segunda-feira, abril 16, 2012

Churrasco na panela de pressão


Estava com grandes expectativas com esse tal churrasco na panela de pressão que apareceu na Ana Maria tempos atrás e experimentei fazer. Fica bom mas infelizmente o churrasco ficou só no nome porque eu não senti seu gosto característico. O carvão no fundo da panela teve mais função de impedir que a carne fique em contato com a gordura do que emprestar sabor. Quando abri a panela , havia muito líquido e como as carnes estavam muito pálidas, coloquei alguns minutos no grill para dar uma dourada. Pode-se utilizar qualquer parte que mais goste como picanha, maminha, frango, costela... o importante é usar uma boa linguiça porque é ela que vai ajudar a temperar a carne, além do sal grosso! De qualquer maneira é uma sugestão para uma refeição sem muito trabalho. Basta um arroz, saladinha e uma farofa esperta para acompanhar! ;)


Faça um embrulho de papel alumínio com alguns pedaços de carvão. Se quiser, coloque algumas ervas sobre o carvão antes de fechar. Vede bem e coloque no fundo de uma panela de pressão grande. Em volta do embrulho, coloque uns 4 ou 5 gomos de linguiça e por cima cerca de 500g de costela bovina temperada com sal grosso. Tampe e leve ao fogo baixo. Quando pegar pressão, conte 45 a 50 minutos. Coloque a panela debaixo de água corrente para esfriar. Certifique-se que saiu toda a pressão e abra a panela para verificar a maciez da carne. Se quiser, deixe alguns minutos no forno elétrico para dourar os pedaços de carne. Para frango ou picanha, deixe apenas 20 minutos depois que pegar a pressão. Na receita original, diz que pode-se reutilizar a panela e carvão em seguida, desde que esteja fria e aconselha a não usar a panela por mais de 2 horas seguidas, precisa de um descanso e sempre cozinhar em fogo baixo para não queimar a carne.

Uma semana bem proveitosa para todos! :)

21 comentários:

Érica disse...

Akemi, está me parecendo delicioso. Eu já que muita gente testou esse churrasco na panela de pressão, fiquei bem curiosa também, mas até agora ainda não fiz.
bjs

Vicentina disse...

Tbm vi na AMBraga, este seu ficou com belo aspecto, deve ter ficado delicioso.
Bjs e Boa Semana

D Augusto disse...

Nossa que interessante Akemi, nunca tinha visto churrasco assim, vou atrás do video da Ana Maria depois pra ver. Um beijo

Andréa disse...

UAU....QUE DICA MARAVILHOSA E AS CARNES FICAM SEQUINHAS, ESSA TENHO QUE FAZER!
VALEU AMIGA!

BEIJOS ♥

Lu disse...

eu assisti tbm no dia q passou.
achei o maximo mas nunca testei. nem me lembrava.
deve ficar bom né?
gostei bastante.
como vc disse só isso e uma farfinha ou arroz vira um banquete né?
bjs
boracozinhar-lu.blogspot.com

Mayra Carvalho disse...

Oi Akemi! Quando minha mãe viu a receita na Ana Maria ela também fez, ficou bom e tudo, mas aconteceu da casa ficar cheirando a churrasco a semana toda! =P
será que ela não vedou o carvão direito?
bj!

Fê Dayrell disse...

Akemi já tinha ouvido falar deste churrasco na pressão mas ainda não fiz, o seu ficou muito bonito e apetitoso.
Vou fazer e depois te conto.
bjo

Josy disse...

Oi Akemi também vi no programa da Ana Maria e soube que muitas pessoas fizeram, algumas gostaram, mas a maioria não, a solução é a alternativa que vc usou no grill. O aspecto ficou delicioso minha amiga. Bjos uma excelente semana

Megumi disse...

Humm...parece deliciosa!
Vi sua turminha do barulho,rsrs...Amei!
Bjsss!

Akemi disse...

Érica, tbm vi muitos prós e contras e resolvi testar para matar a curiosidade. É bom, mas não é de soltar os cachorros, não! rss

Vice, obrigada!

Augusto, veja e se puder experimente! Gostaria de saber a opinião de outros blogueiros!

Andréa, obrigada! Se puder experimente sim!

Lu, tbm tinha visto na retrospectiva do programa no começo do ano e não sosseguei até experimentar! rsss

Mayra, pergunta pra sua mãe que carvão ela usou pq ou eu estou com paladar ruim ou meu carvão não presta! rsss

Fê, se puder, faça sim! Tenho visto tantos comentários contraditórios a respeito dessa receita!

Josy, acredita que vi até reclamação num site pedindo indenização à Globo porque a pessoa teve sua panela de pressão estragada????

Megumi-chan, vc é bem atenta! ;)

Marly disse...

Oi, Ake,

Eu sou fã dos modos alternativos de fazer as coisas, sobretudo quando simplificam os processos já existentes, rsrs. No entanto, desde a primeira vez que li sobre este churrasco, já havia divisões de opinião, por isso deixei pra lá, rsrs.
Mas foi bom você testar e nos trazer a sua opinião isenta, valeu! rsrs.

Beijoca e boa semana!

Danni e Lype disse...

Querida Akemi,
Eu gostei muito... Uma forma diferente de preparar carnes...
Parece fácil, rápido e DELICIOSO!!!
Grande beijo, Irene

Lari/Jê disse...

Bem interessante essa ideia de churrasco na panela de pressão, mas ainda bem que você já testou e nos falou a verdade =D
Nada como um bom churrasco feito com bastante carvão, da maneira tradicional, né!!!

Beijos
Lari

Anônimo disse...

Olá Akemi!!

Eu como boa gaúcha, concordo com a Lari/Jê, nada com um bom churrasco feito na brasa e da forma tradicional. O teu ficou com aspecto bonito porque tu colocou no forno elétrico! Obrigada por testar e passar tua opinião sincera. abraços

Nara

grazi disse...

em todo caso , deu água na boca!

feijaonoprato.com disse...

Clarice sua foto ficou tentadora eu vi essa receita também e fiquei tentada na época mas vendo aqui agora eu vou testar - depois te conto minha impressão sobre a receita. :)

Lica

D Augusto disse...

Akemi este é o tipo de receita que quando você lê e vê as fotos simplesmente não da pra passar batido nao é? você tem que anotar e tentar fazer essa delícia pra não morrer de vontade rsrs. Maravilhosa

Anônimo disse...

Eu fiz assim que vi no programa,moro em apato no Japão achei a idéia maravilhosa, mas achei que ficou com sabor defumado e não churrasco. Minha panela ficou manchada e deu trabalho para limpar. Enfim não farei novamente, quando der vontade de churrasco continuarei fazendo no forninho eletrico, desses de assar peixe rsrs
Eliane

Akemi disse...

Eliane, obrigada por contar sua experiência! Aqui infelizmente nem defumado, ficou como carne cozida mesmo! rsss
A panela quase não tive trabalho, porque as carnes soltaram muito líquido mas imagino a raiva que vc deve ter sentido. Ruim confiar numa receita e não é aquilo que se espera ne?
Bjss

Anônimo disse...

Tentei fazer o churrasco na panela de pressão e a panela quase explodiu, ficou parecendo uma bola, estufada para fora nas bordas de cima e na parte de baixo, estragou minha panela e corri risco de vida.

Akemi disse...

Anônimo, lembro que no site da Ana Maria alguns leitores realmente tiveram experiência parecida com a sua. O preparo deve ser em fogo baixo como mencionei na receita por duas vezes.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails