Mostrando postagens com marcador Comidinhas do dia-a-dia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Comidinhas do dia-a-dia. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, agosto 02, 2007

Comidinhas do dia a dia - SOBRAS!!!!


Fico muito feliz em receber em tão pouco tempo tantas sugestões deliciosas e criativas! Muito obrigada a todas! Lembrando que este evento não tem prazo e mesmo quem ainda quiser participar com carnes continuo a receber com o maior prazer! Podem enviar quantas receitas quiser também, como a querida Brites fez enviando 3 idéias apetitosas para aproveitamento de sobras!

Da cozinha da Brites vem estas delícias abaixo!
Estufado

Espaguetti com peru ao forno

Pudim de claras com coco


Bolinhos de arroz da Eliana.


Arroz de caracol da Verena.

Pizza de 5 queijos da Elvira.

Sanduíche gratinado da Heidi.

Pudim de pão com calda de whisky da Cris.

Torta de tomates com massa de abóbora da Laila.

Sopa mágica da Agdá.

quinta-feira, julho 19, 2007

Comidinhas do dia-a-dia - Carne de panela


Nem sei como agradecer a participação de tantas amigas para este singelo evento. Foram muitas receitas que me encheram a boca d'água e que ,sem dúvida, aumentarão o repertório de todas nós para a difícil tarefa de preparar a comidinha do dia-a-dia!

Confiram abaixo os pratos participantes! Espero não ter esquecido de ninguém. Caso tenha cometido esta falta gravíssima, peço desculpas e, por favor, enviem um mail para mim que incluirei sem falta aqui! (pecadodagula.akemiarrobagmail.com)
Tudo começou aqui e as primeiras receitas foram estas!

Refogado de carne moída da Claudia.

T-bone da Silvia.

Almôndegas de novilho da Elvira.

Torta campestre da Cris.

Bife à rolê da Bia.

Carne de panela com arroz verde e abóbora da Luna.

Picadinho da Eliana.

Filé com molho de ervas da Patricia.

Frango ensopadinho da Verena.

Moqueca da Agdá.

Costelinha de porco da Laila.



A todas um super OBRIGADA! Aproveito para lançar mais um evento dentro do "Comidinhas do dia-a-dia". A palavra agora é SOBRAS! Sim, aquele restinho que fica na panela, que não alimenta todos mas que não dá para simplesmente jogar fora, aquela mistura que sai e volta para geladeira intocada e que, quando a única saída é o cesto de lixo, você com a criatividade e espírito de "motainai" (desperdício) reinventa, dá uma roupagem diferente e todos se deliciam com a "nova" iguaria!

Eis a minha contribuição: chahan ou yakimeshi de alface, para aproveitar sobras de arroz. Se você estiver usando arroz agulhinha, não vai ter problemas em deixar o arroz soltinho mas, se for o arroz-japonês-unidos-venceremos, o segredo é esquentá-lo no microondas antes de ir para a frigideira! A chama do fogo deve ser sempre alta, todos os ingredientes já devem estar picados e à mão para não perder tempo e obter um chahan soltinho e gostoso. Se você tiver uma panela wok, ótimo, mas pode ser preparado numa frigideira comum tranquilamente. Vamos à sugestão?



Yakimeshi de alface

Para 2 pessoas

3 colheres (sopa) de óleo
2 ovos batidos
1 pires (sobremesa) de arroz cozido e aquecido
3 fatias de presunto
2 colheres (sopa) de cebolinha verde ou cebola picadinha
3 folhas de alface americana rasgadas grosseiramente
sal e pimenta do reino
1 colher (chá) de molho de soja (shoyu)

Coloque a frigideira no fogo alto e aqueça o óleo. Despeje os ovos e espere firmar, quase virando omelete. Só então misture tudo como se fosse ovos mexidos. Enquanto ainda houver partes cruas de ovo, adicione o arroz quente e misture rapidamente para envolver o arroz no ovo. Vá batendo com a ponta da colher de pau nas pelotas de arroz para separar os grãos. Quando estiver tudo bem soltinho, junte o presunto e a cebolinha ou cebola, tempere com sal e pimenta e despeje o shoyu num canto da panela para "queimar". Misture tudo muito bem e só então coloque as folhas de alface. Mexa só o suficiente para murchar a verdura. Sirva em seguida.

segunda-feira, junho 04, 2007

Comidinha do dia-a-dia



Primeiro eu gostaria de agradecer novamente a amiga Eliana por atender meu pedido de receitas de carne de panela! Fiquei muito feliz por você compartilhar conosco sua deliciosa receita! Nem preciso dizer que logo que pus os olhos nesta foto, minha boca já se encheu d'água!
Comprei os ingredientes no final de semana e por milagre encontrei mandioca fresca na lojinha de produtos brasileiros. Não estava lá essas coisas (meio dura) mas deu para matar a curiosidade, nunca tinha comido purê de mandioca. É muito gostoso, tem uma consistência diferente da batata. Combinou divinamente com esta carne. Que grande diferença faz refogar a cebola até ficar caramelada! O molho ficou muito mais saboroso e encorpado!
A receita para este super "comfort food" e outras delícias da Lica, você encontra aqui. Vai lá para babar também! ;-)

Queria agradecer também a Sheila que me enviou o modo de preparo de várias comidinhas do dia-a-dia. Seguem abaixo as receitas! Fiquei com vontade de experimentar essa abobrinha com caldo de camarão, deve ficar espetacular, hein!

Arroz (integral):
Para cada xícara de arroz, ferva 3 de água e reserve.
Forre a panela com azeite, doure alho amassado e cebola picada e despeje o arroz (que não precisa ser lavado). Tempere a gosto - eu uso açafrão, sal e Sazon.
Acrescente as 3 xícaras de água e deixe cozinhar em fogo baixo, com a tampa semi-fechada. Leva uns 30 min. pra ficar pronto.

Arroz (comum):
Para cada xícara de arroz, ferva 2 de água e reserve.
Lave o arroz e deixe sair toda parafina. Forre a panela com azeite, doure alho amassado e cebola picada e despeje o arroz lavado na panela. Deixe fritar bem e tempere a gosto (uso os mesmos ingredientes, só que em uma quantidade um pouco maior).
Acrescente a água fervida e deixe cozinhar até secar. Se precisar de mais água, acrescente um pouco mais e tampe a panela até secar completamente, tomando cuidado para não queimar.

Feijão:A medida que não sei ao certo pois faço de olho mesmo, rsrs
mas geralmente é 3 pra 1 (3 xic. de água pra 1 de feijão)
Seleciono o feijão, coloco na panela de pressão e acrescento água suficiente. Deixo no fogo até pegar pressão e depois conto 20 min. (no caso do feijão mulatinho, se for preto, cerca de 35 min.)
Depois de sair toda a pressão, abro a panela e a deixo em fogo baixo sem a tampa, para apurar. Em uma frigideira, coloco azeite, frito alho e cebola picadinhos (3 dentes e 1 cebola inteira) junto com bastante salsinha. Coloco duas conchas de feijão nessa mistura e amasso bem para
formar uma pasta. Esta pasta volta para a panela de pressão a fim de engrossar o caldo. Depois é só acrescentar cominho, pimenta do reino, sal, louro e bacon frito ou lingüiça, se preferir. Deixe apurar até engrossar e é só servir bem quentinho :)

Bife:Geralmente uso alcatra ou patinho para bifes, não gosto de carnes com gordura e limpo bem para não ficar nadinha, rsrs
quando uso colchão mole, deixo a gordura senão a carne fica muito seca, separo depois no próprio prato.
Deixo a carne (limpa) em um marinado de shoyo, alho amassado, azeite, sal e um fio de vinagre. Frito o bife com a panela tampada e depois jogo esse marinado na frigideira para criar um molho mais espesso. Se quiser, é só acrescentar cebola em rodelas, é uma delícia! Daí é só servir :)

Abobrinha refogada:
Tiro a casca, corto em cubinhos e coloco pra fritar em uma panela com pouco azeite (só pra não grudar). Acrescento uma xícara de água e tampo bem a panela deixando amolecer (cerca de 15 min.). Depois de amolecida, tempero a gosto (sal, pimenta do reino e caldo de camarão que combina divinamente com abobrinha!!!) e deixo apurar até secar. Simples assim!

Salada:Costumamos comprar saladas prontas sem tempero, geralmente é um mix de alface crespa com cenoura e beterraba raladas + rucula.
Não como salada temperada, mas como meu marido gosta, tempero com azeite, vinagre, sal e jogo orégano por cima (às vezes vai parmesão e batata palha tbm)

Já a Flavinha faz assim:

Compro musculo ou braço (paleta). Já peço pro açougueiro cortar em cubos grandes. Dai frito a carne no óleo, deixo dourando. Depois de bem douradinha coloco orégano, cebola, alho, knorr de carne, 1 folha de louro, (se for usar tomate ja pico e coloco nessa hora). Mexo e dou mais uma fritadinha. Dai coloco os legumes (geralmente batata e cenoura, ou mandioquinha, mas tb é gostoso demais com mandioca e abóbora, porém como o tempo de cozimento da abobora é menor, vc terá q cozinhar a carne primeiro, e depois de macia acrescenta a abobora e cozinha mais um tantinho.
Coloco água 1 copo +/-, fecho a panela e deixo cozinhar por uns 30 min. Abro a panela de pressao, e ainda no fogo, deixo apurar o caldo, sem mexer para não destruir os legumes.

A Geórgia tem um prato bem parecido com carne de panela, só que ela usa carne de carneiro! Dêem uma olhada aqui!

Novamente obrigada a vocês, queridas! E o evento continua de pé, quem quiser participar, é só mandar um mail ou deixar nos comentários que postarei aqui! Um grande abraço a todas! ;-)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails