, dê alguns soquinhos na superfície e tire a massa da vasilha. Divida em 2 porções e modele numa bola. Cubra com pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar por 10 minutos. Pegue uma porção e abra num retângulo de uns 13x20cm. Enrole como rocambole e coloque a massa com a emenda para baixo em uma forma de pão de 10x25cm (usei de 10x19x8cm de altura) bem untadas com manteiga. Pressione a massa levemente para nivelar no fundo da forma. Faça o mesmo com a outra massa. Cubra com filme plástico e deixe fermentar mais 40 minutos ou até quando a massa começar a tocar o filme.
Pincele com leite e leve para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 30 a 40 minutos. Se o topo dourar rápido, cubra com papel alumínio e deixe terminar de assar.
Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade. Depois de frios guarde em sacos plásticos.


Uma semana maravilhosa para todos! :)

domingo, março 25, 2012

Muffins de chocolate branco e maracujá

Bom dia, pessoal! Segunda noite seguida que caí da cama! Será o excitamento com a Blogagem Coletiva do Chocolate??? Ou será que são as sugestões deliciosas das participantes do Terceiro Sorteio Mococa que estão me tirando o sono???? :D
Minha segunda sugestão com chocolate desta vez é bem facinha, mexeu tá pronto!
A receita veio daqui mas pelos comentários feitos, resolvi omitir também a cobertura que a maioria achou muito doce, aumentei a quantidade de chocolate branco e maracujá e gostei muito do resultado final! A combinação desses dois ingredientes é muito feliz e as sementinhas do maracujá dão crocância a cada mordida!

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
½ xícara de açúcar
125g de manteiga sem sal derretida e morna
2 ovos levemente batidos
⅓ xícara de leite
½ xícara de polpa de maracujá (1 médio)
1 colher (chá) de essência de baunilha
150g de chocolate branco picado (não pique muito pequeno)

Forre a forma com 12 forminhas de papel para muffins.
Preaqueça o forno a 180˚C.
Numa vasilha grande, peneire a farinha com o fermento, sal e açúcar. Junte o chocolate branco picado e misture tudo e abra uma cavidade no centro.
Numa outra tigela, bata os ovos, junte o leite, a polpa, baunilha e manteiga. Misture bem e despeje na cavidade da farinha. Mexa rapidamente apenas para incorporar, fica uma massa grosseira mesmo. Não misture até a massa ficar lisa pois os muffins ficarão duros.
Distribua a massa entre as forminhas enchendo até ¾ da capacidade.
Leve para assar por cerca de 25 a 30 minutos ou até corarem levemente. Não asse demais pois ficarão secos! Faça o teste do palito para se certificar.
Tire do forno e desenforme depois de 5~10 minutos. Sirva morninhos!
Depois de frios, embale em sacos plásticos e quando for consumir, aqueça por 20 a 30 segundos no microondas. Ficam como recém assados novamente! ;)


Um ótimo domingão, pessoal! :)

segunda-feira, março 19, 2012

Brownie de Banana e Caramelo

Dia 26 está se aproximando e esta é a minha primeira contribuição para a Blogagem Coletiva do Dia do Chocolate! Estou planejando preparar mais 2, vamos ver! Aliás, estão chegando receitas ótimas para o evento! Muito obrigada a todos que dedicaram um tempinho preparando um prato para participar deste evento! Domingo vocês vão poder conferir todas as delícias! Aguardem! ;)
Assim que botei os olhos nesta receita sabia que tinha alguma coisa de muito especial nela! Como descrever este pedacinho do paraíso? A combinação de banana+chocolate e de caramelo+sal não é novidade nenhuma mas coloque isso tudo junto e está feita a mágica! Foi amor à primeira mordida! Daqueles que você come rezando e de joelhos! Será que vocês conseguiram captar a intensidade do quanto gostei? ;)


* xícara medida de 240ml

Massa de banana:
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
¾ xícara de açúcar (usei ⅔)
1 ovo extra
½ xícara de sour cream (usei iogurte natural)
1 xícara de farinha de trigo
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
½ xícara de banana amassada (usei 2 bananas nanicas médias e maduras)

Massa do brownie:
¾ xícara de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de cacau em pó
160g de chocolate meio amargo picado
100g de manteiga sem sal
½ colher (chá) de café instantâneo em pó (usei 1 colher de sopa de café pronto forte)
¾ xícara de açúcar (usei ⅔)
¼ xícara de açúcar mascavo bem prensado na xícara (eu não prensei e peneirei, as pedrinhas eu desprezei)
2 ovos extra
1 colher (chá) de essência de baunilha

Caramelo:
6 colheres (sopa) de manteiga sem sal (usei 5 colheres)
¾ xícara de açúcar
½ xícara de creme de leite (usei de caixinha 25% de gordura)
½ colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de sal

Unte e forre com papel manteiga uma assadeira de 22x33cm.
Preaqueça o forno a 180˚C.

Para o caramelo, coloque a manteiga numa panela e leve ao fogo. Quando derreter, junte o açúcar e fique misturando sem parar com uma espátula ou fouet até o açúcar ficar marrom. Quando começar a fumacear, tire do fogo e adicione o creme de leite. Cuidado que a mistura vai subir como "lava". Misture bem até ficar lisa e junte a baunilha e o sal. Mexa bem e deixe esfriar.

Para a massa de banana, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até ficar claro e esbranquiçado. Junte o ovo e bata bem. Incorpore o iogurte e a baunilha. Bata bem. Não se preocupe se talhar. Tire da batedeira e junte a farinha peneirada com o bicarbonato e o sal. Misture e adicione as bananas amassadas (não amasse até virar purê, amasse rapidamente deixando pedaços da banana). Termine de misturar e despeje na assadeira. Alise até nivelar.

Para a massa do brownie, peneire a farinha com o cacau e o sal. Coloque o chocolate e a manteiga num refratário e leve ao microondas em potência média para derreter (cerca de 1:30 minutos). Junte os açúcares e misture bem. Espere amornar uns 5~10 minutos e junte os ovos levemente batidos. Mexa com um fouet sem fazer muita força para que não entre ar na massa. Adicione o café e a baunilha. Junte a farinha e termine de misturar com cuidado.
Espalhe o caramelo sobre a massa de banana, procurando deixar as bordas livres como na foto. Despeje a massa do brownie às colheradas sobre o caramelo. Depois alise com cuidado para cobrir todo o caramelo.
Leve ao forno por cerca de 35 a 40 minutos ou até que enfiando um palito, ele saia com um pouco de massa grudada.
Tire do forno e deixe na assadeira mesmo até esfriar para então cortar.


Uma semana maravilhosa para todos! :)

segunda-feira, março 12, 2012

Apple Pie da Cinara, a melhor!

Começando a semana com uma de minhas tortas preferidas! Já testei algumas versões mas no final sempre acabo repetindo esta aqui da Cinara. Esta apple pie é campeã! A massa é levemente folhada e o recheio cremoso é doce na medida. A torta morna por si só já é uma delícia mas com um sorvete de creme ao lado se torna irresistível!
Único inconveniente é que não é uma torta de preparar e comer na mesma hora e é justamente aí que mora o segredo dela! Se tiver paciência, será presenteado com uma das melhores tortas de maçã da vida! Vai por mim! ;)
Se quiser comer a torta no almoço ou à tarde, comece a preparar a massa e o recheio na noite anterior, monte pela manhã e asse de tarde. Se for para o jantar, prepare de manhã cedinho, monte depois do almoço e asse à noite.


* xícara medida 240ml

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
uma pitada de sal
180g de manteiga gelada cortada em cubinhos
6 a 7 colheres (sopa) de água gelada

Recheio:
5 maçãs médias descascadas e picadas em lâminas finas
1 xícara de açúcar (usei 3/4 de demerara e 1/4 de refinado)
canela em pó a gosto
suco de 2 limões pequenos
3 colheres (sopa) de amido de milho


Para a massa, coloque no processador a farinha, o sal e o açúcar. Dê algumas pulsadas só para misturar. Adicione a manteiga gelada e pulse até formar uma farofa. Vá adicionando água gelada aos poucos até que forme uma bola.
Tire a massa e divida em duas partes. Abra uma delas entre dois plásticos e forre uma forma de torta de 22cm. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira. Abra a outra massa entre dois plásticos até atingir cerca de 30cm de diâmetro. Disponha a massa dentro dos plásticos mesmo numa assadeira e leve para geladeira também.
Numa grande vasilha, coloque todos os ingredientes do recheio, menos o amido e misture bem. Tampe ou cubra com filme plástico e deixe na geladeira até o dia seguinte.
Na manhã seguinte, coloque o amido de milho numa pequena vasilha e despeje um pouco da calda do recheio. Misture para diluir e volte tudo para o recheio. Dê uma boa misturada e despeje na forma e cubra como a tampa da massa. Aperte bem as laterais com garfo. Cubra a torta com plástico e leve de volta para geladeira por mais 3 ou 4 horas. Pincele a superfície da torta com gema e fure com garfo para que o vapor do recheio tenha por onde escapar.
Preaqueça o forno a 200˚C. Coloque a torta sobre uma outra assadeira forrada com papel manteiga ou alumínio e proteja as beiradas da torta com papel alumínio. Leve ao forno por 30 minutos. Depois deste tempo, retire a proteção de alumínio e continue a assar até dourar por inteiro e o recheio estiver borbulhante e transbordando.
Sirva morno ou em temperatura ambiente.

* Desta vez fiz em mini formas de 12cm e obtive 4 unidades.
Tem alguém de olho na minha torta...

Uma ótima semana para todos! :)

sexta-feira, março 09, 2012

"O" bolo de laranja, simples, fofinho e delicioso!

De uns dias para cá encasquetei que queria comer um bolo de laranja mas tinha que ser bem levinho e fofinho, diferente daquele que bate a laranja inteira no liquidificador e nem fosse muito amanteigado. Eita, desejo doido, parece coisa de grávida ne? :D
Testei umas três receitas mas nenhuma era do jeito que queria até que ontem encontrei este vídeo e fui lá pra cozinha tentar mais uma vez. Estava com um bom pressentimento. Sabe quando algo te diz que esta era "A" receita? Depois de pronto e ao dar a primeira bocada tive a confirmação de que era ESSE bolo que eu queria comer, finalmente! Só sei que deu uma vontade enorme de dar um abraço na dona Nicéia que ensinou a receita e entendi o por quê deste bolo ser tão requisitado por suas amigas!


* xícara medida de 240ml

Massa:
4 ovos
2 xícaras de açúcar (usei 1½ xícara)
½ xícara de óleo (usei canola)
1 xícara de suco de laranja coado
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó

Na batedeira, bater as claras em neve. Sempre batendo, adicione o açúcar aos poucos. Em seguida, coloque as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Bata bastante até ficar esbranquiçado (uns 2 minutos). Incorpore o óleo em fio e o suco de laranja. Em velocidade baixa, vá colocando a farinha às colheradas, pulverizando. Raspe as laterais da tigela e bata muito bem. Por fim, coloque o fermento em pó e bata rapidamente. Despeje a massa numa forma de buraco no meio de 24cm bem untada e enfarinhada. Dê algumas batidinhas no fundo da forma e leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por cerca de 35 a 40 minutos ou até ficar bem corado. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere amornar uns 10 minutos para desenformar. Enquanto isso prepare a calda.

1 xícara de suco de laranja coado
1 xícara de açúcar (usei ¾ xícara)
casca de 1 laranja cortada em tirinhas (tente cortar sem a parte branca)

Coloque tudo numa panelinha e misture. Leve ao fogo forte e deixe ferver. Vá retirando a espuma branca que aparecer na superfície e deixe apurar até engrossar levemente. Tire do fogo e despeje quente mesmo sobre o bolo.


Um ótimo final de semana para todos! :)

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Receita da leitora - Bolo de iogurte da Giulia

A Giulia, que ganhou o segundo kit Mococa lembram?, me escreveu esta semana para dividir conosco um bolo que ela preparou usando o leite condensado que ganhou! A receita ela se inspirou aqui mas ao invés de gelatina de limão usou a de abacaxi e saiu este bolo amarelinho e super fofo! Já a calda ela preparou com suco de limão mesmo e só posso dizer que minha boca se encheu de água só de olhar as fotos! Hummmm, é ou não é um atentado esta calda abundante e escorrendo pelo prato??? Covardia pura! :)

Deu vontade de fazer como eu??? Então anotaí os ingredientes:

4 ovos
1 copo de iogurte natural
a mesma medida do copo de iogurte de óleo
1 caixa de gelatina sabor limão ou outro que tiver
1 caixa de mistura para bolo pronto sabor limão
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
1 lata de leite condensado Mococa
suco de 3 limões

Primeiro, bata no liquidificador os ovos, iogurte e óleo. Depois junte a gelatina, a mistura para bolo e o fermento. Bata bem e despeje numa forma de buraco no meio untada e enfarinhada. Leve para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 35 a 40 minutos. Faca o teste do palito.
Tire do forno e espere amornar para desenformar.
Misture os ingredientes da cobertura e jogue por cima do bolo.

Olha o sorrisão do filhote da Giulia! Mais do que aprovado, mamãe!!!

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Mousse de manga rápido e delicioso!

Esta semana trouxe novamente mangas maravilhosas para casa da feira do produtor. Essas aí da foto abaixo. Olhando ninguém dá nada por elas, pode pensar até que estão estragadas mas são as mais perfumadas, carnudas e doces que provei até agora! Para quem não conhece, seu Zé da banca precisa abrir uma manga e servir um pedaço pro cliente provar e comprovar da delícia e não tem um que depois que experimenta não leve ao menos uma para casa!
O melhor mesmo é comer a fruta, de preferência uma inteira sozinha para chupar até o caroço (rsss) mas com o calor infernal que tem feito estas semanas decidi usar algumas numa sobremesa geladinha. A sugestão veio daqui, um blog delicioso pilotado por duas primas quituteiras, a Lari e a Jê!
O preparo é ligeiro e somem ligeiro da geladeira também! Ficam uma delícia e os pedaços da manga no meio do creme são uma doce surpresa, bem diferente da maioria das mousses que batem tudo no liquidificador! Aprovadíssimo e com alta probabilidade de ter repetecos durante a temporada de mangas! A receita é tão fácil que nem precisa anotar:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com soro ou 2 caixinhas de creme de leite UHT
suco de 2 limões
2 mangas grandes e maduras (usei Palmer)

Descasque e corte as mangas em pedaços e distribua num refratário ou em tacinhas. Eu reservei cerca de 1/2 xícara da manga picada e bati com o restante dos ingredientes  no liquidificador. Bata bem até ficar liso e homogêneo. Despeje na vasilha ou tacinhas e leve para gelar por algumas horas ou de um dia para outro. Nas tacinhas, dê uma misturada com um palito de churrasco para que o creme chegue até o fundo. Na hora de servir, se quiser, decore com chantilly, cubos de manga e folhas de hortelã! ;)
Um lindo final de semana para todos! :)

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Cobbler de amoras


Quem me acompanha já deve ter percebido minha preferência por sobremesas com frutas e é verdade! Tenho uma queda especial por sobremesas servidas mornas com uma bela bola de sorvete de creme e não poderia deixar de experimentar este doce típico americano que é uma espécie de torta desconstruída.
A maioria das receitas cobre as frutas com a massa, outras apenas jogam porções dela aqui e ali sobre as frutas. A mais tradicional é de pêssegos mas pode ser feita com outras frutas como maçãs, frutas vermelhas, peras também devem ficar boas!
Esta aqui achei bem diferente e pelo número de comentários positivos, foi a minha escolhida.
Até a hora de comer ainda duvidava que o resultado seria bom, afinal jogar uma calda sobre a massa crua era novidade e já imaginei uma meleca intragável por baixo! rss
Bom, tenho que dar a mão à palmatória e engrossar o coro dos que aprovaram a receita! É uma delícia viciante, consegui comer metade da travessa sozinha e depois do jantar! Affeee, que draga!!! kkkk
Para ter idéia, por cima a massa é crocante e por baixo vira um tipo de bolo úmido mesclado com os sucos das frutas assadas! É verdade que visualmente não é muito atraente só comendo para ter noção da gostosura! Façam que não vão se arrepender! ;)
Como sempre fiz minhas alterações e reduzi bem a quantidade de manteiga e açúcar e para o meu paladar ficou muito bom! Acho que aromatizar a massa com raspas de limão ou algumas gotinhas de baunilha também deve ficar bom, fica a dica! ;)

75g de manteiga gelada
1 colher (sopa) cheia de creme vegetal para untar o refratário
1 ½ xícara de farinha de trigo
2 ¼ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
leite gelado o suficiente (cerca de ½ xícara)
⅔ xícara de açúcar
1 xícara de água
2 xícaras de amoras (usei 1 xícara de amoras e 1 maçã picadinha)
canela em pó a gosto
1 colher (sopa) cheia de açúcar para polvilhar

Numa panela, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo. Deixe ferver até dissolver o açúcar. Reserve.
Unte o fundo e as laterais de um refratário médio (usei um oval de 24x18cm) com o creme vegetal.
Pré-aqueça o forno a 190˚C.
Coloque no copo do processador a farinha, o fermento e o sal. Pulse algumas vezes para misturar. Adicione a manteiga gelada cortada em cubinhos e pulse algumas vezes até formar uma farofa. Vá colocando leite aos poucos até formar uma bola compacta que desgrude das paredes do processador.
Despeje na mesa levemente enfarinhada e dê umas 3 ou 4 sovadas. Abra num retângulo com ½cm de espessura. Espalhe as frutas e polvilhe a canela em pó. Enrole como rocambole, não se preocupe se quebrar ou se as frutas escaparem. Corte em rodelas de 2cm e vá dispondo no refratário com a parte cortada voltada para cima. Coloque por cima as frutas que tiverem caído. Regue tudo com a calda de açúcar reservada e leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos. Coloque uma chapa ou assadeira por baixo do refratário porque a calda começa a borbulhar e vazar!
Polvilhe o açúcar por cima e volte ao forno por mais 15 minutos.
Tire do forno. Sirva morno ou em temperatura ambiente (mas eu prefiro aquecer alguns segundinhos no microondas).

Uma ótima e produtiva semana a todos! :)

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Muffins de amora

As chuvas que finalmente caíram na região trouxeram alívio para os produtores e deram um fôlego a mais para algumas hortaliças e frutas que estão no final da temporada como as amoras! Trouxe duas bandejinhas para casa e fiquei matutando em qual receita empregá-las. Por fim, escolhi uma receita deste livro e foi bem acertada. A massa é bem macia e úmida e se mantém assim mesmo no dia seguinte! Para isso basta apenas tomar aquele cuidado padrão com massas de muffins: NUNCA misturar demais os ingredientes! Muffins ficam com a massa encaroçada mesmo, nada de ficar mexendo até ficar homogêneo e liso, ok? ;)

* xicara medida 250ml, colher padrão de sopa (15ml) e colher de chá (5ml) niveladas

* rendimento 18 muffins

Cobertura:

1/3 xícara de açúcar (90g)
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
raspas de 1/2 limão
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/3 xícara de pecãs picadinhas (45g) - usei castanha do pará

Misture tudo até formar uma farofa. Reserve.

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo (315g)
3/4 xícara de açúcar (185g)
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de canela em pó
raspas de 1/2 limão
1/4 colher (chá) de sal
1 ovo extra batido
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida (75g)
1 xícara de buttermilk (250ml) - usei iogurte natural mas caso queira fazer buttermilk caseiro, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre na xícara e complete com leite. Deixe descansar por 10 minutos antes de empregar
2 xícaras de amoras frescas (250g) ou 2 1/2 xícara de amoras congeladas (315g)

Pré-aqueça o forno a 190˚C.
Unte e enfarinhe formas de muffins ou forre com forminhas de papel.
Numa vasilha grande, peneire a farinha com o fermento, açúcar, bicarbonato, sal, raspas de limão e canela em pó. Misture com fouet e faça um buraco no meio. Despeje aí a manteiga derretida e amornada, o ovo e o buttermilk/iogurte. Misture com uma espátula até quase sumir a farinha. Junte as amoras e termine de misturar apenas para incorporar a farinha, tomando cuidado para não esmagar as frutas. Não mexa demais!
Distribua a massa entre as forminhas e cubra com cerca de 1 colher de sopa da cobertura. Leve para assar por cerca de 25 a 30 minutos ou até dourarem. Tire do forno e espere 10 minutos antes de desenformar. Deixe sobre grade para terminarem de esfriar. Sirva mornos ou em temperatura ambiente. Se sobrar, guarde em vasilhas bem vedadas ou embrulhe em filme plástico para que não ressequem.

Um final de semana maravilhoso para todos! ;)

segunda-feira, janeiro 09, 2012

Queijadinhas de coco

Espero que o final de semana tenha sido proveitoso e delicioso para todos! Por aqui foi regado a muitas queijadinhas e sustos assistindo a uma nova série de terror! rss
Estes docinhos nasceram da necessidade de utilizar sobras de gemas, leite de coco e leite condensado. Adaptei daqui e ficaram muito bons mas o grande mérito fica por conta do coco fresco que dá oooooooooooutro sabor e textura ao doce! Dá trabalho quebrar e ralar mas o esforço compensa, vai por mim! ;)


4 gemas
2 ovos inteiros
1 1/2 lata de leite condensado
1 coco pequeno ralado (200g)
100ml de leite de coco mais um pouco de leite para "lavar" a garrafa
1 caixa de creme de leite UHT
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida e morna
1 pacote de queijo parmesão ralado (50g)
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

Bata as gemas com os ovos com fouet numa vasilha grande e vá adicionando os demais ingredientes. A farinha com o fermento devem ser peneirados antes de serem incorporados. Mexa bem e despeje em forminhas de papel acondicionados em formas de muffins. Para mim renderem 21 unidades. Elas não crescem muito mas não encha até a boca, deixe faltando 1cm. Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 40 a 45 minutos ou até dourarem levemente. Deixe esfriar sobre grade e guarde em recipientes bem fechados. Ficam mais gostosos no dia seguinte.

Uma ótima semana para todos! ;)

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Primeiro post do ano! Tortinhas de frutas vermelhas!

Pra começar bem o ano nada melhor do que uma receitinha doce! Escolhi estas tortinhas de frutas vermelhas fresquíssimas que nasceram de dois acontecimentos. Havia acabado de ver uma reportagem num programa de tv sobre uma fazenda na serra da Mantiqueira (SP) especializada no cultivo de frutas vermelhas onde no final o repórter me torturou ao degustar uma tortinha de frutas vermelhas frescas. Do jeito que sou lariquenta... não prestou ne! rsss No mesmo dia, à tarde tivemos que ir fazer compras no centro e não acreditei quando vi bandejinhas de framboesas frescas no mercado! Aliás foi a primeira vez que vi tais frutinhas ao vivo! Nunca havia visto em outra forma que não fossem congeladas! rsss Nem pensei duas vezes em trazer uma para casa mesmo com o preço salgadíssimo! Parecia coisa do destino e vamos combinar que fruta fresca tem oooooutro sabor! Estas não vieram da tal fazenda da reportagem, mas de Santa Catarina assim como uma bandejinha de mirtilos frescos que trouxe também e estavam todas em ótimo estado. Se joguei 2 mirtilos estragados foi muito.

Para ficar fiel à tortinha da reportagem, também fiz uma geléia caseira com morangos, amoras e um restinho de framboesas congeladas e ajustando algumas receitas que tinha de crosta e creme de confeiteiro cheguei a estas tortinhas. Sei que ficaram bem gostosas e a larica foi saciada com 2 tortinhas que comi de uma vez! Que gulosa!:D

Para a geléia, usei cerca de 1kg de frutas, 350g de açúcar cristal, suco de 1 limão tahiti e um bom fio de vodka (cerca de 2 colheres de sopa) que vai garantir uma cor bonita no final. Levei tudo ao fogo alto e quando começou a soltar água, baixei o fogo e deixei apurando até reduzir a 1/3 (cerca de 30 a 40 minutos), mexendo de vez enquando e retirando a espuma que aparecia na superfície.

Massa:

120g de farinha de trigo
20g de farinha de amêndoas
50g de açúcar de confeiteiro peneirado
uma pitada de sal
um pouquinho de essência de baunilha (pode substituir por raspas de limão/laranja, canela em pó...)
1 gema
60g de manteiga sem sal levemente amolecida
água gelada se necessário

Bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar de confeiteiro e bata mais um pouco. Incorpore a gema e a baunilha e bata bem. Tire da batedeira e junte a farinha peneirada com a farinha de amêndoas e sal. Misture com espátula, apertando bem nas laterais da vasilha até que forme uma massa homogênea. Caso esteja seca, junte alguns pingos de água até dar liga.
Coloque a massa num saco plástico e aperte formando uma placa de 1 dedo de espessura. Leve para geladeira por cerca de 30 minutos no mínimo.
Abra a massa entre 2 plásticos até a espessura de 5mm e forre uma forma desmontável de torta de 21cm ou 9 forminhas de 7cm. Fure o fundo da torta com garfo e cubra com um pedaço de papel alumínio. Sobre o alumínio coloque feijões ou arroz para fazer peso e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 15 a 20 minutos ou até as bordas começarem a corar. Tire com cuidado o alumínio com os feijões e volte as tortinhas ao forno para terminarem de assar (cerca de 20 a 25 minutos). A crosta precisa estar bem corada, isso vai garantir mais crocância e sabor na tortinha.
Desenforme com cuidado e deixe esfriar sobre grade. Depois de frios, mantenha as casquinhas em latinhas bem fechadas.

Obs: os feijões usados para fazer peso não poderão mais ser consumidos depois. Guarde-os para quando fizer mais crostas.

Creme de confeiteiro:

2 gemas
65g de açúcar refinado
13g de farinha de trigo
12g de amido de milho
250ml de leite integral
1/4 de fava de baunilha
1 colher (sopa) de kirsch ou outro licor de sua preferência

Numa vasilha, bata as gemas com metade do açúcar com fouet até ficar esbranquiçado. Junte a farinha de trigo peneirada com amido de milho e misture até incorporar. Enquanto isso, aqueça o leite com o restante do açúcar e a fava de baunilha aberta junto com as sementes raspadas com a ponta da faca. Deixe até um pouco antes de abrir fervura, quando começar a aparecer bolhinhas em volta do leite. Tire do fogo e despeje lentamente sobre a gemada. Misture devagar com o fouet. Peneire a mistura de volta na panela, descartando a fava e leve de novo ao fogo médio/alto. Mexa sem parar até engrossar e ficar liso e brilhante. Despeje o creme num prato e cubra rente com filme plástico. Coloque um saco com gelo por cima para dar choque térmico. Este creme é muito delicado e estraga facilmente. Essa mudança brusca de temperatura faz a asepsia do creme, pelo menos foi o que aprendi no curso no Japão! rss Lá ensinaram a colocar direto na geladeira mas aqui é tão abarrotada que tenho medo que estrague as outras coisas, fora o maior consumo de energia ne?
Depois que estiver completamente frio, leve para geladeira até gelar bem. Despeje o creme numa vasilha. O creme feito corretamente vai soltar todinho do prato, não fica nada grudado. Adicione o licor e bata com fouet até voltar a ficar cremoso.

Montagem, só na hora de consumir:

Numa casquinha, coloque uma colherada do creme de confeiteiro e espalhe bem para nivelar. Despeje uma colherinha de geléia de frutas vermelhas e espalhe as frutas por cima. Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre a borda da tortinha, que ficou assim ó:

Uma ótima semana para todos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails