Mostrando postagens com marcador Doces e Sobremesas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Doces e Sobremesas. Mostrar todas as postagens

sábado, julho 28, 2012

Pudim de caneca no microondas


O que fazer quando bate aquela vontade urgente de comer alguma coisa doce? Encontrei a resposta aqui e fui correndo pra cozinha experimentar! Segui a receita à risca e infelizmente deu "zica"! :(
Meu caramelo não se formou no tempo da receita, precisei de 1 minuto a mais. Já o pudim, deixei os 2 minutos da receita e o leite vazou, borbulhou e talhou. Mesmo assim provei e como estava muito bom refiz o pudim tomando mais cuidado com o tempo e aí deu tudo certo. Conforme sugestão da autora da receita, no inverno pode ser comido até quentinho e como ontem à tarde deu uma boa refrescada na temperatura, experimentei e não é que é gostoso! :D
O pudim feito com açúcar fica com textura lisinha, como um flan mas eu achei que com 2 colheres de sopa do nosso açúcar de cana ficou doce para o meu paladar (o açúcar do Japão é feito com beterrada e é menos doce). Fiz com 1 colher depois e aí já achei que ficou de menos (rsss). Da próxima faço com 1½ colher de sopa e chego na doçura do meu gosto!
Experimentei fazer também com leite condensado e ficou perfeito, com furinho e tudo! :)
Para quem está sozinho e quer alguma coisa doce e rápida, esta é uma ótima sugestão! O leite pode ser substituído por leite de soja também. Para mudar o sabor, pode-se adicionar café ou fazer uma infusão com chá e eu já estou pensando em colocar um pouco de leite de coco ou calda de chocolate... hummmm! :)


Tudo o que você vai precisar é:

1 caneca de 350ml de capacidade que possa ir ao microondas
1 colher (sopa) de açúcar para o caramelo
1 colher (chá) de água
130ml de leite (½ xícara+1 colher de sobremesa)
2 colheres (sopa) de açúcar ou leite condensado
1 ovo
essência de baunilha a gosto


Na caneca, coloque 1 colher de sopa de açúcar com ½ colher de chá de água. Gire a caneca para misturar os dois até formar uma pasta.
Leve ao microondas em potência alta por 1 minuto. Depois vá aquecendo de 20 em 20 segundos até caramelizar. Experimentei deixar 1 minuto direto e acabou queimando, por isso faça aos poucos.
Tire a caneca do microondas e junte mais ½ colher de chá de água (vai borbulhar, cuidado). Gire a caneca para envolver e retorne mais 10 segundos no microondas para terminar de derreter. Reserve.
É bom lembrar para apoiar a caneca num descansa panela ou prato e não direto no granito ou outra superfície fria toda vez que tirar do microondas para não dar choque térmico.
Se o leite estiver gelado, aqueça rapidamente no microondas por 20 ou 30 segundos pelo mesmo motivo.
Bata o ovo com fouet, junte o açúcar ou leite condensado, o leite e a baunilha. Bata bem e peneire na caneca.


Leve ao microondas em potência média por 1 minuto. Se continuar líquido, deixe mais 30 segundos mas fique de olho.
A mistura vai borbulhar e vai se firmar no centro como um pequeno "vulcão". Deixe mais 3 ou 5 segundos. Ainda vai ter leite em volta mas está ok. Tire do microondas e coloque sobre uma toalha. Cubra imediatamente com filme plástico e envolva a caneca com a toalha. Deixe abafado por 10 minutos.
Depois deste tempo, pode desenformar e comer quentinho se quiser ou espere esfriar para levar à geladeira. Se quiser pode fazer o pudim na potência alta mas fique de olho para parar no primeiro instante que ameaçar borbulhar.


Um ótimo domingão pra todos e vamos torcer pelos nossos atletas! :)

sexta-feira, junho 29, 2012

Pudim de Cream Cheese


Meus Deus, o tempo passa muito rápido e cá estamos nós já no final do primeiro semestre! E cadê a promessa de fazer mais receitas dos livros de culinária este ano, hein??? :(
Para me redimir e como estava querendo uma sobremesa busquei inspiração num livro japonês só de pudins e acabei escolhendo um de cream cheese.  Só que tive que dar uma abrasileirada na receita substituindo parte do leite e açúcar por leite condensado, claro! :D
O resultado foi um cruzamento entre pudim de leite e cheese cake que ficou doce na medida, muito cremooooooso e delicioso!!!

1 lata de leite condensado
1½ xícara de leite
 5 ovos
1 gema
300g de cream cheese
raspas de 1 limão siciliano
2 colheres (sopa) de suco de limão

Caramelize uma forma de pudim (usei uma de 24cm) com 1 xícara de açúcar e reserve.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e passe na peneira (para garantir uma textura aveludada). Despeje na forma de pudim e coloque numa outra assadeira forrada com papel toalha. Se usar uma assadeira de alumínio, adicione a casca/bagaço do limão usado na receita (para evitar que escureça). Despeje 2 dedos de água quente e leve ao forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 1 hora a 1h30min até que o pudim esteja firme. Adicione mais água quente conforme for evaporando. O teste do palito não vai funcionar. Ele vai estar firme nas laterais mas ainda um pouco gelatinoso no meio. Se tocar na superfície e sentir firme, está ok.  Espere esfriar e leve para geladeira de um dia para outro. Passe uma faquinha sem ponta em toda a parte lateral e central e gire a forma pra lá e pra cá para verificar se o pudim está totalmente solto antes de desenformar sobre um prato.


Um excelente final de semana para todos! :)

segunda-feira, junho 25, 2012

As leitoras testaram e aprovaram 2!

As cozinhas das minhas leitoras andaram a todo vapor semana passada! Deem uma olhada nas delícias que elas prepararam inspiradas em algumas sugestões do PG! ;)
 

A Rita Oshiro de Guarulhos/SP preparou Choux Creams, que são as nossas carolinas ou bombas, mas deu uma senhora incrementada no recheio que leva cream cheese e morangos e chocolate na cobertura! Como diria minha amiga Eliana, abalou Paris em chamas! rsss

 

A Sandra Velzi de Bertioga/SP costuma ter sempre um bolo para o café da manhã e neste final de semana o escolhido foi o pão-de-ló de fubá. O bolo foi super aprovado, ainda mais servido nesse capricho!



A Leandra Ishibe do Japão também foi de bolo de fubá mas a versão super fofinha e se encantou com o resultado. Agora não vai deixar de ter fubá na despensa e o próximo escolhido é o bolo de fubá cremoso! Hummm!

Obrigada, meninas, por retornarem para contar o resultado de receitas que encontraram por aqui! Quero aproveitar para agradecer também a todas as blogueiras e blogueiros queridos que também se inspiram aqui e publicam o resultado em vossos cantinhos devidamente creditados! O carinho de vocês me enche de alegria e é um grande incentivo para mim! Desculpem-me se nem sempre estou presente em todos os blogs amigos mas deixo registrado aqui o meu respeito e grande admiração a todos! Tenham uma semana bem produtiva e tranquila! :)

domingo, junho 24, 2012

Torta de limão siciliano


Continuando no tema de produtos da época, hoje é a vez do limão siciliano. Na feira, sempre fico de olho na barraquinha que costuma vendê-los. Uma redinha de 1kg por apenas R$2,00, acreditam??? Não são grandes e bonitos como do mercado mas são orgânicos, frescos e imensamente perfumados!
O inverno pede sobremesas quentinhas como canjica, crumble ou fondues mas já estava de olho nessa receita que vi no blog da Cristina e não sosseguei enquanto não a fiz.
A torta é realmente uma delícia justamente por conta da suavidade e perfume dos limões sicilianos!
A receita do merengue é um pouco diferente das tradicionais mas tanto a Cris como a Laély, autora da receita, têm fotos do passo-a-passo para quem tiver alguma dúvida.


* xícara medida 240ml

Massa:

125g de manteiga gelada cortada em cubinhos
2 xícaras de farinha de trigo
1 ou 2 colheres (sopa) de água gelada
uma pitada de sal
açúcar a gosto (coloquei 2 colheres de sopa)
raspas de 1 limão siciliano

Recheio:

1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite UHT (200g)
suco de 1 limão siciliano peneirado (usei 2 pequenos)

Merengue:

1/2 xícara de açúcar refinado
4 gemas peneiradas
3 claras em neve
1 colher (sopa) de farinha de trigo
suco e raspas de 1 limão siciliano médio

Para a massa, coloque no processador a farinha, sal, acúcar e raspas de limão. Pulse para misturar tudo. Junte a manteiga picada e pulse algumas vezes até formar uma farofa. Junte 1 colher de sopa de água gelada por vez até a massa se juntar numa bola. Modele num disco grosso e embrulhe em filme plástico. Deixe na geladeira por no mínimo 30 minutos.
Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Misture o leite condensado com o suco de limão. Vá acrescentando creme de leite até ficar do seu gosto.
Abra a massa entre 2 plásticos até ser possível forrar uma forma de torta desmontável de 25cm. Proteja as laterais com papel alumínio e fure o fundo com garfo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 15 minutos. Tire o alumínio e deixe assar mais 5 minutos. Tire do forno e deixe esfriar. Depois de frio, despeje o recheio e nivele a superfície.
Para o merengue, numa tigela refratária bata as gemas com açúcar até ficar esbranquiçado. Junte a farinha de trigo peneirada, o suco e as raspas de limão e bata mais um pouco. Leve a tigela para o banho-maria e continue batendo com batedeira até a gemada ficar bem encorpada.
Tire do banho-maria e acrescente as claras em neve. Misture agora delicadamente. Despeje a cobertura sobre o recheio e leve para assar até que a superfície fique bem douradinha.
Espere amornar ou esfriar totalmente para polvilhar açúcar de confeiteiro. Sirva morna, fria ou gelada!


Um ótimo domingão e um início de semana tranquilo para todos! :)

quarta-feira, junho 13, 2012

Pannacotta de baunilha e leite de coco com calda morna de caramelo


Esta foi nossa sobremesa de dia dos namorados, uma receita que veio da querida "vizinha" Cristina! Minha última fava de baunilha que trouxe do Japão e estava guardada para uma momento especial foi mais do que bem empregada, esta sobremesa é simplesmente sublime! Leve e cheia de sabores e contrastes, fecha com chave de ouro qualquer refeição! A Cristina disse e eu assino embaixo, façam que não vão se arrepender! ;)

* xícara medida 240ml

Pannacotta:

1 vidro de leite de coco (200ml)
400ml de leite
3 colheres (chá) de gelatina sem sabor incolor (10g)
150ml de creme de leite fresco
1/2 fava de baunilha
1/4 xícara de açúcar

Calda de caramelo:

1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de manteiga (usei sem sal mas com sal também deve ficar bom)
2/3 xícara de creme de leite fresco
 
Para a pannacotta, coloque numa panela o leite de coco, o  leite (350ml), açúcar, creme de leite e a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas com a ponta de uma faca. Leve ao fogo médio e deixe até ferver. Tampe e deixe em infusão por 30 minutos.
Hidrate a gelatina no leite restante (50ml). Leve o leite ao fogo novamente para aquecer sem ferver e tire do fogo. Passe o líquido por uma peneira de malha fina. A fava de baunilha, você lava, deixa secar bem e coloque num potinho junto com açúcar. Sacuda de vez em quando e use para aromatizar bolos, biscoitos, chá...).
Coloque a gelatina hidratada no leite quente e espere dissolver. Daqui você pode distribuir nas tigelas individuais mas vou passar uma dica para que as sementes de baunilha não se depositem no fundo: coloque esta vasilha dentro de outra maior contendo água gelada + gelo. Fique misturando até que o líquido adquira consistência de clara. Outra alternativa é deixar na geladeira mas ficar atento para não deixar endurecer. Caso endureça, e só levar ao microondas por alguns segundos até que chegue a consistência desejada. Distribua o creme nas tigelinhas individuais levemente umedecidas e leve para geladeira (eu usei uma forma de silicone). Espere gelar por no mínimo 3 horas mas é melhor se preparada de véspera.

Para a calda, coloque o açúcar e a água numa panelinha. Misture e leve para o fogo. Não mexa mais na calda e espere que caramelize. Tome cuidado para não deixar queimar!
Não se preocupe se a mistura empedrar num certo momento. Aos poucos vai dissolver e começar a caramelar.
Assim que adquirir cor âmbar, tire do fogo e junte a manteiga e creme de leite. Misture com fouet e leve de volta ao fogo. Deixe até que ferva e a calda fique lise. Sirva a pannacotta com esta calda morna! É de comer ajoelhada! :)
Se quiser, faça a calda com antecedência e antes de servir, aqueça por 30 segundos no microondas.



Ficamos muito felizes com os comentários carinhosos de ontem, meninas! Muito obrigada! Tenham uma ótima quarta-feira! :)

terça-feira, maio 29, 2012

Geleia de Mexerica - passo a passo até esterilização de vidro


Estava na feira escolhendo batatas doces quando umas mexericas que estavam ao lado me chamaram a atenção pelo forte perfume. A boa aparência além do preço (15 por R$2,00) me convenceram a trazê-las para casa. Apesar de estarem docinhas e bem suculentas resolvi preparar geleia com elas!  Experimentei uma vez na nossa viagem para Gramado e nunca mais esqueci seu sabor maravilhoso!
Assim como a mandioca que recebe outros nomes como aipim e macaxeira, a mexerica também é conhecida por diferentes nomes conforme a região. Mexerica é um termo mais comum no Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, principalmente no Rio Grande do Sul,  como bergamota ou vergamota. Em alguns Estados do Nordeste como laranja-cravo. No Maranhão e Piauí como tanja (redução de tangerina). Em Curitiba como laranja-mimosa e no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul qualquer variedade deste tipo de laranja é chamada poncã! Quantos nomes para a mesma delícia ne? ;)
Para preparar a geleia busquei inspiração em alguns blogs, assim como a forma de esterilizar os vidros (aqui, aqui, aqui e aqui).  O resultado final não poderia ser mais gostoso! Não ficou muito doce e dá para comer de colherada, sem nada mas claro que fica uma delícia também na torrada, no iogurte, com queijo branco... hummmm! Aviso que a geleia preparada desta maneira ainda é levemente amarga. Se não gostar, afervente as cascas mais vezes.


Comece lavando bem as mexericas. Descasque-as (1) e despreze as partes manchadas (2).


As cascas boas, corte em tirinhas finas com uma tesoura. Lave bem e coloque numa panela. Cubra com água fria (3) e leve ao fogo. Quando abrir fervura, escorra, lave bem e cubra com água fria novamente. Leve ao fogo e quando abrir fervura repita a operação. Faça isso mais 3 vezes (total de 5 fervuras). Escorra e reserve.
Separe os gomos (4) e com uma tesoura tire a parte branca fibrosa central e retire as sementes (5). Num pedaço de pano de algodão ou gaze que não solte fiapos, coloque as sementes e as fibras brancas (7) e amarre num saquinho (8). Pese os gomos limpos com o suco mais as cascas aferventadas (6). Para mim rendeu cerca de 1,5kg.


Numa panela grande e grossa, de preferência com revestimento de cerâmica, coloque os gomos, suco e cascas e a metade do peso delas em açúcar. No caso, 750g. Coloque a trouxinha de sementes também na panela e leve ao fogo. Quando abrir fervura (9), vá retirando a espuma branca que se formar na superfície com a ajuda de uma concha. Deixe apurando por cerca de 2 horas em fogo médio, mexendo de vez em quando (10 e 11).  Para verificar se está no ponto, coloque um pouco da geleia num prato e espere esfriar. Se estiver encorpado está ok, se continuar muito líquido, deixe apurando mais alguns minutos. No final, retire o saquinho de sementes, espremendo bem, e transfira imediatamente a geleia quente para os vidros esterilizados (explicação a seguir). Encha até quase a boca do vidro (deixe 1cm de espaço), limpe bem as bordas com um papel toalha embebido em álcool de cereais (à venda em lojas de artigos para perfume ou apicultores) e tampe fechando bem. Para garantir a completa esterilização das geleias, coloque os potes cheios na mesma panela em que ferveu os vidros. A água deve estar quente mas não fervendo e cobrir os potes 2 dedos acima. Deixe ferver por cerca de 10 minutos. Com cuidado, retire os potes (usei duas luvas de borracha grossa, uma em cima da outra) e deixe esfriar em cima de um pano de prato. Não coloque os potes direto no granito frio pois pode trincar. Espere esfriar totalmente e deixe guardado em lugar fresco e protegido da luz. Como vai pouco açúcar não deve se conservar por 1 ou 2 anos como as geleias tradicionais preparadas com o mesmo peso de frutas e açúcar. Calculo uns 3 meses mas sempre observando qualquer alteração na cor e presença de fungos antes de consumir.  Verifique também se a tampa não está estufada, caso isto acontecer, descarte imediatamente! As geleias em boas condições, depois de abertas devem ser conservadas na geladeira e consumir o mais rápido possível.

Como esterilizar vidros para geleias

Os vidros podem ser de outras geleias ou conservas industrializadas mas as tampas precisam ser novas. Aqui eu adquiri numa loja de produtos para apicultores mas pode ser encontrado em lojas de embalagens ou de utilidades domésticas também. Verifique se estão sem pontos de ferrugem e com a borracha interna intacta.
No caso de vidros novos, tomar muito cuidado, não pode ser qualquer um pois podem ser frágeis e não aguentar altas temperaturas. Informe-se com o vendedor.
Lave bem todos os vidros e tampas, enxaguando-os bem. Pegue uma panela grande e funda e forre o fundo com um pano de prato limpo e nunca usado de preferência. Distribua os vidros sobre o pano com a boca para cima  e cubra com água fria até cobrir 2 ou 3 dedos acima (12). Leve ao fogo e quando ferver, deixe 10 minutos.
As tampas, coloque numa outra panelinha e cubra com água (13). Leve ao fogo e deixe fervendo 5 minutos. Não deixe fervendo demais pois pode comprometer a borracha de vedação.
Tanto os vidros como as tampas, deixe em fogo baixo até o momento de utilizar.
Esterilize também uma pinça que será usada para tirar os vidros e uma colher para encher os vidros com geleia (14).
Forre a mesa com um pano de prato limpo e com cuidado, tire os vidros com a pinça e coloque-os de boca para baixo. Eles vão secar rapidamente por causa do calor. Tire as tampas e deite no pano também com a boca para baixo também. Utilize em seguida assim que secarem.
Para verificar se o processo de esterilização e vedação foi bem sucedido, verifique se a tampa está ligeiramente afundada. Depois de 24 horas, abra um pote e verifique a resistência ao abrir a tampa e se faz um barulho oco ao abri-lo. Se fizer, é porque você fez tudo direitinho! 
As 15 mexericas renderam 1 vidro de 200ml, 3 vidros de uns 250ml, 1 vidro de 300ml e mais um tantinho de geleia! :)

sábado, abril 14, 2012

Geléia de Kiwi

Kiwi é uma fruta muito injustiçada. Está certo que o preço também não ajuda, isso falando dos importados porque os nacionais, embora um pouco mais baratos infelizmente são tão azedos que é muito difícil comê-los in natura. Outro empecilho é sua casca. Acreditam que conheci uma pessoa que tinha nojo da fruta por causa dela??? Fora a preguiça de alguns em descascar! rsss
Gosto de comprá-los ainda duros e esperar que amadureçam na fruteira até o momento certo de consumir. Como são levemente azedos, como os morangos, são ótimos para rechear bolos! Fiz um bolo de encomenda tempos atrás com as duas frutas e a cliente retornou depois dizendo que tinha sido um sucesso, até quem era avesso a bolo comeu e repetiu! Além disso, kiwis são ótimos para deixar mais colorida a decoração do bolo ou uma salada de frutas!
Com tantos elogios assim não é difícil imaginar qual o resultado desta geléia ne? Ficou ótima com um leve azedinho irresistível que lembra geléia de morango! Fica perfeita numa torrada e melhor ainda para adoçar iogurte natural! Bora turbinar o café da manhã??? ;)


5 kiwis descascados e picados (390g)
130g de açúcar
suco de 1/2 limão
2 colheres (sopa) de vinho branco seco

Numa panelinha, coloque os kiwis, açúcar e suco de limão. Mexa e deixe descansar por 1 hora até sair bastante líquido das frutas. Adicione o vinho e leve ao fogo. Quando ferver, baixe o fogo e retire toda a espuma que for se acumulando na superfície. Deixe apurando até a consistência desejada, mexendo de vez em quando (eu deixei uns 25 minutos mais ou menos). Espere esfriar e conserve na geladeira.


Um lindo sabadão para todos!!! :)

segunda-feira, março 26, 2012

BC - Dia Mundial do Chocolate!


E chegou o grande e delicioso Dia! Tenho que confessar que, assim como todos os participantes desta BC, desconhecia esta data. Descobri através de uma comunidade de gastronomia e dando uma pesquisa rápida em alguns sites e blogs brasileiros vi que a data existia de fato. Depois tentei procurar o por quê deste dia ter sido escolhido mas não encontrei nada. Tenho uma "leve" desconfiança de que deve ter sido no mínimo algum lobby de lojistas para aproveitar a proximidade com a Páscoa e faturar um pouco mais! rss
Porém, pesquisando na net vi que a data lá fora é comemorada no dia 4 de Setembro mas sem grandes explicações também. Enfim, não que eu ache ruim e como bem disse uma das participantes, coisa boa não precisa de data especial, todo dia é dia e eu concordo! :D
Apesar da confusão de datas ou quem sabe um pretexto a mais para comer e celebrar o dia duas vezes no ano (rss), quero agradecer a todos os participantes que embarcaram comigo nesta festança em homenagem ao Santo Theobroma cacao!
Benditos sejam os maias e astecas que descobriram o cacau e dele fizeram uma bebida que mais tarde foi aprimorada pelos europeus e hoje temos maravilhosos chocolates dos mais variados teores de cacau para agradar todos os paladares!
Como suspeitava e como verão a seguir, meus convidados compareceram com muitas receitas deliciosas que deixarão qualquer chocólatra feliz da vida! São receitas elaboradas e simples, para grandes ocasiões e dia-a-dia, doces e até salgado com chocolates de todos os tipos! Preparem os babadores e confiram comigo a partir de agora! ;)

1. Bolo de chocolate

A primeira receita que recebi foi da leitora Monica, vizinha minha de Londrina/PR! Ela trouxe a receita de um bolo super fofo que aprendeu com sua irmã! Achei a calda bem diferente das tradicionais e fiquei bem curiosa!


Bolo de chocolate* xícara medida 200ml
Ingredientes

Massa:
4 ovos
2 xícaras de açucar
1 xícara de agua
1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de farinha de trigo
1/4 xícara de oleo de canola ou milho
1 colher sopa de fermento em pó
Cobertura:
1 ovo
7 colheres sopa de açúcar
2 colheres de chocolate em pó
1 colher de pinga
1 colher bem cheia de manteiga

Modo de fazer

Massa
Bata os ovos inteiros com a agua ateh dobrar de volume.
Acrescente o açucar aos poucos, sempre batendo em velocidade media, acrescente o oleo e bata mais um pouco.
Desligue a batedeira, e acrescente a farinha misturada com o chocolate, com movimentos delicados de baixo pra cima.
Por ultimo, acrescente o fermento e misture delicadamente.
Coloque para assar em assadeira retangular de 31x21 cm, untada e enfarinhada. Melhor colocar papel manteiga no fundo, pois a massa eh bem fofa.

Depois de assado, preparar a cobertura.

Cobertura
Misturar todos os ingredientes muito bem antes de levar ao fogo, cozinhar em fogo baixo ate engrossar e desprender do fundo da panela.
Cobrir o bolo ainda quente.
Vale lembrar q como a cobertura vai ovo, e melhor conservar o bolo na geladeira.


2. Bolo Kit Kat

Lindo bolo que a Rosangela preparou para o seu aniversário e trouxe um pedaço para nossa BC! Além da decoração linda,  o bolo por dentro é uma loucura de apetitoso! Corre lá no cantinho dela para conferir! ;)

3. Brigadeiro bicolor

O brigadeiro é um doce que não pode faltar na mesa de qualquer festa e a Lidy trouxe combinado com bicho de pé na versão cremosa!

4. Bolo Três Chocolates

A Milena trouxe um bolo para agradar amantes de chocolate branco e escuro! Ele é dividido ao meio e cada metade com um massa e recheios diferentes! Surpreendente mas certamente delicioso dos dois lados! ;)

5. Nama Choco


A querida Emília do Blog de Receitas da Emília trouxe um doce que degustou pela primeira vez no Japão. Nama choco é uma trufa extremamente cremosa e derrete na boca, uma delícia!

6. Bolo Formigueiro


A querida Letrícia trouxe um clássico que encontrou num programa regional de tv. Contrariando suas expectativas, descobriu o melhor bolo formigueiro da sua vida!

7. Salame de Chocolate

A Mané que mora lá do outro lado do Atlântico trouxe um doce com sabor de infância que usa um ingrediente brasileiríssimo, a castanha do Pará e um vinho português. Não sei vocês, mas eu adoraria provar uma fatia deste salame! ;)

8. Bombom tipo Raffaello
A possibilidade de preparar estes bombons em casa me deixaram bastante interessada na receita da Pipas! Apesar de utilizar uma super máquina chamada Bimby (que pesa, processa, moe, liquidifica, bate, cozinha e só falta falar), pode ser feita no processador e depois no microondas para derreter o chocolate então não se desesperem se não tiverem este sonho de consumo! rsss

9. Super bolo de chocolate

A Marly com suas mãos de fada preparou este bolo bem chocolático para celebrar o aniversário de sua filha e para aproveitar a proximidade com a Páscoa fez uma decoração mimosa com um ninho de ovos! Um arraso de lindo!

10. Bolo (diferente) de chocolate assado com recheio

A Shapalmas trouxe um bolo que eu também vi na Namaria e achei bem interessante e apetitoso, coisa que ela comprovou ser verdade mesmo! O grande pulo do gato é assar a massa do bolo já com o recheio e aproveitar parte dele para fazer a cobertura também! Aumentou mais ainda minha vontade de materializar esse bolo na minha cozinha também viu! ;)

11. Bolo Delícia de Chocolate do Pierre Hermé
A minha "vizinha" Cristina trouxe um bolo de ninguém menos que o Chef Pâtissier/Chocolatier Pierre Hermé! O bolo lembra muito um brownie mas por conta da farinha de amêndoas fica mais saboroso ainda! Morninho com uma bola de sorvete... ai ai ai! Coma apenas uma fatia se puder! rss

12. Brownie de Nozes e Castanha do Pará

A querida Josy chegou com uma bandeja de brownies de chocolate pra lá de caprichados! A receita leva cacau em pó, achocolatado e chocolate picado na massa e veio de um livro que ela ganhou de uma amiga no Natal e finalmente pôde colocar em prática, para nossa sorte! ;)

13. Falso Tartuffo

Falsa ou verdadeira, vc já ouviu falar nesta sobremesa, Tartuffo? Se nunca ouviu falar como eu, com certeza vai querer provar depois de ver como ela é montada! Quem trouxe a novidade foi a Renata!

14. Bolo de chocolate com avelãs
A primeira coisa que me vem na cabeça quando a combinação é chocolate e avelãs é Nutella! Imagine este creme delicioso na massa deste bolo que a Mel e o Fabio trouxeram para nosso evento! Uma delícia no chazinho da tarde! Hummmm!

15. Pavê leve de brigadeiro
O querido Guto prometeu e cumpriu sua participação no nosso evento e trouxe um pavê delicioso com um creme de brigadeiro que mais parece uma mousse! Atiçou a larica viu! rss

16. Bolo de Chocolate e Menta

Eu particularmente gosto da combinação de chocolate e menta então com certeza iria adorar provar um pedacinho deste bolo que a São trouxe lá de Portugal! Ainda mais com esta apresentação digna das melhores confeitarias!

17. Os segredos para obter os melhores cookies de chocolate!

A leitora Giselle lá de São Luiz/Maranhão, finalmente encontrou os cookies de chocolate perfeitos e fez questão de compartilhar conosco! De acordo com este texto, a massa precisa ficar descansando na geladeira por 24 horas no mínimo para que os ingredientes tenham tempo para se agregarem! Foi feito uma comparação com cookies preparados com massa de 12, 24 e 36 horas de descanso. A diferença entre eles foi enorme! Os de 12 horas saíram secos e claros, de 24 horas saíram macios e crocantes nas bordas além de mais escuros e com leve sabor de caramelo e os de 36 horas voltaram a ser secos, ficaram mais escuros ainda e o sabor ficou sofisticado, com notas mais intensas de caramelo e mascavo! Segundo o autor do artigo, seus preferidos foram os cookies de 36 horas de descanso! Outra recomendação é para utilizar chocolate para cobertura, aqueles de barras para cobrir bombons e consumi-los morninhos! E eu acrescentaria um belo copo de leite geladinho para acompanhar! ;)


The New York Times Chocolate Chip Cookies
(Um pouquinho adaptada para nossa realidade de São Luís-MA)

2 xíc menos 2 colheres (sopa) de farinha de trigo para bolos (*)
1 2/3 xíc de farinha de trigo normal
1 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 1/2 colher (chá) de sal 
1 1/4 xíc de manteiga sem sal
1 1/4 xíc de açúcar mascavo
1 1/4 xíc de açúcar granulado (uso refinado)
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de essência de baunilha
600g de chocolate meio amargo picado em pedaços de 1,5 a 2cm (uso metade de chocolate ao leite e metade meio amargo)
Sal grosso (só usei em alguns cookies)

Peneire a farinha de trigo, o bicarbonato, o fermento e o sal e reserve. 
Na batedeira, bata a manteiga e os açúcares até formar um creme claro (uns 5 min). Adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Misture a baunilha. Diminua a velocidade da batedeira, junte os ingredientes secos e bate apenas para misturar (uns 5 a 10 seg). Por último, misture o chocolate com cuidado para não quebrar. Pressione um pedaço de filme plástico contra a massa e deixe descansar na geladeira por 24 a 36h. 
Na hora de assar, preaqueça o forno a 180 graus. Coloque papel manteiga na assadeira para cookies. Reserve. Faça bolas grandes de massa (do tamanho de bolas de golfe) e coloque-as na assadeira, com uma distância de uns 7-10cm entre elas. Salpique um pouco de sal grosso nos cookies (coloquei em apenas 3, mas prefiro sem o sal) e leve para assar até ficar dourado mas ainda macio, de 18 a 20 min. Transfira a assadeira para uma gradinha e deixe esfriar por 10 min. Retire em seguida da assadeira e deixe terminar de esfriar diretamente na grade. Repita o processo com o restante a massa, ou reserve para usar depois, sempre deixando na geladeira até a hora de assar. A massa pode ser guardada por até 72h.

(*)  Farinha de trigo para bolos: para cada xícara de farinha de trigo retire 1 colher (sopa) e substitua por 1 colher (sopa) de amido de milho.

(**) São ainda mais deliciosos morninhos, com o chocolate derretendo na boca!!!

18. Bolo de Chocolate na Caneca

A Mariana de Portugal também não quis ficar de fora de nossa comemoração e trouxe um bolo que é perfeito para aquela vontade de comer doce fora de hora e urgente! Ele é feito no microondas e fica pronto em poucos minutos! Para "estragar" mais ainda, que tal uma colherada de chantilly e biscoitos Oreo? ;p

19. Cookies de Chocolate recheados com Nutella
A Alessandra trouxe cookies de chocolate com uma deliciosa surpresa dentro, Nutella! Não tem como duvidar de sua gostosura, tanto que ela teve que assar os cookies duas vezes na mesma semana!!! Alguém duvida que sobrou algum para contar a estória??? :D

20. Mississipi Mud Pie

A Claudia trouxe uma receita tradicional do Sul dos Estados Unidos que foi criada por donas de casa na época da Segunda Guerra! Apesar da facilidade em preparar com ingredientes simples, o resultado é uma torta rica, saborosa e cheia de texturas!

21. Ovinhos de Páscoa no Palito

A Héstia trouxe uma ótima e deliciosa sugestão para presentear, além disso são bem divertidos de preparar! :)

22. Bolo de Chocolate Recheado com Mousse de Coco

A leitora Mari Mory veio pra festa com um bolo montado de maneira bem inusitada! A mousse de coco é colocada às colheradas sobre o bolo dando um efeito mosaico por dentro bem interessante!


BOLO
(xícara medidora 240ml)
6 ovos – separar claras/gemas
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
6 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
1 xícara de leite
Preparo
  - Peneirar e misturar a farinha de trigo e o chocolate em pó, reservar.
  - Bater as claras em neve, acrescentar as gemas, bater novamente, colocar o açúcar e bater outra vez.
  - Colocar a mistura da farinha e chocolate aos poucos intercalando com o leite.
  - Por último adicionar o fermento em pó e mistura de leve somente para agregar.
  - Despejar na forma untada e assar em forno médio.
  - Depois de assado, deixar esfriar e desenformar.
MOUSSE
1 lata de leite condensado (395g)
1 caixinha de creme de leite (200g)
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
200ml de chantili
1 xícara (240g) cacau em pó (será usado na hora de montar o bolo)
  -Dissolver a gelatina conforme as instruções da embalagem .
 - Colocar no liquidificador o leite condensado, creme de leite e leite de coco, bater para homogeneizar, adicionar a gelatina e bater mais um pouco.
 - Colocar num recipiente e deixar gelar.
 - Quando ficar gelatinoso, bater o chantili, adicionar o creme gelatinoso e bater   mais um pouco.
 - Deixar na geladeira para endurecer.
COBERTURA
300 g chocolate meio amargo picado
1 caixinha (200g) creme de leite
50 g coco ralado
 - Colocar o creme de leite em um refratário, esquentar em banho maria, quando amornar colocar o chocolate, misturar até derreter. Acrescentar o  coco ralado e misturar.
Montagem do bolo
 - Dividir o bolo ao meio na horizontal. Colocar metade na forma que foi assado e umedecer com caldo de sua preferência.
 - Colocar o cacau em pó em um recipiente largo.
 - Pegar porções do mousse com uma colher e colocar no  cacau. 
 - Cobrir cada porção com  o cacau e ir colocando em cima do bolo dentro da forma.
 - Quando terminar, colocar a outra metade do bolo e apertar um pouco para nivelar.
 - Deixar na geladeira por pelo menos 4 horas.
 - Desenformar e usar a cobertura.
 - Decorar a gosto.


23. Bolo para Chocólatras

Para a Sandra, este é o melhor bolo de chocolate que já fez e provou na vida!

24. Charutos de Chocolate

A querida Cris também já organizou e participou de muitas blogagens coletivas e fiquei muito feliz em saber que ela viria para nossa festa do Chocolate! Ela trouxe uma sugestão bem fácil de ser preparada mas de resultado delicioso!

25. Molho Barbecue com Chocolate

Quem disse que chocolate só faz pratos doces??? A Fernanda provou e comprovou que com chocolate, pratos salgados também ficam deliciosos como esta surpreendente versão de molho para churrasco (barbecue)!

26. Pizza de Brigadeiro e pizza gelada com chantilly e bombons
As pizzas doces também não ficaram de fora e a Marisa aproveitou a massa para preparar duas versões, uma quente e a outra gelada!

27. Sacher Torte

A leitora Maísa S. chegou nos 45 minutos do segundo tempo trazendo um torta finíssima e muito tradicional de Viena! Très chic!


150g de farinha de trigo
150g de manteiga
150g de açúcar
5 ovos
300g de chocolate em barra
1 colher de café de fermento em pó
essência de baunilha
150g de geleia de damasco
2 colheres de sopa de leite
Creme de leite fresco

Modo de Fazer:
- Derreta metade do chocolate picado em pedaços pequenos com o leite, em um recipiente em banho-maria. 
- Em uma batedeira, bata a manteiga amolecida com o açúcar e a essência de baunilha. Acrescente as gemas, uma a uma, e junte o chocolate derretido. Misture a farinha peneirada e o fermento.
- Bata as claras em neve bem firme e incorpore à mistura.
- Unte uma forma de 24 cm de diâmetro, despeje a massa e asse em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos.
- Desenforme o bolo e deixe esfriar. Corte-o ao meio no sentido horizontal. Recheie com a geleia de damasco e cubra com a outra metade.
- Para a cobertura, derreter o chocolate restante e misturar com creme de leite fresco, formando uma ganache. 


28. Bolo de Chocolate de Liquidificador

A querida Rosana enviou sua participação nos 47 minutos da prorrogação! rsss Ela trouxe um bolo super fácil e prático de ser preparado e que já teve muitos repetecos em sua casa!

29. Crepes de Chocolate

A querida Renata, mesmo atarefadíssima com a mudança em definitivo da Coréia para o Brasil, fez questão de comemorar o dia conosco e preparou estes crepes facílimos de fazer com ingredientes que todos temos em casa. A grande e genial surpresa foi o recheio! Corram para conferir a receita!

*** Fatia Napolitana

A Mel e o Fábio já tinham contribuído com o bolo de chocolate com avelãs (n˚.14) mas trouxeram mais uma sugestão no finzinho da festa, a fatia napolitana! Pode parecer difícil mas a Mel garante que é facinha de ser feita e deliciosa!


Para terminar, as minhas contribuições foram os brownies de banana com caramelo e muffins de chocolate branco e maracujá!

E estas foram todas as receitas participantes! Espero que a postagem tenha sida agradável e seja fonte de inspiração para quando aquela vontade de comer um chocolatinho apertar! Mais uma vez meu muito obrigada a todos os participantes e viva o amado CHOCOLATE!
Como forma de agradecimento, a vontade é de presentear todos mas na impossibilidade, vou sortear entre os participantes um cestinho lindo confeccionado mais uma vez pela querida Rosana recheado com 2 pães de mel da Sakura Sweets! O cestinho é este aí abaixo que ainda está vazio (rss) mas semana que vem vou aproveitar uma encomenda e preparar os que irão junto com ele. Acredito que chegue a tempo para Páscoa! ;)
Vou aproveitar também a mesma extração da Loteria Federal do dia 31 de Março de 2012 para fazer o sorteio tanto do kit Mococa quanto deste pequeno mimo. Infelizmente não tenho recursos para enviar ao exterior por isso, caso o ganhador seja alguém de fora, gostaria que indicassem algum amigo ou parente que more no Brasil. Dia 1˚ de Abril de 2012 venho contar quem foi sorteado(a)!
Cada participante vai concorrer com a numeração que recebeu neste post. Para que todos tenham chances iguais, quem participou com duas receitas, vai concorrer com apenas um número.

 Tenham todos um lindo e doce dia! :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails