Mostrando postagens com marcador Chocolate. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Chocolate. Mostrar todas as postagens

domingo, março 25, 2012

Muffins de chocolate branco e maracujá

Bom dia, pessoal! Segunda noite seguida que caí da cama! Será o excitamento com a Blogagem Coletiva do Chocolate??? Ou será que são as sugestões deliciosas das participantes do Terceiro Sorteio Mococa que estão me tirando o sono???? :D
Minha segunda sugestão com chocolate desta vez é bem facinha, mexeu tá pronto!
A receita veio daqui mas pelos comentários feitos, resolvi omitir também a cobertura que a maioria achou muito doce, aumentei a quantidade de chocolate branco e maracujá e gostei muito do resultado final! A combinação desses dois ingredientes é muito feliz e as sementinhas do maracujá dão crocância a cada mordida!

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
½ xícara de açúcar
125g de manteiga sem sal derretida e morna
2 ovos levemente batidos
⅓ xícara de leite
½ xícara de polpa de maracujá (1 médio)
1 colher (chá) de essência de baunilha
150g de chocolate branco picado (não pique muito pequeno)

Forre a forma com 12 forminhas de papel para muffins.
Preaqueça o forno a 180˚C.
Numa vasilha grande, peneire a farinha com o fermento, sal e açúcar. Junte o chocolate branco picado e misture tudo e abra uma cavidade no centro.
Numa outra tigela, bata os ovos, junte o leite, a polpa, baunilha e manteiga. Misture bem e despeje na cavidade da farinha. Mexa rapidamente apenas para incorporar, fica uma massa grosseira mesmo. Não misture até a massa ficar lisa pois os muffins ficarão duros.
Distribua a massa entre as forminhas enchendo até ¾ da capacidade.
Leve para assar por cerca de 25 a 30 minutos ou até corarem levemente. Não asse demais pois ficarão secos! Faça o teste do palito para se certificar.
Tire do forno e desenforme depois de 5~10 minutos. Sirva morninhos!
Depois de frios, embale em sacos plásticos e quando for consumir, aqueça por 20 a 30 segundos no microondas. Ficam como recém assados novamente! ;)


Um ótimo domingão, pessoal! :)

segunda-feira, março 19, 2012

Brownie de Banana e Caramelo

Dia 26 está se aproximando e esta é a minha primeira contribuição para a Blogagem Coletiva do Dia do Chocolate! Estou planejando preparar mais 2, vamos ver! Aliás, estão chegando receitas ótimas para o evento! Muito obrigada a todos que dedicaram um tempinho preparando um prato para participar deste evento! Domingo vocês vão poder conferir todas as delícias! Aguardem! ;)
Assim que botei os olhos nesta receita sabia que tinha alguma coisa de muito especial nela! Como descrever este pedacinho do paraíso? A combinação de banana+chocolate e de caramelo+sal não é novidade nenhuma mas coloque isso tudo junto e está feita a mágica! Foi amor à primeira mordida! Daqueles que você come rezando e de joelhos! Será que vocês conseguiram captar a intensidade do quanto gostei? ;)


* xícara medida de 240ml

Massa de banana:
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
¾ xícara de açúcar (usei ⅔)
1 ovo extra
½ xícara de sour cream (usei iogurte natural)
1 xícara de farinha de trigo
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
½ xícara de banana amassada (usei 2 bananas nanicas médias e maduras)

Massa do brownie:
¾ xícara de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de cacau em pó
160g de chocolate meio amargo picado
100g de manteiga sem sal
½ colher (chá) de café instantâneo em pó (usei 1 colher de sopa de café pronto forte)
¾ xícara de açúcar (usei ⅔)
¼ xícara de açúcar mascavo bem prensado na xícara (eu não prensei e peneirei, as pedrinhas eu desprezei)
2 ovos extra
1 colher (chá) de essência de baunilha

Caramelo:
6 colheres (sopa) de manteiga sem sal (usei 5 colheres)
¾ xícara de açúcar
½ xícara de creme de leite (usei de caixinha 25% de gordura)
½ colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de sal

Unte e forre com papel manteiga uma assadeira de 22x33cm.
Preaqueça o forno a 180˚C.

Para o caramelo, coloque a manteiga numa panela e leve ao fogo. Quando derreter, junte o açúcar e fique misturando sem parar com uma espátula ou fouet até o açúcar ficar marrom. Quando começar a fumacear, tire do fogo e adicione o creme de leite. Cuidado que a mistura vai subir como "lava". Misture bem até ficar lisa e junte a baunilha e o sal. Mexa bem e deixe esfriar.

Para a massa de banana, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até ficar claro e esbranquiçado. Junte o ovo e bata bem. Incorpore o iogurte e a baunilha. Bata bem. Não se preocupe se talhar. Tire da batedeira e junte a farinha peneirada com o bicarbonato e o sal. Misture e adicione as bananas amassadas (não amasse até virar purê, amasse rapidamente deixando pedaços da banana). Termine de misturar e despeje na assadeira. Alise até nivelar.

Para a massa do brownie, peneire a farinha com o cacau e o sal. Coloque o chocolate e a manteiga num refratário e leve ao microondas em potência média para derreter (cerca de 1:30 minutos). Junte os açúcares e misture bem. Espere amornar uns 5~10 minutos e junte os ovos levemente batidos. Mexa com um fouet sem fazer muita força para que não entre ar na massa. Adicione o café e a baunilha. Junte a farinha e termine de misturar com cuidado.
Espalhe o caramelo sobre a massa de banana, procurando deixar as bordas livres como na foto. Despeje a massa do brownie às colheradas sobre o caramelo. Depois alise com cuidado para cobrir todo o caramelo.
Leve ao forno por cerca de 35 a 40 minutos ou até que enfiando um palito, ele saia com um pouco de massa grudada.
Tire do forno e deixe na assadeira mesmo até esfriar para então cortar.


Uma semana maravilhosa para todos! :)

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Atenção chocólatras! Vem aí...

Nem sabia que existia esta data mas adorei e achei que seria um bom pretexto para organizar mais uma blogagem coletiva de receitas envolvendo este ingrediente que a maioria ama de paixão! Levante a mão quem nunca fraquejou diante de uma caixa de bombons ou trufas, não salivou ao ver uma cascata de chocolate ou que na TPM não tem vontade de atacar uma barra de 1 kg??? \o/
Para participar, prepare uma receita com chocolate, devidamente fotografada (por você mesmo) e publique no seu blog até o dia 25 de Março de 2012 (domingo) especificando que é para esta blogagem. Se colocar o banner da BC (blogagem coletiva) vou ficar muito feliz mas não é obrigatório, tá? O link para fazer download da foto é este. Deixe o link nos comentários desta postagem ou envie para o email pecadodagula.akemi(arroba)gmail.com.
Se é leitor que não tem blog, envie a foto e receita para o email citado acima, por favor. As fotos precisam ser tiradas pela própria pessoa, não vale foto tirada da net/revista/livro... ok?
Dia 26 de Março de 2012 vou publicar todas as receitas participantes e haverá um sorteio de... surpresa!!! rsss
Blogueiros e leitores de outros países também podem e devem participar mas precisam ter endereço de entrega no Brasil ou presentear alguém que more no país. Infelizmente não tenho recursos para bancar despesas postais para o exterior, sorry! Então corre para preparar um quitute bem chocolático e mande para mim! Desconfio que boas e deliciosas coisas vão pintar por aqui! ;)

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Bolo de chocolate invertido de caramelo e nozes


Folheando um livrinho só de receitas de bolos de chocolate me deparei com esta aqui e fiquei doida para experimentar. Já fiz muitos bolos invertidos com frutas mas com nozes ainda não e pelos ingredientes a receita prometia!
E não me enganei, o bolo é uma delícia, super macio e sabor intenso de chocolate que lembra um brownie! A cobertura de nozes não fica para trás com uma textura crocante e "puxenta" ao mesmo tempo. Como o Luiz não pode comer, fiz apenas meia receita que rendeu uma forma redonda de 15cm e assou em 40 minutos. Dividi todos os ingredientes pela metade, somente as nozes variadas eu achei que ficaria bem pouquinho e usei a mesma quantidade da receita inteira.
Segue abaixo a receita inteira:

* xícara medida de 250ml

2 colheres (sopa) de nozes tostadas e picadas
2 colheres (sopa) de pistaches tostados e picados
2 colheres (sopa) de macadamias tostadas e picadas
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (8 colheres de sopa)
1 xícara de açúcar mascavo (medir bem prensado na xícara - 220g)
3 ovos extra
1¼ xícara de farinha de trigo (185g)
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
⅓ xícara de cacau em pó (35g)
100g de chocolate meio amargo derretido (picar e medir 1/3 de xícara)
¾ xícara de leite (180ml)

cobertura:
40g de manteiga sem sal (2½ colheres de sopa)
¼ xícara de açucar mascavo (medir bem prensado)
2 colheres (sopa) de creme de leite (usei de caixinha)

Pré-aquecer o forno a 170˚C.
Untar uma forma alta de 20cm com manteiga e forrar o fundo com papel manteiga.
Peneire a farinha de trigo com o fermento, o bicarbonato, o sal e o cacau em pó.
Para a cobertura, coloque tudo numa panelinha e leve ao fogo baixo até dissolver o açúcar. Deixe ferver e despeje na forma preparada.
Por cima, despeje as nozes variadas picadas e reserve.
Bata a manteiga na batedeira até ficar cremosa. Junte o mascavo e bata bem até ficar fofo e claro. Junte os ovos, um por um, batendo bem a cada adição. Acrescente os ingredientes secos, o leite e o chocolate derretido. Bata só até incorporar os ingredientes. Despeje na forma e leve para assar por cerca de 1h10minutos. Faça o teste do palito. Deixe amornar uns 15 minutos antes de desenformar sobre uma grelha. Retire o papel manteiga com cuidado. Com uma faquinha, vá ajudando a soltar o caramelo do papel.

PS: antes de picar as nozes variadas, coloque-as numa assadeira e leve ao forno frio. Só então acenda a 180˚C e deixe por 7 a 8 minutos. Tire do forno, espere esfriar, pique e meça. Você pode utilizar outras nozes que gostar ou tiver disponível. Acho que só com amendoim também deve ficar bom! :)

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Brownies de Natal

Se existe bolo de Natal, cookies de Natal, rosca de Natal... por que não brownies de Natal? Na hora que botei os olhos nessa receita não pensei duas vezes para fazer! A combinação de framboesas e chocolate branco no brownie me pareceu irresistível e deliciosa!
Tive que segurar minha ansiedade para provar logo que saiu do forno. Foi uma tortura ainda mais depois de sentir o cheirinho do brownie assando se espalhar pela casa mas fui forte e esperei até o dia seguinte para comer e mesmo porque não seria muito sensato comer à meia-noite! :D
Não sei você, mas toda vez que faço brownies fico ansiosa para saber se ficaram no ponto. Na hora de cortar é aquela expectativa! rss
E o alívio só vem depois de verificar que a faca voltou toda "suja" de chocolate! Que foi o que aconteceu! Ufa! Esta massa é extra cremosa, daquelas que derretem na boca e logo você quer abocanhar outro naco!
Preciso falar mais? ;)

A receita original pede para pressionar o açúcar mascavo na xícara mas como acho o chocolate meio amargo nacional doce, preferi diminuir o açúcar e medir normalmente, sem pressionar.

* xícara de 240ml

250g de manteiga sem sal picada
250g de chocolate meio amargo picado
3 ovos extra
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
1 xícara de framboesas congeladas
1/2 xícara de chocolate branco picado
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Unte e forre com papel manteiga uma assadeira de 27x17cm.
Peneire a farinha com o fermento e o sal.
Derreta a manteiga com o chocolate meio amargo no banho-maria ou microondas em potência média por 2 ou 3 minutos, misturando a cada minuto até derreter totalmente. Deixe amornar 5 minutos.
Depois junte o mascavo, os ovos levemente batidos e a farinha de trigo. Misture com fouet até incorporar. Despeje metade da massa na assadeira. Espalhe as framboesas e chocolate branco. Cubra com o restante da massa e nivele a supefície. Leve para assar por cerca de 35 minutos ou até que fique firme ao toque.
Deixe esfriar na própria forma. Depois de frio leve para geladeira por cerca de 4 horas ou até que fique firme.
Desenforme e corte em quadradinhos. Polvilhe açúcar de confeiteiro e guarde em recipientes bem vedados em temperatura ambiente ou na geladeira se estiver muito quente.

Uma ótima quarta-feita para todos! :)

quinta-feira, outubro 27, 2011

Pudim de brigadeiro de nutella

Faltam poucos dias para o sorteio do kit Mococa!!! Você já se inscreveu? Ainda não???? Então clique aqui e participe!
Inventei outro pudim usando desta vez o Festa Brigadeiro Mococa e não é que ficou delicioso??? Pudera, só vai coisa boa nele!
Anota aí para fazer quando receber seu kit! ;)´

1 lata de Festa Brigadeiro Mococa
400ml de leite
4 ovos extra (60g cada)
2 colheres (sopa) cheias de nutella
1 xícara de açúcar refinado para o caramelo
3 ou 4 colheres (sopa) de água quente

Leve uma panela grande com água ao fogo para ferver que será utilizada no banho-maria e para a calda.

Coloque o açúcar numa forma para pudim e leve ao fogo médio/baixo. Fique misturando sem parar com espátula de silicone. No começo vão ser formar pedrinhas mas não se preocupe. Aos poucos elas vão se dissolvendo e tudo vai ficando num tom caramelo. Baixe o fogo e junte 2 ou 3 colheres de água quente. Cuidado porque vai borbulhar. Continue mexendo com cuidado até os grumos se dissolverem.
Tire do fogo e espalhe o caramelo nas laterais da forma e na parte central. Reserve.

No copo do liquidificador coloque o leite, os ovos, o brigadeiro MOCOCA e a nutella. Bata bem até tudo ficar homogêneo. Despeje na forma caramelada, cubra com papel alumínio e coloque dentro de uma outra forma ou assadeira maior. Despeje a água quente e uma rodelinha de limão ou gotas de vinagre para não escurecer o alumínio (se estiver usando uma forma desse material, claro). Leve ao forno quente pré-aquecido (205˚C) e deixe assar por 60 a 70 minutos. Faça o teste espetando a ponta de uma faquinha. Se sair limpo está ok. Tire da forma do banho-maria e deixe esfriar antes de levar à geladeira. Deixe gelar bem por algumas boas horas. Desenforme e sirva com morangos! Dá um contraste ma-ra-vi-lho-soooo!!!! Solta os cachorros!!! :D

terça-feira, junho 21, 2011

Bolo mármore com cobertura de bombom

Este bolinho sempre me dava uma piscadinha toda vez que folheava este livro e hoje finalmente dei uma chance a ele. É um bolo simples mas muito delicioso principalmente por conta da cobertura inusitada que usa um famoso bombom de amendoim e caramelo! Perfeito para acompanhar um cafezinho à tarde! ;)

Massa:

170g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
150g de açúcar refinado
2 ovos extra
2 gemas
170g de farinha de trigo
20g de farinha de amêndoas
20g de amido de milho
1 ½ (chá) de fermento em pó (8g)
uma pitada de sal
1/4 xícara de leite integral (60ml)
10g de chocolate em pó (usei dos frades 50% de cacau)

Cobertura:

2 tabletes de bombom à base de caramelo e amendoins (foto abaixo)
2 colheres (sopa) de leite integral


Pré-aqueça o forno a 180˚C.

Unte e enfarinhe uma forma de anel de 18~20cm.

Peneire a farinha com o fermento, amido de milho e sal.
Numa pequena vasilha, bata as gemas com os ovos inteiros. Reserve.

Numa vasilha grande, bata na batedeira a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até ficar fofo e esbranquiçado. Incorpore a farinha de amêndoas e bata mais um pouco. Junte os ovos batidos em 3 ou 4 vezes, batendo bem a cada adição.
Desligue a batedeira e junte os ingredientes secos aos poucos alternandocom o leite (reserve cerca de 1 colher de sopa do leite). Misture com cuidado com espátula até ficar uma massa lisa. Separe 1/3 da massa numa outra vasilha e peneire o chocolate em pó e o leite reservado. Misture bem até ficar homogêneo.
Coloque às colheradas um pouco da massa branca e intercale com colheradas da massa de chocolate. Revolva as duas massas com ajuda de um palito e dê algumas batidas no fundo da forma.
Leve para assar por cerca de 35 a 40 minutos ou até dourar levemente a superfície. Faça o teste do palito.
Tire do forno e espere 5 minutos antes de desenformar.
Enquanto isso, num pequeno refratário, coloque os bombons em pedaços com o leite e cubra com filme plástico. Leve ao microondas em potência alta por 1 minuto.
Tire o filme com cuidado e misture com espátula até ficar homogêneo.
Desenforme o bolo sobre o prato de servir e despeje a cobertura.
Sirva morno ou em temperatura ambiente.

domingo, junho 12, 2011

Brigadeiro de potinho


Semana passada foi aniversário de um amigo nosso e como sempre o presente foi algo de comer. Desta vez resolvi preparar estes brigadeiros que são um hit e chegaram para ficar porque são simplesmente deliciosos e decorados ficam um luxo! Dos três sabores que queria fazer inicialmente se transformaram em 6, tantas as opções que queria experimentar! Fiz tradicional, chocolate amargo 70%, ovomaltine, chocolate branco, limão siciliano e caipirinha. Foi bem divertido fazer as alquimias e a tarefa mais "difícil" foi escolher qual o mais gostoso ! :D

Tradicional

1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (50% cacau)
1 caixa de creme de leite

Numa panela, coloque o leite condensado, manteiga e chocolate em pó. Leve ao fogo baixo até soltar do fundo da panela. Tire do fogo e junte o creme de leite. Misture e despeje num saco de confeitar. Quando amornar, esprema sobre os potinhos. Espere esfriar (sem tampar) e polvilhe chocolate ao leite ralado por cima.

Chocolate meio amargo 70%

1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
100g de chocolate meio amargo 70% de qualidade
4 colheres (sopa) de licor cointreau
2/3 caixa de creme de leite

Numa panela, coloque o leite condensado, manteiga e o chocolate picado. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e junte o creme de leite. Misture bem e acrescente o licor. Despeje o brigadeiro num saco de confeitar. Espere amornar e distribua nos potinhos. Espere esfriar completamente (sem tampar) e salpique chocolate meio amargo ralado ou picadinho por cima.


Caipirinha

1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
suco de 1 limão tahiti
raspas do limão
2 colheres (sopa) de pinga
1/2 caixa de creme de leite

Leve o leite condensado e a manteiga ao fogo baixo numa panelinha e cozinhe até soltar do fundo da panela. Tire do fogo e adicione o suco, raspas e a pinga. Misture bem e acrescente o creme de leite. Mexa bem e despeje num saco de confeitar e espere amornar para manusear. Esprema nos potinhos e espere esfriar (sem tampar) e salpique açúcar cristal grosso esfregado com raspas de limão.

Chocolate branco

1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de chocolate branco picado
1 caixa de creme de leite

Numa panela coloque o leite condensado, manteiga e chocolate branco. Leve ao fogo baixo até soltar do fundo da panela. Tire do fogo e junte o creme de leite. Misture e despeje num saco de confeitar. Distribua nos potinhos e espere esfriar (sem tampar). Se quiser, coloque um pouco de geléia de framboesa amolecida com um pouco de licor de frutas vermelhas por cima ou raspas de chocolate branco.


Limão siciliano

1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
suco de 1 limão siciliano
raspas do limão
1 caixa de creme de leite

Numa panela, coloque o leite condensado e a manteiga. Leve ao fogo baixo até soltar do fundo da panela. Tire do fogo e junte o resto dos ingredientes. Misture e despeje num saco de confeitar. Depois que amornar, distribua nos potinhos. Espere esfriar (sem tampar), polvilhe pistache levemente torrado e picadinho por cima.

Ovomaltine

1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de ovomaltine com flocos crocantes
1 colhere (sopa) bem cheia de nutella
1 caixa de creme de leite

Numa panela coloque o leite condensado, manteiga, nutella e ovomaltine. Leve ao fogo baixo até desgrudar do fundo da panela. Tire do fogo e junte o creme de leite. Misture e despeje num saco de confeitar. Espere amornar e distribua nos potinhos. Espere esfriar (sem tampar) e polvilhe ovolmatine por cima.


Potinhos "vestidos" para festa! Escolher os tecidos e as fitas para combinar é outro divertimento! Já amarrar a fitinha exigiu um pouco de prática!


Todo mundo acondicionado na caixa!


Caixa fechada e pronta para ser entregue!
O aniversariantes perguntou se era uma lembrança de Paris! Engraçadinho!!! Bem que gostaríamos mas ainda não foi dessa vez que conhecemos a Torre Eiffel ao vivo e em cores! O presente foi 99% Made in Brazil e 1% Made in Japan da caixa! :D
Une semaine très agréable pour tout le monde!!!

quarta-feira, abril 20, 2011

Bolo mousse de cheesecake


Tenho esta receita martelando na cabeça faz um tempão e ontem resolvi matar minha curiosidade. O maior atrativo é sua montagem que pode parecer trabalhosa mas é bem simples e o efeito depois de pronto impressiona! Uma pena é que os recheios ficaram bem abaixo da expectativa, faltou açúcar e muito duros, sem nenhum traço da textura de mousse como anunciado na receita mas nada que uma redução na quantidade de gelatina não resolva. Penso que uma maior quantidade de chantilly ou incluir claras em neve possam aerar mais o creme... já a massa do bolo é ótima, muito fofinha e saborosa me agradou bastante, bom até sozinho!
A decoração também ficou meia boca, me desculpem! :( Os morangos acabaram e não queria abrir outra embalagem de creme de leite fresco apenas para fazer umas pitanguinhas. Usei o que tinha disponível em casa e aí já viu ne? :p

Bolo:
3 ovos extra
40g de açúcar
60g de farinha de trigo
5g de cacau em pó
20g de chocolate meio amargo picado
10g de manteiga sem sal
20g de leite

Unte e forre com papel manteiga uma forma redonda de 18cm.
Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Peneire a farinha com o cacau em pó.
Num ramequim, meça o chocolate e manteiga e leve para derreter em banho-maria ou microondas. Junte o leite e misture.
Bata os ovos com o açúcar por 10 minutos na batedeira em velocidade alta. Junte a farinha peneirada e misture na mão com uma espátula, fazendo movimentos delicados. Antes que toda a farinha seja incorporada, adicione a mistura do chocolate derretido. Misture com delicadeza até tudo ficar homogêneo. Despeje na forma e leve para assar por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito, se sair limpo está pronto. Logo que tirar do forno, jogue a forma sobre a mesa de uma altura de 30cm. Desenforme e deixe amornar por uns 10 minutos antes de retirar o papel manteiga.


Deixe esfriar o bolo completamente e corte em 3 discos.


Forre um refratário pequeno ou outra vasilha abaulada com filme plástico deixando folga de fora para poder embrulhar depois de montado.


Coloque um disco no fundo do refratário.


Corte um disco dessa forma.


Com as tiras maiores, forre as laterais do refratário.


Corte os cantinhos das tiras em meia-lua e encaixe nos vãos.


Molhe o bolo com calda de sua preferência. Eu coloquei numa panelinha, 3 colheres de sopa de açúcar com 6 colheres de sopa de água e levei ao fogo só para dissolver o açúcar. Deixei esfriar, medi 100ml e adicionei 2 colheres de sopa de licor de cereja. Usei um pouco mais da metade para regar nesta etapa. Cubra com filme plástico e reserve enquanto prepara o primeiro recheio:

Cheesecake de morango (receita original):
150g de cream cheese
100g de morangos limpos e picadinhos
50g de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de suco de limão
40g de açúcar
6g de gelatinha em pó sem sabor
2 colheres (sopa) de água

Misture a gelatina na água e deixe hidratando por alguns minutos.
Bata o creme de leite em ponto de chantilly mole e reserve na geladeira.
Bata o cream cheese com o açúcar e suco de limão até ficar cremoso. Derreta a gelatina no microondas por 20 a 30 segundos. Despeje no creme e bata mais um pouco. Junte o chantilly e os morangos e misture com espátula com cuidado. Despeje este creme sobre o bolo no refratário. Cubra com filme plástico e leve para geladeira por 1 hora.
Enquanto isto, prepare o segundo recheio.

Cheesecake de chocolate (receita original):
100g de cream cheese
100g de chocolate picado (usei 60g de meio amargo e 40g de branco)
50g de creme de leite fresco
4g de gelatina em pó sem sabor
50ml de leite

Misture a gelatina no leite e deixe hidratando por alguns minutos.
Derreta o chocolate no microondas em potência média por 2 minutos ou até que esteja totalmente derretido.
Bata o cream cheese até ficar cremoso. Junte o chocolate e misture.
Derreta a gelatina no microondas por 20 ou 30 segundos e junte ao creme. Misture bem e acrescente o creme de leite fresco, não é mecessário bater como chantilly. Termine de misturar e despeje sobre o creme de morangos.

Se necessário, apare os cantinhos do último disco de bolo para que encaixe no refratário. Molhe o bolo com calda, cubra com filme e deixe na geladeira por no mínimo 4 horas.


Desenforme num prato e prepare a cobertura.

180g de creme de leite fresco
1 colher (sopa) cheia de açúcar
1 colher (sopa) de chocolate em pó dos frades 50%

Coloque tudo numa vasilha e bata até encorpar e ficar em ponto de chantilly mole.


Passe uma fina camada da cobertura em todo o bolo, apenas para rebocar tornando uma superfície lisa e uniforme. Nesta etapa não se importe se soltar farelo de bolo ou ficar com o bolo aparecendo. Leve para geladeira uns 15 minutos para firmar e deixe o resto da cobertura na geladeira também.


Passados 15 minutos, aplique o resto do chantilly em todo o bolo. Com as costas de uma colher ou uma espátula, faça movimentos de baixo para o topo formando este efeito de ondas.


Com uma colherzinha, enfeite a volta do bolo com castanha de caju picado (xerem). Termine de decorar a gosto e deixe na geladeira até o momento de servir!


Desejo a todos um ótimo feriado, uma linda Páscoa com muitos ovinhos e Jesus no coração! :)

sexta-feira, abril 08, 2011

Torta de banana preguiçosa repaginada


Conheci esta torta com este nome, de preguiçosa justamente porque não precisava usar liquidificador nem batedeira, era apenas misturar os ingredientes e montar na forma. Há muitos anos atrás minha mãe ganhou a receita de uma de suas freguesas da quitanda, tentei fazer uma vez mas o que consegui foram bananas enfarinhadas ao invés de uma torta. Tentei refazer e foi a mesma coisa, muitos pontos de farinha aqui e ali tanto na superfície como no interior da massa. Desisti. Até que dia desses a Fabiana postou uma torta de banana com preparo semelhante. Não me empolguei na hora por causa dos meus fracassos anteriores mas tendo comprado uma penca de bananas nanicas que amadureceram num piscar de olhos, resolvi dar mais uma chance a esta torta, ainda mais com as fotos pecaminosas que a Fabiana postou. O que são aquelas poças de chocolate na massa??? :o


Aqui em casa tive que preparar meio a meio por causa da alergia do senhor meu marido. Depois de assada só espetei chocolate numa metade. Cortei o chocolate em pedaços compridos para que o chocolate penetrasse dentro da massa também e não só na superfície. O chocolate derrete em poucos segundos. A vontade de passar o dedo é incontrolável! :p
A intenção era preparar, tirar as fotos e só comer depois de almoçar mas quem disse que consegui esperar???? Comi a fatia que cortei para fotografar e diante de tanta gostosura tive que comer mais uma. É simplesmente dos deuses! Como diriam as amigas portuguesas, de chorar por mais!!!
Ainda ficaram dois pontinhos pequeninos de farinha aparecendo na superfície mas nada que comprometesse o resultado final. Eu é que deveria ter administrado melhor a quantidade de ovos nas camadas. No final pude cobrir apenas com uma fina camada e daí as falhas enfarinhadas. Mea culpa!
Dizem que conselho se fosse bom não seria de graça mas eu me arrisco a dizer: façam esta torta que não vão se arrepender!



Abaixo vai minha versão reduzida, para a receita completa veja o post da Fabiana.

4 ou 5 bananas nanicas
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara mal cheia de açúcar
uma pitada de sal
1/4 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) rasa de fermento em pó
2 ovos extra
50g de margarina culinária
80g de chocolate meio amargo picado de comprido

Unte e enfarinhe uma forma de fundo falso de 18cm ou um refratário pequeno.

Corte as bananas em rodelas de 1cm.

Peneire a farinha com açúcar, fermento, sal e canela.

Derreta a margarina no microondas por cerca de 1 a 1:30 minuto.

Bata os ovos na batedeira por 2 ou 3 minutos até ficar fofo e esbranquiçado.

Espalhe algumas rodelas de banana cobrindo o fundo da forma. Regue com 1/3 da margarina. Polvilhe 1/3 dos ingredientes secos e cubra com 1/3 do ovo batido. Repita as camadas terminando com o ovo batido. Leve para assar em forno pré-aquecido a 170˚C por 25 a 30 minutos ou até que a superfície esteja bem corada.
Retire do forno e imediatamente espete os pedaços de chocolate por toda torta. Espere alguns segundos para derreter e sirva imediatamente.


Bom final de semana para todos! :)

quarta-feira, abril 06, 2011

Brownie na marmitinha


Mês passado uma amiga fez aniversário e preparei um brownie na marmitinha para presenteá-la. A idéia veio daqui e a receita do brownie daqui. Embrulhei com tecido estampado com sakura e usei o nó do furoshiki para embrulhar a marmita. Se você não conhece a técnica, as meninas do Superziper explicam direitinho no vídeo abaixo:



O brownie saiu com casquinha craquelada e o interior úmido e sabor forte de chocolate. Diminuí no açúcar e acrescentei algumas castanhas. Impossível resistir a uma fatia quentinha recém saída do forno acompanhada de uma bola de sorvete de creme!



300g de açúcar (usei 200g de açúcar refinado e 50g de mascavo)
250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
250g de chocolate meio amargo picado de boa qualidade
3 ovos extra
1 gema
60g de farinha de trigo
60g de cacau em pó
1/2 colher (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
um punhado de castanhas do pará picadas grosseiramente (opcional)

Unte e enfarinhe uma forma de 23x23cm. Para as marmitas, use 2 se quiser brownie mais alto ou 3 para uma massa mais baixinha.
Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Peneire a farinha com o cacau, sal e fermento.
Reserve 50g de chocolate picado.

Derreta os 200g de chocolate no banho-maria ou no microondas. Junte os 50g de chocolate reservados e misture até que derreta, este processo baixará a temperatura.

Bata a manteiga com o açúcar por vários minutos até que fique cremosa e esbranquiçada. Bata os ovos com a gema e vá juntando aos poucos na mistura. Batendo bem a cada adição e raspando as laterais. Incorpore o chocolate derretido e misture com uma colher ou espátula. Peneire os ingredientes secos e misture delicadamente só até ser tudo incorporado. Adicione as castanhas no final se utilizar e misture rapidamente. Despeje na forma e leve para assar por cerca de 30 minutos. Fique de olho no forno. Faça o teste do palito para se certificar do ponto. Espete no centro da massa. O palito deve sair com alguns grumos da massa grudado. Se sair bem molhado, deixe mais alguns minutos. Se sair seco é porque já passou do ponto, sinto muito.
Deixe esfriar na forma mesmo. Se quiser, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima (eu usei um stencil para decorar) ou para "piorar" mais ainda a situação, faça um molho de chocolate: derreta 200g de chocolate meio amargo ou ao leite no micrrondas e junte 1 caixa de creme de leite (200g). Misture e junte 1 colher (sopa) de conhaque ou rum.

quarta-feira, dezembro 01, 2010

Texas sheet cake


Bolo de chocolate campeão da blogosfera e com toda razão! Simples e rápido de fazer e super chocolático capaz de acalmar a sanha de qualquer chocólatra de plantão! Dizem que foi a Primeira Dama dos Estados Unidos, a texana Lady Johnson, quem criou o bolo. Outros dizem que o uso de leitelho e pecans, muito apreciado pelos texanos, talvez tenha sido o motivo de terem batizado o bolo assim. O bolo também é conhecido como Texas brownies, Texas ranch cake, Texas sheat cake, chocolate sheet cake... e tem como característica ser fino como uma folha ou lençol (sheet). Algumas receitas usam óleo (como nossa nega maluca), outras margarina e outras, como esta aqui, manteiga. O fato é que as grandes quantidades de gordura e açúcar é para deixar qualquer um alucinado e, assim como outras colegas blogueiras, diminuí um pouco as quantidades para que pesasse um pouco menos na consciência mas nem por isso estragando a obra prima que é este bolo! ;)

* xícara de 240ml - colheres medida padrão

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar (usei 1 xícara cheia)
uma pitada de sal
200g de manteiga (usei 150g)
4 colheres (sopa) cheias de cacau em pó (usei Barry 100%)
1 xícara de água
2 ovos grandes
1/2 xícara de leitelho (misture 1/2 xícara de leite com 1/2 colher sopa de vinagre e deixe repousar 15 minutos antes de utilizar)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Cobertura:
150g de manteiga (usei 100g)
4 colheres (sopa) de cacau em pó
6 colheres (sopa) de leite
1 xícara de nozes de sua preferência (pecans, castanhas de caju ou Pará, ....)
1 colher (chá) de essência de baunilha
400g de açúcar de confeiteiro (usei apenas 1 xícara)

Pré-aqueça o forno a 180˚C.

Unte e enfarinhe uma assadeira de cerca de 30x38cm.

Numa vasilha, peneire a farinha com o açúcar e o sal.

Numa panela, coloque a manteiga e leve ao fogo. Enquanto isso, esquente a água numa outra panela. Quando a manteiga derreter, junte o cacau peneirado e misture com fouet. Despeje a água quente e deixe levantar fervura por 30 segundos. Tire do fogo e despeje quente sobre a mistura de farinha. Misture e reserve.

Numa outra vasilha, coloque o leitelho, os ovos batidos, a baunilha e o bicarbonato. Bata bem e despeje sobre a mistura de chocolate. Misture com cuidado até tudo ficar homogêneo e incorporado. Despeje sobre a assadeira e leve para assar por cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito.

Enquanto o bolo está assando, prepare a cobertura. Derreta a manteiga, junte o cacau em pó peneirado e misture com fouet. Junte o leite, as nozes e o açúcar. Deixe ferver e tire do fogo. Junte então a baunilha e despeje quente sobre o bolo ainda quente também. Espalhe por toda a superfície. Sirva morno ou frio.


Dedico este bolo a uma querida e faraway amiga que faz anos hoje! ☺マミちぁん, お誕生日おめでとうございます。

sábado, setembro 18, 2010

De volta!


Depois de quase um ano voltamos para São Paulo por um motivo muito especial, participar do curso de chocolates da querida Simone do Chocolatria. Foi um sábado memorável, divertido e delicioso! As minhas companheiras de aprendizado não poderiam ser mais agradáveis, cada uma com sua estória de vida mas todas com um interesse em comum: CHOCÓLATRAS e super fãzocas da mestra Simone!!!
Nem preciso dizer que os doces são maravilhosos no sabor e na apresentação. Todas colocamos a mão na massa, nada dessas aulas "alunas-sentadas-apenas-olhando-pelo-espelho", nós aprendemos na prática mesmo dando muitas risadas e experimentando tudo. As horas simplesmente voarem!
Obrigada as minhas colegas de turma Flávia, Marcela, Mônica, Marina, Miriam, Fabiana e Renata! E meu obrigada especial à sensei Simone pelo despreendimento em ensinar técnicas e dicas aprendidas ao longo de 6 anos na Divas Chocolates!

quinta-feira, agosto 26, 2010

Barrinhas de chocorango


Só posso dizer uma coisa a respeito destas barrinhas: FAÇAM DJÁ!
A receita veio do blog de uma moça muito simpática e talentosa que, por coincidência mora em Maringá também, a Talita do delicioso Chocorango. Para quem não conhece dê um pulo aqui para encher os olhos e a boca d’água!
Esta semana ela apareceu num programa regional de tv apresentando estes biscoitinhos que me deixaram com uma vontade imensa de experimentar. A larica era tanta que logo que a Talita disponibilizou a receita, fui correndo assá-los! rss
Confesso que apanhei um pouco para fechar as primeiras barrinhas. Apesar da Talita alertar para colocar POUCO recheio, teimei em colocar um bocadinho a mais e o resultado??? Muuuuita meleca! rss
Pode parecer pouco mas no forno, a geléia derrete e se espalha em todo o interior do biscoito, ficando na medida. A geléia meio azedinha casou muito bem com o sabor da massa e do chocolate mas acredito que outros recheios como doce de leite, goiabada, nutella, brigadeiro... também devem ficar ótimos!!!
Abaixo transcrevo a receita original com minhas pequenas alterações entre parênteses.



* xícara medida de 240ml

Massa:

150g de manteiga em temperatura ambiente(usei sem sal)
120g de açúcar
1 ovo grande
1 colher (chá) de essência de baunilha
uma pitada de sal
1/2 xícara de aveia em flocos finos
350g de farinha de trigo (usei metade branca e metade integral)

Recheio:

300g de morangos limpos e picadinhos
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre de maçã

Cobertura:

100g de chocolate meio amargo fracionado

Comece preparando o recheio. Numa panela, coloque os morangos, açúcar e suco de limão. Leve ao fogo, mexendo sempre até reduzir quase todo o líquido (cerca de 8 a 10 minutos em fogo forte). Ao passar a espátula no fundo da panela, a geléia não volta a cobrir o local. Despeje num prato, espere esfriar e deixe na geladeira para encorpar.

Para a massa, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até esbranquiçar. Adicione o ovo e bata mais um pouco. Coloque o ovo, bata mais e acrescente o sal, a farinha de trigo e a aveia. Bata só até incorporar (eu misturei na mão nessa etapa).

A Talita já abriu a massa em seguida, mas não sei se foi o calor infernal que tem feito estes últimos dias ou se o ovo que usei foi grande demais, mas a massa ficou mole e eu preferi deixar a massa na geladeira por uns 30 minutos.

Abra numa superfície polvilhada com farinha ou entre dois plásticos em espessura de 3 a 5mm. Corte tiras com o auxílio de uma régua escolar. Dê uma olhada no vídeo se tiver alguma dúvida. Numa tira, espalhe um pouco do recheio no meio e, noutra tira passe um pouco de clara de ovo. Cubra e feche as beiradas cortando as aparas com a própria régua.

Disponha as barrinhas numa assadeira untada ou forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180˚C por 30 minutos ou até a parte de baixo ficar bem corada.

Deixe esfriarem completamente sobre grelha antes de decorar com o chocolate derretido.

segunda-feira, junho 14, 2010

Docinhos de batata doce e chocolate branco


Foi só fazer uma receita com batata doce para logo engatar esta aqui. Aguentem esta fase, pessoal! ;-p
Estes docinhos na verdade são modelados, mas minha massa acabou ficando bem mole por conta das batatas doces que estavam úmidas mais o leite que na verdade nem precisaria ter entrado. Pensei em usar um saco de confeitar mas lembrei-me da forma de silicone que comprei há séculos atrás e estava largada no armário. Acho que a usei só uma vez para fazer umas madeleines de chocolate e não gostei do resultado. Pareciam ter sido cozidas e não assadas. Para estes doces de batata doce a forma se saiu bem. Até pegaram uma corzinha aqui e ali.
O gosto predominante, claro, é de batata doce mas lá no fundo tem um saborzinho muito bom do chocolate branco. Outras internautas substituíram o chocolate branco pelo ao leite ou amargo e parece que o resultado é bom também. Talvez seja necessário substituit o leite em pó por chocolate em pó nestes casos.
A inspiração veio novamente daqui.

200g de batata doce cozida e amassada
30g de chocolate branco picado
20g de leite em pó
20g de açúcar
cerca de 2 colheres (sopa) de leite (dispensável caso a batata doce esteja úmida ou mais se estiver seca)

Derreta o chocolate branco em banho-maria ou microondas numa vasilha média. Junte os demais ingredientes e misture até que esteja tudo homogêneo. Modele no formato que desejar e distribua em assadeira forrada com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 200oC por 12 a 15 minutos ou até dourarem ligeiramente.

Caso a massa fique mole como a minha, pingue com colher ou use saco de confeitar ou coloque em formas de muffins. Se usar forma de silicone, espere esfriar totalmente para desenformar.

Depois de frios, dei um tchan a mais com chocolate branco derretido. Use o fracionado que não precisa ser temperado ou nobre com um fiozinho de óleo de canola. Despeje num cartucho de papel manteiga e use a criatividade para decorar.
Caso não saiba fazer o cartucho, dá uma olhada nesse tutorial!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails