domingo, maio 16, 2010

Conserva de pepino


Minha sogra faz conservas incríveis, uma mais gostosa do que a outra. São ótimas para acompanhar um "shiro gohan" (arroz branco sem nenhum tempero). Infelizmente a maioria ela faz no olhômetro mas esta aqui tem receita. Já fiz não sei quantas vezes e aos poucos fui alterando aqui e ali até chegar no sabor que mais gostamos aqui em casa.
Passo abaixo a receita original mas fique você também a vontade para aumentar, diminuir, acrescentar, omitir os ingredientes até chegar ao sabor que mais agrade o seu paladar!

*copo medida de 200ml

1 1/2kg de pepino japonês (use os mais fresquinhos que puder encontrar)
1 copo de shoyu
1 copo de vinagre
1 copo de açúcar (coloquei 2/3)
1 copo de óleo (coloquei só 3 colheres de sopa)
1 pedaço de gengibre cortado em lâminas finas ou tirinhas
1 dente de alho picadinho (opcional)
1 colher (sopa) de gergelim branco
pimenta vermelha a gosto (opcional)
aji o moto a gosto

Numa panela, coloque o shoyu, vinagre, açúcar, aji no moto e leve ao fogo para aquecer. Não precisa ferver, só deixe o suficiente para dissolver o açúcar. Reserve.

Corte os pepinos em rodelas de 1cm mais ou menos. Coloque numa vasilha grande e polvilhe um pouco de sal. Misture tudo muito bem, cubra com um prato ou tampa e coloque um peso por cima de tudo. Deixe por algumas horas. Despreze o líquido que soltou do pepino.

Numa frigideira, aqueça o óleo e frite o gengibre e o alho até dourar ligeiramente. Jogue quente sobre o pepino.

Despeje o molho já frio ou morno, o gergelim, a pimenta e misture tudo muito bem. Coloque numa vasilha tampada e conserve na geladeira. Pode comer já no dia seguinte, mas quanto mais curtido, mais gostoso fica. Sempre que puder, dê uma mexida para que todas as partes fiquem envolvidas no molho.

Na receita original, o óleo é aquecido e jogado sobre os pepinos. Não leva alho e o gengibre é aquecido junto com o molho. Já fiz assim e fica bom. Outra versão é fritar o gergelim no óleo até as sementes ficarem um pouco escurecidas e jogar sobre os pepinos. Enfim, invente a sua versão até encontrar a que mais lhe agradar! ;-)

9 comentários:

Amehlia Digital ! ® disse...

Oi cumadi!
Que tempão que nóis num prosêia, né?!
E essa receitinha de família...que boa que é...:)
Minha filhota ama pepino, penso que irá gostar demais da conserva...ainda mais com shoyu...
No arrozin vai ser tudibão...
Um bejim e um domingo lindo prá vc, viu?!
Vinni

ameixa seca disse...

Parece óptimo agora para o calorzinho que aí vem :) Adoro pepino!

Lalai disse...

oi Akemi, enviei dois emails para voce pedindo seu endereço para enviar um Kit Perdigão, presenteado pela Luciana, do blog Quiche de Macaxeira. Você recebeu? Caso não, poderia entrar em contato comigo e eu te explico tudo? lalai@remixsocialideas.com.br

Fico no aguardo de seu contato.

beijos

Anônimo disse...

Nossa! Qt tempo nao como isso...realemnte eh uma delicia como arroz japones
Mari chan

Anônimo disse...

Olá Akemi parabénspelo seu blog! Vi esse tsukemono de pepino delicioso, e fiquei com aguá na boca...rs. Akemi, dou mais uma sugestão tskumeno de pepino com wassabi em pó é uma delícia tbm , isso é para quem gosta de wassabi! Minha mãe sempre faz. Vou acompanhar sempre seu blog! Bjuuus
Mari

Anônimo disse...

Oi, meu nome é andréa, adorooooooo seu blog e adoro maais ainda a culinária japonesa, e também adoro essas conservar, comprei até um pote para preparação de conservas, mas não teno muita variedade de receitas, adorei essa, cocla mais tem umas de acelga apimentada que agente já compra pronta, adoraria fazer em casa bjs e parabéns

Empório Sushi com Farofa disse...

Simples e delicioso! Parabéns!

Helô disse...

E onde entra o ajinomoto?

Helô disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails