domingo, maio 15, 2011

Melting doughnuts


Imagine um doughnut crocante por fora e por dentro tão fofo e macio que ao mordê-lo temos a impressão de ser um algodão doce que se desmancha na boca! Imaginou? Assim é este bolinho maravilhoso!
Dizem que este bolinho se aproxima bastante da massa de uma famosa cadeia americana de doughnuts. Não cheguei a experimentar porque só havia uma loja em Tokyo que chegava a ter filas quilométricas todos os dias. De qualquer forma, em se tratando de frituras é preferível preparar em casa com óleo limpo, ingredientes de qualidade, nada de gordura vegetal.
Dá para incrementar com várias opções de coberturas e até recheios. Nem preciso dizer que quanto mais sabores, mais bagunça na cozinha ne? :D
Inventei de fazer 5 coberturas e foi uma correria só, por isso já tenha tudo organizado antes de começar a fritar!
Fiz com açúcar e canela, glacê de mel, glacê de limão com pistache picado, chocolate ao leite com castanhas de caju picadas e chocolate branco com morangos desidratados e pistache. Os meus favoritos foram de limão e chocolate branco!


Receita retirada daqui:

Massa:
150g de farinha de trigo para pão
50g de farinha de trigo comum (usei 200g de farinha de trigo comum)
50g de amido de milho
8g de fermento em pó para bolo
6g de fermento seco para pão
30g de açúcar
1 ovo grande batido (50g sem casca)
100ml de água morna
4g de sal
50g de manteiga em temperatura ambiente

Prepare a massa de pão conforme está acostumada. Meu jeito é assim: numa vasilha, coloque as farinhas, o amido de milho, o fermento em pó e misture com fouet. Coloque metade numa outra vasilha. Numa coloque o sal e a manteiga. Na outra, coloque o fermento para pão, o açúcar, o ovo e a água. Misture com espátula ou colher de pau até formar uma pasta nem grossa nem líquida. Mexa vigorosamente até levantar bolhas. Junte a mistura da outra vasilha e misture com cuidado até a farinha ser incorporada. Despeje a massa na mesa e comece a sovar até ficar uma massa lisa e homogênea que solte das mãos.
Modele numa bola e coloque de volta na vasilha. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (40 a 60 minutos). Depois de crescida, dê alguns soquinhos de leve na superfície da massa para retirar o gás acumulado. Tire a massa da vasilha e divida em 8 porções. Modele em bolinhas e deixe fazer uma pausa de 10 minutos cobertos com pano de prato molhado e bem torcido. Enquanto isso, corte 8 quadrados de papel manteiga de cerca de 10 cm. Passado o tempo, achate cada bolinha levemente e modele em bolinha novamente. Use a ponta de um bico perlê (redondo) de confeitar de 1cm e faça um furo no centro. Enfie o dedo do meio e vá alargando o furo aos poucos até atingir 3cm. Coloque cada rosquinha sobre um quadrado de papel manteiga e vá dispondo numa assadeira. Faça com todas as bolinhas e deixe crescer novamente cobertos com filme plástico e pano de prato por cerca de 30 minutos.
Prepare as coberturas e recheios neste intervalo.
Aqueça cerca de 2 dedos de óleo numa panelinha em fogo médio/baixo. Frite um doughnut por vez, colocando com papel manteiga e tudo (o papel manteiga para baixo no começo). Logo depois que colocar o doughnut na panela, coloque hashis ou palitos de churrasco no furo e gire para alargar o buraco. Caso não faça isso, a massa vai estufar e fechar o buraco.
Depois que dourar na parte de baixo, vire e retire com cuidado o papel manteiga. Deixe dourar e escorra em papel toalha. Passe na cobertura enquanto ainda estiver quente. Sirva enquanto estiverem quentinhos com cafezinho ou chá.


Sugestões de cobertura:

1. Açúcar e canela em pó

2. Glacê de mel:

4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro peneirado
1 colher (sopa) de mel
água até dar ponto

Misture tudo até formar uma pasta nem muito rala nem grossa.

3. Glacê de limão:

4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro peneirado
suco de limão até dar ponto

Misture até formar uma pasta. Se quiser, depois que passar no doughnut, pode jogar por cima pistache picadinho, raspas de limão, confeitos de açúcar...

4. Chocolate: derreta chocolate ao leite, branco ou meio amargo nobre e faça a temperagem antes de aplicar no bolinho. Jogue castanhas de caju ou outro tipo de nozes picadinhos, frutas desidratadas, confeitos de açúcar, coco ralado.... Pode colocar também o chocolate derretido dentro de um cone de papel e fazer arabescos.


Uma linda semana para todos! :)

34 comentários:

Monalihsa Cávallaro disse...

Akemi, que delícia! Fiquei aqui só imaginando (e sentindo o gosto) da casquinha crocante e recheio macio... rsrs Não sou fã de frituras, mas de vez em quando não faz mau a ninguém, principalmente quando a receita é boa desse jeito. Vou fazer! =) Bjosss

Belocas disse...

Olá,
ficaram lindos estes seus donuts. Também já me aventurei a fazer, apesar da trabalheira passei uma tarde muito divertida com o meu filho. Publiquei no Iguarias pr'a Gulosos, a receita que fiz.
Bjs e Boa semana

Diogo Marques disse...

Muito bons mesmo. Um desafio que irei enfrentar um dia destes :)

Cristina disse...

Super apetitosos seus dognuts! admiro sua coragem ou carinho em fazer várias opções de cobertura...fiquei com água na boca! Obrigada por partilhar a receita, gosto muito do seu blog!Parabéns!!

Cristina disse...

ahh, e a referência do site em japonês...não entendi nada, é claro, mas achei lindo!

Trainee de Cozinheira disse...

Vc é danada hein Akemi, sempre me deixa com água na boca!! e me faz acreditar que a propaganda é a alma do negócio!bjs
Maura

Bos: vai prá lista dos testes

Fabiana disse...

Akemi,
Que delicia!
Me fez lembrar aqueles maravilhosos donuts do Mister Donuts, se bem que não deve nem chegar perto dessa que vc citou e que fica em Tokyo.
Sabe que eu não sabia que tinha outro tipo de farinha de trigo, vou procurar.
Fiquei perdida nas variedades de cobertura que vc usou, e claro que a preferida é de chocolate.
Se bem que o aroma da canela me seduz e muito.
receita anotada!
beijos e uma ótima semana

Daniela disse...

Nossa que delicia, me deixou com desejo rs. Como diz a fabi lembrou me tbm do mister donuts do japão rsrs Eu adorava aquele que parecia com sonho e tinha recheio de CUSTARD eu acho que é assim que se escreve...vc sabe fazer esse recheio? Aqui no seu blog tem bastante coisa que eu comia no japão, que saudade!
eu tbm não sabia que tinha farinha especial para pão...novidade pra mim!bjs

Akemi disse...

Monalisa, depois me conta como ficaram os seus donuts!

Belocas, vc e seu filhote devem ter passado uma tarde bem gostosa e divertida juntos fazendo donuts! Ficaram lindos os seus bolinhos cobertos com chocolate! ;)

Diogo, não é difícil de trabalhar esta massa por ser bem amanteigada. Espero que faça algum dia e depois venha me contar o que achou!

Cristina, o site é ótimo porque tem o passo a passo da receita, vendo as fotos dá para se ter idéia principalmente da modelagem dos bolinhos!

Maura, olha o jabá! kkkkk

Fabiana, eu encontrei uma boa farinha de trigo para pão aqui no Paraná chamada Venturelli mas não sei se é distribuído em outras partes do país. Tem também a farinha especial para pães da Fleischmann mas não é todo lugar que tem também. De qualquer forma a dica que dou é verificar na tabela nutricional a proporção de proteínas na formulação. As farinhas indicadas para bolos têm entre 5 a 9%. Já para pães têm entre 10 a 14%. Como aqui é indicado por porção de 50g, é só dividir essas porcentagens que dei e verificar na tabela dos pacotes de farinha. A maioria das farinhas dos mercados têm por volta de 4 a 5g. Esta da Venturelli tem 7g e da Fleischmann tem 4,9g para vc ver a grande diferença. Acho que vc deve estar se perguntando o que as proteínas têm a ver mas aí a conversa vai looooonge! rsss
Se quiser saber mais é só perguntar ou pesquisar por processos de panificação para entender melhor!
Mas para esta receita que é quase um bolo, pode fazer com apenas farinha de trigo comum ok! ;)

Daniela, sobre a farinha de trigo vale a mesma resposta para a Fabiana. Se tiver oportunidade de encontrar alguma dessas farinhas experimente. Sobre custard, ele também é chamado de creme patissier ou de confeiteiro e acho que postei uma receita no choux cream. Qualquer dúvida é só perguntar! Do Mister Donuts eu a-do-ra-va o pon de ringu!!!! Tem algumas receitas no cookpad que pelos comentários ficam bem parecidos, vou tentar qualquer hora! Bjss

Andréa Potsch disse...

Ficaram muito lindos mesmo!! Ai que vontade! Pena que eu sou preguiçosa para fazer paes... nunca fiz donuts por isso!
bjs

ameixa seca disse...

Não quero nem imaginar, já é tortura suficiente olhar e não poder comer um :)

elza akemi disse...

Akemi, que maravilhaaaa!!!! Estava procurando uma receita de rosquinhas fritas, e vc parece que adivinhou meus pensamentos. Nao vejo a hora de chegar o final de semana prá experimentar esta delícia(só faço frituras no final de semana rsrsr)Vc é uma expert em tudo que faz. Bjs com carinho

Marly disse...

Oi, Ake,

Só de ler a palavra 'melting', já fiquei com água na boca, rsrs. Claro que vou ter de fazer isso logo, rsrs. Os seus ficaram com um aspecto super saborosos!

Um beijo e boa semana!

Eli disse...

Clarice - sou só suspiros vendo suas fotos e lendo a receita, aiaiai..rsrs


www.saboresdalica.blogspot.com

Akemi disse...

Andréa, o ruim da massa de pão é o tempo de espera mas compensa pelo resultado! Experimente fazer algum dia, garanto que depois não vai mais querer parar! ;)

Ameixinha, não sofra, amiga! Jogue tudo no MFP! Não vai se arrepender!

Elza, adorei sua tática de comer frituras só nos fds! ;)
Depois me conta como ficaram suas rosquinhas!

Marly, querida, faça que são de comer rezando!

Eli, já vejo vc e os filhotes brincando e se divertindo ao decorar os donuts!

® disse...

Claricinha,
Que coisa boa vc nos trouxe...
Achei td mt diferente, farinha p pão e bolo...fermento que nem...
Gostei da cobertura com crocantinhos. E o tempo anda tão bom para comidinhas e lanches quentinhos, né =] brigadinha por ensinar.
Um bejim e tenha um lindo dia!

Ana disse...

Minhas lombrigas estão pulando por esses donuts!! Eles parecem deliciosos! *__* Já estão no topo da minha (gigantesca) listinha.

Tbm dei uma olhada no seu Flickr do Sakura Sweets e, meo Deus, acho que vou me mudar para Maringá.rss

Boa semana!

Renata disse...

Mulher, isso tem cara de ser bom demais! O meu, só com açúcar e canela, por favor!! :P

Beijos!

Fla disse...

Menina que isso deve ser bom demais da conta hein?!
Adorei.
Bjs

Mirian disse...

As fotos e o post me fizeram correr para o Krisp Kreme, as lombrigas demandaram! Mas acredite, os seus me pareceram bem mais fofinhos e tentadores... E, se quer saber, pelo menos na loja de Shibuya não vi nem sinal de fila.

Akemi disse...

Mirian, acho que a euforia foi só na época da inauguração da loja mesmo e agora tem várias lojas por Tokyo pelo que vi no site deles. Uma das grandes frustrações foi não ter conhecido os donuts deles na última visita a Tokyo antes de vir embora mas agora com seu comentário fico até mais conformada! Abraços!!!

Anônimo disse...

Olá, Akemi!Sou fã de seu blog já faz anos!Esses donuts ficaram lindos! Aqui no Japão, o que está fazendo sucesso é o yaki donuts (assados em forminhas próprias). Tem lojas especializadas nesses donuts e o Mister Donuts,na semana que vem também vai lançar, o Yakido. Depois do rich donuts, hottoringu (super macio, parecendo Hot cake), que são os meus preferidos, estou ansiosa pra experimentar o Yakido....confira lá no site do Misudo, tem uns wallpapers pra baixar muito lindinhos tbm. Ah, obrigada por compartilhar suas receitas e, principalmente, as dicas que me ensinaram muito, sem falar no seu bom senso, feelings em tudo que escreve, que estão espelhados em seu lindo trabalho! Bjus e tudo de bom!!

Akemi disse...

Anónima (acho que é mulher! rsss), muito obrigada por todas as lindas palavras e pelas novas laricas que deixou em mim! kkkkk
Fiquei curiosa em saber como serão estes novos donuts que vc comentou, ai ai ai, lá vou eu ter que caçar alguma receita genérica para sossegar as lombrigass! rsss
Bjss e novamente arigatou por prestigiar o PG!

Dri Dauzacker disse...

Akemi, fiquei com água na boca de ser as suas fotos, seus donuts ficaram perfeitos! Adorei!
Bjim

Irene disse...

Huuum!
Deliciosos!
bjs

YES we Cooking disse...

Que delícia!! Adorei o seu blog, estou seguindo... Gostaria de convidá-la a conhecer o meu novo blog www.yeswecooking.blogspot.com
Beijos, Cecilia

Anônimo disse...

Olá, qual é o nome da rede de donuts que você mencioou de Tokyo?
Eu qundo moava no Japão, também frequentava muito o Mister Donu ( favorito - Angel Cream). Seus Donut ficarampaetitosos. Adorei o "guardanapo marrom", parece papel de seda estampado. Super pro. Parabéns .

Lin

Akemi disse...

Oi, Lin! A rede é a Krispy Creme e só tem lojas em Tokyo ainda. Onde morava, perto de Hamamatsu só tinha o Mister Donuts também e gostava muito do Angel e do Pon de Ringu! Obrigada peloes elogios e pelo comentário! Bjss

Valentina disse...

As tuas mãos para pães são algo miraculoso. fico boba. Estão lindos. Imgino que o sabor tenha ficado divino realmente.

Anônimo disse...

Querida , eu poderia abrir a massa e cortar com um cortado redondo maior e centro com um menor em vez de apertar bolinha, alargar com dedo...

Akemi disse...

Anônimo, faça do jeito que achar melhor! Se fizer depois volte para contar o resultado!

Ly disse...

Querida, sinta abraçada... não sobrou um para tirar fotos!!
flor, vc teria alguma receita de Cake donuts, durante 5 anos comia quase que diariamente Coconut Donut do Dunkin Donut em Boston-USA, ja estou a 8 anos privada desta delicia (e 40 kilos mais magra,kkk!).
Beijos e obrigada!

Erica Cavalcante disse...

Oi Akeni... eu fiz e a conscistencia ficou boa mas tinha cheiro de fermento quimico.. sera que da pra diminuir o fermento ou eu fiz algo errado?

Akemi disse...

Erica, não lembro dos meus terem ficado com forte cheiro de fermento mas tente diminuir então da próxima vez. Abcs!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails