Este bolo é dedicado para minha mãe que faz aniversário hoje! Queria que estivesse presente para lhe oferecer pessoalmente mas ela continua morando no outro lado do mundo. Felizmente com as modernidades da tecnologia conseguimos nos ver e conversar o que de um lado é muito bom e por outro ruim porque toda vez ela me pergunta se consegui emagrecer alguns quilinhos!!! :D
Ainda espero conseguir preparar um yakissoba e gelatina carnaval de sobremesa para minha mãe, pratos que ela havia me pedido para fazer certa vez mas por algum motivo ou outro, nunca deu certo... se Deus quiser, algum dia ainda vamos nos sentar na mesma mesa novamente para compartilharmos uma boa refeição! :)
E aniversário tem que ter bolinho e para homenageá-la pensei em algo com muitas frutas que ela adora e encontrei este doce! É uma versão com crepes do clássico mil folhas e igualmente deliciosa!
Fazendo os preparativos com antecedência, a montagem é bem fácil e divertida. No recheio eu usei um creme diplomata que nada mais é do que creme de confeiteiro com chantilly mas pode ser feito apenas com creme de confeiteiro ou só chantilly, doce de leite, nutella, ganache de chocolate, sem frutas ou com outras diferentes... enfim, o que você quiser e gostar! ;)
A única dificuldade pode aparecer na hora de fazer os crepes. A massa é bem mais delicada e macia do que a nossa panqueca e na hora de virar, o risco de rasgar é grande, mas tem um macete que aprendi que vou ensinar mais abaixo.
* xícara medida 240ml
Crepe:
¼ xícara de manteiga (50g)
3 ovos grandes
8 colheres de sopa de farinha de trigo (80g)
4 colheres de sopa de açúcar (40g)
250ml de leite
⅔ xícara de creme de leite fresco (160ml)
uma pitada de sal
Creme diplomata:
Fiz duas receitas do creme de confeiteiro que usei nestes pãezinhos. Depois de frio e bem batido até voltar a ficar cremoso, juntei um bom fio de licor (usei Cointreau) e 150ml de creme de leite fresco adoçado com 1 colher de sopa de açúcar e batido em ponto de chantilly. Misturei com cuidado e mantive na geladeira até a hora da montagem.
Recheio:
morangos em fatias
kiwi em fatias
banana em fatias
Para os crepes: numa vasilha grande, bata os ovos. Junte o açúcar, leite e creme de leite (que devem estar em temperatura ambiente). Peneire a farinha com o sal e misture com fouet. Adicione a manteiga derretida e morna e termine de misturar até incorporar. Peneire esta massa, cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por no mínimo 30 minutos.
Aqueça bem uma frigideira de 20cm de diâmetro em fogo médio/baixo. Despeje meia concha da massa e espalhe rapidamente para deixá-la o mais fina possível.
Espere a superfície secar e as bordas ficarem levemente douradas (foto 1). Com a ajuda de uma espátula, solte as laterais da massa e coloque um palito de churrasco por cima (foto 2). Puxe a borda da massa com a mão e coloque sobre o palito (foto 3). Levante o palito com cuidado e vire a massa, esticando-a sobre a frigideira. Vá girando o palito enquanto vai assentando a massa (foto 4). Tire o palito com cuidado e ajeite a massa (foto 5 e 6). Espere alguns instantes para terminar de dourar do outro lado.
Depois de pronta, jogue a massa num prato. Não se preocupe se embolar (foto 1). Deixe assim enquanto você despeja mais um pouco de massa na frigideira e nivela. Enquanto espera dourar a massa, você ajeita o crepe (foto 2) manuseando com cuidado porque a massa é bem delicada, rasga com facilidade.
Vá repetindo este processo até acabar toda a massa. Você deverá ter pelo menos 20 crepes. Deixe coberto com um papel toalha (foto 3) e espere que os crepes esfriem para fazer a montagem.
No prato de servir, coloque um crepe, coloque uma colherada do creme, espalhe finamente sobre o crepe, coloque morangos fatiados não muito grossos, cubra com outro crepe, espalhe mais uma colherada de creme e distribua kiwis fatiados. Cubra com mais um crepe, espalhe mais uma colherada de creme e bananas fatiadas e assim por diante até acabar todos os crepes. Reserve o crepe mais bonito e maior para cobrir por último. Eu deixei algumas camadas sem frutas também para que não ficasse muito alto também.
No final, alise a lateral caso tenha creme para fora. Cubra o bolo com filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.
Depois de bem gelado, corte o bolo com uma faca umedecida (deixe mergulhada em água quente - foto 2) e se quiser, faça decoração com chantilly e morangos ou apenas polvilhe açúcar de confeiteiro.
Muitas pessoas me perguntam qual o ponto certo do chantilly. Hoje finalmente lembrei de tirar uma foto! rss Bata o creme de leite fresco em velocidade alta até que comece a formar "ondas". Baixe a velocidade e bata mais alguns instantes até que encorpe. Pare a batedeira e levante devagarinho as pás. Se o pico ficar durinho, está ok (foto 3). Ainda vai parecer mole mas está no ponto. Se bater um pouco mais, mesmo que não vire manteiga, a textura vai estar comprometida, não vai ficar um creme liso e bonito. Depois de confeitar o bolo e deixar na geladeira, ele vai se firmar. No começo é bom ir batendo em velocidade baixa e parando todo instante para não perder o ponto.
Muitas pessoas me perguntam qual o ponto certo do chantilly. Hoje finalmente lembrei de tirar uma foto! rss Bata o creme de leite fresco em velocidade alta até que comece a formar "ondas". Baixe a velocidade e bata mais alguns instantes até que encorpe. Pare a batedeira e levante devagarinho as pás. Se o pico ficar durinho, está ok (foto 3). Ainda vai parecer mole mas está no ponto. Se bater um pouco mais, mesmo que não vire manteiga, a textura vai estar comprometida, não vai ficar um creme liso e bonito. Depois de confeitar o bolo e deixar na geladeira, ele vai se firmar. No começo é bom ir batendo em velocidade baixa e parando todo instante para não perder o ponto.
Omedetou, Ka-chan!!! |
Akemi, desejo tudo de melhor para sua mãe.
ResponderExcluirAchei bem interessante esse bolo, deve ser uma delícia.
bjs
Akemi parabéns para sua mãe.
ResponderExcluirO bolo arrasou gostei demais da conta.
bjo
ResponderExcluirMas que receita mais chic. Parabéns Akemi. Mais uma que vou colocionar para fazer. Obrigada pela boa idéia.
Beijos.
Que receita linda Akemi. A sua mãe lá do outro lado do mundo deve ter ficado com água na boca vendo essa delícia. Vou guardar a receitinha também. Uma das minhas próximas receitas vai ser aquele pão de batata do Rafael que você fez tempos atrás, estou com muita vontade de pão de batata. Só tenho que achar tempo pra fazer rsrsrs. Um beijo e ótima semana
ResponderExcluir
ResponderExcluirOops. Esqueci, parabéns pelo aniversário da sua mãe. Eu sei o que é ficar longe de uma pessoa querida, eu também já passei por isso. Beijos a ela, mesmo que não a conheça.
Uau, fica lindo! Feliz aniversário pra mamãe (com direito a reencontro logo, logo!)! Beijos!
ResponderExcluirPôxa, que bolo lindo! Muito legal esse bolo de panquecas. Fica lindo, né? Adorei. Parabéns a sua mãe!
ResponderExcluirBeijos
adriana
Que lindo, Akemi! Vai para a lista junto com o bolo de crepes com nutella do Chocolatria, para eu fazer quando tiver muiiito tempo e as visitas forem muito entendidas de culinária para valorizarem a trabalheira.
ResponderExcluirE acabei de aprender mais uma coisa: eu sempre deixei o chantilly ficar bem durinho. Assim deve ficar bem mais bonito, mas não derrete se for a cobertura de um bolo e ele ficar de fora da geladeira?
Ah, e muitas felicidades para a sua mãe!
Beijão,
Que maravilha, adorei!
ResponderExcluirBjs e muita paz no coração!
CamomilaRosa
Nosssa que lindo Akemi, amei...deve ficar delicioso...
ResponderExcluirParabéns para a mami.
beijos
Ana Claudia
Ficou um luxo só!
ResponderExcluirEu não me atreveria fazer, pois não sei fazer crepes, nem panquecas, embora eu adore.
A sua mãe deve ter adorado a homenagem.
Parabéns a ela pelo aniversário! :)
Que lindo e diferente esse bolo Akemi, sua mãe com certeza ficou emocionada lá do outro lado, adoro fazer crepes, e nunca tinha visto um bolo com elas. Deve ficar bem delicado.A distribuição das frutas deram um colorido lindo ao bolo. Adorei. Obrigada pelo PAP. Parabéns, muitas felicidades e sáude a sua mãe e parabéns pelo lindo bolo miga. Beijinhos
ResponderExcluirAdoro esse bolo!!!Achei ótima e diferente essa sugestão para comemorar o niver da sua mãe mesmo tão longe...Lindo Akemi!
ResponderExcluirBjss!
Oi,
ResponderExcluirque lindo que ficou esse bolo, e diferente também!!
Hoje também é aniversário da minha mãe, vou fazer este bolo no próximo fds..
Parabéns pra sua mamis..
Bjs.
uau uau! ficou lindo e é uma sobremesa bem leve! Minha mãe iria adorar! rs
ResponderExcluiromedetou pra sua mamis!
bjos
\o/...parabéns para sua mãe, muita saúde e energia para ela, que vcs possam em breve estar juntas para uma linda refeição!;)
ResponderExcluirE claro, parabéns a vc por esse capricho e um passo a passo esmerado Akemi...vc é D+!!Achei o resultado e a foto do bolo cortado divinos!
Bjs,
Oi Akemi, que loucura menina.Essa montanha de crepes intercaladas com essas maravilhas, me apaixonei.Adorei.
ResponderExcluirBeijos e tudo de bom.
Akemi, sei muito bem o que é ficar a meio mundo de distancia dos filhos. Mande um enorme beijo para sua mãe pelo aniversário dela!
ResponderExcluirEssa torta ficou maravilhosa! Costumo fazer uma versão salgada, geralmente para as festas de final de ano, mas acho que esse ano vou surpreender a turma com essa versão doce, amei a idéia!!
Omedeto pra sua mamãe, Akemi! menina que coisa mais linda e mais deliciosa,fiquei encantada,doida p fazer sua receita,divina!parabéns.
ResponderExcluirAkemi, Felicidades pelo aniver da mãe!!!
ResponderExcluirQue torta linda! Aliás as três ultimas receitas são de arrasar... Os pães estão fazendo sucesso lá em casa!
Bjs, Frida Lucia
Meninas e menino Guto, muuuuuito obrigada a todos vcs pelo carinho! Ontem mesmo transmiti os votos de felicidades e saúde a ela e mandei uma fatia virtual do mille crepe tbm! rsss
ResponderExcluirTenham uma ótima quarta! :)
Bjss
nooooooooooooooooooooooossa, BABEI! vou ter que fazer!
ResponderExcluirQUe ideia maravilhosa, Akemi!
ResponderExcluirMais uma que farei e partilharei no Simples Assim.Hoje aquela delicosa torta holandesa salgada está fazendo sucesso lá.
Parabéns para sua mãe e votos que logo, logo vocês se vejam.
Bj,
Lylia
Parabéns pra sua mãe. Amei a sobremesa.
ResponderExcluirolá estou chegando agora ao seu blog,adorei estou levando o seu link para os meus favoritos bjs
ResponderExcluircozinhaterapiavovoszinha.blogspot.com
Rosinha espero sua visita
Akemi,
ResponderExcluirParabéns para sua mãe e tudo de bom! Dia virá que conseguirão sentar-se à mesa para uma bela refeição e os quilinhos serão esquecidos...
Gosto muito desse tipo de bolo com panquecas. Faz um efeito muito bonito, além do sabor.
Já fiz algumas vezes o bolo crepe de limão, com lemon curd, e fica uma delícia também.
Beijos!
akemi
ResponderExcluirnossa esse bolo eh bonito tanto inteiro como fatiado!
bjs
mari chan
Nossa como fica lindo!! Adorei o passo a passo e parece delicioso!!
ResponderExcluirParabéns para sua mãe e para você por ter tanto talento...
Ah... eu amo cozinhar e receber aqui em casa (tbm moro em Mgá!!) e uma das receitas que mais preparo é o macarrão com limão siciliano... todo mundo ADORAA!!
bjoo, Rebeca
www.multistyle.com.br
Parabéns para mamãe. Sei como é isso. Estar no Brasil, e boa parte da família no Japão. O bolo é lindo, esse tbem qdo tiver coragem eu faço. rsrsrs. Bjssss
ResponderExcluirHummmm, quero fazer!!!!
ResponderExcluirOnde você compra creme de leite fresco aqui em Maringá????
Marcinéia
Menina que bolo lindo voou experimentar, faço varias receitas tua,mais não sei colocar para mandar as fotos para vc. sou completamente tan tan com computador, tb não gosto. Akemi sera que poderia fazer o s crpes e guardar de um dia p/ outro e montar depois.
ResponderExcluirAnônimo, pode fazer os crepes com antecedência, sim, só tome o cuidado de embalar bem em filme plástico para não ressecar. Boa sorte! Bjss
ResponderExcluirMarcinéia, qualquer supermercado tem o creme de leite fresco ou nata!
ResponderExcluirAkemi, aposto que sua mãe ficou louca de vontade de pegar o avião depois de ver esse bolo. Ta demais! Minha tia Renata faz um desse, mas salgado que também é muito bom!
ResponderExcluirParabéns para a mamãe e pelo bolo!
bjos
UAUUUUUUUUUUU!! Que lindo!! Você tem caprichado, hein? Tudo perfeito!!
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirNão tenho recebido seus e-mails, que eu tanto aprecio. Suas receitas são fáceis e gostososas.
Meu nome - Ana Maria Hernandes
e-mail - ana_maria2012@live.com
Moro em São Paulo - Capital