Mostrando postagens com marcador Cookies e cia.. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cookies e cia.. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, outubro 14, 2011

Cookies integrais de aveia e damascos

O restante da farinha de trigo integral que tinha na despensa acabei usando nesses cookies. Recém-assados são crocantes nas bordas mas depois ficam macios. Apesar de não serem o tipo de cookies que eu gosto, bem crocantes, são saborosos e ótimos para ficar beliscando quando bate aquela fominha fora de hora!
Abaixo segue minha versão com redução de açúcares. A receita original peguei daqui!

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
100g de açúcar mascavo
50g de açúcar refinado
1 ovo extra (60g)
1 colher (chá) de essência de baunilha
125g de farinha de trigo integral
60g de aveia em flocos
35g de coco seco em flocos
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
100g de damascos secos picadinhos

Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Forre duas assadeiras em silpat ou unte com manteiga e forre com papel manteiga.
Peneire a farinha com fermento, bicarbonato e sal.
Numa vasilha, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte os açúcares e bata até ficar esbranquiçado e fofo. Junte o ovo e a baunilha e bata mais um pouco. Adicione o coco ralado e a aveia e bata apenas para incorporar. Fora da batedeira junte a farinha e os damascos e misture com espátula até ser incorporados. Faça bolinhas do tamanho de uma noz (25g) e vá distribuindo na assadeira. Deixe um espaço de 3cm entre as bolinhas porque eles se esparramam no forno. Leve ao forno e asse por cerca de 15 a 20 minutos ou até que as bordas estejam bem coradas.
Tire do forno e espere 5 minutos antes de desenformar. Coloque sobre uma grelha até esfriarem e guarde em latas bem fechadas.
Rendimento: 24 unidades.

terça-feira, maio 03, 2011

Biscoitinhos de fubá e limão


Nem sei como agradecer a todas pela torcida para que tudo transcorresse bem ontem na aula! Meu muito obrigada a todas! Felizmente tudo deu certo mas o grande mérito foi da super aluna Edna que chegou cedinho e botou a mão na massa preparando praticamente sozinha um bolo confeitado e um pão salgado! Já tinha planejado tirar fotos da aula, deixei a câmera até na cozinha mas quem disse que lembrei??? rsss
Só sei que o dia voou pela simpatia e conversa deliciosa da Edna! Acho que quem saiu aprendendo da aula fui eu com tantas dicas legais e preciosas que ela passou! Enquanto esperávamos a massa do pão fermentar, sentamos para tomar um café e servi os cookies de macadâmia e biscoitinhos de fubá que a Edna provou, gostou e pediu a receita que aqui estou repassando!
Já era noitinha quando nos despedimos mas horas depois a Edna escreveu dizendo que todos da família adoraram e devoraram todo o pão salgado! Fiquei muito feliz e aliviada em saber disso, espero que aprovem o bolo também!
Muito obrigada, Edna, pela confiança depositada em mim e pelo dia agradabilíssimo que passamos em nossa apertada cozinha! Qualquer dúvida que surgir, pode ligar ou escrever que estaremos à disposição!
Agradeço também aos super maridão que nos auxiliou lavando toda a louça que ia surgindo para que a aula fluísse melhor e sem bagunça!!! :)

Receita retirada do blog Quitandoca.

* xícara medida 240ml

150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (¾ xícara)
150g de açúcar (¾ xícara)
150g de fubá (1 xícara)
100g de farinha de trigo (⅔ xícara - usei amido de milho)
uma pitada de sal
raspas de 1 laranja ou 2 limões (usei tahiti)
2 ovos

Pré-aqueça o forno a 180˚C e unte e enfarinhe duas assadeiras grandes.
Peneire os ingredientes secos.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso e esbranquiçado. Junte os ovos e as raspas e bata mais um pouco. Acrescente os ingredientes secos aos poucos misturando com espátula até formar uma massa homogênea e modelável. Talvez não seja necessário colocar todo o fubá mas caso fique mole, junte mais um pouco de fubá. Faça bolinhas com uma colher de chá e vá dispondo numa assadeira untada e enfarinhada. Dê uma leve achatada com garfo ou com a palma da mão mesmo e leve para assar por 20 a 25 minutos ou até que estejam corados embaixo. Deixe esfriar sobre grade. Depois de frios, guarde em latinhas.

domingo, abril 24, 2011

Cookies de aveia, macadâmia e coco


Um dos melhores cookies que assei nos últimos tempos! São crocantes e sequinhos do jeitinho que eu gosto! É claro que a receita veio da rainha dos cookies da blogsfera! Aliás, a Patricia disponibilizou até um pequeno manual com dicas para conseguir cookies perfeitos, deem uma olhada aqui!
Acrescentei por minha conta alguns morangos secos à massa e no nosso paladar, ficou muito bom encontrar os pedacinhos meio azedinhos aqui e ali a cada mordida no cookie! Se os utilizar, escolha os mais macios. Abaixo segue a minha versão com leve redução nos açúcares.



113g de manteiga levemente amolecida
65g de açúcar
50g de açúcar mascavo
1 ovo pequeno
raspas de 1 laranja pequena (usei tangerina)
105g de farinha de trigo
70g de aveia em flocos finos
1/2 colher (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
50g de macadâmias picadas grosseiramente
35g de coco ralado seco em flocos
50g de morangos secos picados (opcional)

Pré-aqueça o forno a 190˚C.

Unte e enfarinhe 2 assadeiras rasas ou forre com papel manteiga ou silpat.

Numa vasilha, coloque a farinha de trigo, a aveia, fermento e sal. Misture com fouet e reserve.

Em outra vasilha, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte os açúcares e bata por 2 minutos até esbranquiçar. Junte o ovo, bata mais um pouco. Acrescente as raspas e os ingredientes secos. Misture com espátula até que a farinha seja incorporada. Coloque as macadâminas, coco ralado e morangos, se utilizar. Termine de misturar, faça bolinhas do tamanho de um bola de ping pong e vá dispondo na assadeira deixando um espaço de 5cm entre elas . Amasse levemente com um garfo se quiser cookies gordinhos ou aperte com vontade até achatar se quiser cookies mais fininhos. Dos dois modos, os cookies ficam crocantes.

Leve para assar por 15 a 20 minutos ou até que estejam levemente dourados.

Deixe esfriarem sobre grade e depois guarde em latinhas.


Uma ótima semana para todos! :)

quarta-feira, abril 06, 2011

Brownie na marmitinha


Mês passado uma amiga fez aniversário e preparei um brownie na marmitinha para presenteá-la. A idéia veio daqui e a receita do brownie daqui. Embrulhei com tecido estampado com sakura e usei o nó do furoshiki para embrulhar a marmita. Se você não conhece a técnica, as meninas do Superziper explicam direitinho no vídeo abaixo:



O brownie saiu com casquinha craquelada e o interior úmido e sabor forte de chocolate. Diminuí no açúcar e acrescentei algumas castanhas. Impossível resistir a uma fatia quentinha recém saída do forno acompanhada de uma bola de sorvete de creme!



300g de açúcar (usei 200g de açúcar refinado e 50g de mascavo)
250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
250g de chocolate meio amargo picado de boa qualidade
3 ovos extra
1 gema
60g de farinha de trigo
60g de cacau em pó
1/2 colher (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
um punhado de castanhas do pará picadas grosseiramente (opcional)

Unte e enfarinhe uma forma de 23x23cm. Para as marmitas, use 2 se quiser brownie mais alto ou 3 para uma massa mais baixinha.
Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Peneire a farinha com o cacau, sal e fermento.
Reserve 50g de chocolate picado.

Derreta os 200g de chocolate no banho-maria ou no microondas. Junte os 50g de chocolate reservados e misture até que derreta, este processo baixará a temperatura.

Bata a manteiga com o açúcar por vários minutos até que fique cremosa e esbranquiçada. Bata os ovos com a gema e vá juntando aos poucos na mistura. Batendo bem a cada adição e raspando as laterais. Incorpore o chocolate derretido e misture com uma colher ou espátula. Peneire os ingredientes secos e misture delicadamente só até ser tudo incorporado. Adicione as castanhas no final se utilizar e misture rapidamente. Despeje na forma e leve para assar por cerca de 30 minutos. Fique de olho no forno. Faça o teste do palito para se certificar do ponto. Espete no centro da massa. O palito deve sair com alguns grumos da massa grudado. Se sair bem molhado, deixe mais alguns minutos. Se sair seco é porque já passou do ponto, sinto muito.
Deixe esfriar na forma mesmo. Se quiser, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima (eu usei um stencil para decorar) ou para "piorar" mais ainda a situação, faça um molho de chocolate: derreta 200g de chocolate meio amargo ou ao leite no micrrondas e junte 1 caixa de creme de leite (200g). Misture e junte 1 colher (sopa) de conhaque ou rum.

sexta-feira, março 04, 2011

Dulce de leche duos


De repente o tempo virou e a temperatura está mais amena. Uma boa desculpa para tomar um chazinho com cookies! Encontrei esta receita há alguns dias atrás e logo me chamou a atenção, uma boa parte porque estou com um potão de doce de leite que maridão trouxe do Paraguai e não estamos dando conta de acabar!
Apesar de gostar de cookies do tipo crocantes, estes aqui ficaram deliciosos. São do tipo bolinho, têm a casca crocante e o miolo macio.
Os cookies sozinhos já são gostosos e confesso que achei que recheá-los com doce de leite seria uma overdose de doçura. Ledo engano, ficam melhores ainda! :)

* xícara medidora de 240ml

2½ xícara de farinha de trigo (coloquei 2 xícaras de farinha branca e 1/2 xícara de farinha integral)
1 colher (chá) de bicarbonato de sal
¼ colher (chá) de sal (coloquei só uma pitada)
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
¾ xícara de doce de leite cremoso
¾ xícara de açúcar mascavo
½ xícara de açúcar branco
2 ovos grandes
doce de leite extra para rechear

Pré-aqueça o forno a 180˚C.

Forre duas assadeiras com papel manteiga.

Peneire a farinha com o bicarbonato e o sal.

Bata a manteiga até ficar cremosa. Raspe as beiradas da vasilha e junte o doce de leite. Bata mais um pouco até incorporar. Acrescente os açúcares e bata por 2 minutos até ficar claro e leve. Raspe as beiradas novamente e junte os ovos, um por um, batendo bem a cada adição.

Junte a farinha e bata em baixa velocidade apenas para incorporar.

Com a ajuda de duas colheres de chá, pingue porções da massa na assadeira, deixando espaço entre elas. Asse por 10 minutos ou até ficarem corados. Tire do forno e deixe na assadeira por 5 minutos antes de desenformar. Coloque os cookies sobre grade para terminarem de esfriar. Recheie os cookies com doce de leite.

terça-feira, setembro 28, 2010

Hello Dolly Cookies!


Vi na Fabiana, que viu na Vinni, que por sua vez viu na Ana Paula que descobriu estes cookies numa viagem de férias ao Rio de Janeiro!
E assim esta receita chegou até aqui e, claro, vim correndo compartilhar com vocês! :)
Estes são os cookies mais versáteis, práticos e simples que achei nos últimos tempos! Fora a base, o recheio você pode colocar o que mais gostar ou o que tiver aí na sua despensa, mas deixo apenas um conselho, use chocolate meio amargo para que os cookies/barrinhas não fiquem muito doces.

Para uma assadeira de 22x30cm:

200g de biscoito tipo maisena
100g de manteiga sem sal
canela em pó a gosto
uma pitadinha de sal

um punhado de chocolate meio amargo picado grosseiramente
um punhado de nozes a gosto picadas grosseiramente (usei castanhas do pará)
um punhado de frutas secas a gosto picadas grosseiramente (usei damascos)
coco ralado em flocos (foi quase 1 pacote de 100g)
1 lata de leite condensado

Pré-aqueça o forno a 190˚C.
Forre a assadeira com papel manteiga.

Processe as bolachas até formarem um pó ou coloque-as num saco grosso e bata com rolo.
Coloque a manteiga picada num refratário médio e leve ao microondas por cerca de 1 minuto ou até que derreta completamente. Junte as bolachas processadas, a canela, o sal e misture. Despeje na assadeira e com a ajuda de uma colher espalhe por todo o fundo e pressione levemente formando uma base.
Espalhe o chocolate picado, as nozes, as frutas e o coco ralado. Espalhe o leite condensado por cima de tudo, procurando cobrir de maneira uniforme. Leve para assar por 35 a 40 minutos ou até que a superfície esteja douradinha.
Deixe esfriar na assadeira mesmo e corte quando estiver frio.

quinta-feira, setembro 02, 2010

Financiers


Mais uma versão destes bolinhos franceses deliciosos que conquistam pela textura macia e sabor delicado das amêndoas. A receita desta vez veio do blog Delícia pilotado pela Marisa Ono, cozinheira de mão cheíssima que tem um respeitável acervo de receitas da culinária japonesa.

Dizem que os financiers têm esse nome porque tradicionalmente são assados em forminhas com formato de barras de ouro. Outra versão diz que era um doce popular no centro financeiro de Paris. Aprendi também num curso de confeitaria que antigamente era um doce para ricos por causa dos ingredientes usados mas hoje em dia, no Japão é tão popular que é facilmente encontrado em qualquer loja de conveniência.

Seja lá qual for o formato ou origem, os bolinhos são muito fáceis e rápidos de serem preparados. São perfeitos para acompanhar um café! ;-)

250g de claras
250g de açúcar
250g de manteiga sem sal
50g de mel
100g de farinha de amêndoas
100g de farinha de trigo

Derreta a manteiga. Nesta versão, não deixei até "queimar" a manteiga.

Peneire a farinha de trigo com as amêndoas.

Numa vasilha, misture com fouet as claras com o açúcar e o mel. Junte as farinhas e misture . Acrescente a manteiga derretida aos poucos, misturando bem.

Leve para descansar na geladeira por 30 minutos.

Distribua a massa em forminhas untadas e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 30 minutos ou até ficarem corados. Mas fique de olho porque quando começam a dourar o processo é bem rápido. Quase queimei os meus! :-O

Espere amornar alguns minutos antes de desenformar. Deixe terminar de esfriar sobre grade. Nos financiers recém-assados, as beiradinhas crocantes são irresistíveis! No dia seguinte, ele fica macio por inteiro! :)

quinta-feira, agosto 26, 2010

Barrinhas de chocorango


Só posso dizer uma coisa a respeito destas barrinhas: FAÇAM DJÁ!
A receita veio do blog de uma moça muito simpática e talentosa que, por coincidência mora em Maringá também, a Talita do delicioso Chocorango. Para quem não conhece dê um pulo aqui para encher os olhos e a boca d’água!
Esta semana ela apareceu num programa regional de tv apresentando estes biscoitinhos que me deixaram com uma vontade imensa de experimentar. A larica era tanta que logo que a Talita disponibilizou a receita, fui correndo assá-los! rss
Confesso que apanhei um pouco para fechar as primeiras barrinhas. Apesar da Talita alertar para colocar POUCO recheio, teimei em colocar um bocadinho a mais e o resultado??? Muuuuita meleca! rss
Pode parecer pouco mas no forno, a geléia derrete e se espalha em todo o interior do biscoito, ficando na medida. A geléia meio azedinha casou muito bem com o sabor da massa e do chocolate mas acredito que outros recheios como doce de leite, goiabada, nutella, brigadeiro... também devem ficar ótimos!!!
Abaixo transcrevo a receita original com minhas pequenas alterações entre parênteses.



* xícara medida de 240ml

Massa:

150g de manteiga em temperatura ambiente(usei sem sal)
120g de açúcar
1 ovo grande
1 colher (chá) de essência de baunilha
uma pitada de sal
1/2 xícara de aveia em flocos finos
350g de farinha de trigo (usei metade branca e metade integral)

Recheio:

300g de morangos limpos e picadinhos
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre de maçã

Cobertura:

100g de chocolate meio amargo fracionado

Comece preparando o recheio. Numa panela, coloque os morangos, açúcar e suco de limão. Leve ao fogo, mexendo sempre até reduzir quase todo o líquido (cerca de 8 a 10 minutos em fogo forte). Ao passar a espátula no fundo da panela, a geléia não volta a cobrir o local. Despeje num prato, espere esfriar e deixe na geladeira para encorpar.

Para a massa, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até esbranquiçar. Adicione o ovo e bata mais um pouco. Coloque o ovo, bata mais e acrescente o sal, a farinha de trigo e a aveia. Bata só até incorporar (eu misturei na mão nessa etapa).

A Talita já abriu a massa em seguida, mas não sei se foi o calor infernal que tem feito estes últimos dias ou se o ovo que usei foi grande demais, mas a massa ficou mole e eu preferi deixar a massa na geladeira por uns 30 minutos.

Abra numa superfície polvilhada com farinha ou entre dois plásticos em espessura de 3 a 5mm. Corte tiras com o auxílio de uma régua escolar. Dê uma olhada no vídeo se tiver alguma dúvida. Numa tira, espalhe um pouco do recheio no meio e, noutra tira passe um pouco de clara de ovo. Cubra e feche as beiradas cortando as aparas com a própria régua.

Disponha as barrinhas numa assadeira untada ou forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180˚C por 30 minutos ou até a parte de baixo ficar bem corada.

Deixe esfriarem completamente sobre grelha antes de decorar com o chocolate derretido.

segunda-feira, junho 21, 2010

Hello cookies


As vezes é um ingrediente que puxa a receita, as vezes é um utensílio que me faz procurar uma receita bacana para fazer bom uso dele. E foi assim, querendo usar as forminhas zero quilômetro de cookies da gatinha Kitty e do coelhinho Miffy, que cheguei a estes cookies amanteigados, crocantes e deliciosos!

Foi bem divertido prepará-los, assim como montar os cookies em 3D. Ficaram bem kawaii (bonitinhos em japonês). Até fiquei com dó de comer a Kitty-chan e confesso que os Miffy cookies foram os primeiros a ir embora!

Seja qual for o formato, os biscoitos são um verdadeiro perigo para as formigas de plantão. A cada ida para a cozinha, lá se vai mais um cookie para a barriga! :-D

90g de farinha de trigo
30g de farinha de amêndoas
60g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher (chá) de fermento em pó
60g de açúcar refinado
1 gema
essência de baunilha a gosto

Bater a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até ficar leve e esbranquiçado. Coloque a gema e a baunilha e bata mais alguns instantes. Fora da batedeira, junte as farinhas peneiradas com o fermento e uma pitadinha de sal. Misture com espátula de silicone, empurrando a massa contra a parede da vasilha até formar uma massa homogênea.

Coloque a massa dentro de um saco plástico novo ou entre dois filmes plásticos e abra com rolo em espessura de 0,5cm. Coloque sobre uma assadeira e leve a geladeira por no mínimo 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 200oC. Forre uma assadeira grande com papel manteiga ou silpat.

Corte a massa no formato desejado e distribua na assadeira e leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até dourar levemente nas bordas. Espere 5 minutos antes de tirar da assadeira. Deixe esfriar sobre grade. Amasse as rebardas, abra com rolo novamente e leve a geladeira para firmar. Repita este processo até acabar a massa. Guarde os cookies em latas ou potes hermeticamente fechados.

quarta-feira, abril 14, 2010

Friozinho... chá... cookies!!!


Ai, ai, ai ando bem atrasada com minhas postagens. As receitas estão todas quietinhas, pacientemente aguardando sua vez. Nem sempre sobra tempo, nem sempre a inspiração para escrever aparece. Receita por receita, tem muitos sites por aí, não é mesmo? Acho que a grande diferença entre os sites e os blogues amadores é justamente esse lado pessoal que transmitimos através das palavras. Nem que seja uma observação aqui, uma alteração ali, algum acontecimento acolá... Enfim, não consigo simplesmente jogar a receita e pronto. Sinto necessidade de deixar algumas palavrinhas, nem que sejam abobrinhas! rss

Pois bem, dias atrás fez um friozinho que me inspirou a preparar uns biscoitinhos.
Queria uns crocantes, daqueles que fazem muito CROC CROC. Procurando receitas, encontrei esta. Pareceram-me muito apetitosas e lá fui eu correr para cozinha.
Logo os cookies já estavam prontos e eu, como sempre apressada, experimentando ainda quentes e, como sempre, queimando a língua! X-p

Os biscoitos são mais do tipo amanteigados, não crocantes como procurava, mas não deixam de ser saborosos! Como vai cream cheese na massa, substituí a geléia por goiabada e ficaram muito bons!

* xícara medida de 250ml

226g de manteiga em temperatura ambiente(usei apenas 200g)
1 xícara de açúcar (usei 3/4 xícara)
85g de cream cheese em temperatura ambiente(usei light que é menos salgado)
1 gema
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de sal
2 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de geléia de framboesa (usei goiabada em cubinhos)

Pré-aqueça o forno a 180oC.

Forre 3 assadeiras grandes com papel manteiga.

Bata a manteiga, o cream cheese e o açúcar até ficar cremoso e claro. Limpe as laterais da tigela com colher de silicone e junte a gema, bauinilha e sal. Bata mais um pouco. Acrescente a farinha peneirada e bata em velocidade baixa até ser incorporada.

Coloque a massa em saco de confeitar com bico pitanga grande. Esprema porções da massa formando espirais. Com o cabo de uma colher de pau enfarinhado, faça cavidades no centro das espirais. Deposite aí o cubinho de goiabada.

Leve para assar por 25 a 30 minutos ou até corarem na parte de baixo. A superfície deve ficar mais branquinha.

Espere amornar por 5 minutos antes de tirar da forma e colocá-los sobre grade para terminarem de esfriar.

Guarde em potes bem fechados.

quinta-feira, outubro 01, 2009

Ioiôs de maracujá


Maracujá! Adoro o cheiro e sabor desta fruta e me ressenti bastante no Japão por não ter à mão para preparar sucos ou sobremesas. Foi somente no ano passado que encontramos alguns maracujás miudinhos no mercado japonês ao preço de US$1 cada! A vontade de tomar um suco fresquinho foi maior e trouxe alguns para casa. Aproveitei também para preparar estes cookies maravilhosos que encontrei numa revista da Donna Hay, presente da querida Valentina que, aliás, está promovendo um evento cujo ganhador receberá um livro do super chef inglês Nigel Slater! Veja aqui as regras para participar! Eu já vou aqui pensando numa receitinha para enviar! ;-)))

Ioiôs de maracujá


Creme:
125g de manteiga em temperatura ambiente (usei margarina culinária sem sal)
150g de açucar de confeiteiro
60ml de polpa de maracujá

Peneire a polpa e despreze as sementes. Bata a manteiga e o açúcar por uns 5 minutos até que fique um creme fofo e esbranquiçado. De início bata em baixa velocidade, caso contrário vai levantar muuuuito pó! Quando o açúcar for absorvido, aumente a velocidade. Junte o suco de maracujá e bata por mais 2 ou 3 minutos até que fique um creme liso. Reserve.

Biscoitos:

175g de manteiga em temperatura ambiente (usei margarina culinária sem sal)
115g de açúcar de confeiteiro
raspas de um limão (usei do amarelo produzido aqui que não tem cera na casca)
265g de farinha de trigo
35g de amido de milho
80ml de polpa de maracujá

Pré-aqueça o forno a 160oC.
Forre assadeiras com papel manteiga.
Peneire a farinha com o amido de milho.Bata a manteiga com o açúcar e as raspas de limão por uns 5 ou 8 minutos até que fique um creme fofo e esbranquiçado. Junte a farinha com o amido e a polpa de maracujá. Bata só o suficiente para incorporar os ingredientes. Faça bolinhas com uma colher de chá com as mãos levemente úmidas (se a massa estiver muito mole, deixe na geladeira por 15 ou 20 minutos). Vá colocando na assadeira deixando um pouco de espaço entre elas. Achate com um garfo levemente úmido e leve ao forno por 20 a 30 minutos ou até que as bordas fiquem levemente coradas. Deixe esfriar sobre uma grelha e quando estiverem frios, junte os biscoitos recheando com o creme de maracujá.

sexta-feira, junho 12, 2009

Cookies Floresta Negra


Adoro cookies e se pudesse teria sempre uma lata cheia deles para aquelas horas em que da vontade de comer alguma coisa. Para os primeiros cookies assados no Brasil, escolhi estes aqui preparados pela querida Simone. Ficaram simplesmente perfeitos! Bem crocantes e gostosos para chocólatra nenhum botar defeito!

Falando em chocolate, espero que o dia dos namorados tenha sido romântico e inesquecível para todos os casais apaixonados de plantão! Fomos bater perna no Shopping Paulista e, é claro, estava um formigueiro. Era preciso coragem para enfrentar as filas. Fiquei de olho nos doces da Cristallo mas acabei experimentando os famosos alfajores da Havanna e confesso que me decepcionaram. Ok, podem me apedrejar! rsss

Apesar da cobertura de chocolate ser saborosa, achei a massa muito seca. Comi e não tenho vontade de pedir repeteco... Ao contrário do pão de mel licoroso lançado recentemente pela Divas Chocolates que, de tão gostoso, apareceu duas vezes no blog Come-se e Bebe-se do Marcelo Katsuki (28 e 30/05/2009). Tive o privilégio de comer um há algumas semanas atrás e se fechar os olhos ainda consigo sentir aquela delícia derreter na boca!!! Mucho booooom!!! Parabéns, Si!!!

Agora a receita dos cookies:

125 g de chocolate meio amargo
150 g de farinha de trigo
30 g de cacau peneirado
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
125 g de manteiga em temperatura ambiente
75 g de açúcar mascavo peneirado
50 g de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 ovo, ainda gelado
270 g de chocolate branco picado
250 g de cerejas em calda, escorridas e picadas

Pré-aqueça o forno a 180oC.
Derreta o chocolate amargo no microondas ou em banho-maria.
Numa tigela, misture a farinha, o cacau e o bicarbonato de sódio.

Em outra tigela, bata a manteiga, o açúcar mascavo e o açúcar comum. Junte o chocolate derretido e misture. Ainda batendo, junte a essência de baunilha e o ovo gelado. Misture os ingredientes secos que estavam reservados e, por fim, acrescente o chocolate picado e a cereja. Despeje as colheradas numa assadeira forrada de papel-manteiga, com um espaço de cerca de 6 cm entre cada biscoito. Não nivele a massa. Asse por 15 a 20 minuto (vai depender do tamanho dos seus cookies). Teste com um palito para ver se a massa está assada;o palito não pode sair molhado. Se por acaso você espetar um pedaço de chocolate, tente de novo. Deixe os cookies esfriarem na própria assadeira por 4 a 5 minutos, depois transfira-os para uma grade, para que endureçam à medida que esfriam. Guarde em latas bem fechadas. Caso fiquem murchos, leve-os ao forno sem pre-aquecer por uns 5 minutos ou ate que fiquem aquecidos. Depois eh so deixar esfriar para que voltem a ficar crocantes!

quarta-feira, maio 13, 2009

Cookies de limao


Esses cookies sao bem gostosinhos para acompanhar um chazinho da tarde. O bom eh que sao preparados num instante, leva oleo no lugar de manteiga e nem precisa ter cortadores de cookies!

1 gema
1 pitada de sal
1 colher (sopa) suco de limao (usei o engarrafado da Sunkist)
50ml de oleo
40g de acucar de confeiteiro
90g de farinha de trigo
30g de amido de milho

Peneire a farinha com o amido.

Bata a gema com o oleo ate esbranquicar. Junte o acucar e bata mais um pouco. Adicione o sal e suco de limao. Mexa e coloque a farinha peneirada. Misture ate formar uma bola e embrulhe em filme plastico. Leve a geladeira por 30 minutos.

Pre-aqueca o forno a 170oC. Abra a massa em formato retangular em espessura de 1/2cm. Corte, fure a superficie com um garfo (eh meramente decorativo porque a massa nao cresce no forno) e disponha na assadeira forrada com papel manteiga. Leve para assar por 13 a 15 minutos ou ate que fiquem levemente corados por cima. Deixe esfriar sobre uma grade e, se quiser, decore com chocolate branco derretido.

quinta-feira, julho 03, 2008

Cookies de chá verde e geléia de morango



Já faz um bom tempo que não participo do Colher de Tacho. Não há desculpas plausíveis para tamanha falta, mas desta vez não podia ficar de fora, afinal o rei da vez é uma das frutas de que mais gosto: morango! O problema é que, adivinhem, estamos fora da época! Pensei até em participar com uma receita antiga mas, lembrei-me da receita destes cookies que foram apresentados neste programa e usei geléia de morangos.
Resolvido o caso, o problema seguinte é que estamos a meses com falta de manteiga, acreditam? Tem margarina mas para certas receitas, eu acho que o sabor e a textura da manteiga são imbatíveis. Toda santa semana ia checar na prateleira dos mercados e nada da bendita manteiga. Só uma plaquinha chata onde o gerente se desculpava pela falta do produto. Uns dizem que, por causa do aumento geral das coisas, os produtores estão dando preferência apenas à produção de leite, outros dizem que está faltando um fermento necessário para a fabricação de manteiga. O certo mesmo não sei mas domingo passado, finalmente, achei nesta farmácia (yes, aqui vende-se de tudo na farmácia! rsss). Cada pessoa só podia levar um tablete de 200g. Bom, era melhor do que nada.
Com tudo em mãos, enfim parti para a receita, já quase nos últimos minutos do segundo tempo do evento. Ufa!!! Estes cookies são muito delicados e saborosos! São adoráveis com chá verde ou mesmo um cafézinho. Visualmente são bem interessantes e mesmo quem não gosta de chá verde vai querer repetir porque o sabor fica bem suave! Se mesmo assim o chá verde não é a sua praia, use outro tipo de chá (bem moidinho no pilão) ou mesmo omita, assim como pode substituir por outras geléias de sua preferência! ;-)

Cookies de chá verde e geléia de morango

80g de manteiga sem sal amolecida
40g de açúcar de confeiteiro
1/2 gema (inacreditável, não? rss)
120g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
5g de chá verde moído
50g de geléia de morango peneirada (para mim foi insuficiente, usei quase o dobro)

Peneirar a farinha com o fermento.

Bater a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata mais um pouco, só para incorporar. Junte a gema e misture rapidamente. Peneire a farinha mais uma vez sobre a mistura mais o chá e misture tudo com uma espátula.
Abra a massa entre dois filmes plásticos até atingir um quadrado (cerca de 20cm) com espessura de 3mm.
Acerte as beiradas, cortando com uma faca. Espalhe a geléia deixando 3 cm no final da massa sem nada. Não coloque muita geléia porque na hora de enrolar vai atrapalhar e sair para fora. Caso a massa esteja muito mole, deixe uns 10 ou 15 minutos na geladeira. Enrole como rocambole e embrulhe em filme plástico. Leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 170oC.
Corte em rodelas de 5mm e disponha na assadeira forrada com papel manteiga. Deixe um espaço entre os cookies. Mesmo que eles fiquem achatados na hora de cortar, não precisa ficar ajeitando porque quando assarem, eles ficarão arredondados.
Asse por uns 15 a 20 minutos ou até que as bordas fiquem levemente coradas. Não asse demais para que não se perca o perfume do chá verde. Tire do forno e deixe esfriando na assadeira mesmo.

quinta-feira, abril 03, 2008

Crocantes e deliciosos!


Esta receita é da rainha dos cookies! A querida Patricia faz muitas delícias mas quando penso em fazer alguns cookies, um TK enorme e luminoso aparece na minha frente!
A maioria dos cookies que faço ficam macios, com textura parecida a bolo, chewy comos os americanos costumam chamar. Gosto muito mas mais ainda quando ficam crocantes e mantêm sua textura no dia seguinte. Estes cookies são assim e deixam um gosto de chocolate maravilhoso na boca! Como bem disse a Patricia, a receita pede ingredientes que sempre temos em casa, não precisa descansar na geladeira e por isso, em uma hora você poderá estar já se deliciando com um (ou uns) morninho acompanhado de um bom copo de leite gelado!
Apesar do nome dos cookies, eu os enrolei do tamanho de uma bolinha de ping pong com as mãos levemente untadas.

Giant chocolate sugar cookies

* xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó sem adição de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 ½ xícaras (300g) de açúcar
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ovo grande
1 ½ colheres (chá) de baunilha

Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Peneire a farinha, o cacau, o fermento em pó e o sal numa tigela média e reserve.
Coloque a manteiga e o açúcar na tigela da batedeira e bata até obter um creme claro e fofinho. Adicione a manteiga derretida. Junte o ovo e a baunilha, bata até obter uma mistura cremosa. Reduza a velocidade da batedeira (veloc. baixa) e junte os ingredientes secos peneirados gradualmente, misturando só até incorporá-los.
Usando uma colher de sorvete de aprox. 6cm de diâmetro, faça bolas de massa e coloque-as em assadeiras forradas com papel manteiga, com 10cm de distância umas das outras. Asse até que as beiradas estejam firmes, 18-20 minutos (uma assadeira por vez no forno) ou de 15 a 18 minutos se forem cookies menores. Retire e deixe os cookies nas assadeiras até amornarem e depois deixe esfriarem sobre uma grade.
Os cookies podem ser guardados por até 2 dias num recipiente hermético ou latinhas.

sábado, março 08, 2008

Biscoitinhos de maçã


No último mês acabei pegando duas gripes quase seguidas ou talvez uma recaída da mesma gripe que foi mal curada. Pelas conversas que tive com minha mãe que também andou gripada e alguns colegas de trabalho, parece que se padronizou entre os médicos receitar remédios apenas para 3 dias. Se os sintomas não sumirem, é para voltar para nova consulta, o que sempre acontece na maioria das vezes. Eu acho é que na verdade, fazem isto para ganharem mais uns trocados e de quebra ajudar os fabricantes de remédios, pois na segunda consulta fornecem outros remédios para mais 3 dias! Se não der certo, vocês já podem imaginar o que se tem que fazer, não?
No momento estou a conviver com uma tosse que não me deixa e que volta e meia me ataca nos momentos mais inconvenientes. Imagine uma reunião na fábrica, com todos no maior silêncio prestando atenção nas explicações do chefe e de repente... cof cof cof... cof cof cof...COOOOFFFF COOOOOFFF COOOOOFFF!!! Aff todos olham para você, tento segurar e fica pior ainda!!! rsss
Bom, mas esta estória toda é só para contar que nestas minhas idas aos médicos, enquanto esperava minha vez para ser atendida, ficava a folhear as revistas nas clínicas e numa dessas esperas encontrei a receita destes biscoitinhos recheados.
Gostei dos ingredientes e me entusiasmei para prepará-los na primeira oportunidade. A massa fica folhada e ao comê-los lembram pequenas tortas de maçã.
Pelos resultados aqui, recomendo picar bem miudinho a maçã pois pedaços grandes dificultam na hora de fechar os biscoitos e pincelar um pouco de clara nas bordas talvez ajude para que não se abram enquanto estão assando. De resto, é só fazer uma xícara de chá e se deliciar com os biscoitos! ;-)


Biscoitinhos de maçã

Recheio:

1/2 maçã picadinha
2 colheres (chá) de açúcar granulado fininho
um pouco de suco de limão
canela em pó a gosto

Misture tudo numa vasilha refratária, cubra com filme plástico bem frouxo e leve ao microondas (500W) por 3 minutos. Misture bem e deixe esfriando.

Massa:

80 g de manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos de 1 cm
100 g de farinha de trigo branca
50 g de farinha de trigo integral
uma pitada de sal
1 gema de um ovo grande
água gelada

Peneire as farinhas e o sal e coloque no processador junto com a manteiga. Dê algumas pulsadas até que fique uma farofa fina. Junte a gema e um pouco de água. Dê mais algumas pulsadas e vá juntando mais água até que pegando um pouco da massa dê liga. Jogue a massa num filme plástico e vá apertando até formar um círculo com 1 cm de espessura. Leve à geladeira por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180oC.

Forre uma assadeira com papel manteiga.

Polvilhe levemente a mesa com farinha e abra a massa até ficar com 3 mm de espessura. Corte rodelas e coloque um pouquinho de recheio no meio. Cubra com outra rodela de massa e feche bem as bordas. Vá colocando os biscoitos já recheados na assadeira. Depois leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que fiquem levemente corados na borda. Deixe sobre uma grelha para esfriar. Depois passe cada biscoito em açúcar e canela.

sábado, novembro 03, 2007

Cookies de okará


Estou revirando o Cookpad ultimamente. Tem tantas receitas interessantes que dá vontade de fazer tudo! Esta aqui é uma das receitas que me despertaram a atenção de imediato e hoje ao ir no mercado trouxe um pacotinho de okará para prepará-los.
Enquanto enrolava os cookies pensei na Moni que está de dieta. Além de nutritivos, dá para tapear aquela vontade de comer doce sem pesar na consciência!
Pensei que fossem ficar mais crocantes, acho que deveria ter deixado mais tempo no forno em temperatura mais baixa... :-(
Eles lembram cookies integrais, não se sente o gosto de okará de maneira alguma. Não leva ovos nem gordura e pode-se misturar à farinha outros tipos de farelos integrais como centeio, aveia fina, gérmen de trigo... e no lugar das passas, colocar outras frutas secas ou nozes, gergelim, enfim dê asas à criatividade!

Cookies de okará

100g de okará
60g de farinha de trigo integral
3 colheres (sopa) de mel
30g de passas
uma pitada de canela em pó

Pré-aqueça o forno a 160oC.
Forre uma assadeira com papel manteiga.
Misture todos os ingredientes e depois amasse bem até incorporar todos os ingredientes. Modele as bolinhas e coloque na assadeira. Dê uma ligeira apertada sobre os cookies e leve ao forno por cerca de 30 a 40 minutos. Deixe esfriando sobre uma grelha.
Aqui rendeu 20 cookies pequenos.

quinta-feira, novembro 01, 2007

Cookies de abóbora



Estes cookies são a sensação do momento deste site japonês. São tão "kawaii" (bonitinhos) que também não resisti em prepará-los aqui!
Fiz apenas uma receita para experimentar mas agora já estou achando pouco para dividir entre nós dois! ;-p
Deixei ficar bem sequinhos e crocantes. Ficaram bem gostosinhos!
Gostei muito de todas as dicas que a autora da receita passou e vou transcrever junto com a receita. A quantidade de açúcar ficou boa para mim. Eu só acrescentei uma pitada de canela em pó para dar um tchan a mais no sabor. Penso que gotinhas de chocolate ou um pouco de coco ralado também funcionariam bem nestes cookies.

Cookies de abóbora

Para 12 cookies

30g de abóbora cozida e passada na peneira (kabochá)
30g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
25g de açúcar
60g de farinha de trigo
2g de amido de milho
uma pitada de sal
uma pitada de canela em pó (opcional)
12 sementes de abóbora para enfeitar

Bata a manteiga até formar um creme. Junte o açúcar em duas vezes, batendo bem a cada adição. Quando ficar um creme esbranquiçado e fofo, junte o purê de abóbora e misture. Junte a farinha de trigo peneirada com o amido, sal e canela em pó. Misture com uma colher de silicone até formar uma bola. Embrulhe em filme plástico e forme um retângulo de 1cm de espessura. Coloque numa bandejinha e leve à geladeira para descansar por cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 170oC.
Desembrulhe e divida em 12 porções. Faça bolinhas e disponha numa assadeira forrada com papel manteiga. Não precisa deixar muito espaço entre as bolinhas porque elas não crescem muito no forno. Dê uma leve achatada na bolinha e faça vincos em volta usando um palito. Pode fazer bem marcado pois se fizer de leve, o vinco some enquanto está assando.
Enfeite com uma semente de abóbora e leve ao forno por cerca de 17 a 20 minutos. Caso queira com textura mais macia, retire do forno depois deste tempo. Se você quiser mais crocante, baixe a temperatura do forno para 140oC e deixe mais 10 minutos ou até que fiquem sequinhos (aqui deixei quase 20 minutos). Para verificar, pegue num cookie para sentir se está firme. Deixe esfriando sobre uma grelha.

Dicas:

- cozinhe e amasse abóbora em grande quantidade. Divida em pequenas porções e congele para usar em outras receitas.

- cozinhe a abóbora no vapor ou no microondas. Caso use o microondas, jogue algumas gotas de água sobre os pedaços de abóbora e cubra com filme plástico sem apertar muito (eu cortei em fatias de 2cm e deixei na potência 700W por uns 6 minutos). Isto vai impedir de deixar os pedaços duros e secos. Passe a abóbora na peneire enquanto quente.

- você pode substituir a manteiga por margarina ou dividir meio a meio manteiga/margarina com gordura vegetal para dar mais crocância ao cookie.

- a massa pode ser congelada no ponto onde ela é embrulhada em filme plástico. Quando for preparar, coloque na geladeira e deixe até ficar maleável.

sábado, junho 09, 2007

Sabores da minha terra


Fiquei um bom tempo a pensar no que preparar para participar deste evento que a Bia e a Karen me convidaram. Imaginei que teria que ser algo de onde nasci, São Paulo e a única coisa que me vinha à mente era o cuscuz paulista, mas a Cláudia representou muito bem nosso Estado com um lindo!
Lembrei-me, então destes biscoitinhos de fubá encontrados em quase todas as padarias paulistanas. Alguns são delicados outros são bolachões que só de comer um já enche a barriga! rsss
Falar em broa para mim evoca muitas imagens. Antes achava que eram apenas pães, mas agora sei que tudo quanto é massa assada com fubá leva este nome: biscoitos, bolos, pães massudos, pães ocos por dentro que lembram carolinas.... hummmm, receitas diversas que resultam sempre em coisas deliciosas para saborear, é claro, com um cafézinho!
Esta receita postada pelo Clemente Garcia no Fórum do Cybercook é perfeita. A primeira vez que os fiz e comi, fiquei encantada, são muito gostosos! Apesar de que, falou em fubá sou suspeitíssima! rss Para quem gosta, eu os recomendo fortemente!
Desta vez, modelei-os bem pequeninos para ficarem mais delicados, pois também quis presentear uma amiga com eles. Ficaram mais crocantes. Quando os fiz maiores da primeira vez, ficaram mais macios. Não sei se por causa do tamanho ou da marca de fubá que usei, mas o sabor das broas ficou menos pronunciado.:-(

A iniciativa deste evento partiu da Paula do blog português "Um cantinho na cozinha". Convido a Sheila e a Luna para participarem, se quiserem, é claro!

Gostaria de agradecer à Mamy pela linda xícara da foto e à Mirian pela bela toalha em crochê!

Broa caxambu

300 grs de farinha de trigo
180 grs de margarina (usei manteiga sem sal)
300 grs de açúcar
1 ovo
300 grs de fubá
15 grs de fermento em pó
1 colh de café de erva doce
+ ou - 210 ml de leite

Na batedeira misturar bem o açúcar com a margarina em velocidade baixa. Juntar o ovo e aos poucos os demais ingredientes, sendo o leite aos poucos até dar ponto de pegar nas mão e modelar. Faça bolinhas com a mão, achate-as e coloque em assadeira levemente untadas. Para facilitar unte as mão na hora de fazer a bolinha. Deixe um espaço entre uma bolinha e outra porque elas se esparramam no forno.
Para quem mora no Brasil, o Clemente recomenda a margarina para bolo da Amelia é a melhor para esta broa, mas pode se usar outra margarina que não seja light.
Pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido a 180oC. Asse até ficar bem dourada. Deixe esfriando sobre uma grelha e depois guarde-as em latas bem fechadinhas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails