terça-feira, fevereiro 13, 2007

Mais cinnamons rolls!!!



Minhas lombrigas definitivamente são muuuuuito mimadas, preciso atender todas as vontades delas! E elas ordenaram: "queremos os cinnamon rolls da Cinara!!!" rsss
Que delícia de massa, muito boa de trabalhar, cresce horrores e o resultado são pãezinhos super macios e cheirosos!
Adorei a dica da Cinara de cortar os rolinhos com linha. As fatias ficam inteirinhas e não amassadas quando cortadas com faca. Também errei na hora de cortar as fatias e ficou uma a mais do que eu queria. Foram todas para a assadeira, meio espremidinhas mesmo.
Eu e minhas lombriguinhas agradecemos imensamente pela deliciosa receita, Cinara! :-D




Cinnamon rolls da Cinara

A receita original você encontra aqui. Fiz meia receita que rendeu 10 fatias numa assadeira quadrada de 21cm. Transcrevo abaixo, meia receita, com ligeiras adaptações nas medidas.

* xícara usada foi de 240ml

2 a 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
7g de fermento seco para pão
1/2 xícara de leite
40ml de açúcar granulado fino (encha o copo de medida com açúcar até a marca de 40ml)
40g de manteiga sem sal
uma pitada de sal
1 ovo médio

recheio:
1 colher (sopa) de manteiga amolecida
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

cobertura:
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
água ou leite o suficiente para dar ponto à calda
algumas gotas de essência de baunilha

Coloque 1 xícara de farinha com o fermento numa grande vasilha. Reserve.
Numa panelinha, coloque o leite, o açúcar, a manteiga e o sal. Leve ao fogo baixo até a manteiga derreter. Deixe amornar.
Despeje a mistura líquida na vasilha com farinha e bata com batedeira (com as pás de bater bolo, clara em neve mesmo) por 30 segundos em baixa velocidade. Desligue e com uma espátula, limpe as paredes. Volte a ligar a batedeira em alta velocidade e bata por mais 3 minutos. Desligue a batedeira e junte então mais 1 xícara de farinha. Misture com cuidado com a espátula até a farinha se incorporar à massa. Despeje numa superfície levemente enfarinhada e comece a sovar até que fique uma massa elástica e macia (cerca de 10 minutos). Junte mais farinha se necessário, mas tome cuidado para não deixar a massa dura. Faça uma bola com a massa, volte à vasilha levemente untada com manteiga e cubra com filme plástico. Deixe fermentar em local abafado por cerca de 1 hora ou até que dobre de volume.
Tire a massa da vasilha, faça uma bola de novo com a massa e cubra com um pano de prato levemente umedecido e bem torcido. Deixe descansar por mais 10 ou 15 minutos.
Abra a massa num retângulo até que fique na espessura de 1 cm. Espalhe manteiga amolecida por toda a superfície. Polvilhe açúcar e canela e enrole como rocambole.
Corte em fatias de cerca de 2 a 3cm e vá dispondo numa assadeira forrada com papel manteiga ou untada e enfarinhada.
Cubra com filme plástico e deixe crescer por mais 30 minutos.
Antes do final da fermentação, preaqueça o forno a 190oC.
Terminada a segunda fermentação, tire o filme plástico e leve ao forno para assar por cerca de 20 a 25 minutos ou até que estejam corados.
Desenforme numa grade e deixe amornar. Espalhe a cobertura a gosto. Sirva morninho! Se esfriar, coloque num pratinho, cubra com filme plástico e aqueça no microondas por alguns segundos.

Para a cobertura, coloque o açúcar de confeiteiro numa tigelinha e vá adicionando água em pequenas doses, tipo 1/2 colher de chá até que o pó do açúcar suma. Depois vá colocando de gota em gota até atingir ponto de cair da colher em fio grosso. Não pode ser muito líquido.
Não espalhe a calda logo que os pães sairem do forno, pois a cobertura derreter-se-á. Espere amornar um pouco.


Olha a situação por dentro!

13 comentários:

Anônimo disse...

mas isto deve estar uma delicia ! to babando no teclado ! bjs

Cris disse...

Akemi, você sempre dá um jeitinho de melhorar o que já é bom, veja só a decoração com o glacê... está linda! Bjs!

Anônimo disse...

Akemi
Entrei aqui só pra te dizer que fiz os bolinhos de nutella...só que eu não tinha forminha de muffins, então coloquei em forma de bolo ingles...uma loucura...
Obrigada pela receita...
Bjs
Marina T.

Valentina disse...

Amiga, lindos rolls.Confesso que esta imagem de lombrigas me deixa nauseou pois fiz patologia clinica e vi e examinamos lombrigas.nao consigo associa-las com comida.Mas com grande esforco empurro esta imagem para fora da minha mente e aprecio este lindo exemplar que nos mostra.es muito poderosa mesmo.bjocas

Anônimo disse...

hummm... tantas coisas gostosas... acho que vou aproveitar o aniversario do namorado pra colocar em pratica... *r bjs

Cinara disse...

Akemi, que bom que você gostou dos cinnamon rolls, amiga! E obrigada pelas palavras carinhosas... Os seus ficaram ainda mais bonitos que os meus, sua danada! ;o) Agora me explica como vc esse frosting tão branquinho. O meu ficou quase transparente. Quando eu punha mais açúcar, ele ficava grosso demais...
Depois volto para ver a resposta!
Beijão!

Patricia Scarpin disse...

Amiga,

Belém, belém, nunca mais estou de bem... risos
Lembra disso? Vou ter que ficar de mal de você, pois assim não consigo resistir - vou ter que preparar uma das milhares de receitas MARAVILHOSAS que vc andou postando por aqui... ;)

Seus rolinhos estão de matar!

Lua Limaverde disse...

Akemi, haja gás neste fogão, menina!!! rs Dose tripla de cinnamon rolls! :)

Akemi disse...

Bia, esta receita da Cinara é 10!

Cris, obrigada pelo carinho de sempre!


Mari, fico muito feliz que tenha gostado do bolinho com Nutella! Estou desconfiada que és uma chocólatra também! rsss

Valentina, nossa, amiga, mil perdões!!!! É que eu sou muito cheia das vontades de comer isso e aquilo e sempre falei como brincadeira, prometo que tomarei cuidado daqui para frente!

Márcia, depois me conte o que você fez para o namorado!

Ci, o frosting não pode colocar logo que os pães saem do forno, tem que amornar um pouco. O ponto que eu costumo usar aqui é meio grosso, ele cai da colher em fio grosso, não muito líquido. Não sei se consegui ser clara, qualquer coisa me pergunte!

Patricia, dê-me seu dedinho para ficarmos de bem! rsss
Amiga, já te disse que toda vez que faço alguma coisa com canela lembro de você?

Luna, tem épocas que me dá um negócio que eu PRECISO fazer todas as receitas possíveis! Mas também tem épocas que aqui fica às moscas! rsss

Valentina disse...

Amiga, nao tem que ter cuidado. Eu que tenho que sort it out. Acho que fiquei traumatizada com as aulas.rsss rsss rss a miki tambem tem lombriguinhas..rss

Cinara disse...

Entendi, sim, Akemi! Acho que fiquei com medo de engrossar demais, e acabei deixando ralo. E também passei nos rolls ainda quentes... Obrigada pela dica! Beijinhos!

. disse...

Akemi

Esses blogs de culinaria me deixam louca...
gostaria de fazer tudo o que vejo...mas depois fico com remorso...então agora imprimo...e de vez em quando faço algo "engordiet"...rsss...
Beijos...
Sonia Novaes

Anônimo disse...

ola Akemi,essa e a primeira vez q posto um comentario,mas devo confessar q sou uma visitante assidua de seu blog,que por sinal e incrivel.Eu adoro cinnamon rolls e qdo vi a receita nem pensei duas vezes e fui logo testar.Hj estou fazendo os rolls pela segunda vez...rsrs..vou levar o rolls e o pão de banana com nozes(do seu blog tbm)p a casa da minha enteada,tomara q faça tanto sucesso como fez com minha cobaia...rs..bjoa querida e um otimo Ano novo ,super delicioso p vc...
Debora

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails